Conhecemos 9 cidades do Circuito das Águas Paulista e nos encantamos com a beleza e o clima gostoso de interior que encontramos por lá.
Essas cidades são perfeitas para um roteiro de viagem de fim de semana ou até mesmo um bate e volta para quem mora no interior.
Se quiser assistir aos vídeos que fizemos no Circuito das Águas Paulista em ordem, clique aqui.
E não deixe de ler também nosso guia com 11 Cidades Fora do Óbvio Para Turismo no Interior de São Paulo e para quem ama acampar: 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de São Paulo.
Confira quais são as cidades do Circuito das Águas Paulista e as atrações de cada uma delas:
Quais São as Cidades do Circuito das Águas Paulista?
São 9 as cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista. Nós visitamos todas elas em uma viagem de carro e a seguir te contamos um pouquinho sobre cada uma delas, suas belezas, pontos turísticos e locais interessantes para conhecer.
1) Socorro
Socorro é uma cidade rodeada pela natureza, aos pés da Serra da Mantiqueira no Circuito das Águas Paulista, ou seja: garantia de lindos cenários!
O lugarzinho mais famoso de Socorro é uma gruta artificial, que surgiu devido à exploração de minerais, chamada Gruta do Anjo. A água se infiltrou na gruta devido à grande quantidade de nascentes na região, o que resultou num cenário bem bonito, que fica completo com as paredes e colunas de pedra.
A visita é rápida, porém muito bonita e divertida. Incluído no valor da entrada está o passeio de pedalinho no interior da gruta.
Socorro é um dos principais destinos para turismo de aventura no interior de São Paulo, então se você busca emoções em meio à natureza, esse é o lugar! Leia mais no guia completo da cidade aqui no nosso blog.
Melhores Hotéis em Socorro:
Não deixe de assistir nosso vídeo, no qual mostramos um camping perfeito em Socorro, uma cachaçaria imperdível, uma linda cachoeira e, é claro, a incrível Gruta do Anjo:
Leia também no blog Tá Indo Pra Onde?: Onde beber cerveja artesanal em Campinas e região? 8 cervejarias para conhecer
2) Holambra
Holambra é uma cidade com pouco mais de 15 mil habitantes. O apelido de “Cidade das Flores” foi ganho por ser a maior produtora de plantas ornamentais da América latina.
O nome Holambra é formado pela junção das palavras “Holanda”, “América” e “Brasil”. Esse nome foi dado à cidade devido à sua origem como uma colônia de holandeses em 1948.
O auge do turismo em Holambra se dá em setembro, quando acontece a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.
Holambra é uma cidade pequena e super agradável para passear. Dá para ver tudo em um dia, mas para curtir ao máximo o clima de interior e os restaurantes maravilhosos, vale a pena passar um fim de semana.
Leia mais sobre Holambra em nosso guia completo: O Que Fazer em Holambra?
Melhores hotéis em Holambra:
Não deixe de assistir o vlog de viagem que gravamos em Holambra. Fizemos um passeio super completo de um dia inteiro pela cidade durante a pandemia, no fim de 2020.
3) Serra Negra
Serra Negra possui cerca de 25 mil habitantes e é uma das Estâncias Turísticas Hidrominerais do estado de São Paulo.
Dá para conhecer tudo que há de interessante em 1 ou 2 dias. É um destino perfeito para passar um fim de semana em família ou em casal.
Há lugares muito legais para conhecer durante o dia, e um centrinho perfeito para fazer compras e curtir um happy hour no fim da tarde, com um jantar típico do interior logo em seguida. Como Serra Negra fica próxima à fronteira com Minas Gerais, os doces e cachaças da região são divinos!
Confira como passear no teleférico, nas fontes de águas curativas e na exótica Disneylândia dos Robôs no nosso guia completo para conhecer a Belíssima Cidade de Serra Negra.
Melhores Hotéis em Serra Negra:
Não deixe de conferir todos os passeios que fizemos em Serra Negra. Mostramos tudo nesse vídeo:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
4) Águas de Lindóia
A cidade Águas de Lindóia fica no coração do Circuito das Águas Paulista e conta com ótima estrutura turística, tais como hotéis, bares, restaurantes e locais interessantes para conhecer. É provavelmente a cidade mais famosa desta rota turística.
O centrinho de Águas de Lindóia é dominado pela Praça Adhemar de Barros, que tem uma área verde muito bonita, com um laguinho cheio de aves diferentes e de capivaras.
Águas de Lindóia também tem um comércio intenso de coisas gostosas do interior (roupas de malha, cachaça, doces, queijos…), um Cristo Redentor com uma vista maravilhosa da cidade e uma fazenda cheia de animaizinhos lindos.
O melhor é que todas essas atrações são grátis! Leia mais no nosso Guia de Águas de Lindóia de Graça.
Melhores hotéis de Águas de Lindóia:
É claro que também gravamos um super vídeo de viagem mostrando todo nosso passeio por Águas de Lindóia. Confira:
5) Amparo
Amparo tem um lugar incrível para visitar, que é a Fazenda Atalaia. Em 2016 essa fazenda teve um dos seus queijos premiado com medalha de ouro no World Cheese Awards, uma premiação internacional.
A Fazenda Atalaia foi fundada em 1870 voltada para a produção de café. Em 1940 foi adaptada para a produção de cachaça, com a construção de um alambique, e mais tarde passou a ser dedicada somente à produção de laticínios.
Nós visitamos a fazenda a escrevemos um guia completo com dicas de como chegar lá e fazer a degustação dos queijos divinos. Confira Como Visitar a Fazenda Atalaia em Amparo aqui no nosso blog, num guia completo.
Melhores Hotéis em Amparo:
Leia também: 55 Pontos Turísticos do Sudeste
6) Monte Alegre do Sul
Em uma viagem pelo Circuito das Águas Paulista, a cidade de Monte Alegre do Sul é parada obrigatória! É lindinha demais!
A cidade, que conta com menos de 8 mil habitantes, foi elevada ao status de Estância Hidromineral pelo governo de São Paulo por conta de suas fontes de água natural.
Além das fontes de água mineral e da arquitetura colonial bem preservada, a cidade atrai muitos turistas no mês de julho para participar da Festa do Morango. Leia mais sobre O Que Fazer em Monte Alegre do Sul.
Melhores Hotéis em Monte Alegre do Sul:
Não deixe de assistir o vídeo que gravamos no início de nossa viagem pelo Circuito das Águas Paulista, no qual mostramos Monte Alegre do Sul e a Fazenda Atalaia de Amparo:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
7) Lindóia
Em sua viagem pelo Circuito das Águas Paulista não deixe de pelo menos passar pela pequena e bela Lindóia. Não confunda com Águas de Lindóia, cidade vizinha e mais conhecida.
Lindóia é uma das 11 cidades de São Paulo que possuem o status de Estância Hidromineral, e, além desse título, ainda tem um número impressionante: ela é responsável por 40% de toda a água mineral do Brasil!
Uma curiosidade a respeito da água da cidade de Lindóia: talvez ela tenha sido levada para a lua, na Missão Apollo 11.
Nós explicamos essa história e mostramos os pontos turísticos de Lindóia em outro post aqui do nosso blog sobre a Linda Cidade de Lindóia!
Melhores Hotéis de Lindóia:
- Hotel Santiago
- Pousada do Grande Lago
- Pousada Estância das Montanhas
- Hotel Fazenda Vale da Cachoeira
Confira o vídeo que gravamos em nosso passeio por Lindóia:
8) Jaguariúna
Jaguariúna é uma das cidades mais desenvolvidas do Circuito das Águas Paulista. É conhecida principalmente por ser sede de uma das maiores festas country do Brasil.
Em Jaguariúna é possível passear de Maria-Fumaça e depois curtir um happy hour na própria estação de trem, que tem ótimos bares. No entanto, não possui muitos outros lugares interessantes para visita.
Melhores Hotéis em Jaguariúna:
9) Pedreira
Pedreira é uma cidadezinha um pouco esquecida por quem visita o Circuito das Águas Paulista, mas é o melhor lugar para quem quer fazer compras de artigos decorativos.
Além disso, tem mirantes, fazendas e parques que podem render uma gostosa tarde de passeio.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Fiquei com vontade de visitar todas as cidades da sua lista do Circuito das Águas. Até agora só conheço Holambra.
O Circuito das Águas em SP é uma região bem gostosa para passear, vale a pena conhecer outras cidades além de Holambra 🙂
Sou suspeita para falar desta região do circuito das águas paulista. Eu amo esta região de SP e adoro fazer compras em Pedreira e Serra Negra. Costumo ficar em Lindóia e faço pequenos bate-voltas pela região. Amei seu post.
Oie, que bom que curtiu nosso post! É uma delícia passear pelo circuito das águas
Que roteiro incrível! Tenho muita vontade de conhecer essas cidades paulistas que fazem parte do Circuito das Águas.
O Circuito das Águas rende uma viagem bem legal, pode ter certeza! São cidades bem gostosas de passear
Gente do céu, de todas essas cidades eu so conheço Holambra. Já anotei aqui para aproveitar o circuito das águas paulista.
Hahaha são muitas cidades fofinhas no Circuito das Águas, mas Holambra é a mais famosa mesmo
Sensacional! Que post mais do que completo!!!! O Circuito das Águas Paulista é uma excelente rota de turismo, do tipo que amo mesmo! Amei as 9 Cidades Para um roteiro perfeito para curtir o Interior de São Paulo! Estou ansiosa para fazer este roteiro! obrigada!
Que bom que curtiu, Deyse! É muita lindeza no interior de SP
Que máximo esse circuito de águas paulista. Várias cidades que quero muito conhecer. Holambra inclusive está no topo da minha lista.
Holambra é a mais famosinha das cidades do Circuito das Águas Paulista, e realmente é a mais bonita 🙂 vale a pena conhecer
gostei muito dos vídeos, parabéns vcs são muito alto astral.
Viajaremos para socorro no próximo feriado prolongado, teremos três dias inteiros, quantas cidades do circuito das águas conseguiremos fazer?
Oie! Que bom que curtiram os vídeos, obrigada 🙂
Em 3 dias eu acho que dá para conhecer umas 3 ou 4 cidades sem muita correria!
Que máximo. Adorava conseguir fazer esse circuito das Águas Paulista, todas as cidades parecem maravilhosas. De todas aquela que ouço mais falar e por consequência tenho mais curiosidade em conhecer é Holambra.
Holambra é a mais turística das cidades do Circuito das Águas em SP, e uma de nossas favoritas!
Conheço algumas dessas cidades do circuito paulista! Mas ainda falta algumas para colocar na minha lista! Uma que morro de vontade de conhecer é Holambra!
O Circuito das Águas tem várias cidades lindinhas, mas a mais arrumadinha para o turismo com certeza é Holambra mesmo! Vale a pena conhecer
Muito legal teu roteiro pelas cidades do Circuito das Águas Paulista. Entre elas, fiquei muito interessada em conhecer a Gruta do Anjo, em Socorro.
Acho que a gruta é o lugar que mais tem atraído turistas em todo o Circuito das Águas Paulista. Vale a pena conhecer, é muito linda!
E eu que sou do interior de SP e não conheço nada do Circuito das Águas? que vergonha rsrsrs Estava procurando dicas de passeios por perto para as férias de julho e achei esse post perfeito, já que são todas cidades próximas.
Cintia, tá na hora de conhecer um pouquinho da região do Circuito das Águas hein!! rsrs
Pingback: O Que Fazer em Holambra, Cidade das Flores [Atualizado 2021]
Encantada com o Circuito das Águas em São Paulo! É o tipo de roteiro super acessível para quem mora na cidade e cheinho de coisa para ver e fazer para todos os perfis de viajantes, né? Eu, por exemplo, adoraria fazer com meus pais!
Exatamente! São tantas cidades no Circuito das Águas que impossível não agradar todo mundo rsrs
Bem, o Brasil tem tanto para ver! Gostei muito desse circuito das Águas Paulista. Todas as cidades parecem ser muito interessantes!
Pois é Maria, não são as praias paradisíacas das propagandas de turismo, mas são cidades muito lindinhas no Circuito das Águas!
Gostei muito da sua lista de cidade do Circuito das Águas paulista. Um ótimo roteiro pelo interior de SP. Eu não sabia que Holambra fazia parte desse circuito, pois é tão famosa pelas suas flores. Sonhos demais em visitar!!
Eu acho um pouco estranho Holambra ser parte do Circuito das Águas, mas realmente fica perto das outras… de qualquer modo são lugares muito lindinhos mesmo!
Estou simplesmente apaixonada e acabo de salvar a arte no Pinterest para ler o post de novo assim que os casos de covid estiverem controlados. Das cidades que você mencionou, só conheço Holambra, mas fiquei muito a fim de conhecer a Gruta do Anjo, em Socorro. Paga para entrar?
Socorro é uma lindeza mesmo, tanto a gruta quanto o resto da cidade. Q entrada é paga sim, 30 por pessoa com direito a passear de pedalinho :). E as cidades do circuito das águas ficam próximas, então da pra conhecer várias na mesma viagem
Adoraria fazer esse rolê do Circuito das Águas em São Paulo! Cada cidade dessas tem uma coisa legal pra visitar e fazer, eu adoro muito as cidades do interior, são sempre ultra divertidas e muito lindinhas!
São extremamente lindinhas mesmo! No Circuito das Águas Paulista é só fofura de cidade rsrs
Adorei o seu psot sobre o circuito das aguas em São Paulo. Confesso que não sabia da beleza de várias dessas cidades. Abraços
Tem muitos lugares legais para conhecer no interior de São Paulo, principalmente no Circuito das Águas. Que bom que gostou do post, obrigada por ler!