Conheça as Montanhas Mais Altas da Europa em Méstia e Ushguli na Géorgia (Cordilheira do Cáucaso)

ushguli mestia georgia cordilheira caucaso

Méstia é uma cidade na Cordilheira do Cáucaso, na Geórgia, porta de entrada para a incrível região de Svaneti.

Essa área é famosa por suas paisagens montanhosas e uma cultura um tanto diferente do que se vê no resto do país.

Quando você chega a Méstia, logo nota as torres medievais que se destacam nas montanhas dessa parte da Geórgia. Essas torres, construídas para proteção, são parte da arquitetura svaneti.

Méstia foi um dos lugares mais bonitos que conhecemos na Geórgia e na Europa como um todo, com picos cobertos de neve, vales verdes e rios cristalinos. É o cenário perfeito para quem gosta de trilhas e contato com a natureza.

Embora a Geórgia seja um país pequeno, cada região tem aspectos bem diferentes. A cultura svaneti é única, com uma língua própria e costumes que datam de séculos atrás.

Em Méstia, você pode interagir com os locais, experimentar a comida tradicional da Geórgia (ma-ra-vi-lho-sa) e entender melhor o modo de vida nessa região remota.

Não faltam opções de passeios, com muitas trilhas para fazer pelas montanhas e igrejas históricas que são Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Vaquinha pastando nas montanhas em Méstia, Geórgia

Além disso, a região é um ótimo ponto de partida para explorar outras partes de Svaneti, como Ushguli, uma das aldeias mais altas da Europa e um lugar imperdível.

Portanto, se você está pensando em visitar a Geórgia, não deixe de incluir Méstia no seu roteiro.

Onde Fica a Cordilheira do Cáucaso

A Cordilheira do Cáucaso fica entre a Europa e a Ásia, bem na fronteira que separa os dois continentes.

Ela se estende entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, passando pelo sul da Rússia e pelo norte da Geórgia e do Azerbaijão.

Há uma discussão constante sobre onde exatamente ela pertence, já que parte dela está na Europa e parte na Ásia.

Méstia, na Geórgia, está localizada ao norte do país, bem no meio dessa cordilheira.

Isso torna a cidade uma ótima base para explorar a região e se aproximar de algumas das montanhas mais altas da Europa, como o Shkhara, que chega a 5.193 metros.

Quais São as Montanhas Mais Altas da Europa

Muita gente associa as montanhas mais altas da Europa aos Alpes, especialmente ao Mont Blanc, mas a verdade é que as maiores elevações do continente estão na Cordilheira dos Cáucasos.

Nessa região é onde se encontram alguns dos picos mais altos do continente, incluindo o Monte Elbrus, que é o ponto mais alto da Europa, com 5.642 metros.

Além do Elbrus, a Cordilheira dos Cáucasos abriga outras montanhas imensas, como o Dykh-Tau, com 5.205 metros, e o Shkhara, com 5.193 metros, que fica na Geórgia.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Monte Shkhara, na Geórgia

O interessante é que Méstia, essa pequena cidade no norte da Geórgia, é um ótimo ponto de partida para quem quer explorar essas montanhas.

De lá, é possível ter uma visão privilegiada do Shkhara e outras montanhas da região.

Então, apesar de o Mont Blanc ser o mais famoso, as montanhas mais altas da Europa estão mesmo no Cáucaso, uma área que, embora menos conhecida, oferece paisagens tão ou mais impressionantes.

Onde Fica e Como Chegar a Méstia na Geórgia (Cordilheira do Cáucaso)

Méstia fica bem no meio das montanhas na Cordilheira do Cáucaso, no norte da Geórgia. Como sempre no país, a única forma de transporte é de van (chamadas de mashtruka) e não tem ônibus.

Para chegar lá, você pode pegar uma mashtruka de Zugdidi, que está a cerca de 130 km de distância, custa 35 GEL e leva mais ou menos 4 horas, dependendo das condições da estrada.

Parada no caminho entre Zugdidi e Méstia na Geórgia

Dependendo de onde você vem e de quantos dias tem disponíveis na sua viagem, dormir uma noite em Zugdidi pode ser uma boa. A cidade tem alguns lugares para visitar e uma culinária maravilhosa, como contamos nesse post.

Outra opção é partir de Kutaisi, que está a cerca de 200 km de distância. A viagem custa 40 GEL e leva cerca de 5 horas. Mas fique atento: às vezes, a van de Kutaisi vai te obrigar a trocar de transporte em Zugdidi.

Se você vem de mais longe, como de Batumi, por exemplo, provavelmente vai ter que parar em Zugdidi também.

Durante a viagem, tem uma parada para comer e ir ao banheiro. A estrada é sinuosa e cheia de abismos, então prepare-se para as curvas.

Monte Ushba dominando a paisagem na estrada para Méstia – Geórgia

Se você ainda não comprou seu voo, Kutaisi é uma porta de entrada melhor que Tbilisi.

A cidade tem um aeroporto que recebe voos low cost de várias companhias aéreas, como a Wizz Air e a Ryanair. Essas empresas oferecem voos diretos de várias cidades da Europa, como Budapeste, Varsóvia e Milão.

Isso facilita bastante a chegada à Geórgia. Tbilisi, por outro lado, é a capital e a maior cidade do país, mas geralmente os voos para lá não são tão baratos quanto os que chegam em Kutaisi.

Para encontrar voos nós usamos o Skyscanner, onde dá para buscar vários aeroportos e datas de uma vez só.

Alugar um carro na Geórgia para chegar a Méstia tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, a liberdade de explorar a região no seu ritmo é um grande atrativo.

A estrada que leva até lá é cheia de paisagens lindas, e poder parar para apreciar e fotografar é um ponto positivo.

Porém a estrada é sinuosa e, em alguns trechos, pode ser um pouco desafiadora, principalmente se você não estiver acostumado a dirigir em montanha. Um carro 4×4 é recomendado, já que algumas partes podem estar em más condições.

Nós usamos a RentCars para buscar locadoras em países que não conhecemos, pois esse site dá as avaliações dos clientes, preços e deixa pagar em R$.

Dicas Para Viajar Para a Geórgia

Idioma: O idioma oficial é o georgiano, que tem um alfabeto próprio. Embora muitos jovens e pessoas em áreas turísticas falem inglês e principalmente russo, é útil aprender algumas palavras e frases básicas em georgiano, como “olá” (gamarjoba) e “obrigado” (madloba).

Segurança: A Geórgia é considerada muito segura para turistas. Como em qualquer lugar, é sempre bom ter cuidado com seus pertences e evitar áreas muito isoladas à noite.

Moeda: A moeda oficial é o lari georgiano (GEL). É fácil encontrar caixas eletrônicos nas cidades e muitas lojas aceitam cartões de crédito. Viajamos com um cartão da Wise e usamos sem problemas.

Lari georgiano (GEL)

Chip de Internet: Para ficar conectado durante a viagem, considere comprar um chip de internet local. Nós usamos um da Magti e funcionou bem. Para comprar e ativar só foi preciso apresentar o passaporte em uma loja credenciada. Se preferir um chip internacional, recomendamos o OMeuChip.

Transporte: Para se deslocar entre cidades, o transporte público mais comuns são as vans (marshrutkas), que partem muitas vezes sem horários fixos, e trens. Alugar um carro também é uma boa opção, especialmente se você quiser explorar áreas mais remotas. Em algumas cidades você pode contratrar passeios guiados (recomendamos a Civitatis).

Bagagem: Mesmo se viajar no verão, leve algumas roupas de frio, principalmente se for visitar as montanhas. Veja nossas dicas de como arrumar as malas.

Onde se Hospedar em Méstia – Geórgia

A melhor área de Méstia para se hospedar, apesar dessa cidade da Geórgia ser tão pequena, é perto da praça central, onde fica o Cafe Laila e o Supermercado SPAR.

Ali você terá acesso fácil aos restaurantes e ponto de partida das vans de passeio.

Nós ficamos na Guest House Lela, um lugarzinho simples, barato e familiar, com anfitriões que são uns amores. A localização é ótima e tudo funcionou bem, incluindo a água quente e o aquecedor, essenciais mesmo no outono.

O Hotel Ailama e o Mestia Inn são alternativas intermediárias, com mais comodidades e privacidade. A localização de ambos é ótima, e as avaliações dos hóspedes impecáveis.

Terraço do Mestia Inn

ORGANIZE SUA VIAGEM:

PASSEIOS

VÔO BARATO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Restaurantes em Méstia – Geórgia

A comida típica da Geórgia é famosa como uma das melhores do mundo, e Méstia foi onde nós comemos os pratos mais deliciosos de todo o país.

  • Cafe Laila: Restaurante tradicional, na praça central, onde rolam apresentações ao vivo de música típica.
  • Vichnashi: Restaurante pequeno e familiar, com a comida mais saborosa de toda a Geórgia. Parada obrigatória para comer o Kubdari e o Shkmeruli deles.
Shkmeruli (frango ao molho de alho) do Restaurante Vichnashi, a coisa mais deliciosa que comemos na Geórgia
  • Lile: Restaurante com cardápio bem variado, pratos bem servidos e comida gostosa. O ambiente é bem agradável para tomar um vinho (ou dois, ou três…).
  • Lushnu Qor Restaurant Beer Garden: Restaurante lindo, com um pátio com vista das montanhas. A comida é boa, o Ajapsandali que comemos lá estava maravilhoso.
Tashmjabi (purê de batata com queijo) do Lushnu Qor Restaurant

Leia também: Comidas típicas para provar na Geórgia

  • Pub & Cinema DEDE: Um barzinho que funciona com um mini cinema no segundo andar. Paga-se uma entrada (20 GEL em 2024) e pode-se comprar bebidas e petiscos para consumir durante a exibição do filme.

“Dede” é um filme georgiano de 2017, dirigido por Mariam Khatchvani e filmado em Ushguli.

O filme é baseado numa história real e mostra o sofrimento de uma moça que deve seguir as tradições absurdamente atrasadas e machistas da sua região, enquanto quer ser livre para escolher seus relacionamentos.

Além da história pesada, o filme mostra muitos cenários lindos de Ushguli e nos dá uma ideia de como era a vida por lá nos anos 80.

Qual a Melhor Época e Quantos Dias Ficar em Méstia (Cordilheira do Cáucaso)

Méstia é um lugarzinho encravado no meio das montanhas da Cordilheira do Cáucaso, com altitude elevada, e por isso tem o clima bem hostil em algumas épocas do ano.

O inverno parece ser lindo e a estação de esqui da cidade funciona a todo vapor, porém a estrada para Méstia vira um grande desafio quando há muita neve, podendo até mesmo ficar fechada por dias.

A não ser que você esteja em busca dessa experiência mais extrema, o melhor é viajar no final da primavera, no verão ou no começo do outono, quando o clima é mais estável e ameno.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Méstia no outono

Sobre o outono, que foi quando nós viajamos: é perfeito! Além do clima friozinho (pegamos temperaturas entre 5 e 15 graus), a paisagem com as árvores laranjas – vermelhas – amarelas parece mesmo uma pintura.

Em relação a quantos dias ficar em Méstia, depende do que você vai fazer por lá. Por exemplo, a travessia de Méstia a Ushguli (trilhas de nível difícil) leva 4 dias.

Para o turista comum, como é o nosso caso, que vai fazer passeios e talvez uma trilha mais fácil, considero que o ideal são 3 ou 4 dias:

  • Dia 1: Viagem para Méstia, check in no hotel, almoço. Passear pela cidade e ver as torres, igrejas e museus.
  • Dia 2: Subir o Teleférico do Hatsvali Ski Resort, fazer trilhas fáceis lá no alto.
  • Dia 3: Passeio de dia inteiro para Ushguli.
  • Dia 4: Trilha de dia inteiro (nível intermediário a difícil)
  • Dia 5: Viagem para ir embora de Méstia partindo às 8h da manhã.

Nosso roteiro foi parecido com isso, mas não fizemos nenhuma trilha muito difícil e também não subimos a montanha com o teleférico porque ele estava fechado para manutenção.

Vale a Pena Conhecer Méstia Sem Fazer Nenhuma Trilha na Cordilheira do Cáucaso?

A resposta é: sim.

Nós viajamos para Méstia em uma semana um tanto chuvosa, e embora a gente goste de fazer trilhas, não tivemos disposição para encarar o frio e o nível de dificuldade apresentado.

Então não fizemos nenhuma trilha. O que fizemos foi caminhar meio sem rumo pelos vilarejos (tanto Méstia quanto Ushguli), subindo em alguns mirantes quando dava vontade.

Caminhando por Méstia

Só fazendo isso nós já conseguimos ver todas as paisagens que estão nas fotos desse post. Foram alguns dos cenários mais lindos que já vimos, mesmo sem nenhuma caminhada difícil.

Ou seja, vale a pena ir para Méstia de qualquer modo.

O Que Fazer em Méstia, na Cordilheira do Cáucaso

A seguir vamos detalhar os passeios, trilhas e lugares para conhecer em Méstia e nos arredores, na Cordilheira do Cáucaso. Todos estão apontados no mapa abaixo.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Ver as Torres, Igrejas e Museus

O centro de Méstia é cheio de torres medievais. A maioria delas são residências antigas que você vê espalhadas por todos os lados. Para entender melhor a história local, não perca também algumas igrejas e museus.

cordilheira do caucaso mestia georgia
As Torres Svan em Méstia
  • Margiani’s House Museum: Essa casa tradicional da família Margiani é uma das mais bem preservadas, embora a torre esteja em más condições. Lá você entende como os moradores viviam séculos atrás. A casa-museu conta com móveis e utensílios antigos. É pequena, mas interessante. Cobram 10 GEL, o que é um tanto caro comparado a outras torres.
  • Mikheil Khergiani Historic House Museum: Esse museu fica na antiga casa do alpinista Mikheil Khergiani, um dos maiores nomes da história do montanhismo da Geórgia.
Busto de Mikheil Khergianiv

Além de conhecer a vida dele, você vê equipamentos antigos usados por alpinistas na Cordilheira do Cáucaso. Vale a visita para entender sobre as montanhas da região. Cobram 10 GEL e além do museu, também dá para subir na torre, que está em ótimas condições.

cordilheira do caucaso mestia georgia
No topo da torre da Casa de Mikheil Khergiani
  • Svaneti Museum of History and Ethnography: Um dos museus mais completos da região, com uma coleção de manuscritos antigos, ícones religiosos e peças que explicam a cultura de Svaneti. Fica no centro de Méstia e cobra 20 GEL de entrada, o que é um preço bem salgado. Vale a pena caso você realmente tenha interesse.
  • Laghami Church: Essa igreja do século XII é uma das mais antigas de Svaneti. Pequena e simples, mas com afrescos bonitos que retratam temas religiosos. Fica próximo ao centro de Méstia.
Laghami Church
  • St. George Church: Essa igreja fica na parte alta de Méstia e é fácil de visitar, basta seguir caminhando em direção ao aeroporto (use o app Maps.me para se guiar).
cordilheira do caucaso mestia georgia
St. George Church

Ela tem uma vista legal da cidade e das montanhas da Cordilheira do Cáucaso, e pelo caminho você vai ver muitas casas mais tradicionais, animais de criação e plantações.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Vista no caminho para a St. George Church

Como nós tivemos um dia livre em Méstia e zero vontade de fazer uma trilha difícil, esse caminho até a St. George Church, e depois caminhando pelas ruelas do vilarejo, foi muito legal para ver tanto a paisagem quanto a parte menos turística da cidade.

Subir o Teleférico do Hatsvali Ski Resort (Méstia – Geórgia)

Esse é o ponto de esqui da região, mas mesmo fora da temporada de inverno, o teleférico funciona. Ele te leva até um mirante com vista da cidade e das montanhas.

O teleférico é dividido em 2, e dependendo do clima, pode ser que só a parte baixa esteja funcionando. Custa 20 GEL ida e volta.

Nós viajamos na primeira semana de outubro, no início do outono, e encontramos o teleférico fechado desde o dia 30 de setembro. Ou seja, quando acabou a temporada de verão.

Pelo que entendemos ele estava em manutenção antes de reabrir para a temporada de neve.

Tínhamos planejado um dia inteiro no alto da montanha depois de subir com o teleférico, pois há trilhas de nível fácil (clique aqui para ver no wikiloc) e bem marcadas para seguir antes de descer de volta à cidade.

Passeio de Um Dia Inteiro Para Ushguli

Esse passeio vale 100% a pena, pois Ushguli é de longe o lugar mais bonito que você vai ver nessa viagem. Que visual!

Embora muita gente diga o contrário, não vejo muito sentido em se hospedar no vilarejo, a não ser que você queira fazer a trilha até o Shkhara Glacier. Falo mais sobre isso adiante.

Nosso passeio de um dia inteiro para Ushguli partiu do centrinho de Méstia às 10h da manhã. Contratamos por 50 GEL por pessoa na agência que fica coladinha ao Restaurante Vichnashi.

  • Como é a Estrada de Méstia Para Ushguli

A estrada de Méstia para Ushguli tem cerca de 50km e segue no mesmo estilo daquela que você pegou para chegar até o vilarejo: muitas curvas e penhascos, com vistas lindas da Cordilheira do Cáucaso a cada poucos metros percorridos.

Estrada entre Méstia e Ushguli

O caminho de ida levou cerca de 1h30 com várias paradas:

  • Mirantes da Cordilheira do Cáucaso

No caminho para Ushguli o motorista para em uns 2 ou 3 mirantes que mostram o vale e as montanhas da Cordilheira do Cáucaso ao redor. É bom parar para tirar fotos e apreciar a paisagem.

Vista de um mirante no caminho para Ushguli
  • Torre do Amor

Essa torre conta uma história trágica de amor. Segundo a tradição local, uma jovem chamada Tamar vivia apaixonada por um homem, mas sua família não aceitava o relacionamento.

Torre do Amor

Para fugir da rejeição, o casal decidiu se refugiar na torre. Com o tempo, o suprimento de comida e água foi acabando, e, cercados, eles não tiveram outra escolha a não ser pular da torre para a morte, preferindo isso a viver separados.

Desde então, a torre ganhou esse nome e carrega a memória dessa história de amor impossível.

A torre está aberta para os turistas que quiserem subir até o topo, pagando uma taxa de 3 GEL.

  • Lamaria Church

Esse foi o ponto onde o motorista do nosso passeio nos deixou. Eram 11h30 da manhã e combinamos que estaríamos ali às 15h para encontrá-lo e voltar a Méstia.

Essa igreja é uma das construções mais antigas de Ushguli. Fica numa parte alta do vilarejo e tem uma vista incrível das montanhas.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Lamaria Church vista de longe

A arquitetura é interessante, com pinturas no interior bem preservadas. A entrada é grátis e tem algumas regrinhas, que estão explicadas numa placa. Há lenços para mulheres se cobrirem.

  • Vista do Shkhara Glacier

Da igreja, do vilarejo e basicamente de qualquer ponto em Ushguli você já tem uma visão privilegiada do Shkhara, o pico mais alto da Geórgia. Se o dia estiver claro, a paisagem é impressionante.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Vista do Shkhara Glacier (a 1km da Lamaria Church)

A trilha até a geleira é longa e tem um nível de dificuldade médio/elevado, mas se quiser você consegue contratar o motorista para te levar até certo ponto. O nosso ofereceu por 150 GEL e nós achamos caro demais.

Preferimos seguir caminhando por cerca de 1km, acompanhando o leito do rio, e aproveitando para curtir o silêncio e tirar muitas fotos.

  • Ushguli Museum e Vilarejo

O vilarejo de Ushguli é pequeno, muito menor e mais rústico que Méstia, com casas e torres antigas. O museu local tem algumas peças históricas e conta um pouco sobre a vida dos moradores.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Pelas “ruas” de Ushguli

Há vários restaurantes em Ushguli que são uma ótima parada para almoçar e descansar das caminhadas. Nós comemos um Kubdari muito gostoso no Cafe Shumeri, de onde a vista também é maravilhosa.

Outros lugares bem avaliados são o Cafe Svaneti e o Cafe Restaurant Murkvam.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Vista da estradinha de Ushguli

Depois de caminhar bastante por Ushguli (o que não é tão fácil, pois o terreno é irregular e as ladeiras são pesadas), encontramos nosso motorista e retornamos direto para Méstia, onde chegamos às 16h.

O Que Fazer em Méstia (Trilhas de Nível “Fácil” na Cordilheira do Cáucaso)

Méstia é um bom ponto de partida para algumas trilhas de nível intermediário – que algumas pessoas dizem ser fácil, mas nós não tivemos essa impressão não. São trilhas não muito longas, com vistas incríveis das montanhas.

The Cross Over Méstia – Geórgia

Essa é uma das trilhas mais curtas, embora seja bem íngreme. O caminho leva até uma cruz no topo da montanha perto da cidade (a montanha oposta ao teleférico).

A cruz fica no alto dessa montanha (está bem pequena na foto)

Antes de fazer qualquer trilha a gente sempre olha as características no Wikiloc. Essa trilha até a cruz (ida e volta), tem mais de 8km no total e um desnível de 800m. Clique aqui para ver no wikiloc.

Chalaadi Glacier

Essa trilha começa oficialmente na Chali Bridge, a 9km de Méstia. Para chegar até lá você pode contratar um motorista por cerca de 50 GEL (os taxistas da vila sempre passam oferecendo).

A partir de onde o motorista de deixa, a trilha tem cerca de 6km de ida e volta. A ida é uma subida constante até alcançar a geleira.

Há quem percorra o caminho todo a pé, ou seja, os 9km de Méstia até o início da trilha e a trilha em si.

Nós pegamos um dia de chuva e muito frio em Méstia, então acabamos não fazendo essa trilha, que estava nos nossos planos.

cordilheira do caucaso mestia georgia
O caminho para a trilha segue por dentro desse vale

Koruldi Lakes

A trilha até os Koruldi Lakes é uma das mais procuradas em Méstia e na Cordilheira do Cáucaso, e também uma das mais difíceis. O começo da trilha é o mesmo que aquela da The Cross Over Mestia.

A caminhada começa no centro de Méstia, e a distância total de ida e volta é de aproximadamente 15 km. A altitude dos lagos é cerca de 2.740 metros, então você vai subir bastante ao longo do caminho, o que exige um bom preparo físico.

Foto: Alexey Komarov, CC BY-SA 4.0

O nível de dificuldade é considerado moderado a difícil. Apesar de não ser extremamente técnica, a subida é constante e cansativa, especialmente porque você começa em Méstia, a cerca de 1.500 metros, e vai ganhando altitude ao longo da trilha.

O caminho pode levar entre 7 a 9 horas de caminhada, dependendo do ritmo. É importante ter atenção ao clima, pois ele pode mudar rapidamente em altitudes mais altas. Veja no wikiloc clicando aqui.

A trilha oferece vistas panorâmicas desde o início, com paisagens que incluem montanhas nevadas e, chegando aos lagos, um cenário de águas calmas refletindo as montanhas ao redor.

Shkhara Glacier (Dormir em Ushguli)

Essa trilha começa em Ushguli e vai até a base do Shkhara Glacier. É longa, mas o terreno não é tão difícil. Para aproveitar o passeio, o ideal é dormir em Ushguli e fazer a trilha com calma.

cordilheira do caucaso mestia georgia
Caminho para o Monte Shkhara, um dos mais altos da Cordilheira do Cáucaso

No total a trilha tem quase 18km, saindo de Ushguli, mas um trecho pode ser feito de carro, conforme explicamos no tópico sobre o passeio de um dia inteiro para a vila.

Veja no wikiloc clicando aqui.

Como já dissemos, no passeio de um dia que fizemos para Ushguli nós caminhamos o primeiro quilômetro dessa trilha e já tivemos uma vista linda (foto acima).

Travessia Méstia – Ushguli (4 Dias – Nível Difícil) na Cordilheira do Cáucaso – Geórgia

Essa é uma das trilhas mais famosas da Geórgia e da Cordilheira do Cáucaso, e é para quem tem experiência e preparo físico.

A travessia leva quatro dias, começando em Méstia e passando por vários vilarejos pequenos (onde você dorme) até chegar em Ushguli.

O caminho não é fácil, com subidas e descidas, mas as vistas são espetaculares. Há algumas variações do caminho, passando por vilas diferentes. Pesquise no wikiloc e encontrará vários registros para seguir.

cordilheira do caucaso mestia georgia svaneti
Bandeiras da Geórgia e de Svaneti em Ushguli, o ponto final da travessia

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS POSTS SOBRE A GEÓRGIA

Booking.com

cordilheira do caucaso mestia georgia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share