Como Tirar Passaporte no Exterior

Como Tirar Passaporte Fora do Brasil

Tirar passaporte no exterior pode parece um grande problema, mas na verdade é uma baita solução pra evitar filas de espera e crises esporádicas de materiais no Brasil.

Além disso, é um processo pelo qual você terá que passar se estiver em uma viagem longa e o passaporte for vencer. De todo modo, às vezes vale mais a pena tirar o dito-cujo em trânsito do que na volta ao Brasil.

Muita gente pergunta nas redes sociais sobre o processo de tirar o documento fora do Brasil. Na última vez que precisei de um passaporte novo, fomos atrás de algumas informações, e as sintetizamos logo aí embaixo.

Documentação Para Tirar Passaporte no Exterior

Essa foi a parte mais complicada do processo, já que os documentos exigidos são os mesmos para quem vai fazer o passaporte no Brasil, exceto pela identidade: Passaporte Antigo, Certificado de Reservista (para homens), Certidão de Nascimento ou Casamento e Título de Eleitor.

Como, em geral, deve ser apresentado o original de cada documento, e isso é algo que viajantes não costumam ter consigo, pode ser que fique bem carinho pedir pra enviar do Brasil.

Em alguns casos, são aceitas as cópias autenticadas em cartório brasileiro dos referidos documentos. Como autenticar documentos no Brasil também não é lá muito barato, isso faz o processo ficar ainda mais caro, porém tem a segurança de não ter um documento original extraviado.

É importante sempre ler a página da representação consular específica para buscar essas informações, que falamos mais abaixo como encontrar.

Preço Para Tirar Passaporte no Exterior

O real já tá desvalorizado faz um tempo. E as embaixadas e consulados pagam em dinheiro local pelo papel e outros materiais pra fazer o passaporte, além da taxa consular.

Por exemplo, em Portugal paguei nada menos que 125 euros somando a taxa consular e a confecção do documento.

Já em Cabo Verde, por exemplo, o preço seria uns 40% a menos. Porém, em todos os casos as taxas somariam pelo menos o dobro do preço de tirar no Brasil.

No caso de Europa ou Japão, o preço final é maior do que quatro vezes o do brasileiro. Some-se a isso o que foi dito no tópico acima, e já dá pra se ter uma ideia do quanto o processo todo custará.

Como Escolher a Melhor Embaixada ou Consulado

Evitar procurar serviços consulares em cidades sabidamente repletas de brasileiros, como Tóquio, Lisboa ou Nova Iorque. Normalmente existe fila de espera para atendimento, assim como o atendimento via e-mail talvez não seja tão atencioso, já que eles lidam com multidões de pessoas todo dia.

Se estiver em viagem e o assunto do passaporte não for urgente, convém deixar pra tirar o passaporte em algum país com moeda mais fraca, pelo explicado acima.

Prazo de Entrega

Os prazos de entrega são quase sempre mais curtos do que se for tirar o passaporte em alguma capital do Brasil. No Porto, em Portugal, me entregaram em 5 dias.

Na página da Embaixada de Tóquio, eles se desculpavam por conta da demora na entrega do documento, que estava em pelo menos 10 dias úteis. Continua sendo um prazo muito menor do que nas cidades grandes brasileiras.

Portal Único Para Consulta de Embaixadas e Consulados

Doido isso, mas o Itamaraty, nome dado ao nosso Ministério das Relações Exteriores, tem um portal que funciona como uma espécie de centralizador de páginas de embaixadas e consulados.

O site é esse aqui. Tem até um mapa interativo pra facilitar o acesso. Basta descer um pouco a página.

Abaixo dele há um link para a lista completa da rede consular brasileira no mundo (e no Brasil). Fácil né? Bem diferente de boa parte dos portais governamentais que temos visto por aí.

Na página da Embaixada ou Consulado se encontra todas as informações, como taxas, horário e sistema de atendimento, prazo de entrega e e-mail pra contato.

Recomendamos sempre tentar contato via e-mail para confirmar as informações. Em Portugal, por exemplo, só foram aceitas as minhas cópias autenticadas dos documentos porque bati o pé dizendo que eu havia confirmado a informação por e-mail.

Para alguns países, a página da Embaixada ou Consulado não tem um link válido. Nesses casos, é bom ler a página principal do país no portal do Itamaraty para entender como funciona por lá.

Foto do Passaporte

Essa dica é para os homens que usam barba. Alguns pouquíssimos países no mundo implicam com isso, inclusive negando a concessão do visto.

Isso aconteceu comigo quando solicitei o visto do Turcomenistão, e o funcionário da agência que estava tratando do meu visto deixou claro que o problema foi mesmo a barba.

De todo modo, é consenso no assunto que barbas grandes demais, impedindo a boa visão do rosto, podem gerar proibição de acesso ao país. Tanto se a barba estiver só na foto ou só na sua cara. Já que passaporte custa um dinheirão, melhor fazer direitinho né.

Problemas que Tivemos com Passaporte Emitido no Exterior

Até agora, rolou um problema só, mas bem engraçado. O meu passaporte novo tirado em Portugal vem com um selo laminado do consulado de lá. Mas escrito todo em português.

Foi o suficiente para que, na Turquia, os oficias da fronteira achassem que aquilo significava um passaporte diplomático. Como na capa estava escrito Brasil, e no selo estava escrito Portugal, e já que eles não falavam inglês pra que eu pudesse explicar, tivemos que ficar até o fim da fila de imigração, e ainda explicar a mesma história pra todo mundo, inclusive pra funcionários do Duty Free que vieram tentar ajudar.

Foi engraçado ver a cara de desespero deles buscando na internet, já que não encontravam informação nenhuma sobre isso. Deu um pouquinho de medo, porque a demora começou a ser bem longa, mas no final, apresentando meu passaporte antigo, deu tudo certo.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS COM DICAS DE VIAGEM

Veja também as dicas do blog Te Vejo Pelo Mundo: Dicas de Como Tirar Passaporte Para Bebês

dicas úteis para viagem, mochilão, tirar passaporte, tirar passaporte fora do brasil, renovar passaporte na europa, passaporte brasileiro em portugal

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

3 comentários em “Como Tirar Passaporte no Exterior”

  1. Gente! Adorei! Que dica maravilhosa!! A emissão de documentos é realmente um grande transtorno no Brasil, tempo, dinheiro, burocracia e muita raiva! Amei saber Como Tirar Passaporte no Exterior e saber que é bem menos complicado que no Brasil!

  2. Pingback: Como tirar o passaporte brasileiro: passo a passo ilustrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share