A Wingo é uma companhia aérea low cost da Colômbia com preços muitos bons. Antes de pegar o voo, pesquisamos na internet a respeito e encontramos quase nada de informação sobre como é voar com a Wingo, então deixamos aqui nossas impressões.
O voo que pegamos foi de Bogotá pra Aruba. Chegamos cedo no aeroporto e primeira surpresa: na tela de Partidas não aparecia nosso destino. Perguntamos e descobrimos que os voos da Wingo sempre saem dos portões 51 a 56, bem escondidinhos no fim da sala de embarque.
Se você ainda não leu, confira nossos posts com todas as dicas para conhecer a Colômbia, Aruba e Curaçao.
Índice
Limite de Bagagem Wingo (Colômbia – Aruba)
A Wingo obriga fazer o check-in em casa, só 4 dias antes do voo, e imprimir a passagem. Assim não precisa passar pelo balcão de check-in. Normalmente a pesagem da mala é lá, então ficamos despreocupados com o peso das nossas mochilas.
Pois a Wingo só permite viajar com uma mala grande de 10kg e uma pequena de 6kg, pra levar em cima no avião. Se quiser despachar, pagam-se assustadores 40USD. Se for instrumento musical ou de esporte, 70USD. Nós deixamos nossa barraca de camping, sacos de dormir e viola em Bogotá pra poder viajar sem pagar bagagem adicional.

ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Documentos para Viajar da Colômbia a Aruba
Quase uma hora antes da partida, ninguém no aeroporto sabia em qual portão exatamente seria o embarque. Mas a área entre o 51 e o 56 é meio pequena, então dá pra ficar de olho na movimentação.
Como o voo era internacional, primeiro teve uma fila pra registrar os passageiros. Aí nos cobraram comprovante de vacina da febre amarela e a passagem de volta. Interessante aqui que íamos pra Aruba, mas a funcionária exigiu a passagem de saída de Curaçao (que é outra ilha-país vizinha de Aruba) para registro.
Nessa etapa do embarque, ela examinava de olho as malas das pessoas. Malas de rodinha tinham que ser despachadas, mas sem custo. Nossos 2 mochilões e as 2 mochilas passaram de boa pelo teste ocular. Nem tinha daquelas cestinhas pra encaixar a mala por lá.
Ou seja, no nosso caso, passaríamos fácil com uma mala pesada e não visivelmente muito maior do que o permitido.
O avião saiu na hora. Dentro dele é um pouco desconfortável, as cadeiras não reclinam, não tem TV nem nada e, após uma hora das quase três de voo no total, iniciaram as vendas. Desnecessário dizer que até água é pago. Mas a gente estava voando para o Caribe por 100 USD cada um, então tudo bem!
Dinheiro em Aruba
Nome da moeda: Florim Arubano (AWG)
Cotação (agosto/2024): 1 AWG = R$3,02
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Aruba o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Florim para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Importante saber: para se proteger economicamente, Aruba indexou sua moeda a uma moeda forte, no caso o Dólar. Ou seja, se o Dólar sobe, o Florim sobe proporcionalmente.
Em Aruba todos aceitam dólar, inclusive ônibus, táxis e restaurantes. Mas sempre com um percentualzinho de perda pro consumidor.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE ARUBA
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Eu sou doida para conhecer Bogotá e passeae pela Colômbia, pois estive só em San Andrés. Sempre fico ligada nas promoções para o país, que são raras, mas vou ficar muito mais de olho pois agora sei que da pra ir pro Caribe baratinho!
Low Cost é vida! Óbvio que os probleminhas aparecem, mas acho que compensa o valor!
Com certeza compensa! O importante é chegar no lugar e curtir sem gastar uma fortuna rsrs