Uma das opções mais buscadas pelos viajantes que se aventuram a explorar a Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um bom camping para se hospedar e usar como base para conhecer a região.
Em nossa viagem para a Serra da Canastra – MG nós optamos por ficar em camping por alguns motivos:
- A oferta de pousadas não é muito alta na região;
- Viajamos em um feriadão, então muitas opções já estavam esgotadas (ou muito caras);
- Tanto os campings quanto as pousadas ficam afastados das cachoeiras e outros atrativos, então a localização não importa tanto.
Depois de algumas pesquisas, decidimos ficar no Camping Jatobá da Canastra (conhecido entre os moradores da região da serra como Camping do Beto), que tinha ótimas avaliações.
Antes de mais nada: pagamos nossa própria hospedagem e não recebemos nenhum incentivo para falar desse camping. Tudo que está escrito aqui é nossa experiência real.
Viajamos em setembro de 2021 (feriado) e pagamos R$50 por pessoa.
Durante nossa visita fizemos um vídeo mostrando toda a estrutura do camping, bem como a estrada até lá e as redondezas. Clique aqui para abrir no Youtube.
E se você pensa em conhecer as atrações de Capitólio na mesma viagem, já que fica ali pertinho, não deixe de ler nosso guia completo e nossas dicas de onde se hospedar por lá.
Nós passamos meses viajando por Minas Gerais e conhecemos várias cidades, sobre as quais você pode ler clicando aqui, ou então veja os vídeos dessa viagem em ordem clicando aqui.
Índice
- Como se Locomover Pela Serra da Canastra – MG (de 4×4 ou Carro Comum)
- Camping na Serra da Canastra: Qual a Melhor Cidade
- Onde Fica e Como Chegar ao Camping Jatobá (Serra da Canastra)
- Como é a Estrutura do Camping Jatobá (Serra da Canastra – MG)
- Atrativos Perto do Camping Jatobá da Canastra (Serra da Canastra – MG)
- Outras Opções de Camping na Serra da Canastra – MG
- Melhores Pousadas na Serra da Canastra
- Gosta de Acampar?
Como se Locomover Pela Serra da Canastra – MG (de 4×4 ou Carro Comum)
Uma das questões mais difíceis de resolver no planejamento de uma viagem à Serra da Canastra é: com qual veículo você vai conhecer a região, suas cidades e cachoeiras?
Se você pretende ir com um veículo comum (baixo), prepare-se para dificuldades. Na época seca é mais fácil, mas se estiver chovendo, a possibilidade de você atolar ou deslizar nas estradas cheias de lama é bem grande.
Se você é mais aventureiro e experiente que eu, provavelmente vai chegar em quase todas as cachoeiras da Serra da Canastra sem problemas. Mas mesmo assim, vá preparado.
Se você escolher um camping na Serra da Canastra que fique em São Roque de Minas ou em Vargem Bonita, não vai ter problemas para chegar até lá com carro comum, já que as estradas são asfaltadas.
Porém tenha consciência de que, em volta das cidades, onde muitos campings estão localizados, você já vai ter que encarar estradas de terra.
Geralmente elas estão em boas condições perto da cidade, então antes de reservar seu camping, leia as avaliações dos hóspedes anteriores, porque com certeza eles comentam sobre isso.
Se você não pretende maltratar seu próprio carro, é possível contratar passeios de 4×4 com guias nas cidades. Falamos mais sobre isso em outro post aqui do blog.
Camping na Serra da Canastra: Qual a Melhor Cidade
A Serra da Canastra fica dentro de um Parque Nacional, ou seja, uma área protegida, com controle de acesso dos visitantes.
Os campings ficam nas cidades próximas, e não dentro do parque. A partir de onde você fica, você faz passeios para conhecer os atrativos.
Os distritos e cidades mais próximas dos pontos mais visitados da Serra da Canastra são:
- São Roque de Minas, ao lado da Portaria 1 do parque, que dá acesso à parte alta da serra (onde fica a Nascente do Rio São Francisco);
- São José do Barreiro, ao lado da Portaria 4 do parque, que dá acesso à parte baixa da Casca D’Anta (cachoeira com quase 200m de altura);
- Vargem Bonita, que fica mais ou menos no meio do caminho, perto de muitas cachoeiras maravilhosas.
Para conhecer os principais cartões postais da Serra da Canastra você vai precisar de pelo menos dois dias inteiros de passeio:
- Dia 1: Nascente do Rio São Francisco, Curral de Pedra e Casca D’Anta (por cima);
- Dia 2: Mirante da Serra da Canastra, Casca D’Anta (por baixo), Piscinas Naturais do Tio Zezico e Morro do Carvão.
Quanto mais dias você tiver disponíveis além desses, mais cachoeiras incríveis e menos visitadas poderá conhecer.
O ideal é escolher seu camping de acordo com a distância em relação ao que pretende visitar, às estradas que vai percorrer com seu próprio carro e os passeios que vai contratar.
A maior parte das agências ficam em São Roque de Minas, que de fato é a maior cidade da região (cerca de 7 mil habitantes) e com mais estrutura, motivo pelo qual muita gente escolhe ficar num camping perto de lá.
Vargem Bonita é menorzinha (2 mil habitantes), mas tem muitos atrativos de mais fácil acesso por perto, então não deixa de ser uma ótima opção para camping na Serra da Canastra.
São José do Barreiro é um distrito de São Roque de Minas e fica ainda mais inserido na natureza, então para quem quer uma experiência bem roots é uma boa opção.
Lembrando que São José do Barreiro só é acessível por estradas de terra, então se for ficar lá, leve isso em consideração.
Onde Fica e Como Chegar ao Camping Jatobá (Serra da Canastra)
Embora o Camping Jatobá da Canastra esteja situado numa área que é parte de São Roque de Minas, a cidade (que é a principal da região da Serra da Canastra) fica a 11km de distância de lá.
Na verdade, Vargem Bonita (que é outra base para visitar a Serra da Canastra) fica muito mais perto, a apenas 4km.
Clique aqui para ver as cidades no mapa
O caminho de Piumhi até Vargem Bonita é asfaltado, mas para chegar no camping são mais 4km de estrada de terra em boas condições.
O Camping Jatobá da Canastra está com a localização correta no Google Maps, então é só usar o GPS para chegar lá que vai dar certo.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como é a Estrutura do Camping Jatobá (Serra da Canastra – MG)
O camping tem uma área ampla, limpa e organizada para montar as barracas.
Tem algumas árvores que fazem sombra e onde dá para montar a barraca, mas não são muitas.
Tem bastante espaço para deixar o carro perto da barraca também.
Uma observação curiosa: nós éramos os únicos hóspedes do camping e dos chalés que não estavam com um veículo 4×4. Contamos como foi conhecer a Serra da Canastra (e suas estradas terríveis) com um golzinho quadrado em outro post aqui do blog.
O Camping Jatobá (Serra da Canastra) conta com uma cozinha básica para os visitantes, com geladeira e fogão disponíveis para uso.
Quando estivemos lá, ainda durante a pandemia, o restaurante não estava aberto, com exceção do café da manhã que era servido para os hóspedes dos chalés.
Nós fizemos compras no supermercado de Vagem Bonita (que tem de tudo) e preparamos algumas refeições básicas ali.
No mais, os banheiros são limpinhos e organizados, tal qual o restante do camping.
Todo mundo que nos atendeu ali (a família do Beto, basicamente) foi muito simpático e prestativo.
Atrativos Perto do Camping Jatobá da Canastra (Serra da Canastra – MG)
Dentro do camping há tanques de pesca e campo de futebol. Também tem vaquinhas andando pra lá e pra cá, além dos cachorrinhos mais fofos do mundo.
O maior atrativo, porém, é uma prainha natural formada pelo Rio São Francisco bem ali ao lado.
Além de ser um lugar lindo e de fácil acesso (só com uma ladeira íngreme para descer), é muito bom para se refrescar. Não esqueça do repelente, porque os mosquitos atacam sem piedade lá perto da água.
Viajamos no período de seca e pegamos o rio com pouca água, mas deve ser ainda mais lindo no verão, quando chove.
Outro atrativo que fica bem pertinho do camping é a Cachoeira da Chinela, a pouco mais de 3km.
O acesso é por estrada de terra (é claro). Embora não seja das piores, tem uma ladeira bem inclinada no trajeto, que deve virar um verdadeiro tobogã de lama quando chove.
Na seca eu subi essa ladeira com o carro patinando na poeira e terra fina solta da estrada.
Fora isso, a cachoeira é acessível por uma curta trilha depois da portaria, onde você paga uma taxa de entrada (R$20 em 2022).
Falamos mais sobre essa e outras cachoeiras do nosso guia completo da Serra da Canastra aqui no blog, não deixe de ler clicando aqui.
Outras Opções de Camping na Serra da Canastra – MG
Durante nossas pesquisas encontramos muitas opções de camping na Serra da Canastra – MG. A maioria deles tem, além de área de camping, chalés para alugar:
Camping Daniel, Camping Picareta e Recanto do Surubim ficam pertinho de São Roque de Minas e da Portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra, por onde você entra para conhecer a parte alta da serra e a nascente do Rio São Francisco.
Camping Tio Zezico (Piscinas Naturais) e Dois Irmãos ficam perto de São José do Barreiro e da Portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, por onde você entra para ver a imensa Casca D’Anta por baixo.
Camping das Mangueiras, Chalé da Mata e Praia da Crioula ficam perto de Vargem Bonita, mais ou menos no meio do caminho entre as duas portarias.
Melhores Pousadas na Serra da Canastra
Se você prefere uma boa pousada para se hospedar na Serra da Canastra, não deixe de ler nosso guia completo de onde ficar na região, com uma seleção incrível de pousadas.
Algumas das melhores são:
- Pousada Barcelos, em São Roque de Minas
- Casa Pedra da Canastra, em São José do Barreiro
- Pousada Pato Mergulhão, em Vargem Bonita
- Pousada Velho Chico, na beira do Rio São Francisco
Clique aqui para ver todas as melhores pousadas da Serra da Canastra
Gosta de Acampar?
Nós adoramos acampar e aqui no blog já escrevemos sobre muitas experiências que tivemos. Confira:
- 11 Lugares Para Acampar no Interior do Estado de São Paulo
- Como é o Camping da AABB na Represa de Jurumirim
- Camping Barra Bonita, a Cidade do Rio Tietê Limpo!
- Nossa Experiência no Camping do Paiol em Águas da Prata
- Conheça o Camping Perfeito em Socorro
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Pena que não colocou os valores dos camping . Seria útil .
Os valores mudam com muita frequência, é melhor procurar nos sites dos próprios campings ou entrar em contato pra saber o valor atual 🙂
Que aventura fazer Camping na Serra da Canastra, muito show! Vocês são bem aventureiros mesmo hahahha adorei a ideia.
É uma delícia acampar na Serra da Canastra, mas é uma baita aventura mesmo rsrs recomendo para quem estiver acostumado a ficar em camping 🙂
Essa região é de uma beleza ímpar. Alugamos um carro em BH e fomos para Capitólio. Fizemos todos os passeios sozinhos mas em uma das cachoeiras o rapaz da guarita disse que não devíamos ir com carro comum. Já acampei umas 3 vezes há muitos anos atrás mas hoje acho que não encaro mais.
A gente gosta muito de acampar, mas a Serra da Canastra realmente é só para os fortes rsrs próxima vez quero ir com outro motorista que não seja eu
Gente, lembro bem de um feriado chuvoso q passei na região quando nem 4×4 estava subindo a Serra da Canastra e vcs lá com um carro comum kkkkk Eu sou meio traumatizada com camping e hospedagens mais rústicas, mas pra quem curte, é uma ótima ideia!
Hahaha eu tenho trauma da época seca, na chuvosa nem chego perto. O camping também é bem rústico, mas curtimos bastante 🙂
Muita coragem irem num Gol viu hehehe. A opção de camping na Serra da Canastra me pareceu bem interessante, apesar de que não sei teria coragem já que nunca acampei.
Te recomendo um camping num lugar mais estruturado para a primeira vez rsrs senão traumatiza. A Serra da Canastra é para os mais aventureiros, tudo bem rústuco por lá 🙂
Nossa! Fiquei impressionada quando voce disse que os carros da galera eram todos 4×4 e vocês com o golzinho! Será que é punk mesmo o perigo de atoleiro? Lugares lindos!
A gente viu uns vídeos das pessoas no período chuvoso que dá até medo rsrs mas vale tudo a pena, a Serra da Canastra é incrível!