A Coreia do Sul é um país pequeno, porém muito bem desenvolvido, com cidades e pontos turísticos para conhecer que agradam todo tipo de viajante.
Em nossa viagem pela Coreia do Sul nós conhecemos vários lugares e reunimos aqui os 23 que mais valem a pena.
Nós passamos várias semanas na Coreia do Sul e temos muitas dicas aqui no blog. Clique aqui para ver todas, e não deixe de conferir também os vídeos que gravamos e que estão no nosso canal do Youtube.
Assista todos em ordem clicando aqui, ou veja o primeiro episódio abaixo:
Voo Para a Coreia do Sul
No momento (novembro/2022) não há voos diretos do Brasil para a Coreia do Sul, então é preciso pegar um voo com escala.
Os mais comuns são os que param em Dubai ou em alguma capital europeia, como Paris ou Amsterdam.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Mapa das Cidades e Pontos Turísticos da Coreia do Sul
Como é possível ver no mapa das cidades e pontos turísticos da Coreia do Sul, os locais interessantes se concentram principalmente no Norte e no Sul do país, além de algumas ilhas.
Para conhecer esses locais o ideal é usar Seul (a capital, no Norte) e Busan (segunda maior cidade, no Sul) como base. Vamos falar delas então, seguidas por todas as cidades e pontos turísticos interessantes da Coreia do Sul:
As Maiores Cidades da Coreia do Sul
Seul (서울특별시)
Seul é a capital da Coreia do Sul (e a maior das cidades do país) e conta com muitos pontos turísticos interessantes. É uma megalópole que impressiona demais: tudo é muito iluminado, grandioso e cheio.
Um ponto positivo para o turista conhecer os pontos turísticos de Seul é a mobilidade: a cidade é considerada uma das mais conectadas do mundo.
Para conhecer Seul gastando pouco é essencial se hospedar perto de uma estação de metrô. O sistema de transporte funciona muito bem e te leva a todos os pontos turísticos da cidade.
Para quem gosta de vida noturna, as regiões mais interessantes são Itaewon e Hongdae, que tem restaurantes de todo tipo e bares animados à noite.
Melhores Hotéis de Seul:
Seul tem muitos pontos turísticos para todos os gostos, mas os imperdíveis são:
- Palácio Gyeongbokgung
- Hanok Village Bukchon
- Namsan Seoul Tower
- Seoullo 7017
- Itaewon
- Hongdae
Isso é só um resuminho, pois tem muito mais em Seul. Leia nosso guia completo da cidade para conferir a lista completa.
Confira também alguns passeios que podem ser reservados on line – e pagos em reais – para conhecer Seul:
Nós passamos 2 dias explorando Seul e gravamos 2 vídeos para nosso canal do Youtube: o primeiro vídeo mostrando o centro da cidade e o segundo vídeo mostrando templos e locais mais turísticos.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Busan (부산광역시)
Viajar para a Coreia do Sul e não conhecer Busan é uma pena! A segunda maior das cidades da Coreia do Sul costuma ser deixada de lado por muitos viajantes, mas a verdade é que Busan é incrível!
A melhor região para se hospedar em Busan é, sem dúvidas, o bairro Haeundae. Essa é a parte mais turística e agitada de Busan.
Haeundae tem muitas opções de lugares para ficar, restaurantes, bares e feirinhas de comidas de rua, tudo muito bem conectado por transporte público.
Os melhores hotéis de Busan são:
Os pontos turísticos imperdíveis de Busan são:
- Gamcheon Culture Village
- Haedong Yonggung Temple
- Oryukdo Skywalk
- Haeundae
Para ver todos os passeios de Busan, além de dicas de como conhecer tudo por lá gastando pouco, leia nosso guia completo da cidade.
Confira também alguns passeios que podem ser reservados on line – e pagos em reais – para conhecer Busan:
Nós gostamos bem mais de Busan do que de Seul e é claro que fizemos vários vídeos dessa que é a segunda maior das cidades da Coreia do Sul.
Nesse vídeo mostramos os principais pontos turísticos da cidade, nesse outro o templo mais bonito, que fica na beira do mar, e nesse vídeo visitamos o local mais emblemático de Busan: a Gamcheon Village, uma espécie de favela sul coreana.
Bucheon (부천시)
Cidade grande localizada na região metropolitana de Seul. O interesse turístico de Bucheon pode até ser pequeno, mas a cidade pode ser uma ótima alternativa para quem busca um local para passar um tempo mais longo.
Isso porque Bucheon é uma cidade mais barata que Seul, mas ainda assim muito bem estruturada.
Nós estivemos em Bucheon para comemorar o aniversário de uma seguidora do nosso canal do Youtube que é casada com um coreano (e que agora são nossos amigos), e fizemos esse vídeo mostrando um pouco da cidade e do churrasquinho coreano que comemos por lá.
Incheon (인천광역시)
Incheonfica na área metropolitana de Seul e é a cidade onde se localiza o principal aeroporto do país.
Nós passamos 3 semanas morando num apartamento em Incheon e acabamos mostrando bastante da cidade nos nossos vídeos do Youtube.
Como estávamos morando lá, conhecemos um supermercado imenso onde fizemos nossas compras. Mostramos os preços e todos os produtos que compramos em um vídeo de duas partes. Clique para assistir: parte 1 e parte 2.
Também mostramos como é se hospedar no subúrbio de uma das maiores cidades da Coreia do Sul nesse vídeo e como é o centrinho da cidade e o agito noturno na noite de Réveillon nesse outro vídeo.
Daegu (대구광역시)
Daegu é uma das maiores cidades da Coreia do Sul, de grande importância histórica.
O coração da cidade é o Mercado Seomun, que fica no encontro de dois rios e onde são comercializados belos tecidos durante o dia. À noite o lugar ganha vida com um delicioso night market de comidas típicas de rua.
As principais atrações de Daegu são:
- Museu Nacional Daegu
- Mercado de Seomun
- Templo Donghwasa
- Gatbawi
- Torre Woobang
- Parque Gyeongsang-gamyeong
Outros passeios para fazer em Daegu:
Melhores hotéis em Daegu:
As Cidades Mais Bonitas do Interior da Coreia do Sul
Jeonju (전주시)
Durante nossa viagem pela Coreia do Sul fizemos questão de conhecer uma cidade pequena, e não ficar só em Seul e Busan, que são grandes centros urbanos. Em Jeonju, cidade com 650 mil habitantes, nós encontramos tudo que procurávamos: uma cidade tranquila, com arquitetura e culinária tradicionais da Coreia do Sul.
Se você vai viajar para a Coreia do Sul nós recomendamos fortemente que você conheça essa cidade, e não fique só na capital do país. Suas impressões sobre as cidades e pontos turísticos da Coreia do Sul serão totalmente diferentes depois de conhecer Jeonju.
A grande atração de Jeonju é a Vila de Hanoks, que é o nome das casas tradicionais coreanas.
O mais legal de Jeonju não é só apreciar a arquitetura dessas casas, mas principalmente se hospedar em uma. Certamente uma das experiências mais interessantes no país.
Os melhores Hanoks para se hospedar em Jeonju são:
Em Jeonju nós tivemos a experiência de dormir num Hanok do Jiwoo Dang Byulgwan e mostramos tudo nesse vídeo.
Jeonju é famosa também por ter um dos melhores bibimbaps da península da Coreia, junto com Pyonyang, na Coreia do Norte.
Bibimbap é um prato típico coreano com mais de 20 ingredientes. Historicamente era comida de gente sem dinheiro, mas hoje em dia é servido nos restaurantes mais requintados.
No Bibimbap, cuja base é arroz cozido, você vai encontrar muitos vegetais e temperos. No Bibimbap tradicional de Jeonju o ingrediente principal é a carne crua, às vezes com uma gema de ovo cru no topo.
Nós gravamos todos nossos passeios e comilanças pela cidade em mais dois vídeos de Jeonju. Veja como é o centrinho de Jeonju clicando aqui e como é o comer o tradicional Bibimbap clicando aqui.
Não deixe de ler nosso guia completo de Jeonju, com todas as informações necessárias para conhecer a cidade – e mais fotos lindas.
Em outro post aqui do blog já falamos das Melhores Comidas Coreanas, com nomes e preços. Não deixe de conferir.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Haemaru Village [DMZ] (해마루촌)
Esse é um passeio que todo turista que vai à Coreia do Sul quer fazer: conhecer a fronteira com a Coreia do Norte.
A DMZ é uma faixa de mais ou menos 4km (2km para dentro de cada país), no meio da qual acontecem os encontros para negociações entre os países.
Um passeio à DMZ te leva justamente até o meio dessa fronteira, de onde é possível avistar a Coreia do Norte. Para ir até lá é preciso se juntar a algum grupo ou excursão.
Clique aqui para ver o itinerário e preço de um passeio para a DMZ.
Nós visitamos a DMZ num passeio que fizemos em nossa viagem à Coreia do Norte (Sim! Nós viajamos para a Coreia do Norte!) e mostramos tudo em um vídeo no nosso canal do Youtube.
Garden of The Morning Calm (아침고요수목원)
O Garden of Morning Calm é um jardim situado a nordeste de Seul. Fica à beira de um rio e é decorado conforme a estação. Também ocorrem eventos especiais. Consulte o site oficial para saber mais.
No inverno ele fica cheio de luzes, parecendo que saiu de um conto de fadas. O legal é ir à noite, obviamente.
Na primavera espere flores, no outono folhas amarelinhas, e no verão um lugarzinho bonito no meio da natureza para fugir do calor da cidade grande.
Para chegar lá há várias opções de ônibus direto (mais caro) ou de ônibus urbano + metrô (mais barato). Consulte a mais conveniente para você no site oficial, que tem os horários atualizados: clique aqui. A entrada no jardim custa 9.000 won por pessoa.
Outra opção é se juntar a uma excursão com guia e não se preocupar com o transporte. Clique aqui para ver preço e itinerário de um passeio guiado ao Jardim da Calma Manhã.
Nós visitamos o Garden of The Morning Calm numa noite muito fria de inverno, que foi quando vimos o jardim assim todo iluminado. Não deixe de assistir o vídeo que gravamos por lá.
Gyeongju (경주시)
Localizada a cerca de 1h de Busan, Gyeongju já foi uma cidade muito importante mundialmente, por abrigar dinastias de governadores da península coreana há muitas centenas de anos.
Hoje é possível visitar antigos templos, prédios históricos bem preservados e uma tradicional vila de hanoks.
Em Gyeongju também há vários pontos turísticos interessantes, como:
- Daereungwon Tomb Complex
- Observatório de Cheomseongdae
- Palácio Donggung
- Lagoa Wolji
- Templo Bulguksa
Para conhecer Bulguksa o ideal é fazer um passeio a partir de Busan. Confira o itinerário e reserve on line pagando em reais:
Chuncheon (춘천시)
Localizada perto da Ilha Nami, Chuncheon é uma cidade bonitinha, cheia de vida e com muitas opções nos arredores. Ela é principalmente visitada por coreanos em busca de contato com a natureza.
Alguns dos pontos interessantes perto de Chuncheon são:
- Gapyeong Rail Bike
- Le Petite France
- Elysian Resort de Ski
Confira preço e itinerário de um passeio guiado por Chuncheon clicando aqui.
Se preferir passar uma noite em Chuncheon, esse são os melhores hotéis:
Andong (안동시)
Famosa pelas máscaras de madeira e por ser o berço do Confucionismo na Coreia do Sul, Andong é conhecida como a capital cultural do país.
Um grande festival de máscaras acontece todo ano. Os artistas se apresentam numa espécie de teatro dançante típico da região.
Assim como em Jeonju, a pedida em Andong é dormir em um hanok, casa típica coreana. Outra grande atração da cidade é o Museu do Soju, bebida forte tipicamente coreana que surgiu em Andong.
As principais atrações de Andong são:
- Hahoe Hanok Village
- Montanhas Hwasan
- Rio Nakdong
- Penhasco Buyongdae
Outros passeios que podem ser feitos em Andong:
Melhores Hotéis de Andong:
Wonju (원주시)
Perto de Seul fica Wonju, visitada principalmente por quem busca conhecer Parque Nacional Chiaksan.
Wonju fica encravada numa área plana aos pés dessas montanhas e oferece excelente estrutura turística, com bons hotéis e locais agradáveis para conhecer.
Os melhores hotéis de Wonju são:
As principais atrações perto de Wonju são:
- Guryongsa Temple
- Pico Birobong
- Ponte Ganghyeon
- Pico Seogeumsan
- Museu SAN
Clique aqui para consultar preço e itinerário de uma excursão de Seul a Wonju.
Namwon (남원시)
Uma cidadezinha famosa por ser o lar de Chunhyang e Mongryong, que são uma espécie de Romeu e Julieta do país.
Os principais locais para visitar em Namwon são o Parque Gwanghallu e o Parque Jirisan, cuja belíssima vegetação muda de conforme a estação.
Cidades e Pontos Turísticos em Ilhas da Coreia do Sul
Seogwipo – Ilha de Jeju (서귀포시 – 제주특별자치도)
Situada ao sul da península coreana, a Ilha de Jeju é uma província da Coreia do Sul que tem um auto governo.
As diferenças da ilha em relação ao restante do país são bem nítidas, culturalmente falando. Jeju tem até mesmo um dialeto próprio.
Entre nós viajantes a Ilha de Jeju é conhecida principalmente porque:
- Abriga uma das “7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo”, o vulcão Seongsan Ilchulbong; e
- O trecho aéreo Jeju – Seul é o mais movimentado do mundo, com quase 14 milhões de passageiros registrados em 2018.
Leia também: Quais São as 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Jeju é uma ilha grande e com muitas opções legais para se hospedar. Todas elas ficam mais voltadas para o sul, porque essa é a porção mais bonita e com o melhor clima da ilha.
Embora a maior cidade (chamada Jeju) fique no norte, lá você acaba ficando longe dos atrativos turísticos (e à mercê do clima mais instável). Seogwipo é a melhor cidade para ficar, na nossa opinião. Fica bem no meio da parte sul da Ilha de Jeju e tem opções para todos os gostos.
O melhor de Seogwipo é que tem uma vida noturna animadinha, com muitos restaurantes e ruas com barraquinhas de artesanato e comida típica. É o lugar mais turístico da Ilha de Jeju.
Melhores Hotéis na Ilha de Jeju:
Muita gente passa só um dia em Jeju para ver os principais pontos turísticos, mas nós recomendamos 4 ou 5 para curtir de verdade a ilha. Olha só quanta coisa para ver:
- Pedra Oedolgae
- Cachoeira Cheonjiyeon
- Cachoeira Jeongbang
- Penhascos Jusangjeolli
- Cachoeiras Cheonjeyeon
- Seongsan Ilchulbong
- Ilha Udo
- Caverna Manjanggul
- Praia Hyeopjae
- Hallasan National Park
Nós escrevemos o guia mais completo que existe nessa internet sobre a Ilha de Jeju – pra você ver como amamos esse lugar! Não deixe de ler clicando aqui.
Aproveite para conferir os preços e itinerários de alguns passeios pela Ilha de Jeju:
Nossa viagem de 5 dias pela Ilha de Jeju rendeu 6 vídeos para nosso canal do Youtube, só para você ter uma ideia do tanto de coisa que tem para fazer por lá.
Confira nossas primeiras impressões da Ilha de Jeju, como é o churrasco de carne de um porco que só existe por lá, o passeio ao vulcão da Ilha de Jeju, uma das 7 novas maravilhas do mundo, a cachoeira que cai no mar na Ilha de Jeju, como são as praias da Ilha de Jeju e por fim onde ver neve na Ilha de Jeju.
Ilha Nami (남이섬)
Nami é uma ilha em forma de meia lua que fica a pouco mais de 1h de Seul.
Para chegar lá consulte as informações atualizadas no site oficial (clique aqui). A entrada na ilha mais a passagem de ferry boat custa 13.000 won por pessoa.
É famosa principalmente por ter sido cenário da série Winter Sonata, de 2003.
Em cada estação a Nami Island tem um cenário diferente, sendo que o mais bonito parece ser o outono.
Você pode aproveitar o mesmo passeio para conhecer outras atrações além da Ilha Nami. Veja algumas opções de excursões saindo de Seul:
Ilha Ulleungdo (울릉도)
Uma ilha famosa entre os coreanos, porém ainda sendo descoberta pelos estrangeiros, a Ulleungdo é acessível numa viagem de 3h30 de barco à partir do Nordeste da Coreia do Sul.
A viagem é turbulenta, com mar agitado, mas a recompensa é conhecer um lugar místico e quase intocado. A Ulleungdo é reconhecida pela sua energia misteriosa e sagrada.
Cada estação é bem diferente na Ulleungdo. O inverno é rigoroso e com muita neve, motivo pelo qual bastante gente viaja para esquiar por lá. No verão as praias ficam convidativas e o mar vira um paraíso para mergulhadores.
Alguns hotéis que podem ser reservados on line na Ulleungdo são:
Ilha Yeongjongdo (영종도)
Yeongjongdo é uma ilha na Costa Oeste da Coreia do Sul, perto de Incheon. Uma visita a Yeongjongdo é garantia de belas vistas a partir da ponte que liga a ilha à península da Coreia.
Clique aqui para ver como é e quanto custa um passeio à Ilha Yeongjongdo.
Ilha Oedo (외도)
Conhecida como a Ilha Botânica, Oedo foi desenvolvida para ser um verdadeiro jardim impecável, com espécies raras de plantas.
Por ser uma ilha privada, o acesso a Oedo é pago e te dá o direito de caminhar por entre os jardins.
Clique aqui para consultar valor e itinerário de um passeio à Ilha Oedo a partir de Busan.
Cidades de Praia na Coreia do Sul
Sokcho (속초시)
Localizada no extremo Nordeste da Coreia do Sul, Sokcho atrai visitantes em busca de contato com a natureza, pois possui majestosas montanhas do Parque Nacional Seorak-san e belas praias.
As principais atrações de Sokcho são:
- Lago Yeongnangho
- Montanha Seoraksan
- Termas de Cheoksan
- Lago Cheongcho
Você pode conhecer Sokcho num passeio de um dia inteiro a partir de Seul, ou então dormir uma ou mais noites da cidade para ver tudo com tranquilidade.
Clique aqui para consultar preço e itinerário de um passeio pelo Parque Nacional Seoraksan.
Melhores Hotéis de Sokcho:
Suncheon (순천시)
Uma pequenina cidade costeira na Coreia do Sul, Suncheon mistura o centro antigo com bairros mais modernos. Além de ficar na costa e garantir ótimas vistas do mar, Suncheon é rodeada de templos e castelos que podem ser visitados.
Yeosu (여수시)
Uma das cidades mais ao sul na Coreia do Sul, Yeosu fica na beira do mar e é composta por mais de 300 ilhas, sendo que menos de são 50 habitadas.
Clique aqui para ver como é um passeio a Yeosu a partir de Busan.
Tongyeong (통영시)
Mais um belo destino para escapar das cidades grandes e relaxar perto do mar, Tongyeong oferece vistas pitorescas e frutos do mar fresquinhos direto dos pescadores.
Clique aqui para ver como é um passeio a Tongyeong.
Dinheiro na Coreia do Sul
Nome da moeda: Won Sul-Coreano (KRW)
Cotação (setembro/2022): 1000 won = R$3,67
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Caso você não encontre Won a um bom preço para comprar antes de viajar, leve dólar e troque o dinheiro lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Como o Won é uma moeda cheia de zeros, para facilitar as contas nós considerávamos 1.000 KRW como 1 dólar. Até mesmo os coreanos falam em dólar usando essa conversão.
Importante saber: na Coreia do Sul todos os caixas eletrônicos que usamos cobraram taxa para sacar. Alguns cobravam em torno de 1,5%, outros tinham taxa fixa. Na dúvida, o KB (que tá por todo lado) e o Busan Bank (na cidade de Busan) cobram taxa fixa de R$12, então vá lá e saque o máximo possível.
Seguro Viagem Para a Coreia do Sul
Embora a Coreia do Sul seja um país muito seguro, imprevistos acontecem. O grande problema é que a Coreia do Sul é um país super caro, e uma conta de hospital por lá deve levar qualquer um à falência.
Um seguro viagem na Coreia do Sul irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Coreia do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COREIA DO SUL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂