Se você está indo para a Mongólia em torno do mês de julho, não perca o festival Naadam. Além de todas as comemorações e festejos típicos, é uma época de clima agradável (verão) para conhecer o país.
O Naadam se trata do maior festival da Mongólia e também é conhecido como “os 3 jogos para homens”. E é exatamente isso: jogos olímpicos de esportes populares na Mongólia.
Os 3 jogos são: luta livra, corrida de cavalo e arco e flecha, todos eles em modalidades praticadas apenas na Mongólia e alguns outros poucos países de povos nômades.
Há ainda um dia dedicado a variações do jogo chamado Shagai, o bizarríssimo e ininteligível arremesso de ossos. Falamos mais sobre os esportes logo aí abaixo.

Índice
Um Pouco da História do Naadam na Mongólia
O Naadam é celebrado desde muitos séculos atrás, ainda que seja incerta sua origem. No início, se tratava de algo envolvendo o treinamento do exército mongol para as batalhas, com a prática dos três principais esportes, assim como um festival para celebrar encontros espirituais e casamentos.



Os esportes são citados em “A História Secreta dos Mongóis”, livro do século 13 que é considerado a compilação mais completa da história do povo mongol, de Genghis Khan e das guerras travadas pelo mundo afora, que levaram à formação do império mongol, um dos maiores de todos os tempos.
Hoje em dia, oficialmente o Naadam celebra a Revolução de 1921 na Mongólia, que culminou com a declaração de independência do país.
Até os anos 30, quando a Mongólia se tornou parte da União Soviética, havia celebrações também de cunho budista e xamanista.
Como é o Festival Naadam – Mongólia
Os jogos ocorrem na Mongólia durante o feriado do Naadam, que vai do dia 11 até o dia 15 de julho, sendo que o dia 10 de julho também é uma data comemorativa, algo com o dia da bandeira.
Ou seja, do dia 10 até o dia 13 há celebrações, shows e competições. Os dois últimos dias do feriado são de descanso.
O maior festival ocorre em Ulan Bator, capital da Mongólia. As outras cidades do país, assim como a República de Tuva e a República da Buriácia, na Rússia, e a Mongólia Interior, na China, realizam o festival em datas diferentes. Todas essas regiões são predominantemente de população mongol.
No dia 10 há a celebração da bandeira, com desfiles militares na praça principal de Ulan Bator, os jogos de shagai, arco e flecha e a corrida de cavalo.

Abertura (dia 11 – julho)
O dia 11 é certamente o mais movimentado e cheio. Pela manhã, ocorre a cerimônia de abertura dos jogos no Estádio Nacional, indicado no mapa aí em cima.
É como se fosse uma cerimônia de abertura das Olimpíadas, com direito até a uma pira onde é ateado fogo e que fica acesa até o fim dos jogos. Em menor escala, claro.

Exibição de cavalos, outros animais, contorcionistas, dança, desfile do exército e trajes típicos tomam o estádio inteiro. E fica cheio mesmo, com os ingressos esgotando antecipadamente.



Após a cerimônia, começa a competição de luta livre, na categoria juniores. Quase ninguém fica para assistir.
Os arredores do estádio também ficam repleto de gente. Inúmeras barraquinhas vendendo de tudo, parecendo uma quermesse. Muitos lugares para tirar foto com traje típico, barraquinhas de jogos, venda de roupa de todo tipo, brinquedos, e comida, claro.
Uma das tradições desse dia é ir ao estádio apenas para comer uma espécie de pastel e tomar airag, leite de égua fermentado com baixíssimo teor alcoólico. Todos tomam o airag, inclusive crianças.

Ainda nos arredores do estádio no dia 11/7, há a cerimônia de abertura dos jogos de arco e flecha, por volta das 14h, na arena específica para o esporte.
A competição de shagai acontece bem ao lado, e foi com certeza o momento mais excêntrico do nosso dia no Naadam. Não entendemos nada, mas o jogo é uma gritaria doida, pois há jogadores sentados ali apenas para desestabilizar o adversário através de vaias.
Esse dia é quando há mais turistas, pois as agências de turismo vendem o pacote do Naadam incluindo a cerimônia de abertura e, no segundo dia, atividades fora de Ulan Bator. Muitos turistas e muitos locais. Fica cheio de verdade.
Num lugar chamado Khui Doloon Khudag, a 32 km da cidade, ocorrem as corridas de cavalo. Os hostels, hotéis e agências vendem passeios específicos para essa região, inclusive dormindo por lá, pois além dos cavalos, há também festivais, como o do airag caseiro.
Não conseguimos descobrir como chegar por conta própria. Tem que ir na rodoviária para descobrir se há carros saindo para lá.
De noite, na praça principal de Ulan Bator, montam um palco. Nomes famosos na Mongólia tocam e há um show de fogos de artifício para celebrar o início dos jogos.



Dia 12 – Julho
Já no dia 12 ocorre a competição de luta livre dentro do estádio, sendo decidido o grande campeão. Nesse dia, basicamente apenas os locais e alguns turistas curiosos vão ao estádio.

Foto: Official White House Photo by David Lienemann [Public domain], via Wikimedia Commons
Nos arredores continua o mesmo movimento de comidas e trajes típicos, porém bem mais vazio do que no dia anterior. A competição de arco e flecha ocorre somente pela manhã.
Há lutas preliminares na parte da manhã, com ingresso à parte. Já as lutas principais acontecem a partir das 16h. Por volta das 20h é a cerimônia de encerramento dos jogos de luta livre e a premiação.
No fim do dia, assim como no dia anterior, há shows na praça principal. Dessa vez, sem fogos.
Dia 13 – Julho
No dia 13, acontecem apenas a corrida de cavalo, em Khui Doloon Khudag, e algumas lutas, porém não conseguimos descobrir onde. De todo modo, o dia 13 é bem menos movimentado.
Durante todo o feriado, a maior parte dos restaurantes, mercados, bares e lojas de Ulan Bator ficam fechados. Com exceção das redes de fast food, dos bares mais turísticos e dos supermercados maiores, como o do State Department Store.
Como Comprar Ingressos Para o Naadam – Mongólia
Toda a programação é gratuita, exceto pelos eventos que ocorrem dentro do Estádio Nacional. Para esses são necessários ingressos. E há duas formas de comprar os ingressos: on line ou presencial. Lemos que os ingressos são vendidos no Wrestling Palace, mas optamos por comprar on line.
Há um grande problema em comprar os ingressos on line: só é possível fazê-lo com uma conta bancária mongol, e o titular da conta precisa retirar os ingressos pessoalmente. O nosso anfitrião comprou para nós e ficou 3 horas na fila para conseguir retirar os ingressos.


Pelo que entendemos, ao comprar os ingressos on line só é possível comprar um pacote para todos os eventos dentro do estádio, ou seja, para o dia 11 de manhã (8.000 MNT) e para o dia 12 de manhã (2.000 MNT) e de tarde (6.000 MNT).
Os Esportes do Naadam – Mongólia
Luta Livre
A luta livre mongol começa numa grande confusão: umas vinte duplas lutando ao mesmo tempo no meio do estádio. No início, fica-se na dúvida se aquilo é só um aquecimento ou já é a competição.
São umas 9 ou 10 pernas da competição no total, e só as últimas 3 ou 4 dá para tentar entender o que está acontecendo. Quem fizer o oponente tocar uma vez o solo sem ser com os pés ou as mãos é o vencedor.

Photo: Marcin Konsek / Wikimedia Commons, via Wikimedia Commons
As primeiras lutas são bem rápidas, mas conforme vão sobrando apenas os melhores lutadores, cada luta passa a demorar uns 10 minutos pelo menos. Assistimos a uma luta que durou quase 30 minutos.
Ao redor dos lutadores ficam pessoas em trajes típicos que estão ali apenas para “apoiar”. Ou sejam, ficam gritando e soltando palavras de incentivo ao lutador do seu time.
Um dos maiores problemas é que os lutadores todos se vestem igual. Sunga azul e mangas vermelhas. Então de longe não dá para saber quem é quem. Mas os torcedores mongóis sabem, e torcem muito pelos seus preferidos.
Alguns lutadores são celebridades nacionais, com direito a jogos de cartas e propagandas estampando suas caras. A luta livre é certamente o esporte mais popular da Mongólia. É o único dos 3 esportes que são permitidos apenas para homens.
Corrida de Cavalo
A corrida de cavalo é dividida em raças. Não assistimos, mas parece se tratar apenas de corridas e apresentações, com os corredores carregando estandartes.

Foto: Zazaa Mongolia [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons
Arco e Flecha
O arco e flecha é bem diferente da modalidade olímpica à qual estamos acostumados. Os arqueiros precisam acertar umas bolinhas no chão com suas flechas em vez de alvos.

Foto: Zoharby [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
A cerimônia de abertura na arena de arco e flecha também é muito tradicional e agradável, sendo o auge dela quando o cantor inicia sua parte. O difícil é conseguir lugar sentado, pois a arena é pequena. Mas é possível assistir encostado nas laterais do campo. Torça para não estar muito sol, pois quase não há sombras.
Shagai
A arena onde acontecem os jogos de shagai, bem ali do lado do arco e flecha, com certeza merece uns dez ou vinte minutos de atenção. Facilmente esse é o momento mais diferente para um turista.

Nossa Experiência no Naadam
Com toda a certeza valeu a pena conhecer o festival Naadam. Ainda que você não seja um curioso maluco como eu, a cerimônia de abertura e a movimentação ao redor do Estádio Nacional no dia 11 são algo muito interessante de se ver. A cerimônia em si é até bonita e, em alguns momentos, empolgante.
Os shows à noite são basicamente de pop/eletrônico. Certamente não é o melhor momento do festival, mas os fogos são bonitos.
Onde se Hospedar em Ulan Bator
A melhor localização para ficar em Ulan Bator, inclusive para assistir às apresentações do Naadam, é perto da praça central.
Para quem viaja gastando pouco, há o Chuka GuestHouse e o Travel Mongolia GuestHouse, que possuem quartos compartilhados.
Para quem prefere privacidade mas ainda assim gastando pouco, o Golden Gobi GuestHouse e o Top Tour são ótimas opções.


Já para quem quer viver uma experiência única, é possível se hospedar no Blue Sky Tower, um prédio icônico de Ulan Bator, bem na praça central.

Seguro Viagem Para a Mongólia
Embora não seja um documento exigido para viajar para a Mongólia, nós não recomendamos viajar sem o seguro viagem.
O sistema de saúde é bem precário no país, pelo que nós pudemos ver, e em muitos casos os pacientes tem que viajar para algum país vizinho ou para a Coreia do Sul para serem tratados.
No caso de uma emergência seu seguro cobre todos esses gastos, que como você já imagina podem ser altíssimos. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Mongólia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Vídeos da Mongólia
Para embarcar a fundo no clima da Mongólia antes de viajar para lá, confira os vídeos que temos do país no nosso canal do Youtube.
Esses foram nossos primeiros vídeos, então pode ficar a vontade para tirar sarro da nossa falta de desenvoltura:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MONGÓLIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Adoro passeios onde conseguimos conhecer um pouco mais da cultura dos lugares por onde ando e esse festival parece tudo de bom. Dica anotada para quando eu for para a Mongólia
que demais esse festival! deve ser uam sensação unica de assistir ao vivo, já que as danças, tradições, até os animais no desfile super diferentes ne
Que demais! Estes festivais são incríveis! Adoro quando viajo e levo sorte de estar no local quando acontece algo assim! Este festival da Mongólia deve ser muito interessante, muita cultura local envolvida! Adorei o post!
Que privilégio visitar um país como a Mongolia e vivenciar seu mais importante festival! Agora conta, tomaste o airag?
Hahahaha confesso que não tomei não. É emoção demais pro meu estômago
Que experiência incrível!!Shagai, o bizarríssimo e ininteligível arremesso de ossos deve ser demais!!
Nunca tinha ouvido falar sobre o Festival Naadam, mas a Mongólia ainda é um destino pouco explorado então é normal. Lindo post e dicas.
Que lindo este festival da Mangolia. Não conhecia. Adorei
Esse Festival Naadam na Mongólia deve ser demais, adoraria participar. Adorei a luta mongol hahha
Que experiência incrível conferir de perto o festival Naadam, na Mongólia. Só o visual do figurino e todas as cores do evento já fazem toda a diferença na atmosfera. Boa dica.
Fiquei chocada com esse lance deles se vestirem iguais no festival Naadam. Loucura é a gente conseguir identificar o nosso preferido! kkkkkkkkk
Que festival mais exótico! Deve ser muito interessante ver assim de perto tradições tão antigas…