Eis a grande questão: onde ficar nos Lençóis Maranhenses para apreciar ao máximo toda a beleza desse lugar único, sem passar perrengue e sem muitas complicações?
A resposta para onde ficar é mais fácil do que parece, tendo em vista os 1550km² que os Lençóis Maranhenses tem de área.
Nesse post nós te respondemos qual cidade escolher entre Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e o vilarejo de Atins, te contamos em quais pousadas nós ficamos – sendo que tivemos uma boa experiência e uma ruim – e recomendamos os melhores lugares, aqueles que nós mesmos consideramos para nossa viagem.
Não deixe de ler também nosso guia completo dos Lençóis Maranhenses aqui no blog, com os melhores passeios, dicas de locomoção, melhor época para conhecer e sugestões de restaurantes.
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Maranhão, é claro) clique aqui.
Índice
Onde Ficam os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses ficam numa área protegida (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses) no litoral do Estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil.
Abrange uma área de 155 mil hectares e suas principais cidades são Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas.
Santo Amaro do Maranhão fica a 237km da capital do Estado, São Luís, enquanto Barreirinhas fica a 257km.
Outro local bastante mencionado como uma opção para se hospedar nos Lençóis Maranhenses é o povoado de Atins, que pode ser acessado a partir de Barreirinhas. É o local mais isolado dos três e o único que fica na praia.
Onde Ficar nos Lençóis Maranhenses
A número um, que é ótima para quem nunca foi aos Lençóis Maranhenses e quer saber onde ficar perto de tudo, podendo agendar passeios com facilidade e curtir um bom barzinho ou restaurante à noite, é a cidade de Barreirinhas.
Ponto positivo também para Barreirinhas por ser a opção de mais fácil acesso e por ficar às margens do belo Rio Preguiças.
A mais rústica, para quem quer curtir um vilarejo bem isolado com praia (coisa que Barreirinhas não tem – bem, mais ou menos) é Atins, de acesso bem mais chatinho (somente de barco).
E a terceira opção é Santo Amaro do Maranhão, que é outra cidade, de acesso um pouco mais complicado que Barreirinhas e com menos estrutura. Em Santo Amaro você conhece outra parte dos Lençóis Maranhenses, e não as mesmas lagoas que são visitadas a partir de Barreirinhas.
Se você está querendo uma viagem sem complicações e com os melhores cenários dos Lençóis Maranhenses, nem pense muito: vá para Barreirinhas.
Agora se você quer uma experiência diferenciada, com mais isolamento e aventura, escolha entre Atins (vilarejo de praia) e Santo Amaro do Maranhão (cidadezinha pacata).
Leia também: Entenda qual o melhor bairro para ficar em São Luís
Nossas Experiências em Barreirinhas (uma boa e uma ruim)
Nós estivemos em Barreirinhas duas vezes e nos hospedamos em duas pousadas diferentes, ambas opções econômicas e simples, mas bem avaliadas. Uma foi muito boa e a outra muito ruim. Então já anote essa dica testada e aprovada para escolher onde você vai ficar nos Lençóis Maranhenses.
O lugar que nós gostamos muito o Hotel Rio Preguiças, que fica bem na pracinha do centro de Barreirinhas, perto de tudo, mas ainda assim numa rua tranquila.
Ficamos num quarto para 3 e estava limpinho, com um bom ar condicionado, chuveiro quente e uma varandinha. O café-da-manhã era bem farto e com muitas opções. Recomendamos de olhos fechados!
Na segunda vez esse hostel estava cheio, então ficamos no Z18 Hostel e tivemos uma péssima experiência. O quarto era bom, mas o banheiro bem precário.
A rua do hostel é super movimentada e sem muito espaço. Nosso carro ficou espremido na calçada. O café da manhã era uma piada: basicamente pão com manteiga e um café meia boca.
Nós sempre nos hospedamos em hostel (até temos um post aqui no blog sobre como é ficar em um) em nossas viagens e entendemos que a estrutura é mais simples mesmo, mas o que me deixou chateada foi que pagamos o mesmo preço daquele primeiro hotel.
E pra piorar, quando comentamos sobre como eles poderiam melhorar a experiência dos hóspedes com os donos do hostel, eles não deram a menor bola. Enfim, não recomendamos.
Pousadas em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses
Barreirinhas tem muitas pousadas boas e econômicas, hostels baratinhos para os mochileiros e até hotéis luxuosos para quem quer muito conforto.
Quanto à localização, para ficar perto de tudo escolha uma pousada perto da Av. Beira Rio ou nos arredores da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Para ter uma experiência de mais contato com a natureza, que é a cara dos Lençóis Maranhenses, escolha uma pousada afastada da cidade, ou até mesmo na beira do rio.
A seguir listamos as melhores, que nós avaliamos e consideramos para nossa própria hospedagem quando viajamos:
Melhores Pousadas no Centro de Barreirinhas:
Melhores Pousadas Fora do Centro de Barreirinhas:
Melhores hostels em Barreirinhas:
Todos baratinhos e no centro:
- Casa do Professor Hostel – hostel à beira do rio, com ótima estrutura e funcionários prestativos;
- Hostel Lençóis Park – ótima localização, limpeza nota 10 e um jardinzão imenso para descansar;
- Hostel Em Boas Mãos – localização perfeita, funcionários prestativos e quartos limpos e confortáveis.
Onde Ficar em Atins – Lençóis Maranhenses
Opções rústicas ou luxuosas onde ficar no centrinho de Atins, o vilarejo mais queridinho dos Lençóis Maranhenses:
- Casa da Praia e Pousada Brisa (econômicas)
- Casa Acquamarina e Estrela dos Lençóis (intermediárias)
- Vila Aty Lodge (luxuosa)
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Onde Ficar em Santo Amaro – Lençóis Maranhenses
Santo Amaro é cortada pelo Rio Grande, onde você tem a oportunidade de se banhar. Por isso selecionamos as melhores pousadas pertinho do rio e muito bem avaliadas pelos hóspedes:
Não deixe de ler também nosso guia completo dos Lençóis Maranhenses aqui no blog, com os melhores passeios, dicas de locomoção, melhor época para conhecer e sugestões de restaurantes.
O Maranhão é parte da Rota das Emoções junto com o Piauí e o Ceará.
Leia mais aqui no blog sobre o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Fortaleza, alguns dos principais destinos para conhecer nesse roteiro.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Adorei o post completo dobre os Lençóis Maranhenses, essa viagem precisa sair do papel urgente hahhahah
É o próprio paraíso esse lugar!
Gostei das suas dicas. Há muito tempo que quero ir até aos lençóis, mas a partir de Portugal exige uma viagem muito longa. Com uma criança de 2 anos é melhor Barreirinhas ou Santo Amaro?
Oi Raquel. As duas cidades são tranquilas pra ir com crianças. Mas Barreirinhas tem o acesso mais fácil e maior oferta de passeios, então seria minha escolha 🙂
um dos meus sonhos é conhecer os Lençóis Maranhenses e este post será muito útil quando isso acontecer.
Realmente é um sonho, os Lençóis Maranhenses são incríveis!
Só pelo cenário, quando eu for para os Lencois Maranhenses acho que ficarei em Barreirinhas. Que coisa maravilhosa, apesar de que as outras opções de sua lista são aparentemente muito boas.
É difícil escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses. Bom mesmo é ter bastante tempo para conhecer todos os lugares rsrs
Que pena que você teve uma experiência não muito agradável num hostel… por isso acho de extrema importância ler dicas de viajantes que já se hospedaram no lugar antes de escolher onde me hospedar. Dicas anotadas para Lençóis
Pois é, Carol, às vezes acontece né? E escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses faz toda a diferença para uma viagem legal, então faço questão de contar como foi mesmo 🙂
Esse teu post veio muito bem a calhar. Estamos aqui em casa pensando num destino pras próximas férias e Lençóis Maranhense foi pra lista. Vou ver teu post sobre a cidade!
😉
Espero que essa sua viagem saia do papel, porque os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro sonho!