Ícone do site Caminhos me Levem

Ilhas Galápagos – Equador: Dicas de Viagem, Roteiro e Como Ir ao Arquipélago

ilhas galápagos

Muita gente pensa que é impossível fazer uma viagem às Ilhas Galápagos por conta própria e gastando pouco. Geralmente se pensa que é preciso fazer um cruzeiro, ou então gastar fortunas com passeios. Mas isso é mentira.

Nós conhecemos as Ilhas Galápagos por conta própria e não deixamos de ver nada. Encontramos todos os animais que tornam o arquipélago famoso na natureza mesmo, quando não na cidade.

Lá quem manda são eles, e eles estão por toda parte MESMO. Então se você quer esse contato, basta ir.

Onde Ficam as Ilhas Galápagos no Equador

Galápagos é um arquipélago localizado a cerca de 1000 km da costa do Equador, no Oceano Pacífico. É composto por dezenas de ilhas, sendo 4 delas habitadas, que formam uma espécie de losango:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Isla Santa Cruz (12 mil habitantes)

A principal cidade do Arquipélago de Galápagos é Puerto Ayora, na Isla Santa Cruz. Possui o maior aeroporto, numa ilhota chamada Baltra. De lá saem/chegam voos de Guayaquil, Quito, Isla San Cristóbal e Isla Isabela.

Nós estivemos em Santa Cruz e nos apaixonamos pela ilha. Tanto que escrevemos um guia completo para visitar Santa Cruz por conta própria, com sugestões de passeios e hotéis.

Isla Santa Cruz

Isla San Cristóbal (6 mil habitantes)

A principal cidade da Isla San Cristóbal é Puerto Baquerizo Moreno, onde fica o segundo aeroporto mais importante do Arquipélago de Galápagos. De lá saem/chegam voos de Guayaquil, Quito, Isla Santa Cruz e Isla Isabela.

Nós também visitamos San Cristóbal e amamos. Aqui no blog você pode ler nosso guia completo da ilha, que foi nossa favorita.

Isla San Cristóbal

Isla Isabela (2 mil habitantes)

A principal cidade da Isla Isabela é Puerto Villamil.  O aeroporto da Isla Isabela só tem voos para Isla San Cristóbal e Isla Santa Cruz, não há conexão com o continente. 

Claro que nós não deixamos a rústica Ilha Isabela de fora em nossa viagem pelas Ilhas Galápagos, e se você também pretende visitá-la, não esqueça de conferir nosso guia.

Isla Isabela

Isla Floreana (100 habitantes)

Sua principal cidade é Puerto Velasco Ibarra. Pouca gente visita a Ilha Floreana. A estrutura lá é bem mais precária (só tem 100 habitantes!) e o acesso é mais difícil. Nós não fomos.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Torna as Ilhas Galápagos Tão Especiais?

Bem, são dois os fatores principais:

Primeiro que o Arquipélago de Galápagos é um local de encontro de muitas correntes marítimas vindas de todas as direções. Como não há muitos pedaços de terra por ali, os bichinhos todos se reúnem em alguma das ilhas do arquipélago para acasalar e fazer ninhos.

Isla Isabela

Segundo que, ao contrário dos outros lugares do planeta, as Ilhas Galápagos só tiveram presença humana de fato no século XIX.

Apesar de, até a época da Segunda Guerra Mundial, algumas espécies terem sido extintas (ou quase) por conta da presença humana, o esforço feito a partir dos anos 60 para a preservação do ecossistema de lá foi muito grande, tornando o Arquipélago de Galápagos a casa de várias espécies únicas no mundo.

Como Chegar nas Ilhas Galápagos

As Ilhas Galápagos tem 3 aeroportos:

O principal aeroporto de Galápagos é o de Baltra, na Isla Santa Cruz (Aeropuerto Seymour), e o segundo é o da Isla San Cristóbal. Esses 2 recebem voos do Equador e das demais ilhas.

Há um terceiro aeroporto na Isla Isabela (Aeropuerto de General Villamil), que só recebe voos vindos de São Cristóbal e de Santa Cruz.

Sem dúvidas o Aeroporto de Baltra, na Isla Santa Cruz, é o principal deles. Afinal, essa é a “capital” das Ilhas Galápagos.

Não há barcos comuns do continente para Galápagos, é necessário ir de avião. Em 2018 nós pagamos 200 dólares por pessoa nos voos de ida e volta pela Avianca.

Saímos de Guayaquil, fizemos escala em Quito e fomos para Baltra (Isla Santa Cruz). Voltamos direto de Baltra para Guayaquil.

Voo do Brasil Para o Equador

Não há voos diretos do Brasil para Quito nem Guayaquil. Normalmente os voos mais baratos são da Avianca, com escala em Bogotá, na Colômbia.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Moeda Usada no Equador

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

Roteiro Pelo Arquipélago de Galápagos

Nosso roteiro foi esse:

Esse roteiro teria ficado muito melhor mudando algumas coisas:

Ao invés de pegar voos ida e volta para Baltra, teria sido melhor ir para San Cristóbal e voltar de Baltra, de modo a fazer uma viagem a menos de barco;

Desse modo também não precisaríamos fazer duas viagens de barco no mesmo dia, o que teria sido um grande alívio, já que o barco balança horrores.

Também poderíamos ter ficado menos dias em Galápagos. Como não fizemos nenhum passeio pago, e como as praias ou são muito longe, ou tem o mar muito agitado, nós acabamos ficando com dias sobrando. Daria para ficar um dia a menos em San Cristóbal e em Isabela.

Barcos/Voos Entre as Ilhas Galápagos

O meio mais comum e econômico de se locomover entre as Ilhas Galápagos é de barco. Cada viagem custa USD 30 (em 2018). Os trechos são sempre entre Santa Cruz e outra ilha. Ou seja, se você quiser ir de San Cristóbal para Isabela, vai ter que passar por Santa Cruz, e pagar duas viagens.

Os horários são sempre quase os mesmos: um barco pela manhã (entre 6h e 7:30h), e um barco pela tarde (entre 14h e 15h). Informe-se em cada ilha e dê preferência por comprar as passagens pelo menos um dia antes, pois os barcos quase sempre vão cheios, principalmente os que saem de manhã. Para Floreana só vimos barcos pela manhã.

Barcos em Galápagos – Equador

Existe a possibilidade de conseguir uma passagem last minute com desconto (USD 25), mas não é garantido. Só vimos essas passagens sendo vendidas para barcos da tarde, que são menos cheios.

O que complica o esquema todo, já que o check-out das pousadas são sempre antes das 10h. Ou seja, você teria que sair da pousada sem a certeza de pegar o barco. Nós não tentamos fazer isso nenhuma vez.

Antes de embarcar, as bagagens são revistadas, às vezes com empenho, outras vezes nem tanto. Os guardas colocam lacres nas bagagens, que são tirados por outro funcionário no seu destino.

Como é a Viagem de Barco Entre as Ilhas Galápagos

Todos os trechos entre as ilhas duram entre 1h30 e 2h. As lanchas são pequenas e levam em torno de 20 ou 30 pessoas cada uma. A velocidade é bem rápida, e a viagem é turbulenta e barulhenta.

A dica é sentar mais perto do motor, onde a lancha fica mais estável na água e onde tem mais vento. Se você costuma ter enjoo, coma pouco antes da viagem e não hesite em tomar algo para segurar.

Eu tomei em todas as viagens e não passei mal. E olha que eu vi MUITA gente passando mal na minha frente, praticamente em todos os trechos que pegamos. Outra dica boa é ouvir música pra se distrair e amenizar o barulho do motor.

Se você acha que não aguente essas viagens de barco, também há voos diários entre as principais ilhas, porém com um custo mais elevado.

Quanto Custa Conhecer as Ilhas Galápagos – Equador

Todo mundo sabe que essa não é uma viagem barata, porém muita gente tem a ideia errada de que só se conhece Galápagos com cruzeiro. Como já explicamos ali em cima, não é bem assim!

Tentamos, como sempre, fazer uma viagem barata e, apesar de alguns gastos excessivos por erro de planejamento ou por vontade de comer e beber algo melhor, acho que a gente conseguiu fazer algo bem próximo do mais barato possível.

Nossos gastos no Arquipélago de Galápagos foram (por pessoa):

A média de gasto diário por pessoa incluindo tudo (voos, locomoção e taxas) foi USD 80.

Preços nas Ilhas Galápagos – Equador

Uma refeição com entrada, prato principal, suco e sobremesa custa entre USD 5 e 8, dependendo da ilha, mesmo valor de um café-da-manhã completo.

Uma cerveja long neck custa em torno de USD 3 e um drink fica em torno de USD 7.

Ficamos em hotel que tinha cozinha, porém levando em conta os preços dos mercados, junto com a escassez de produtos, não valia a pena cozinhar. Hipótese corroborada por uma rápida pesquisa nossa e pelo dono da pousada que ficamos em Isabela.

Cerveja artesanal de Galápagos

Se você estiver viajando sozinho, vai acabar gastando mais em hospedagem. Não encontramos nenhum lugar com quarto coletivo, e para ficar sozinho num quarto de casal costuma-se pagar o mesmo que 2 pessoas pagariam.

Em todas as ilhas, alugamos snorkel para ver os bichinhos embaixo da água (outro gasto que dá pra ser cortado, caso se leve o equipamento pra lá). Para ficar o dia todo com máscara e tubo pagamos entre USD 3 e 5 cada um.

A cada barco que se pega entre as ilhas é necessário pegar um táxi boat que te leva do porto até a lancha. Eles cobram USD 0,50 em Santa Cruz e San Cristóbal, e USD 1 em Isabela.

Dentro das cidades principais os táxis cobram de USD 1,50 a USD 3, dependendo da viagem.

Taxas Obrigatórias e Regras das Ilhas Galápagos

Por mais que se faça uma viagem econômica, não dá mesmo pra fugir dessas taxas no Arquipélago de Galápagos:

Tarjeta de Turismo Para as Ilhas Galápagos

No aeroporto de Quito há um guichê específico para quem vai viajar para o Arquipélago de Galápagos. Ali paga-se USD 20 por pessoa por uma tarjeta de turismo, que é como se fosse o visto de entrada nas ilhas, já que Galápagos tem uma espécie de governo autônomo.

Em seguida as malas passam por uma máquina de raio-X e, em alguns casos, são revistadas. Esse procedimento é para garantir que não sejam levadas sementes ou outros produtos orgânicos que possam ser nocivos para o meio ambiente do arquipélago.

Muitas espécies invasoras acabam desequilibrando a natureza por lá, então o governo faz um trabalho bacana para que isso seja evitado. É até fácil de burlar isso, caso se queira levar quantidade muito pequena de alimentos, mas pra que fazer isso né? Deixe Galápagos linda como ela é!

Após a revisão da bagagem, é colocado um lacre nos zíperes, e só então é possível despachar a mala no balcão da sua companhia aérea.

Isla Isabela

Taxa de Entrada em Galápagos – Equador

Ao chegar em Galápagos, paga-se uma taxa de USD 50 (residentes de países parte do Mercosul ou da Comunidade Andina de Nações, e menores de 12 anos) ou USD 100 (demais estrangeiros). Nacionais do Equador pagam USD 25.

É importante guardar as 2 vias do papel que eles lhe dão, pois o mesmo será cobrado antes de pegar o voo de volta. Se você estiver viajando com passaporte, vai ganhar um carimbo muito lindinho.

Taxa de Entrada em Isabela

Ao desembarcar na Isla Isabela há um balcão onde deve-se pagar USD10 por pessoa de taxa de entrada na ilha. O dinheiro arrecadado é usado na preservação do parque e do meio ambiente da ilha.

Hospedagem nas Ilhas Galápagos

Nas 3 ilhas que visitamos nós escolhemos hotéis econômicos e bem localizados. Conseguimos boas promoções reservando com antecedência pelo booking.com.

Veja os melhores hotéis:

Internet nas Ilhas Galápagos

A internet em Galápagos é muito ruim, infelizmente. Embora a maioria das hospedagens ofereça wi-fi gratuito, não espere conseguir fazer grande coisa.

Uma alternativa que pode funcionar é viajar com um chip internacional. Nós não usamos e não temos certeza de que daria certo, afinal se o sinal é ruim em todas as ilhas é porque não há rede mesmo.

Isso foi em 2018, e pode ser que atualmente tenha melhorado.

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

O que Fazer nas Ilhas Galápagos

Agora que você já sabe sobre as particularidades de viajar pelo Arquipélago de Galápagos, vamos à parte mais legal, que é o que fazer em cada ilha, e onde ver os bichinhos todos que tornam aquele lugar tão surreal.

Montamos guias de viagem bem completinhos aqui no blog para conhecer as maravilhas das Ilhas Galápagos. Clique sobre o nome de cada ilha para ver o post completo:

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile