Marrakech é o coração do turismo no Marrocos. Cidade vibrante, cheia de vida, organizada e caótica ao mesmo tempo. Passamos quase uma semana por lá e selecionamos aqui os locais imperdíveis para seu roteiro, além de outras dicas.
Marrakech, apesar de ser a cidade mais turística do Marrocos, não é a capital do país, como muita gente pensa. A capital na verdade é Rabat, uma cidade mais ao norte do país.
Se você vai montar um roteiro pelo país, não deixe de ler:
Marrakech fica a uma distância não muito grande dos principais locais de turismo do país: Casablanca, Essaouira e Ouarzazate estão a poucas horas de lá.
Mais distante fica Merzouga, cidade que é base para quem visita o Deserto do Saara. Muita gente contrata um passeio em Marrakech para conhecer o deserto, mas nós preferimos ir por conta própria, no nosso próprio ritmo (e gastando muito menos). Veja nossas dicas:
Mais ao norte fica uma cidade que nós adoramos conhecer: Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos. E também outra cidade que não gostamos tanto, mas é super turística: Fez, a cidade imperial. Leia mais sobre elas:
E se você ainda não leu, veja nossas dicas essenciais sobre segurança, cultura e respeito no Marrocos. Também sobre as comidas deliciosas, claro:
- Como é Viajar Pelo Marrocos Durante o Ramadã
- Golpes e Assédios Comuns no Marrocos
- Comidas e Bebidas Típicas do Marrocos
Índice
7 Passeios Imperdíveis em Marrakech – Marrocos
As pessoas que visitam o Marrocos normalmente usam a cidade de Marrakech como base para vários tipos de turismo: andar de camelo (que na verdade é um dromedário), visitar cachoeiras, fazer trekking na Cordilheira do Atlas e curtir uma praia no litoral.
No entanto, há muitas atrações na cidade mesmo, o que faz valer a pena ficar uns dias fazendo turismo só em Marrakech mesmo. Por conta disso e dos moradores locais, a cidade tá sempre lotada de gente pra todo lado.
Aqui vamos focar em um roteiro de turismo por Marrakech, que dá pra ser feito em um dia de passeio. Tomamos como ponto de partida o lugar mais central da cidade.
1) Praça Jamaa El f’na
Se você for conhecer apenas um lugar em Marrakech, tem que ser esse. A Jamaa El f’na é uma praça que reúne de tudo um pouco: comerciantes de comida e de artesanato; mulheres que fazem tatuagem de henna no estilo marroquino; “encantadores” de cobras e de macaquinhos, que ficam tentando tirar dinheiro de turistas em troca de fotos… Tem de tudo.
Pra gente, a melhor coisa é a comida. Há várias banquinhas de suco, e o mais popular é o de laranja, espremido na hora e que custa muito baratinho. Tem também vários estandes de frutas secas e castanhas que deixam qualquer um doido.
Nós viajamos durante o Ramadã, então a comida só aparecia em maior quantidade no pôr-do-sol, quando os muçulmanos quebram o jejum.
Há dezenas de barraquinhas que servem refeições típicas deliciosas, incluindo peixes e frutos do mar.
A verdade é que a Praça Jamaa El f’na é um local que você vai visitar várias vezes enquanto estiver em Marrakech, no Marrocos. Todos os caminhos na cidade levam pra ela.
2) Medina de Marrakech – Marrocos
Nos arredores da Praça Jamaa El f’na fica a Medina de Marrakech, um dos principais pontos de turismo na cidade. São dezenas de ruas e becos onde você encontra todo tipo de comércio.
Imagem de Monica Volpin
A medina é divida em souks, ou seja, mercados a céu aberto organizados por artigos específicos. Só não dá pra saber onde começa um e acaba o outro.
O melhor jeito de conhecer a Medina de Marrakech é se perder por ela. E você vai se perder, mesmo que não queira. O lugar é um gigantesco labirinto. Estilo Aladdin mesmo.
3) Mesquita Koutoubia
Pertinho da Praça Jamaa El f’na, a Mesquita Koutoubia é um marco na cidade de Marrakech, no Marrocos.
Ela é a mesquita mais importante da cidade e também o prédio mais alto. Seu minarete (essa espécie de torre) tem quase 70 metros de altura.
Assim como todas as mesquitas no Marrocos, o acesso ao interior da Koutoubia só é permitido para quem é muçulmano.
4) Parc Lalla Hasna
Um parque com fontes e canteiros floridos bem ao lado da Mesquita Koutoubia. Aliás, lá é o melhor lugar para fotografar a mesquita, com seu minarete aparecendo por trás da fonte.
Ali você consegue sentar num banco e relaxar um pouco, talvez ouvindo o chamado pra reza vindo dos minaretes próximos e da própria Koutoubia.
São 5 rezas por dia para os muçulmanos, e o som dos cantos vindo das mesquitas é hipnotizante.
5) Mercado Ensemble Artisinal
Para quem quer fazer comprinhas de produtos marroquinos (e quem não quer, né?), o Mercado Ensemble Artisinal é um local mais tranquilo do que os comércios de rua. Aqui o assédio ao turista é menor e os preços são fixos.
Nós não compramos nada, mas ficamos impressionados com a beleza do prédio. Sério mesmo, um dos lugares mais bonitos que vimos no Marrocos, com cada detalhezinho perfeito.
Ao lado desse mercado fica o Cyber Park, um parque urbano bem tranquilo e perfeito para descansar sob uma sombrinha e respirar um pouco de ar puro.
6) Palácio Bahia (Palais Bahia)
O Palácio Bahia é considerado uma das obras primas da arquitetura marroquina. Foi construído no século 19 e durante muito tempo foi o mais luxuoso do país.
São diversos pátios e salas, cada um com um estilo diferente. Tudo é muito bem conservado e os detalhes são perfeitos.
Para visitar o Palácio Bahia paga-se uma taxa de 7 euros. Está aberto das 9h às 17h todos os dias da semana. Visite o site oficial para mais informações.
7) Palácio el Badi
Um palácio mais antigo, do século 16, e que do qual restam apenas ruínas.
Imagem de Albert Dezetter
Nós achamos a visita bem interessante, pois dá pra subir nas muralhas e ter uma vista linda da cidade. Além disso, no interior há muitos jardins e fontes. O lugar é bem grande e amplo.
O preço da visita é 7 euros e o palácio está aberto das 9h às 17h todos os dias da semana. Visite o site oficial para mais informações.
Onde Ficar em Marrakech – Marrocos
Para ter uma experiência inesquecível em Marrakech, vale a pena ficar num Riad dentro da Medina.
Riads são casas tradicionais marroquinas, cuja construção de alguns andares (geralmente 3 ou 4) tem um vão central, e todos os quartos tem suas portas e janelas voltadas para esse vão.
No térreo sempre há um pátio, que acaba sendo a área comum do Riad, e o teto é transformado em um terraço. Ou seja, você terá um local com vista para os principais pontos turísticos de Marrakech.
Em Marrakech, há Riads que foram transformados em hostel, e a hospedagem é bem baratinha; enquanto há outros que foram transformados em hotel de luxo, que vão te render momentos realmente inesquecíveis.
Selecionamos as opções com melhor custo x benefício aqui:
Mosaic Hostel, Be Nomad e Rodamon Riad são hostels só com quartos compartilhados super bem avaliados e bem localizados.
Para quem prefere mais privacidade e conforto, há opções econômicas com quartos somente para si, como o Riad L’Oiseau du Paradis e o Riad Thycas.
Algumas opções mais luxuosas (e maravilhosas demais) são Riad Les Nuits de Marrakech e Dar Doukkala Riad & Spa. Os quartos são um sonho, no estilo marroquino:
Dinheiro no Marrocos
Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)
Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.
Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .
Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.
Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.
Seguro Viagem Para o Marrocos
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS
Leia sobre mais um passeio incrível em Marrakech no blog Vou na Janela: Jardim de Majorelle e Casa de Yves St Laurent
Salve no seu PINTEREST:
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Quero muito conhecer Marrakech, o Marrocos está nos meus planos faz tempo, vou adiando, colocando outros destinos na frente por questões de época do ano que estou livre pra viajar por exemplo, mas acho que está chegando a hora de efetivar esse roteiro. Seu post me deu um up no meu planejamento.
Que legal, Cynara! Marrakech precisa de um bom planejamento de viagem, mas com certeza é um destino que vale a pena! Faça uma boa viagem
Põe caótica nisso! Fui “atropelada” por uma carroça dentro da medina. Por pouco não caí rsrs. Mas a experiência lá é única, né? Pena que só conheci a praça e andei pelas ruas da medina. Os outros pontos turísticos que você citou parecem ótimos também. E o que falar dos riads? Encantadores!
Tanta coisa bacana pra fazer em Marrakesh! Com certeza a Medina é imperdível! Otimo post 🙂
Eu nem sabia que tinha tanta coisa legal em Marrakech! Sempre vejo dicas de passeios a partir dela, mas para fora! Ótimo post!
Tenho muita vontade de ir ao Marrocos e adorei as dicas de Marrakech. Nada como ter tempo, hein, Marcela, nunca li ninguém que tivesse ficado uma semana em Marrakech! Votlarei aqui quando meu sonho se materializar.
Gostei muito do post. Marrocos é linda e fiquei encantada com todas as opções de passeios. Em especial o Palácio Bahia, achei o lugar lindo!
Quero muito conhecer o Marrocos, acho a beleza natural desse lugar incrível, e sem contar é claro nas feiras e mercados locais!