Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em Jodhpur, a “Cidade Azul” da Índia

o que fazer em jodhpur cidade azul da índia

Jodhpur é uma das principais cidades para conhecer no Estado do Rajastão na Índia.

Ela é conhecida como “a cidade azul da Índia”, embora a gente ache esse título meio exagerado. Nesse post te contamos porque.

Contamos também quais são os principais pontos turísticos para conhecer em Jodhpur, onde se hospedar e alguns ótimos restaurantes que testamos e aprovamos para provar deliciosas comidas típicas indianas.

De todo modo, Jodhpur é uma cidade que vale a pena visitar por 1 dia em sua viagem pela Índia, tanto para quebrar a viagem entre Udaipur e Jaisalmer (que é looonga) quanto para ver seus pontos turísticos.

Jodhpur não tem dezenas de atrativos como Jaipur e não é tão charmosa quanto Pushkar, mas ainda assim nós achamos legal passar uma noite por lá.

Onde Fica o Rajastão e Jodhpur na Índia

O Rajastão é o maior Estado da Índia, e Jaipur é sua capital. Fica no Noroeste do país e a maior parte do seu território é dominada pelo Deserto de Thar.

Além de Jodhpur, as principais cidades turísticas do Rajastão são:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Como Chegar a Jodhpur na Índia

Jodhpur tem um aeroporto, e considerando que o transporte na Índia é bem precário (trens medianos e ônibus pavorosos), pegar voos em sua viagem é uma boa opção.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Viajar de trem na Índia é uma experiência e tanto. Entender como comprar as passagens, como funcionam os assentos e tudo mais é uma aventura.

Jodhpur tem um estação de trem extremamente caótica, mas que funciona bem e é bem conectada.

Sempre prefira os trens na Índia, pois viajar de ônibus por lá é uma experiência pavorosa.

Se você pretende seguir viagem para Jaisalmer, prepare-se, pois a única opção (além de um transporte privativo) é ir de ônibus.

Nós fizemos essa viagem num ônibus leito, achando que seria pelo menos um pouco confortável, e foi assustadoramente horrível. E olha que nós somos mochileiros há muitos e muitos anos.

O ar condicionado não funcionava, o ônibus chacoalhava mais que um barquinho em alto mar e o motorista não parava de buzinar feito um louco, parando em qualquer esquina para embarque e desembarque de passageiros.

Viajamos nisso aí

Leia também: o que fazer em Nova Delhi

Onde Ficar em Jodhpur – Índia

Em Jodhpur nós ficamos na Gopal Home Stay e foi uma das melhores hospedagens que tivemos na Índia.

A localização é perfeita, os quartos são ótimos e eles ainda tem um restaurante no terraço com uma vista incrível do forte e da cidade azul.

Terraço da Gopal Home Stay

É claro que você encontra opções ainda com mais confortos. Por exemplo, no RAAS Jodhpur você certamente terá uma experiência inigualável.

O ambiente luxuoso do RAAS Jodhpur

De qualquer modo, opte por ficar nessa mesma região dos dois hotéis que mencionamos, pois de lá você consegue caminhar para os pontos turísticos e não depende de transporte o tempo todo.

Ali também há uma boa quantidade de restaurantes e comércio de todo tipo.

Evite ficar dentro da “cidade azul” ou nas ruas muito próximas do Forte de Mehrangarh, pois para aqueles lados são ladeiras íngremes e sem vida.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Internet na Índia

Não é fácil encontrar redes de wi-fi abertas na Índia, e quando você encontra é lento e instável. Além de muitas vezes precisar receber um SMS para ativar a conexão, o que é impossível sem um chip local.

Você pode chegar na Índia e comprar um chip, mas esteja preparado para uma burocracia bem chatinha, fotos de passaporte e um tempo perdido para entender como conseguir se conectar.

Nós ficamos mais de 2 meses na Índia, então pedimos para nosso primeiro anfitrião nos explicar o passo a passo e recomendar um local de confiança.

Se você quiser um chip local, faça o mesmo. A melhor rede é a Airtel.

Uma opção mais fácil e tranquila é sair do Brasil com um chip internacional já funcionando. Chegando lá é só se conectar e pronto.

Embora essa segunda opção seja mais cara, é uma boa para evitar ter que ir a uma loja e passar pelo processo de ativar um chip. Com o chip internacional você desce do avião já com a internet funcionando.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes.

Dinheiro na Índia

Nome da moeda: Rúpia Indiana (INR)

Cotação (junho/2023): 100 INR = R$5,83

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Na Índia a realidade é que quase lugar nenhum aceita cartão, e cartão internacional menos ainda.

Então prepare-se para fazer muitos saques de milhares de rúpias. Nós usamos sempre o cartão da wise para isso e não tivemos problemas.

Não deixe de ler: dicas importantes para viajar para a Índia

O Que Fazer em Jodhpur – Índia

Jodhpur tem pontos turísticos para conhecer em 1 dia. Não vale a pena passar mais tempo que isso na cidade, a não ser que você vá usá-la como base para algum passeio de dia inteiro.

O Forte de Mehrangarh

Principal ponto turístico de Jodhpur, o Forte de Mehrangarh fica no alto de um morro e é imenso.

Você pode chegar lá caminhando, passando pela cidade azul e subindo umas ruazinhas bem íngremes, ou de tuk tuk.

A subida para o Forte de Jodhpur

Sua entrada custa 600 INR e inclui um áudio guia. Se quiser tirar fotos, são cobradas 100 INR a mais (prática bem comum nos lugares turísticos da Índia).

Curiosidade: nesse forte foram filmadas cenas do filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Nós visitamos fortes e palácios em várias outras cidades da Índia (como Jaipur e Udaipur), mas o de Jodhpur foi o mais bonito e impressionante.

Sua construção data dos ano 1400. O interior conta com vários palácios, tudo isso cercado por uma imensa muralha aos 125 metros de altura acima do nível da cidade.

Forte de Mehrangarh

O interior do Forte de Mehrangarh também é bastante bonito, com salas ricamente decoradas e exposições bem organizadas em algumas delas.

Forte de Mehrangarh

Muita gente só visita os palácios do Forte de Mehrangarh, mas você também pode seguir caminhando pela muralha até o Chamunda Mata Temple, um templo pequeno e simples, mas com uma vista linda da cidade.

Leia também: Rishikesh, a cidade da yoga

Muralha e o Chamunda Mata Temple ao fundo

Dentro do Forte de Mehrangarh você encontra lojinhas e lanchonetes, mas os preços são bem mais altos do que na cidade.

Recomendamos ir de manhã para evitar o horário de pico tanto do calor quanto do volume de visitantes. Em 1h a 2h você consegue ver tudo.

A Cidade Azul de Jodhpur na Índia

Jodhpur é conhecida como “a cidade azul da Índia”, o que faz a gente chegar lá esperando que TUDO seja azul, mas não é bem assim.

Na verdade só uma parte da cidade tem os prédios pintados de azul. Esse bairro fica aos pés do Forte Mehrangarh e é composto por ruas estreitas e sinuosas.

A cidade azul da Índia

Embora seja bem fotogênico, nós não vimos muito charme nessa parte azul de Jodhpur. As construções não são nada demais e o bairro não tem uma vibe legal. Quando passamos por lá não tinha nenhum comércio aberto.

Jodhpur, a cidade azul da Índia

Se você tiver tempo sobrando, ou se for subir a pé para o Forte Mehrangarh, aí sim vale a pena ver a cidade azul. Senão, não se dê ao trabalho.

Leia também: Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos

O Poço Toorji Ka Jhalra Bavdi

Esse tipo de poço é bem comum no Rajastão, que é um Estado da Índia com o clima meio desértico.

Seu objetivo era armazenar e fornecer água para as pessoas da vizinhança, por isso é cercado de escadarias.

Hoje em dia é usado como local de lazer. Se der sorte, quando visitar o Toorji Ka Jhalra Bavdi você verá alguns indianos se aventurando a saltar do alto para a piscina do poço.

Toorji Ka Jhalra Bavdi

A Torre do Relógio

Um dos principais marcos da parte turística de Jodhpur é uma torre de relógio.

Foi construída pelo Maharaja Sardar Singh no fim dos anos de 1800. Diz-se que por um tempo foi a única maneira de as pessoas da cidade saberem a hora certa.

A torre do relógio de Jodhpur na Índia

O Caótico Sardar Market

Nos arredores da torre do relógio fica o Sardar Market, uma caótica feira de variados artigos indianos.

Sardar Market

Essa é uma região bastante movimentada, com pessoas, tuk tuks e vacas disputando espaço. Quer ver a Índia bem autêntica? Esse é um ótimo lugar para isso!

Gente, tuk tuk e vaca…

Se tiver coragem, entre nas ruelas laterais da rua da torre do relógio para encontrar feiras e barraquinhas de comércio.

Numa ruela do Sardar Market

O Memorial Jaswant Thada

Assim como Agra tem o Taj Mahal, em Jodhpur você encontra um belo memorial construído todo em mármore branco.

O Jaswant Thada possui construções ricas em detalhes, com esculturas, cúpulas e jardins.

Fica um pouco afastado da região da torre do relógio, então é bom ir de tuk tuk.

A entrada custa 30 INR e paga-se uma taxa adicional para tirar fotos ou fazer vídeos.

Nós passamos muito calor em Jodhpur e ficamos exaustos de tentar respirar naquele ar seco e poluído, aí acabou que ficamos nem energia para conhecer esse ponto turístico.

É bom se programar para fazer suas atividades de manhã ou no fim da tarde, porque não é moleza não. Senão, vai acabar vendo o prédio só de longe, como nós fizemos:

É o prédio branco que parece um palácio lá no fundo

O Famoso Omelete de Jodhpur (se você tiver coragem)

Jodhpur tem uma barraquinha que ficou famosa depois de ser recomendada pelo guia de viagens Lonely Planet.

Quem come lá jura que é o melhor omelete que já comeu na vida. Mas não espere nenhum ambiente incrível para essa experiência: é uma barraquinha bem simples mesmo!

Omelete famoso de Jodhpur

O cara responsável pelos omeletes diz que vende mais de 1000 ovos por dia! É muita coisa!

Os omeletes são servidos no formato de sanduíche, com pão de forma.

O famoso omelete

Tudo é feito na hora e há banquinhos para se sentar (mas se for hora do café-da-manhã, provavelmente você ficará de pé, pois o movimento é grande!).

O cardápio é bem variado, mas a especialidade da casa é o Masala Omelete com Queijo. Foi nossa escolha e realmente estava uma delícia, bem cremoso e temperado.

As condições de higiene da barraquinha não são as melhores, mas se você está viajando pela Índia e chegou até Jodhpur, provavelmente não vai ser o pior que você vai enfrentar.

Onde os omeletes são preparados

A Sobremesa Mais Deliciosa do Shri Mishrilal Hotel

Bem pertinho da barraca de omelete fica um pequeno restaurante onde é servido o lassi mais delicioso da Índia!

Se você ainda não sabe, lassi é o iogurte indiano. Ele é preparado de muitas maneiras, podendo ser salgado, doce ou com frutas.

Em Jodhpur ele ganha uma variedade nova: o Makhaniya Lassi.

Garçon servindo o Makhaniya Lassi

O Makhaniya Lassi é bem mais doce e grosso do que o lassi normal, por isso é mais uma sobremesa do que uma bebida.

É delicioso demais, como normalmente são os doces indianos.

No restaurantezinho do Shri Mishrilal Hotel basta entrar e sentar numa mesa para ganhar um copão dessa maravilha. O garçom nem pergunta qual seu pedido, pois todo turista que entra ali quer a mesma coisa.

Realmente nós só fomos lá para provar o tal do lassi, mas eles também servem lanchinhos indianos e doces.

Dessa placa aí abaixo nós recomendamos o Gulab Jamun, o Pede e o Jalebi, além do Makhaniya Lassi, é claro.

Leia também: 37 comidas para provar na Índia

Ranakpur Jain Temple (passeio de 1 dia inteiro)

Se você tem um dia extra em Jodhpur, um ótimo passeio é para o Ranakpur Temple, que é da religião Jain.

A construção tem mais de 500 anos e é de uma riqueza incrível de detalhes.

Ele fica no caminho entre Jodhpur e Udaipur, então uma boa ideia é contratar um motorista para te levar de uma cidade para a outra passando pelo templo.

Melhores Restaurantes em Jodhpur – Índia

No Jhankar Choti Haveli

Leia também: 17 pontos turísticos da Índia

Seguro Viagem Para a Índia

A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar na Índia.

Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem e vão causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Índia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ÍNDIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile