Viajamos pelo Marrocos durante quase 3 semanas e reunimos aqui nesse texto informações sobre segurança, além de golpes e situações de assédio que são muito comuns por lá. Afinal, será que o Marrocos é perigoso?
A verdade é que viajar pelo Marrocos não é relaxante. É impossível andar tranquilamente pelas ruas, apontar, tirar fotos, sentar para descansar numa sombra. Sempre, sempre, sempre haverá alguém tentando te tirar um dinheiro.
Se você vai montar um roteiro pelo país, não deixe de ler: Marrocos: Roteiro e Dicas Para Viagem de Mochilão
E leia mais sobre os principais destinos do país:
Índice
Assédio no Comércio
Se você passar em frente a um restaurante, vão enfiar o cardápio na sua cara, e mesmo caso só se queira olhar o cardápio, eles vão ficar apontando pras fotos de comida e falando, sem te deixar raciocinar se quer aquilo ou não.
Se você parar para olhar os artesanatos em uma lojinha/barraquinha, vão começar a te mostrar todo tipo de coisa, te puxar pra dentro da loja e te confundir.
Ou acontece de sair de lá sem nada, inclusive aquela coisa que você parou pra olhar e queria comprar, ou vai sair de lá com 5 coisas que não queria originalmente.


Golpe ao Oferecer Ajuda
Se você pedir informação para alguém na rua, pode ter certeza de que vão começar a andar ao seu lado e te levar para o lugar que você quer ir, mas no fim vão pedir dinheiro pela “ajuda”.
Se você estiver caminhando com cara de perdido, vão começar a te apontar direções e dizer nomes de lugares, mesmo sem saberem pra onde você quer ir, e vão cobrar por isso. Ou vão apontar para um lugar errado, um beco escuro ou sei lá o quê, e vão pedir dinheiro.
É muito comum estar com cara de perdido no Marrocos, e esse é o problema. As medinas, que são os centros turísticos das grandes cidades, são verdadeiros labirintos.
A dica é: se você realmente precisar pedir informação pra alguém, escolha pessoas que estão ocupadas dentro de suas lojas, de preferência lojinhas de comida/água.
A chance de eles pedirem dinheiro pela informação ou tentarem te levar até o seu destino (cobrando, óbvio) é muito menor. Com a gente essa dica sempre deu certo.
Uma situação muito comum é você se perder procurando seu hotel, porque acabou de chegar na cidade e ainda não aprendeu o caminho. A maioria das hospedagens turísticas não ficam em um lugar onde se chega de carro, então você estará perdido com sua mochila nas costas.
Pra lidar com isso nós sempre entramos em contato antes com o hotel pedindo instruções claras, e algumas marcando um ponto de encontro com um funcionário para ficar mais fácil.
Reserve através do booking.com para saber a reputação do local antes de ir pra lá.
Álcool e Drogas no Marrocos
Outra situação muito comum é te oferecerem haxixe, que se trata de uma resina extraída da cannabis, a plantinha da maconha. O efeito é bem parecido, por sinal.
O Marrocos é um dos principais produtores mundiais de haxixe. Às vezes dá até impressão de que a droga é legalizada lá.
Mas TODAS as drogas são ilegais no Marrocos, incluindo até o álcool. Tome cuidado então. Independente de querer comprar, não demonstre interesse e nem puxe assunto com os vendedores.
Agora, se você quiser comprar, nosso conselho é que pergunte em sua hospedagem se há uma maneira segura de fazer isso. O pessoal mais jovem que trabalha em hotéis e hostels está bastante habituado com isso. Muitas vezes eles até vendem.
Tatuagem de Henna no Marrocos
O que também incomoda bastante, e que é bem comum, são as mulheres que fazem tatuagem de henna tentarem te puxar e começar a desenhar na sua mão.
Mesmo que você repita que não quer aquilo, se ela conseguir desenhar em você, ela vai cobrar por isso (e não será pouco).


Macacos de Marrakech
Em Marrakech há também uns caras que ficam com macaquinhos nos ombros. Quando um turista desavisado passa por eles, tentam colocar o macaquinho no seu ombro.
Vimos isso acontecer principalmente com quem estava com filhos, pois a criança obviamente vai prestar atenção no macaco. Depois eles vão lá e cobram pela brincadeira, e cobram mais ainda se você quiser tirar foto.
NÃO APOIEM ESSE MAU TRATO AOS ANIMAIS. Os macaquinhos estão obviamente estressados e sofrendo com aquela situação. Se a questão do mau trato não te atingir, pense na quantidade de piolhos e doenças que os macacos (mau tratados) carregam.
Algo similar acontece também com cobras e os “encantadores”.
Em suma: se você parar para assistir qualquer tipo de performance nas ruas, seja um encantador de cobras, seja um trabalhador fazendo artesanato, vão te pedir dinheiro por isso.
Se você tirar fotos da lojinha de alguém, ou de seus produtos expostos, vão te pedir dinheiro.
E, mesmo quando você quiser comprar algo, tenha em mente que será necessário barganhar o preço. Eles gostam muito disso. Faz parte da cultura deles.
Muitas vezes, ao perguntar o preço de algo, eles vão perguntar “quanto você quer pagar?”, ou então vão dizer um preço muito alto para te surpreender, e em seguida vão começar a rodada de negociações.
Dinheiro no Marrocos
Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)
Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.
Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .
Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.
Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.
Conclusão: Marrocos é Perigoso?
Acho que indo já preparado para tudo isso, é sim capaz de se ter uma boa experiência no Marrocos. Mas esteja bem ciente e tenha cuidado para não cair nessas armadilhas.
Nós não queremos desanimar ninguém com esse texto, mas é necessário saber dessas situações. Não é que o Marrocos seja perigoso, mas você tem que estar alerta o tempo todo.
Seguro Viagem Para o Marrocos
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS
Salve esse post no seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂




![Volta ao Mundo: Roteiro e Planos de Viagem [Atualizado 2025]](https://caminhosmelevem.com/wp-content/uploads/2023/07/wadi-rum-jordania-edit-51-600x400.jpg)
Pingback: Marrocos: o que você precisa saber antes de viajar - Dicas importantes
Ótimas dicas!
Me peguei relembrando as experiências no Marrocos lendo esse post.
É triste que em alguns locais rola até uma certa intimidação do turista, que acaba pagando com medo do que pode acontecer. Realmente é preciso ir preparado e sabendo de tudo por que vai passar para não se decepcionar com o país.
Pois é, a gente gosta do Marrocos, mas não dá nem vontade de pensar em voltar por causa de tanto assédio 🙁