Tudo Sobre a Capadócia [Turquia]: Onde Fica, O Que Fazer + Dicas de Goreme

capadocia turquia

Muita gente lista os principais pontos turísticos e posta fotos lindas da Capadócia, na Turquia, mas esse lugar tão maravilhoso vai muito além de conferir os cartões postais.

Por isso reunimos aqui lugares para conhecer na Capadócia além do óbvio, aqueles que ninguém te conta, além de dicas de onde é melhor se hospedar para ficar perto de tudo e como fazer passeios sem ir à falência, incluindo o imperdível voo de balão.

capadocia turquia

Nós passamos uma semana explorando a Capadócia, e mesmo sabendo que a maior parte dos viajantes não tem esse tempo todo para ficar por lá, aqui nesse post te contaremos todos os passeios que fizemos, quais consideramos imperdíveis – e quais são aqueles que são perda de tempo.

Não deixe de ver nosso vídeo sobre a Capadócia clicando aqui.

Nós tivemos um pouco de dificuldade de encontrar boas informações sobre a Capadócia, na Turquia, e por isso resolvemos escrever esse guia e ajudar quem estiver viajando pra lá de forma independente, pra que não tenha que ficar tão perdido quanto nós ficamos.

Onde Fica a Capadócia na Turquia? [MAPA]

Pra começar: o que é a Capadócia?

Se você abrir o google maps e digitar “Capadócia”, o app irá te apontar alguns hotéis espalhados por uma região, abrangendo várias cidades. Aí já dá um nó na cabeça.

Mas é isso: a Capadócia é uma região da Turquia, e não uma cidade.

Resumindo, o que você precisa saber sobre as cidades da Capadócia é isso:

  • O centro de tudo é a cidade de Goreme (a “capital da Capadócia”, de certo modo).
  • Uchisar é a segunda cidade mais popular e fica a 4Km de Goreme.
  • Também a 4Km de Goreme, mas no sentido oposto, fica a pequenina Çavusin.
  • Seguindo por mais 4,5Km fica Avanos, à beira do Red River.
  • Na direção leste fica Urgup, que também é bastante usada como base para explorar a região.
  • A cidade de médio porte mais próxima da Capadócia é Nevsehir, a 12Km de Goreme.
  • A atração mais distante que vale a pena visitar (ou não, na verdade – já já eu explico!) é a Cidade Subterrânea de Kaymakli.
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Além do mapa que eu coloquei aí em cima, achamos muito útil (e bonitinho) o Mapaddocia.

Como Viajar Para a Capadócia – Turquia

A Capadócia fica bem no meião da Turquia, a 727km de Istambul e 294km de Ancara, a capital do país.

O primeiro passo para conhecer a Capadócia é viajar para a Turquia. A cidade com melhores conexões é Istambul, por ser muito mais turística que a capital.

Há voos diretos de São Paulo para Istambul com a Turkish Airlines, porém fazendo conexão em algum país europeu ou africano acaba saindo mais barato.

Estando em Istambul, você pode pegar um voo para um dos aeroportos mais próximos da Capadócia, que são o de Nevsehir (menor e com menos voos) e o de Kayseri (maior e com mais voos). A viagem de avião leva pouco mais de 1h.

Chegando em Nevsehir ou Kayseri é preciso pegar um ônibus ou táxi para a cidade onde você escolher se hospedar. Você também pode contratar um transfer do aeroporto para seu hotel e vice-versa.

Os transfers são em carros para 4 pessoas ou mini vans para 8 pessoa. Clique aqui para consultar valores e reservar on line, pagando em reais.

capadocia turquia
Open Air Museum de Goreme

A opção mais econômica para chegar à Capadócia, que foi a que nós escolhemos, é viajar para Goreme de ônibus. Há ônibus diretos de Istambul e de muitas outras cidades da Turquia para o coração da Capadócia.

O problema é a distância: de Istambul são quase 12h de viagem! Se você tiver disposição para viajar à noite, dá para ir dormindo e chegar a Goreme com disposição para começar a explorar a região.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como se Locomover Pela Capadócia – Turquia

A gente gosta de viajar de forma independente, mas quando planejamos nossa viagem para a Capadócia bateu aquela dúvida: será que não há transporte público na Capadócia?

Será que os locais interessantes são inacessíveis por conta própria e a gente vai ter que pagar passeio pra todo lado?

Para nosso alívio, a resposta é que há sim transporte público, e os locais interessantes são próximos e fáceis de acessar. Ufa!

Goreme possui uma estação de ônibus que serve tanto a ônibus de longa distância (exemplo: Istambul, Antalya, Pamukkale) como a ônibus para as cidades vizinhas.

A maioria dos ônibus locais para as cidades e atrações vizinhas parte em intervalos de meia ou uma hora.

Sempre nos informamos com o gerente do nosso hotel, já que não encontramos os horários na internet. Algumas paradas também tem o horário afixado nas paradas e na estação.

Os preços são tabelados, de acordo com a distância percorrida, e paga-se diretamente ao motorista.

Sempre que pedimos para descer em algum local específico, como o início de uma trilha, fomos bem entendidos e não tivemos problema.

capadocia turquia
Trilha de caminhada no Pigeon Valley

Melhor Época Para Conhecer a Capadócia

A Capadócia pode ser visitada o ano inteiro, porém o cenário muda drasticamente a cada estação.

O maior impacto do clima em sua viagem à Capadócia é que o sonhado voo de balão só pode acontecer em condições ideais, sem chuva, neve ou ventos fortes.

O verão é uma boa época para viajar para a Capadócia, pois há poucas chuvas e o calor não é tão intenso, graças à altitude.

Já o inverno pode ser lindo, com o cenário coberto de neve, porém fica difícil visitar alguns lugares a céu aberto e fazer algumas trilhas.

Nós viajamos no outono e consideramos essa uma época perfeita para viajar para a Capadócia: não estava muito frio, não chovia e as plantinhas estavam esplendorosamente vermelhas/laranja.

capadocia turquia
Outono na Capadócia

Quantos Dias Ficar na Capadócia

Eu recomendo ficar no mínimo 2 dias na Capadócia, mas idealmente 3 ou mais.

Se você pretende fazer o voo de balão, guarde essa informação: por mais que você consiga agendar seu passeio para o dia que quer, se ao amanhecer as condições climáticas forem ruins, o voo será cancelado. Por isso é bom ter mais um ou dois dias disponíveis para tentar de novo.

Isso aconteceu com a gente: nosso voo foi cancelado em cima da hora e trocado para o dia seguinte. Se a gente tivesse ido ficar só um dia na Capadócia, teríamos saído de lá sem voar. Imagina só que tristeza.

capadocia turquia
Totalmente imperdível!

Nós passamos uma semana inteira na Capadócia e ainda não vimos tudo – ou seja, se você gosta de andar e explorar bem um lugar, pode ficar bastante tempo, porque as atrações de lá não se esgotam facilmente. E é difícil enjoar de tanta beleza.

Seguro Viagem Para a Turquia

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro! Sem falar na comunicação dificultada.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Onde Ficar na Capadócia – Turquia

As principais cidades para se hospedar na Capadócia são: Goreme, Uchisar, Urgup e Avanos. A seguir falamos um pouco de cada uma e das melhores opções de hospedagem.

Hotéis em Goreme

Goreme é o centro de tudo, e várias atrações ficam à uma distância caminhável da cidade. Goreme é a cidade mais bonita, com mais “cara de Capadócia” que podemos imaginar.

E não pense que por ser o centro a cidade é movimentada ou bagunçada. Nada disso. Nós achamos até calma demais.

Acho que porque a grande maioria dos turistas vai pra Capadócia com pacote de viagem, tem pouca gente “solta” nas ruas, escolhendo restaurantes, fazendo compras ou só caminhando mesmo.

Em Goreme nos hospedamos na Coco Cave e adoramos. Muitos dos hotéis na Capadócia possuem quartos tipo caverna, escavados nos pilares de pedra típicos da região. É no mínimo interessante, e bem confortável.

Quarto-caverna na Coco Cave

Algumas opções econômicas e muito bem avaliadas em Goreme, com ótima localização, são:

Quarto do Caftan Cave Suites

Se você não se incomoda em gastar um pouquinho mais para ficar num lugar incrível e inesquecível, os melhores hotéis de Goreme são:

capadocia turquia
Terraço do Zara Cave Hotel
Quarto Deluxe no Henna Hotel

Hotéis em Uchisar

Uchisar é interessante por ser a cidade mais alta da região, e consequentemente ter uma vista incrível das redondezas.

Mas a cidade em si não é tão bonitinha e agradável quanto Goreme, além de ser minúscula. Imagino que a noite por lá seja bem pacata.

De qualquer modo, é uma boa opção para quem quer tranquilidade absoluta e um clima menos turístico. Nos arredores de Uchisar, já mais próximo de Goreme, há várias opções de pousadas mais isoladas, pra quem quer curtir a natureza.

As melhores opções econômicas no centro de Uchisar:

Vista incrível do Duven Hotel Cappadocia

E nos arredores mais tranquilos da cidade, perto da entrada do Pigeon Valley:

Hotéis em Urgup

Urgup é bem interessante. Tem vários hotéis que parecem ser legais, e um ou dois bares pra tomar vinho. Creio que ficando lá seja um pouco mais difícil conseguir transporte para todos os lugares, talvez tendo que parar em Goreme e trocar de ônibus.

As opções de hospedagem em Urgup com melhor custo x benefício são:

Quarto do Heaven Cave House

Para ver todas as opções de hospedagem em Urgup clique aqui.

Hotéis em Avanos

Avanos é maior e mais organizada. Tem mais cara de cidade normal, e dá até pra esquecer que você tá na Capadócia. Mas não é isso que a gente quer, né?

De qualquer modo, há boas opções de hospedagem em avanos. Clique aqui para consultar todas ou confira as opções com melhor custo x benefício:

O Que Fazer na Capadócia

A Capadócia é uma região imensa e cheia de lugares lindos para conhecer. Além do voo de balão, que é imperdível, há muitas trilhas para fazer, vales para percorrer, formações curiosas para observar nas pedras e cidades bonitinhas para conhecer na Capadócia.

Os locais estão marcados no mapa abaixo, e a seguir vou te contar um pouco sobre as atrações e o que esperar delas, inclusive se valem a pena ou não caso se tenha pouco tempo.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Nós conhecemos a Capadócia por conta própria, pegando ônibus e se virando para chegar nos lugares. Outra opção, bem mais confortável, é contratar passeios para conhecer esses locais.

Uma boa opção é dividir os passeios em dois dias, um pelo Norte e outro pelo Sul da Capadócia. Você pode consultar o itinerário e reservar on line, pagando em reais, com a Civitatis, que nós recomendamos:

Se você for fazer tudo por conta própria, e considerando que você, provavelmente, vai se hospedar em Goreme, um bom passeio para começar a conhecer a Capadócia é esse aqui:

Goreme Open Air Museum

A menos de 2Km do centrinho de Goreme fica o Open Air Museum, um complexo de igrejas escavadas na pedra.

A caminhada de Goreme até o museu já te mostra um pouco do que é a Capadócia: placas indicando vales para todos os lados, árvores enfeitadas com vasos de cerâmica e olhos turcos (ou gregos, rs), anúncios de passeio de quadriciclo, cavalo, voo de balão…

capadocia turquia
Caminhando por perto de Goreme

Paga-se 100 liras turcas para entrar no museu. Lá dentro, a maioria das igrejas ainda possui pinturas muito antigas, preservadas graças à pouca luz que penetra nas cavernas.

Cotação liras turcas (janeiro/2022): 1 lira = R$0,41

A primeira e maior é o convento (nunnery em inglês), e a partir dele é só seguir caminhando e encontrando portinhas para entrar.

Para entrar em uma das igrejas, maior e melhor preservada, cobra-se uma taxa adicional de 10 liras.

A visita ao Open Air Museum de Goreme leva de 1h a 1,5h, mesmo entrando em todas as igrejas, e vale bastante a pena.

As igrejas ficam dentro das caverninhas

As pinturas são bem interessantes, não muito rebuscadas. Muitas parecem ter sido feitas por crianças.

Saindo do museu você pode procurar algum caminho indo pelo meio das rochas e explorar um pouco da região. Mesmo que você não vá percorrer nenhum vale, essa caminhadinha vale a pena.

capadocia turquia
As formações curiosas da Capadócia

Voo de Balão na Capadócia

Tente lembrar da primeira imagem que você viu da Capadócia na sua vida. Provavelmente foi um cenário surreal, sob o sol nascente, com o céu pintado de balões coloridos. Pra mim foi assim, e fazer o voo de balão na Capadócia era prioridade na nossa viagem.

capadocia turquia

Esse passeio deve ser bem planejado com base na previsão do tempo e você precisa escolher se vai fazer um voo econômico (com mais gente), intermediário (com menos gente) ou VIP (individual).

Nós explicamos todas essas opções, preços e como se planejar em outro texto aqui do blog. Não deixe de ler para viver essa experiência incrível – clique aqui.

Castelo de Uchisar

Uchisar é uma cidade pequenina, mas nem de longe tão bonita quanto Goreme. Porém visitá-la é uma atração obrigatória para quem quer ter a melhor vista da Capadócia.

O grande atrativo da cidade é o imenso Castelo de Uchisar.

Confesso que, quando soube que tinha um castelo pra visitar na Capadócia, fiquei pensando “ah não, castelo não”. Mas quando entendi que se tratava daquela pedra imensa que tinha visto da estrada, me animei.

“Castelo” não é bem o nome correto para aquilo. Eu chamaria de “obra da natureza”, de “um lugar muito doido” ou de “piração divina”.

capadocia turquia
Castelo de Uchisar

Goreme fica bem pertinho de Uchisar, mas para visitar o castelo preferimos pegar um ônibus até lá, evitando a subida até a cidade. Eles partem a cada meia hora do terminal de ônibus.

É só pedir pro motorista que ele te avisa onde descer, provavelmente junto com os outros poucos turistas que estão fazendo também por conta própria.

O castelo e suas redondezas já foram a área mais populada da Capadócia, mas devido aos desmoronamentos causados pela erosão, as pessoas se mudaram, deixando as construções abandonadas, se deteriorando.

Hoje é cobrada entrada para subir o castelo. Paga-se 7 liras cada um e o passeio é bem rápido.

Eu esperava mais do castelo em si. A visita é basicamente um caminho de mão única até o topo, passando por 2 ou 3 salinhas no estilo “caverna” bem preservadas e iluminadas.

capadocia turquia
Subindo o Castelo de Uchisar

De qualquer modo, a vista do topo vale o preço da entrada. De um lado, a cidade de Uchisar; do outro, Goreme.

De lá ainda dá pra ver o Pigeon Valley, o começo do Vale Branco (White Valley em inglês, Akvadi Vadisi em turco) e a montanha multicolorida que fica no Vale Rosa (Rose Valley em inglês, Güllüdere Vadisi em turco) e vai até Çavuşin.

Pigeon Valley (Vale dos Pombos)

Recomendamos muito fazer os dois passeios no mesmo dia: visitar o castelo e em seguida percorrer o Pigeon Valley.

O Pigeon Valley é uma ótima trilha para começar a ver a Capadócia, tanto pelo nível de dificuldade (fácil) quanto pelo cenário.

capadocia turquia
Pigeon Valley

A caminhada (bem tranquila) de Uchisar até Goreme pelo Pigeon Valley tem entre 4 e 5Km. Nós usamos o app Wikiloc para gravar nosso percurso, mas como nos perdemos um pouco, recomendo usar essa outra gravação que encontrei como referência:

Clique no título do mapa para ver mais detalhes

Uma segunda opção é andar um pouco mais por Uchisar, e consequentemente encurtar o trajeto por dentro do vale.

Para isso, vá até o Kale Konak Guest House. De lá, há outra entrada para o vale, com vários pombinhos indicando o caminho. Começando por ali, percorre-se menos de 3Km por dentro do vale, mas pela parte indubitavelmente mais bonita.

A partir daí o caminho é bem sinalizado, com placas e setas de tempos em tempos.

Já no comecinho do caminho há um café com a decoração muito fofa e vista para o vale. Depois daí o vale fica bem fechadinho.

Depois de passar por um segundo café, o vale se abre e vai chegando ao fim, com muitas pedras em formatos doidos surgindo dos dois lados. Tem até um túnel para atravessar.

A chegada em Goreme é em frente ao Kaya Otel, ainda com um cenário de tirar o fôlego.

Love Valley (Vale do Amor)

O Vale do Amor (Love Valley em inglês, Bağlıdere Vadisi em turco) é um dos cartões postais da Capadócia. Mas não se engane. Não é um bom lugar para pedir sua namorada ou namorado em casamento, por exemplo.

O vale recebeu esse nome por causa de algumas pedras com formatos peculiares, especificamente de pênis.

capadocia turquia

Você pode ver essas formações curiosas no voo de balão, porém o Vale do Amor se estende muito mais, junto com o White Valley (Vale Branco), e caminhar por tudo é lindo demais.

Saindo de Goreme, pegue um ônibus até a parada no início do White Valley (é só pedir pro motorista que ele te avisa onde descer).

Ao descer do ônibus, vê-se uma placa indicando o caminho pra descida ao vale e início da caminhada, e durante o percurso também há bastante sinalização.

No iniciozinho do caminho tem um trecho bem íngreme. Estava bem seco e com muitas pedrinhas soltas no chão, então tivemos que descer um pouco agachados/deslizando. Usamos essa “técnica” em vários outros trechos, mas deu tudo certo, e o percurso é bem fácil, no geral.

White Valley

Depois de um tempo, ouvimos vozes e enfim avistamos os famosos pênis. Tem um café lá, bem no meio das “esculturas”. Ótimo lugar pra tirar fotos criativas, mas essas eu não vou postar aqui.

capadocia turquia

Continuando pela trilha do Vale do Amor, chega-se a uma estrada asfaltada. Até aí o total percorrido foi de 5Km. Para a direita fica a rodovia que vai para Goreme.

Você pode seguir andando pelo asfalto para a esquerda até Çavusin e, bem na Çavusin Seramik, um bazar grande de Cerâmica, pegar uma estradinha de areia à direita, que acaba levando de volta ao asfalto e finalmente a Pasabagi, a próxima atração do dia.

O trajeto é mais ou menos esse (o mapa não é nosso):

Powered by Wikiloc

Clique no título do mapa para ver mais detalhes

Monks Valley (Pasabagi)

Também conhecido como Vale dos Monges, é um local com pilares grandes de pedras, chamados de Chaminés de Fadas (Fairy Chimneys). Pra mim, cada formação parece um cone gigante com um chapeuzinho de cor um pouco diferente.

capadocia turquia
Monks Valley

Em uma dessas formações há uma igreja de São Simão, com pinturas antigas ainda nas paredes. É possível visitar seu interior.

O acesso à área dos pilares é grátis. O local é bem na beira da estrada, cercado de vinícolas.

Para voltar pra Goreme, caminhe pelo asfalto até a rodovia principal, para evitar a estradinha de terra, e espere um ônibus (os que vem de Avanos saem da cidade a cada hora, e passam em Çavusin uns 15 minutos depois).

capadocia turquia
Estradas da Capadócia

Outra opção para visitar a partir de Paşabağ é seguir até o Zelve Open Air Museum, um pouco além na estrada.

O Que Fazer em Urgup

Para quem tem um tempinho de sobra, vale a pena pegar um ônibus para conhecer mais uma cidadezinha da Capadócia. A principal atração de Urgup fica fora da cidade, na estrada vindo de Nevsehir.

Chamadas de “As Três Belas” (The Three Beauties), são 3 chaminés de fadas (nome dado aos pilares de pedra típicos da Capadócia) grandes e simétricas na encosta da estrada.

Já no centro da cidade, o mais legal é subir até um mirante para ver tudo do alto.

capadocia turquia
Urgup

É bem fácil achar o caminho até lá, visto que é o ponto mais alto da cidade. Lá tem algumas construções antigas e um café.

De volta à cidade aproveita para fazer comprinhas: muitas sementes torradas e frutas desidratadas por lá.

De um modo geral a cidade é bem bonita, com os hotéis nas encostas das cavernas. Mas em poucas horas (no máximo 2) dá pra ver tudo que há de interessante em Urgup.

O Que Fazer em Avanos

Avanos é a cidade com menos “cara de Capadócia” da região. É conhecida por ser a cidade da cerâmica, artesanato abundante por lá.

Cerâmica de Avanos

Não havíamos encontrado muita informação sobre o que fazer em Avanos, então caminhamos bastante para explorar a cidade.

Nós achamos a cidade sem graça, de um modo geral. Passamos poucas horas lá, mas pra quem se interessar, tem coisa pra fazer.

Uma das principais atrações da cidade é andar de gôndola (aquele mesmo barquinho famoso de Veneza, na Itália) pelo rio da cidade. Não vimos ninguém fazendo o passeio, mas realmente as gôndolas estavam lá.

Sem dúvidas a cerâmica é a principal atração de Avanos. Passamos pelas inúmeras lojinhas e até vimos bastante coisa bonita.

A mais interessante foi a Chez Galip, uma loja/museu muito antiga e curiosa. Além de muita cerâmica, o local tem fotos antigas e relíquias sobre o fundador do estabelecimento.

A mais curiosa com certeza é o Hair Museum (museu do cabelo) no andar de baixo: milhares de mechas de cabelo de mulheres do mundo inteiro estão espalhadas pelo recinto. Bem bizarro.

Avanos

Tinha lido algo a respeito de casas antigas na parte alta da cidade, e quando encontramos as plaquinhas indicando o local fomos lá pra ver.

E é só isso mesmo: casas velhas, caindo aos pedaços, com lixo acumulado pelos cantos, sem nada interessante pra ver. Não entendi porque isso sequer é considerado uma atração.

Cidade Subterrânea de Kaymakli

No nosso último dia na Capadócia decidimos conhecer a Cidade Subterrânea de Kaymakli. Não foi por acaso que deixamos esse passeio por último. Eu não gosto de lugares fechados, e sinceramente não achei que seria interessante visitar a cidade subterrânea Kaymakli. Bem, eu estava certa.

No terminal de ônibus de Goreme pegamos um micro até Nevsehir e pedimos para o motorista nos deixar na parada de onde saia o ônibus para Kaymakli.

A comunicação em inglês com os turcos é um pouco difícil, mas se você entrar no ônibus e disser “Kaymakli” ele já vai entender pra onde você tá querendo ir.

Descemos do ônibus numa rua movimentada em Nevsehir e atravessamos a rua para esperar o próximo ônibus, conforme o motorista nos indicou.

Bem rapidinho passou um micro para Kaymakli e entramos nele. Pedimos para ir até a cidade subterrânea, que se não me engano era a última parada.

Paga-se 60 liras cada um para entrar na Cidade Subterrânea de Kaymakli. Quando chegamos o lugar estava CHEIO de excursões, a maioria de adolescentes e jovens barulhentos. Passamos pela catraca depois de enfrentar uma fila e começamos a seguir as setas que orientam o sentido da visita.

Eu imaginava que o subterrâneo seria frio e talvez tivesse ventilação, mas estava abafado e fedorento lá dentro. Como fazia muito frio do lado de fora, todo mundo estava usando roupas quentes, e ao caminhar pelo interior dos túneis começaram a suar. Acontece. Realmente não tinha espaço pra tirar casaco e ficar carregando.

Claustrofobia

Mas vamos ao passeio: depois que nos desvencilhamos do grupo barulhento começamos a andar mais devagar, passar mais tempo nas salas mais espaçosas.

A única coisa que achei interessante foi imaginar como milhares de pessoas se esconderam ali durante meses, sem nem sair para ver a luz do sol.

A cidade subterrânea possui 8 níveis abaixo do solo, dos quais 4 são abertos à visitação. Muitos dos túneis pelos quais passamos não tinham iluminação, ou então tinham buracos imensos, então é importante sempre seguir as setas!

A descida do primeiro para o segundo nível é por um túnel muito estreito e baixo, todo mundo tem que passar agachado e se apoiando nas paredes. Quando terminei essa descida eu já estava com taquicardia e me tremendo toda, achei um lugarzinho pra sentar e fiquei um tempo lá.

capadocia turquia

Logo em seguida um grupo de pessoas com mais idade estava descendo e um senhor caiu no meio do túnel. Foi um corre-corre pra ajudar ele, e depois de se levantar ele decidiu que iria voltar pra trás.

Eu sabia que ia ser difícil enfrentar os grupos imensos de pessoas naqueles corredores estreitos, mas falei que iria com ele, e mais umas 3 ou 4 pessoas que estavam ali resolveram ir junto.

Não sei quanto tempo demoramos, mas conseguimos. No meio do caminho um guarda brigou com a gente por causa do tumulto que causamos, mas nem ligamos.

Meu companheiro continuou o trajeto todo e desceu até o quarto nível. O relato dele é de que fica cada vez pior: mais estreito e mais íngreme. Depois de uma meia hora ele saiu de lá, e fomos felizes da vida pra fora daquele lugar.

PS: esse é o relato de uma pessoa que tem problemas com locais fechados, então não se deixe intimidar tanto. Nesse dia havia centenas de pessoas lá, e a maioria conseguiu percorrer os túneis de boa. Imagino que seja cheio sempre, e de tempos em tempo alguém passe mal, como aconteceu comigo.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA

Booking.com

Leia sobre mais um destino incrível no blog Fora da Zona de Conforto: 13 Melhores Cidades e Atrações para Visitar no Egito na sua Viagem

capadocia turquia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

26 comentários em “Tudo Sobre a Capadócia [Turquia]: Onde Fica, O Que Fazer + Dicas de Goreme”

  1. Boa tarde, muito bom e completo o seu post. Parabés e obrigada por compartilhar sua experiência. Gostaria de saber se dá pra se virar falando o básico de inglês. As pessoas lá na Capadócia se comunicam bem?

  2. A Turquia foi um dos destinos que escolhemos para uma viagem esse ano. Estou pesquisando sobre o país e adorei o que encontrei aqui. Pensamos em ir para Istambul, Capadócia e Ancara. Inicialmente reservamos 10 dias para esse roteiro, estamos vendo detalhes para definirmos. Vale demais ter chegado a esse post.

    1. A Capadócia até hoje é um dos lugares mais lindos que conhecemos e temos vontade de voltar! Tomara que você consiga conhecer esse paraíso também!

  3. Capadócia é um destino super turístico, para quem visita a Turquia, mas nunca tinha lido um roteiro tão pormenorizado, pk a maioria dos visitantes fica menos tempo por lá. O meu filho falou sobre as chaminés de fada na escola e quer muito conhecer.

    1. Essa foi nossa impressão mesmo, de que as pessoas vão e ficam muito pouco, nem se fala muito das trilhas e vales maravilhosos da Capadócia… nós amamos!

  4. Voar de balão da Capadócia deve ser realmente das experiências mais incríveis da vida. Parece até coisa de filme, né? E adorei saber que dá para fazer passeios de forma mais independente e gastando um pouco menos.

      1. Adorei seu post com tudo sobre a Capadócia. Esse destino está na minha lista de desejos. Já salvei aqui para quando for planejar minha viagem.
        Beijos

  5. Quantaaaa coisa para fazer na Capadócia! Muito bom explorar por conta própria, né? Nem fazia ideia desse tanto de atividade! Mas, o voo de balão, esse deixa o coraçãozinho palpitando, confesso…rs..

  6. Um dos lugares que eu mais quero conhecer é a Capadócia e, realmente, não tem muita informação em português sobre lá na internet. Obrigada pelo post!

  7. Ana Carolina Miranda

    Morro de vontade de ir para a Capadócia e já anotei suas dicas, pois quando realizar esse sonho, quero fazer como você, por conta própria.

  8. Sensacional! Um dos lugares que estão na minha lista para visitar nesse mundão. Seu post está muito bem explicado e sem dúvida será bem utilizado para as dicas que vou precisar para montar meu roteiro para lá. Amei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share