As comidas típicas do Chile são muitas e variadas: desde frutos do mar, passando por opções baratinhas e até algumas bem exóticas. Confira nossa listinha a seguir.
O Chile é praticamente todo só litoral, então a alimentação tem como base principal os frutos-do-mar. Pratos com muito arroz, feijão, carne e salada também são comuns.
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Se você ainda não leu, confira mais posts sobre nossa viagem pelo Chile:
Índice
Comidas Típicas do Chile
1) Curanto
O curanto (foto no início do post) é um prato típico da Ilha de Chiloé composto por carne de boi, porco e frango cozida com muitos mariscos e conchas, dentro de um buraco gigante na terra, com pedras quentes no fundo, e tapado com folhas de árvore.
Ainda tem batata, um pão feito com uma massa doida chilota que é bom demais, e outras coisas mais. A ideia é: tudo vai ficar com gosto de tudo. E, sim!, fica uma das maiores delícias que se pode comer nesse universo.
A dificuldade é que esse curanto feito na pedra é difícil de encontrar, sendo normalmente numa festa ou algo assim, porque é muita comida que se faz de uma vez só. Chama-se Curanto de Hoyo.
A parte boa é que há a versão simplificada: o Curanto de Olla. Esse é feito numa panelona muito grande (pra caber tudo), mas o princípio é o mesmo. De acordo com os locais, o gosto nem é muito diferente.
Em Dalcahue, cidadezinha próxima a Castro na Ilha de Chiloé, pode-se encontrar uma porção de barracas de curanto (de olla), num centrinho gastronômico. Comemos no primeiro que tem logo na entrada (o da esquerda), por recomendação de um amigo local, e, pedindo um, deu pra encher muito o bucho de duas pessoas.
Leia mais: Ilha de Chiloé: Roteiro e Dicas
2) Frutos do mar
Muitas espécies de mariscos e peixes podem ser provados nos mercados das cidades no Chile, um mais delicioso que o outro.
3) Completo (o Cachorro Quente Chileno)
O cachorro-quente chileno chama-se Completo e está por todo lado. Muitas vezes vem com abacate por cima, mas tem vários outros tipos também.
4) Ceviche Chileno
Também é muito popular no Chile, apesar de eles fazerem de forma um pouco diferente dos outros países latinos.
É servido num copo ou recipiente pequeno, e consiste basicamente de algum fruto do mar quase cru (aqui a diferença, porque normalmente é cru) que dá uma cozinhada na mistura feita com inúmeros temperos ácidos, principalmente limão e cebola.
5) Empanadas Chilenas
Um tipo de pastel assado que é típico em vários países da América do Sul, inclusive no Chile. Os recheios mais comuns são carne, frango ou queijo. Em cada região do país a empanada tem um toque especial.
Imagem de Gabriel Avellaneda
6) Lomo a lo Pobre
Sabe quando você está andando há horas, conhecendo lugares lindos, e bate aquela fome? Você olha em volta e só vê restaurantes caros e gourmetizados, querendo ganhar o máximo de dinheiro com os turistas.
Se você quer fugir dessa situação, é só procurar algum lugar vendendo Lomo a lo Pobre. Essa refeição farta e barata é o equivalente ao Prato Feito aqui no Brasil, e é sempre garantia de um bom saborzinho caseiro.
Geralmente vem com batata frita, bife e ovo.
7) Pastel de Choclo
Diferente da empanada, sobre a qual eu já falei ali em cima e que parece um pastel, o Pastel de Choclo não parece um pastel. Eu sei, é confuso. Na verdade o Pastel de Choclo é mais parecido com um escondidinho feito com uma massa de milho.
Bebida do Chile
8) Mote con Huesillos
À primeira vista você não vai querer provar essa bebida cheia de coisas estranhas no fundo do copo, mas vai por mim: que delícia!
O Mote con Huesillos é vendido nas ruas de Santiago num copão de plástico. Ele é geladinho e consiste numa bebida bem doce, com suco de pêssego, pêssego em calda e grãos de trigo. Estranho, mas surpreendentemente bom.
9) Vinho
Os vinhos do Chile são reconhecidamente uns dos melhores do mundo. Comprar às cegas qualquer vinho no mercado não tem erro.
10) Terremoto
O “terremoto” é uma mistura de vinho de barril (de qualidade inferior) com sorvete de abacaxi e granadina (na versão original). Mais comum no mês de setembro, para comemoração das festas pátrias.
Nos outros meses também é fácil encontrá-lo. No bar La Piollera, em Santiago, serve-se o melhor terremoto do Chile, de acordo com os locais.
11) Pisco
O pisco também é chileno e muito popular no país. Pisco sour é a bebida mais frequente nos bares.
É feita com pisco (aguardente de uva), açúcar, suco de limão, gelo, clara de ovo e algumas gotas de angostura (líquido amargo feito à base de ervas).
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Leia mais sobre o Chile:
- Mochilão Pelo Chile – Roteiro Alternativo
- Ilha de Chiloé: Roteiro de Dicas
- Comidas e Bebidas Típicas do Chile
Leia também as dicas do blog Destinos Notáveis: Deserto do Atacama – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Pingback: Santiago do Chile - O que fazer em 8 dias - Uma Viagem Diferente
Pingback: Aproveite o Parque das Esculturas em Santiago - Panorama de Viagem
Adoro ver os vídeos de vocês comendo as coisas mais inusitadas, já que eu jamais comeria algumas. Boas estas informações de comidas típicdas do Chile!
Ahh a gente faz questão de provar comidas típicas (estranhas ou não). No Chile o mais exótico é o curanto, sem dúvidas!
Pingback: Onde Comer no Deserto do Atacama - com preços
Delícias! Eu adorei aquele mote com huesillos deles, bebida doooooce mas eu gostei! Os ceviches também são sensacionais.
É super doce mesmo, mas também adoooro!
Adorei descobrir algumas comidas e bebidas típicas do Chile que eu ainda não conhecia. Ótima seleção. Agora preciso voltar para experimentar o que não tive oportunidade.
Nós também estamos com vontade de voltar para o Chile e provar mais comidas típicas!
Pingback: Vinícola Santa Rita: um Tour apaixonante! - Travel Blog
O Chile é um país muito rico e apaixonante em todos os aspectos. Quando estive em Santiago, tive a oportunidade de experimentar muitas bebidas e comidas típicas como os vinhos, pisco, frutos do mar incríveis e a empanada. Uma das viagens que mais comi bem.
Os frutos do mar realmente são um destaque nas comidas típicas do Chile!
Pingback: 3 melhores restaurante de Santiago, Chile | TurMundial
As comidas típicas do Chile me encantaram quando estive por lá comeu muito bem.
É tudo bem gostoso mesmo quando se trata de comidas típicas do Chile!
Eu achei o Chile um paìs bem carinho para comer. Até mais que SP, que é uma cidade cara!
Mas tenho uma història curiosa com a bebida terremoto. Estavàmos em Valparaiso quando a degustamos e mandei uma foto para o grupo de familia com alguma piadinha.
Dia seguinte, meu sogro manda msg para meu marido perguntando se o Chile estava ok apòs o terremoto
Ri e falei que ele não devia ter entendido a piada
Pois bem, fomos tomar café na manhã e a moça que foi nos servindo me diz: E ai? Sentiram tonturas com o terremoto que rolou ontem a noite?
Pois bem… teve terremoto enquanto bebìamos terremoto e nem nos demos conta
hahahahaha
Meninaaa que história doida!! hahaha
Que delicia! Amo dicas gastronômicas! Lembro que no Chile comi bastantes frutos do mar, mas preciso voltar para provar o terremoto! hehehehe
Ahhh o terremoto é o melhor!! Docinho, docinho…