Curaçao – Caribe: Como é o Turismo Nessa Ilha Paradisíaca [GUIA COMPLETO]

curaçao ilha caribe turismo

Curaçao faz parte do conjunto das ilhas ABC, no Caribe, e não há um ser vivo que diga que ela não é absurdamente linda. Uma viagem a Curaçao encanta qualquer um com sua autenticidade, com seu mar mais azul do que tudo e com uns preços bem razoáveis no que se trata de turismo no Caribe.

História de Curaçao – Caribe

A forma Curaçao é a mais comum do nome, mas em português chama-se Curação, com til.

A história do nome é que uns navegadores portugueses chegaram na ilha por volta de 1500 padecendo de escorbuto, provocada por ausência de vitamina C, doença comum em longas viagens no mar.

curaçao caribe turismo
Me sentindo curada de todos os males do mundo em Curaçao!

Deixaram os doentes lá e, quando a nau regressou, os doentes tinham sido curados.

Mas existem outras duas teorias pro nome: seria ou uma variação de “coração”, indicando que o lugar era um centro comercial da zona, ou seria a palavra que os nativos usavam para se identificar.

Já a situação política de Curaçao é meio confusa, já que a ilha não é propriamente um país autônomo. Existe o Reino dos Países Baixos, do qual a Holanda é o principal país autônomo, e Curaçao faz parte desse reino.

A ilha fez parte do país chamado Antilhas Neerlandesas, que era composto por Aruba, Curaçao, Bonaire, Saba, Santo Eustáquio e Sint Marteen.

Em 2010, Curaçao e Sint Marteen se tornaram independentes, com parlamento próprio, mas ainda sob o reinado do Rei Guilherme Alexandre, rei dos Países Baixos.

Aruba já era independente desde 1985, mas também ainda está sob o cetro do rei.

Aliás, muita gente combina as duas ilhas na mesmo viagem, ou então acaba ficando em dúvida sobre qual delas conhecer e quanto tempo ficar em cada uma. Nós estivemos nas duas e esclarecemos todas suas dúvidas:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Influência Holandesa em Curaçao – Caribe

A presença holandesa em Curaçao é muito sentida, ao contrário do que se vê na ilha vizinha Aruba. De fato, há lugares turísticos em que os anúncios estão somente em holandês. Aconteceu de sentarmos num bar e o garçom vir atender a gente já falando um monte de coisa em holandês.

curaçao caribe turismo
Arquitetura holandesa em Curaçao

“Acho que o holandês é mais comum em Curaçao do que em Amsterdam” foi uma frase que soltamos. Os visitantes são massivamente holandeses, mas vê-se alguns europeus e latinos também ao redor.

Curaçao é uma ilha bem popular também entre os brasileiros, e volta e meia vê-se um por perto.

Língua Falada em Curaçao – Caribe

As línguas oficiais de Curaçao são neerlandês (holandês), inglês e papiamento. Nas ruas mesmo, só se ouve o papiamento.

Mas que raio de língua é essa? Uma mistura de criolo cabo-verdiano, português, inglês, holandês e espanhol. A influência do criolo é a mais perceptível, pois essa área recebeu muitos escravos de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé, principalmente.

O português entra no rolo por conta dos judeus brasileiros e lusitanos que migraram pra lá. A mistura é tão curiosa que você vê ruas com a terminação “straat”, que significa rua em holandês, e outras que começam com a palavra “caya”, variação do espanhol “calle”.

É possível se comunicar bem em inglês ou holandês, mas percebemos que em Curaçao não se entende bem o espanhol. Na dúvida, tente em português que é capaz da palavra ser a mesma em papiamento. De qualquer modo você vai acabar aprendendo umas palavras novas em sua viagem para Curaçao.

As primeiras que eles ensinam para os turistas são “Dushi”, que significa algo querido, gostoso, e “Bonbini”, que significa Bem Vindo.

curaçao dushi
Letreiro em Willemstad

Moeda Usada em Curaçao – Caribe

Nome da moeda: Florim das Antilhas Holandesas (ANG)

Cotação (setembro/2022): 1 ANG = R$2,86

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Curaçao o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Florim para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

moeda curaçao
Moeda quadrada de florim

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Importante saber: para se proteger economicamente, as Antilhas Holandesas indexaram sua moeda a uma moeda forte, no caso o Dólar. Ou seja, se o Dólar sobe, o Florim sobe proporcionalmente.

Em Curaçao todos aceitam dólar, inclusive ônibus, táxis e restaurantes. Mas sempre com um percentualzinho de perda pro consumidor.

Qual Moeda Levar Para Curaçao – Caribe?

Bem, pra levar do Brasil, com certeza a melhor opção é o dólar. No país não há casa de câmbio, então você vai levar dólar e gastar dólar lá.

Cartão de crédito é plenamente aceito nas áreas turísticas de Curaçao. Nos mercadinhos também sempre vimos maquininha de cartão, mas em restaurantes de bairro talvez não seja possível usar.

Se a viagem for mais longa, tipo 10 dias, talvez sacar florim na ilha já valha mais a pena.

Nos últimos dias da viagem, se estiver sobrando florim na mão, comece a pedir o troco sempre em dólar. Além de pegar uma moeda que dá pra levar pra quase qualquer lugar do mundo, ainda tem a vantagem que o câmbio é quase sempre bem vantajoso.

No nosso caso, como fizemos uma viagem longa, deixamos para sacar dinheiro na ilha mesmo.

Optamos por sacar florim e foi uma boa ideia, já que as coisas saem bem mais barato em Curaçao quando se paga na moeda local.

Houve lugar que a diferença de preço era maior do que 10% caso fosse usado o dólar.

Existem 2 bancos principais: Banco di Caribe e Maduro & Curiel´s Bank, às vezes abreviado por MCB.

O MCB cobra uma taxa de 5,50 USD por saque, enquanto que o Banco di Caribe cobra 8 guilders (cerca de 4,50 USD) (em 2018).

O limite de saque é 1.200 florins. Para ter uma ideia melhor de quanto dinheiro você vai precisar, leia nosso artigo com gastos detalhados (e dicas para economizar):

Não deixe de ler também:

Brasileiro Precisa de Visto Para Curaçao – Caribe?

Brasileiros são isentos de visto por até 90 dias. Na imigração não nos pediram nem perguntaram absolutamente nada.

No nosso caso, nos foi exigida a passagem de saída de Curaçao quando embarcamos de Bogotá para lá.

Melhor Época Para Visitar Curaçao – Caribe

Assim que possível! Essa será a melhor época para visitar Curaçao. É sol o tempo todo. Existe um período de mais sol entre dezembro e março, mas no resto do ano está sempre quente e com o astro-rei brilhando.

curaçao caribe ilha turismo
Dia de sol em Curaçao

Curaçao está fora da zona de furacões do Caribe. Existe sim a possibilidade de aparecer um furacão por lá, mas isso acontece uma vez a cada século mais ou menos. Furacões em outras partes do Caribe podem até afetar um pouco o clima em Curaçao, mas nada que vá atrapalhar a sua praia.

Algo para se atentar é o fato de a alta temporada ser entre dezembro e março. Nessa época, a ilha recebe ainda mais holandeses e turistas em geral. Os preços sobem e as praias ficam mais cheias. Para quem quer curtir umas boas baladas além das praias, é uma ótima época.

As Praias de Curaçao – Caribe

Curaçao tem praias pra todo tipo de viajante. Tem aquelas que são piscininha, aquelas cheias de atividades e esportes aquáticos, umas que são balada a céu aberto e outras que são desertas.

Com um litoral de 364km de extensão, as melhores praias estão todas do lado virado para dentro do Mar do Caribe. A parte da ilha que dá para fora tem o mar muito agitado, o que não é o que as pessoas pensam quando vão ao Caribe.

Apesar desse fato, e também que a maior parte da costa curaçauense é de rocha, ainda sobram muitas praias para curtir, todas com mar absolutamente calmo e de um azul que dói os olhos.

As praias de Curaçao são inacreditavelmente lindas. Algumas, inclusive, figuram entre as mais bonitas do Caribe e do mundo todo.

Klein Knip (Kenepa Chiki)

Aqui estão listadas todas as praias de Curaçao na ordem de norte a sul, e não de melhor para pior. Cada uma tem um estilo diferente, então cabe a você escolher quais quer visitar.

Na nossa opinião, a 4, a 5 e a 9 são as mais imperdíveis:

  1. Playa Kalki
  2. Playa Grandi
  3. Playa Forti
  4. Grote Knip (Kenepa Grandi)
  5. Klein Knip (Kenepa Chiki)
  6. Playa Jeremi
  7. Playa Lagun
  8. Boka Santa Cruz e Boka Santu Pretu
  9. Playa Cas Abao
  10. Playa Port Marie
  11. Daaibooi Beach
  12. Karakter Beach
  13. Kokomo Beach
  14. Playa Marie Pampoen
  15. Mambo Beach
  16. Lions Beach
  17. Jan Thiel
  18. Klein Curaçao

Para saber mais sobre cada uma dessas praias, com muitas fotos e informações da estrutura e como chegar, leia nosso guia completo:

O Que e Onde Comer em Curaçao

A comida de Curaçao é boa, mas se você se deixar levar pelos nomes de restaurantes famosos, vai pagar caro. Nós provamos comida autêntica e barata em Curaçao.

curaçao turismo
Comilança boa em Curaçao

Na ilha encontram-se desde restaurantes da mais alta gastronomia até restaurantes menores comandados por chineses ou curaçauenses. O preço da comida em Curaçao (refeição) começa em 8 florins.

Confira nosso guia completo de gastronomia em Curaçao, seja para comida baratinha ou algo mais sofisticado:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Onde Ficar em Curaçao: Hostel, Hotel e Resort

Curaçao é uma ilha imensa e possui várias áreas interessantes para se hospedar. Onde ficar em Curaçao é uma pergunta difícil pra quem está planejando uma viagem, e escolher uma boa hospedagem faz toda a diferença na hora de curtir a ilha, então vamos lá!

Nós, como sempre, buscamos uma opção econômica e a partir de onde fosse fácil se locomover usando transporte público.

Não foi fácil encontrar informações sobre o melhor custo x benefício para nosso estilo de viagem (mochilão), porque a maior parte dos blogs só fala de resorts e hotéis mais caros.

A primeira coisa a entender para escolher sua hospedagem em Curaçao é que todo o litoral norte da ilha (onde fica o aeroporto, por exemplo) não possui nada interessante. Nem praias, nem parques, nem cidades.

Ali é o “mar aberto”, ou seja, muitas ondas e muito vento. Toda a vida e o turismo acontecem no litoral sul, desde Jan Thiel (praia mais ao leste), passando por Willemstad (a capital) e as praias mais maravilhosas do mundo (Cas Abao, Porto Marie, Lagun), até Westpunt (cidade mais ao oeste).

Nós organizamos os locais de acordo com o que consideramos as áreas com maior custo x benefício. Os quesitos foram: preço baixo de hospedagem, supermercados, transporte público, vida noturna. O resultado é esse, do melhor para o pior:

  1. Pietermaai
  2. Punda
  3. Otrobanda
  4. Mambo Beach
  5. Jan Thiel
  6. Lagun
  7. Cas Abao
  8. Porto Marie
  9. Westpunt
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Punda, Otrobanda ou Pietermaai

Os três são bairros da capital Willemstad, que é onde acontece o movimento todo do comércio e da cidade que é muito linda. É até patrimônio da UNESCO.

O mais importante: acesso fácil aos terminais tanto de Punda quanto de Otrobanda. E as três são áreas seguras, mesmo que não pareça em alguns momentos. Sem dúvidas as melhores opções no se trata de onde ficar em Curaçao.

A única desvantagem aqui é a distância para as praias. Tirando a praia do resort Avila, que custa 18 florins pra entrar, as mais próximas são a Mambo Beach e a Parasasa, ambas em torno de 10km de distância.

Playa Cas Abao curaçao caribe
Playa Cas Abao

Mas pra quem depende de transporte público, como nós, fica bom assim, porque usamos ônibus para conhecer as praias durante o dia e à noite ficamos de boa a pé na área dos bares e restaurantes.

Não deixe de ler nosso guia para saber os lugares bonitinhos e fotogênicos para conhecer em Willemstad:

  • Pietermaai

Pietermaai é a zona que tem movimento até mais tarde. Lá ficam os bares e restaurantes mais bonitinhos.

Vimos bastante hospedagem por lá, e embora fosse sempre mais barato que ficar em um resort, ainda assim era bem caro pra gente. De qualquer modo, se fosse para escolher, aqui seria nossa opção de onde ficar em Curaçao.

Uma opção econômica que pareceu bem legal é o Bike Hostel, que fica bem no coração do bairro. O preço costuma ser ótimo (nos padrões de Curação) porque eles tem dormitório.

onde ficar em curaçao
Foto: Bike Hostel

Pra quem quer mais conforto e privacidade, mas ainda sem gastar muito, o BOHO Hotel ou o Pietermaai Ocean Front são a pedida.

Foto: Pietermaai Ocean Front

E pra quem quer uma opção dos sonhos, dê uma olhada no Scuba Lodge (4 estrelas).

Foto: Scuba Lodge
  • Punda

É o centro histórico, onde fica a maior parte do comércio, mas tirando a rua do canal, tudo fecha às 18h.

Uma opção que encontramos com preço bom, embora fique um pouquinho fora do centro, foi o First Curaçao Hostel. Quartos compartilhados ou privados. E tem piscina!

Foto: First Curaçao Hostel

Pra quem prefere hotel ou pousada, o Villa Amalie, o The Ritz Village e o City Suites são ótimos.

onde ficar em curaçao
Foto: City Suites
  • Otrobanda

É o mais povão, com bares e restaurantes nada turísticos, exceto a área perto da ponte, o Rif Fort e o Netto Bar. Foi onde nós ficamos! Escolhemos ficar num hostel e gostamos bastante.

Pra quem prefere hotéis, o Otrobanda Hotel e o Kura Hulanda Village e SPA são excelentes.

Foto: Kura Hulanda Village e SPA

Nessa mesma região fica o chiquérrimo Renaissance Resort, onde chegam os navios de cruzeiro. Se você quer ter “a melhor” experiência de onde ficar em Curaçao, esse é o lugar.

onde ficar em curaçao
Foto: Renaissance Resort

Mambo Beach e Jan Thiel (ao sul de Willemstad)

Fora da capital os lugares com mais comércio e vida são a Mambo Beach e a Jan Thiel. A desvantagem aqui seriam o preço bem elevado de tudo e ter quase nenhum contato com a vida em Curaçao de fato. É uma bolha turística. Mas é ótimo.

  • Mambo Beach

Mambo Beach é um grande shopping center a céu aberto. Bares, restaurantes e todo tipo de coisa você encontra por lá. E a praia maravilhosamente incrível, claro.

As opções menos caras ficam um pouquinho distante da praia, mas é fácil de ir andando. São o Pier Beach Inn e Atlanta Seaview Hotel.

onde ficar em curaçao
Foto: Pier Beach Inn

Já lá no auge do paraíso, com os pés na areia, tem o Dolphin Suites e o Lions Dive Resort.

Foto: Lions Dive Resort

Nós, inclusive, passamos um dia na praia privada do Lions Resort e foi perfeito. Exatamente o que a gente sonha quando pensa em Caribe.

  • Jan Thiel

Jan Thiel é parecido com a Mambo Beach no que se trata de ter comércio e alguma vida noturna. O supermercado em Jan Thiel é um sonho: muitos produtos importados num preço bem razoável para os padrões de Curaçao.

Mas a praia aqui é artificial e não tão legal quanto a da Mambo Beach. Ainda assim é maravilhoso, com a água de uma cor inacreditável, mas não seria nossa primeira escolha.

Os hotéis aqui são, na maioria, resorts caríssimos. Uma opção menos cara é o B&B Bellavista e o Livingstone Resort (os quartos são tipo chalé).

Foto: Livingstone Resort

A opção mais badalada em Jan Thiel é o Papagayo Beach Hotel, que tem um restaurante e bar super famoso. A praia artificial que mencionei anteriormente é privativa deles. Quem vem de fora paga para usar durante o dia.

onde ficar em curaçao
Foto: Papagayo Beach Hotel

Westpunt e Lagun (ao norte de Willemstad)

Há algumas opções nas proximidades das praias famosas indo pro norte, mas o isolamento é tremendo. O “agito” noturno em Curaçao é na capital ou nas praias do sul.

Depois do Sambil Shopping não tem mais nenhum comércio de fato, só vilarejos muito pequenos com pouquíssima oferta. Se não estiver de carro, nem cogite ficar nessa área.

Westpunt é o ponto mais distante da capital. É uma cidade pequena com praias lindas, algo bem local. Seria legal passar uns dias lá, mas fica bem complicado pra conhecer a parte sul da ilha.

Há ótimos hotéis em Westpunt, como o Rancho El Sobrino e o Marazul Dive Resort.

onde ficar em curaçao
Foto: Rancho El Sobrino

Lagun é uma região com muitas casas e alguns restaurantes e mercadinhos. As praias de lá (Lagun e Jeremi) são lindas!

As melhores opções aqui são o Hotel Heliemar e o Lagun Blou Dive. Lagun é um point de mergulho, e esse segundo hotel é especializado nisso.

onde ficar em curaçao
Foto: Lagun Blou Dive

Como Chegar em Curaçao – Caribe

No momento, para chegar em Curaçao saindo do Brasil não há voos diretos, ou seja, é necessário fazer escala, normalmente no Panamá.

Não há barcos de passageiro chegando ou saindo da ilha, apenas cruzeiros caros e chiques.

Há voos também da Colômbia, Venezuela, Panamá, EUA e Europa, além de Aruba e Bonaire, claro.

Nós voamos da Colômbia para Curaçao, e de Curaçao para Aruba, e escrevemos avaliações de como foram esses voos. Leia mais:

viagem curaçao
Voo divi-divi

Como se Locomover Por Curaçao (Carro x Ônibus)

Ao contrário do que dizem, o transporte público em Curaçao é relativamente confiável e relativamente frequente, e não é extremamente necessário alugar carro ou viver de fazer tour.

Existe uma companhia principal, chamada Autobusbedrijf Curaçao, com todos os ônibus grandes, alguns até com ar condicionado, e diversas vans que fazem o mesmo percurso por um preço um pouco maior.

A passagem de ônibus em Curaçao custa 1,70 florins para distâncias menores e 2,20 para as maiores, podendo pagar em dólar. O troco será sempre dado em florins.

De todo modo, só como referência, o preço do aluguel do carro varia entre US$30 e US$40 a diária, o mais barato, mais a gasolina.

Existem algumas vans também rodando a ilha, o que explicamos mais abaixo, e elas tem um preço variável, mas fica entre 3 e 3,50 florins por pessoa

Willemstad é a capital de Curaçao e, caso se vá depender de transporte público, o lugar onde deve-se ficar hospedado. Nessa cidade, do lado leste do canal, fica o terminal de Punda; do lado oeste, está o terminal de Otrobanda.

Desde Punda saem os ônibus que vão para o sul da ilha e para o aeroporto. De Otrobanda, saem os ônibus pro norte e também para o aeroporto. Eles são sempre identificados por números. Nesses dois terminais também há inúmeras vans, saindo com bastante frequência.

Tem sempre um balcão de informações e um mapa com o trajeto e horário das linhas de ônibus. Os ônibus grandes são chamados de “convoy”.

As vans também são bem organizadinhas, parando em baias específicas conforme o destino.

As vans são chamadas de “bus” e levam um letreiro escrito “BUS” em cima, um letreiro com os destinos bem no vidro da frente, e a placa começa com a palavra “BUS”.

Isso é importante, porque há muitas vans que fazem serviço de táxi. Essas tem a placa começando por “TX”.

Linhas de Ônibus e Vans em Curaçao – Caribe

Daqui pra frente, pra ficar mais fácil, chamaremos de convoy os ônibus grandes e de bus as vans, ok?

As linhas interessantes para turistas como nós são:

Partindo de Punda

Linha 6A de convoy, que leva para as praias Mambo e Jan Thiel.

jan thiel beach
Jan Thiel

Linhas 2A e 2C de convoy, que levam para o aeroporto. O destino é Hato, uma parada próxima ao aeroporto.

Nesse terminal, os bus que vão para Mambo vem escrito Seaquarium.

Partindo de Otrobanda

As linhas 9A, 11, 3A, 3B e 3C de convoy, que levam para as praias do norte; e linha 4B, que leva para o aeroporto (destino Hato).

Grote Knip (Kenepa Grandi)
Grote Knip (Kenepa Grandi) no norte da ilha

Os bus também tem linhas aqui, mas a maioria não leva às praias diretamente. Para saber quais são as praias de Curaçao e como chegar em cada uma, leia:

Frequência de Ônibus e Vans em Curaçao – Caribe

Não há uma regularidade nos espaços entre os convoy no decorrer do dia. Mas, planejando-se direitinho, dá pra viajar o país sem maiores dificuldades.

O certo é: o horário que está marcado na tabela de horários é mais ou menos o horário que eles vão sair. Perto do ponto todo mundo sabe que horas mais ou menos o convoy passará. Basta perguntar.

Lembre-se que você está no Caribe, então não saia de casa com pressa e nem fique ansioso pela chegada do próximo convoy.

Essa dica serve para as praias do Norte, pois nas do Sul passa van também, ou seja, tem transporte com bem mais frequência.

kokomo beach curaçao
Kokomo Beach

Os Pontos dos Ônibus

As paradas dos convoy são sempre com uma cobertura ou pelo menos sinalizadas com uma plaquinha amarela onde lê-se Bushalte (palavra em holandês pra ponto de ônibus).

Às vezes deixam até uma cadeirinha lá para as pessoas esperarem sentadas. No Google Maps não tem indicações desses pontos, então tem que buscá-los no visual mesmo.

Já para van não há parada certa. Só esticar a mão.

Ônibus do Aeroporto de Curaçao

No aeroporto de Curaçao tem uma placa indicando para onde fica o ponto de convoy. Ao seguir essa placa, não há mais indicação nenhuma.

Mas é simples: quando você sair do aeroporto, a parada é à direita, num lugar onde a calçada dá uma entradinha para que o convoy ou o bus encoste, um pouco depois de onde acaba o corredor com teto em cima.

Ali passam linhas de convoy e bus para Otrobanda e Punda. O horário é mais ou menos meia-hora depois do indicado na tabela. Primeiro ele te levará numa direção, para depois voltar pra cidade.

Se aparecer alguma van, atente para se a placa começa com “BUS”. Se for “TX” vai ser preço de táxi.

Segurança em Curaçao – Caribe

Curaçao é um país muito seguro. Na verdade, crime contra turista é praticamente inexistente por lá. Os locais tem alguns problemas entre si, principalmente relacionado a gangues de venda de drogas , que, aliás, são oferecidas o tempo todo pelas ruas, principalmente em Otrobanda.

otrobanda curaçao
Otrobanda

As recomendações são as mesmas de sempre: evite andar sozinho à noite, não fique mostrando celulares ou câmera em lugares desertos à noite e evite deixar objetos valiosos à mostra dentro do carro.

Ah, no assunto carro tem um problema. Parece que, em algum momento, se tornou um pouco comum quebrarem os vidros dos carros estacionados nas praias públicas. Mas enquanto estivemos por lá, não vimos nem ouvimos falar de nenhum acontecimento do tipo.

Os curaçauenses encaram muito. Mexem o tempo todo com as mulheres. Mas não passa disso. No fim das contas, são pessoas até simpáticas e solícitas.

Otrobanda é o lugar mais “esquisito”, com mais moradores de rua e gente envolvida com a venda de drogas.

Nos 14 dias que passamos por lá, e estávamos hospedados e sempre caminhando pelas ruas de Otrobanda, só no primeiro dia um cara encarou demais a gente de noite, mas foi só deixar ele ir embora.

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CURAÇAO

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

24 comentários em “Curaçao – Caribe: Como é o Turismo Nessa Ilha Paradisíaca [GUIA COMPLETO]”

    1. ¡Hola! Me alegra mucho que te haya gustado el post. Chegamos a Cas Abao de carro com um rapaz que conhecemos em nosso hostel. De transporte público você fica bem longe da praia e tem que caminhar por uma região bastante deserta e sem sombras

  1. Olá que posto maravilhoso, como vocês levaram o dinheiro pra saque como florin nos 2 bancos da ilha? cartão wise, cartão de credito de qual banco? cartão nomad? como fizeram? obrigado

    1. Caminhos me Levem

      Quando viajamos levamos cartão de crédito internacional (lembre de desbloquear para crédito e débito no exterior). O caixa eletrônico faz a conversão de real para florim automaticamente. Hoje em dia você pode viajar com a cartão da wise que é mais fácil, por ser multimoedas e cobrar um IOF menor.

  2. Muito legal os posts de vcs, a maioria dos blogs de viagens desse estilo envolve gastos elevados, as pessoas sugerem hotéis acima de R$1000 a diária, fazem tudo de carro, enfim, obrigada.

    1. Caminhos me Levem

      Oi Luciana! Nosso foco é sempre viajar barato pra sobrar dinheiro pra próxima viagem kkkk
      Fico feliz que tenha curtido nossas dicas. Abraço!

  3. Maravilhoso o post! Em qual hostel ficaram em Otrobanda? Por acaso foi o Poppy? Lendo seu relato, fiquei um pouco preocupada em me hospedar em Otrobanda sozinha. Estou indo em setembro/2022.

    1. Caminhos me Levem

      Oi Amanda! Acho que foi esse hostel sim! Não lembro exatamente o nome rsrs. Olha, pra ser sincera eu não sei se eu ficaria sozinha em Otrobanda, principalmente pensando em andar por lá à noite 🙁

  4. oi! estou indo a Curação agora em agosto. vou sozinha e não dirijo, já estava até desistindo , quando vi suas postagens, vou tentar ir e aproveitar de ônibus mesmo. obrigada

    1. Caminhos me Levem

      Oi Ana! Fico feliz que tenha te inspirado a não desistir dessa viagem!! Você vai amar Curaçao, é um destino maravilhoso, realmente dos sonhos!

    1. Caminhos me Levem

      Oi Dani. Pra gente não foi pedido, e no momento não tô conseguindo encontrar a informação se é obrigatório ou não. Por via das dúvidas é melhor tomar. O certificado é válido para a vida toda 🙂

  5. Passando só pra agradecer por mais um post maravilhoso!!!
    Tô planejando fazer Aruba e Curaçao em fevereiro/22 e todo mundo desencorajando por conta do carro (não dirijo) fiquei feliz em saber que é possível sim se locomover de transporte público. Até acalmou meu coração 😂😂😂

    1. Oie!! Ahhh tá vendo, que bom que você achou nosso blog 😀 Aruba e Curaçao são um sonho e dá pra conhecer sem carro SIM! Curta muito sua viagem!

  6. MOISES BATISTA DA COSTA

    Seu conteúdo sobre Curação deu foi mais vontade de ir nesta ilha maravilhosa no caribe. Detalhe que a moeda é muito legal né rsrs. Abraços.

    1. Adorei o post, muito completo. Fiquei aliviada de saber que alugar carro não é tão primordial como muitos dizem. Conheci Aruba e usei muito o transporte público de lá. Agora o plano desse ano é voltar pra conhecer curacao. Uma dúvida: vocês foram na época da pandemia? Se sim, acharam a ilha tranquila em relação ao cumprimento das exigências sanitárias? Obrigada!

      1. Oi Victoria. É bom demais viajar sem precisar se preocupar com carro, né? Em Curaçao foi tranquilo. Nós viajamos antes da pandemia, então não sei te dizer como está o cumprimento das exigências sanitárias por lá. Mas te recomendo pesquisar qual a % da população vacinada, número de casos, etc, que já dá um bom indicativo da situação do país. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share