Visto e Registro na Mongólia – Como Funciona

visto mongólia

Brasileiros precisam de visto para a Mongólia? Quanto tempo podemos ficar no país? É preciso fazer algum registro para ficar mais tempo?

Nesse post vamos contar quais os procedimentos que fizemos em nossa estadia de quase 3 meses na Mongólia e quais foram os documentos necessários.

Visto Para a Mongólia – Brasileiros

Brasileiros são isentos de visto para visitar a Mongólia por até 30 dias. Isso vale tanto para quem chega ao país pelo aeroporto, quanto para quem vem da China ou da Rússia pelas fronteiras terrestres.

Basta apresentar seu passaporte, preencher um formulário simples e responder eventuais perguntas para entrar na Mongólia.

visto mongolia
Formulário de entrada na Mongólia

Contamos mais sobre como foi a travessia da fronteira Rússia – Mongólia (Altanbulag), parte da nossa viagem pela Transiberiana, em outro post. Confira:

Visto de entrada na Mongólia

Registro na Mongólia

Quem vai ficar menos de 30 dias na Mongólia não precisa fazer esse procedimento.

Mas se você é como nós e quer aproveitar ao máximo esse país tão diferente, um simples registro na Agência de Imigração em Ulan Bator te garante até 90 dias de estadia na Mongólia.

Após a entrada no país você tem até 7 dias úteis para fazer o registro.

Documentos Necessários Para o Registro:

  • Passaporte
  • Foto 3×4 (tirada no máximo há 6 meses)

O endereço da Agência de Imigração está indicado no mapa abaixo, junto com as paradas de ônibus mais próximas do centro. O ônibus que vai do centro de Ulan Bator até o Departamento de Imigração é o 9.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A Agência de Imigração da Mongólia funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Para mais informações, acesse o site oficial: clique aqui.

visto mongólia
Agência de Imigração da Mongólia

Nossa Experiência Fazendo o Registro (Visto Prolongado) na Mongólia

Nós fizemos nosso registro logo após o feriado prolongado do Festival Naadam (clique aqui para ler mais sobre ele), então a Agência de Imigração estava bem cheia. Gastamos cerca de 1,5h lá dentro.

Ao entrar na sala de atendimento, vá ao balcão da esquerda (tem uma placa “information” lá) e peça o formulário de registro. São 2 páginas para preencher com suas informações e colar sua foto 3×4.

Em seguida, vá ao banco do outro lado do corredor e peça para pagar a taxa. Não tem um boleto nem nada, é só falar que quer pagar e eles te dão um comprovante. Pagamos 1.200 tugrik cada um.

Então volte ao balcão de informações e peça para tirarem cópia do seu passaporte. Ali não cobraram nada da gente. As cópias necessárias são da página principal (a que tem sua foto) e do seu carimbo de entrada na Mongólia.

Com todos esses documentos em mãos, pegue uma senha na entrada da sala (a gente pegou uma senha assim que chegou e não serviu de nada) e espere ser chamado. Um agente vai te atender, receber os documentos e pedir para aguardar.

No nosso caso nós tivemos um probleminha com o nosso endereço em Ulan Bator, que estava errado. Eles não iam fazer nosso registro enquanto não colocássemos um endereço correto, então fica a dica: leve o endereço do seu hostel ou hotel anotado direitinho.

Não confie no endereço que aparece no google maps, pois nunca é completo. Peça para seu anfitrião te passar por escrito que é mais garantido.

Antes de finalizar o processo o agente perguntou quando seria nosso retorno ao Brasil, mas não pediu para ver passagens. Nós dissemos que iríamos para a China e de lá para o Brasil e ele não questionou mais nada.

Enfim ele carimbou nosso passaporte com o período de estadia prolongado – exatamente 90 dias a partir do dia que entramos no país.

Nós entramos na Mongólia em 08-07-19 e ficamos até 19-09-19 (mais de 2 meses) e não tivemos problema na saída para a China.

Contamos como foi a viagem de trem de Ulan Bator para a fronteira com a China em outro post, confira:

Seguro Viagem Para a Mongólia

Embora não seja um documento exigido para viajar para a Mongólia, nós não recomendamos viajar sem o seguro viagem.

O sistema de saúde é bem precário no país, pelo que nós pudemos ver, e em muitos casos os pacientes tem que viajar para algum país vizinho ou para a Coreia do Sul para serem tratados.

No caso de uma emergência seu seguro cobre todos esses gastos, que como você já imagina podem ser altíssimos. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Mongólia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MONGÓLIA

visto mongólia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share