A Cidade do Panamá é extremamente caótica, como a maior parte das capitais americanas. Com mais de um milhão de pessoas, é de fato o centro nervoso do país. Passamos duas vezes pela cidade e reunimos boas informações sobre o que fazer na Cidade do Panamá, além de melhor local para se hospedar, como se locomover e como chegar/ir para o aeroporto.
Se você ainda não leu, nós recomendamos esses posts com informações para organizar sua viagem pelo Panamá e América Central:
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube falando mais sobre esse destino, com muitas histórias e perrengues que passamos:
Índice
Curiosidades da Cidade do Panamá
Trânsito
A Cidade do Panamá tem um trânsito muito intenso e não tem o que fazer pra fugir disso. Engarrafamentos gigantes e correria para pegar os ônibus fazem parte do cenário da cidade.
Para se ter uma ideia: quando pegamos o ônibus de Panamá para Bocas del Toro ficamos 2 horas para conseguir sair do engarrafamento dentro da cidade e pegar a estrada.
Nós passamos três dias inteiros na Cidade do Panamá, que coincidiram com o fim de semana. Na sexta-feira presenciamos todo o caos da cidade, mas no sábado e domingo conseguimos um clima mais tranquilo.
Beisebol
O beisebol é o esporte mais popular do Panamá, e se vê muita gente jogando nas praças.
Confesso que a cada batida do taco na bola eu ficava torcendo para não acontecer um home run, porque a bola nunca mais seria encontrada e o jogo ia acabar.
Clima
O clima é bizarramente instável na Cidade do Panamá, então um dos nossos dias foi exclusivamente de chuva. Acabamos indo ao cinema para não ficar plantados dentro de casa.
O Que Fazer na Cidade do Panamá
Canal do Panamá
Provavelmente a atração mais famosa da Cidade do Panamá é o Canal do Panamá. Uma obra de engenharia monstruosa que conecta o Oceano Pacífico ao Atlântico.
O local pode ser visitado no Centro Turístico do Canal do Panamá, que fica em Miraflores. Para chegar lá de transporte público você precisa ir até o Terminal Albrooks, e pegar um ônibus para Miraflores. Os ônibus saem a cada hora.
Imagem de Monica Volpin
Para saber mais nós recomendamos o blog Chicas Lokas: 6 Dicas Para Visitar o Canal do Panamá
Casco Viejo
É o Centro Histórico da Cidade do Panamá e um dos locais mais agradáveis da cidade. Casarões coloniais foram transformados em hotéis, bares e restaurantes.
Um dos nossos lugares favoritos por ali foi o Mercado de Mariscos, onde você consegue frutos do mar fresquinhos com uma cerveja gelada e muita animação panamenha.
Leia mais: Comidas Típicas do Panamá
Cinta Costeira
É a orla da capital, com um calçadão bem estruturado e agradável para passear no fim do dia, quando o sol não está tão forte.
Se você estiver nesse clima de caminhar, dá pra ir pela Cinta Costeira do Mercado de Mariscos até a parte mais moderna da cidade, onde ficam os arranha-céus.
Como chegar na Cidade do Panamá
Voos Para a Cidade do Panamá
A principal empresa que voa para o Panamá é a Copa Airlines. As maiores cidades do Brasil tem voo direto para lá.
Nós viajamos em voo direto do Recife, e conseguimos comprar o voo de volta para Porto Alegre. Dá pra ter uma noção do quanto a Copa cobre no Brasil.
Fronteiras Terrestres com a Costa Rica
A Costa Rica tem 2 principais fronteiras terrestres com o Panamá.
A fronteira Sixaola x Guabito fica perto da costa caribenha, entre Bocas del Toro e Puerto Viejo. É uma rota mais comum para mochileiros.
Leia mais sobre essa fronteira no nosso post: Bocas del Toro: Dicas de Viagem
Fronteira Paso Canoas, que liga as duas capitais. É mais comum para quem viajar com a TicaBus, uma companhia de ônibus que cobre boa parte da América Central, mas que só conecta cidades grandes.
Como Viajar da Colômbia Para o Panamá
A partir da Colômbia, a maneira mais comum de viajar para o Panamá é num veleiro ou barco a motor desde Cartagena. Essa viagem dura pelo menos 2 dias até chegar ao arquipélago de San Blas, e mais alguns dias de passeios entre as ilhas. O único problema dessa opção é o preço bastante elevado.
Não existem estradas ligando o Panamá e a Colômbia, mas ainda assim existe uma maneira de cruzar de um país para o outro sem pegar voos e sem o veleiro caro que mencionei anteriormente.
Essa viagem passa por Necoclí e Capurganá, no extremo noroeste da Colômbia, e é bem econômica. E o melhor de tudo: pelo caminho você vai conhecer praias incrivelmente maravilhosas!
Leia mais:
- Cartagena: Dicas Básicas que Você Precisa Saber Para sua Viagem
- San Blas: Conheça o Arquipélago Kuna Yala, no Panamá
- Tudo que Você Precisa Saber Para Viajar a Necoclí
- Conheça o Paraíso Escondido no Caribe: Capurganá
Como Sair do Aeroporto da Cidade do Panamá
Do aeroporto pro centro da cidade, sabendo que não existe metrô, e que táxi e uber custam preços impraticáveis, a melhor opção é correr para o ponto de ônibus mais próximo. Ele fica saindo à direita da porta de desembarque, na avenida principal.
Se você não conseguir comprar o cartão de transporte da cidade, que é necessário para pegar ônibus, você pode pedir para algum local passar para você e pagar em dinheiro para a pessoa.
Outra opção é pegar um Diablo Rojo, um tipo de ônibus que não dá pra evitar na América Central: muita música, luz negra piscando e decoração colorida.
Terminal Albrooks
Chegando na Cidade do Panamá por qualquer dos modos acima, vai ser necessário ir para Albrooks, que é o grande terminal da cidade.
Todos os ônibus do interior vão para lá, quase todos os ônibus da cidade passam ou param lá, tem estação de metrô integrada e o maior shopping do país é ali também (e tem o mesmo nome).
O principal destino a partir do Albrooks é Bocas del Toro. Leia mais sobre esse lugar paradisíaco: Bocas del Toro – Dicas de Viagem
Onde se Hospedar na Cidade do Panamá
Além de usar o couchsurfing, embora com muita dificuldade para conseguir um anfitrião, nos hospedamos no Hostel Mamallena. Além de ser um ótimo hostel, conseguimos fechar com eles nossa viagem a San Blas por um preço muito bom.
As dicas sobre San Blas, incluindo transporte, escolha da ilha e passeios, está em outro post. Confira:
Um dos hostels mais badalados do Casco Antíguo é o Lunas Castle, muito bem localizado e avaliado. Outro é o Selina, que faz parte de uma rede internacional de ótima qualidade.
Para quem prefere a privacidade e conforto de um hotel ou pousada, o Central Hotel Panamá é uma ótima opção, embora os preços sejam um pouco elevados.
A escolha mais econômica é se hospedar perto da Cinta Costera, onde há opções por até metade do preço. O Hotel Casa Miller é um deles, com ótima localização.
Quem quiser um lugar mais chique, de frente pro mar e tudo, pode apostar no Hilton Panama.
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Completão ! :-O Nós acabamos só fazendo escala para ir para Cuba, mas a Vivi anda hoje diz que quer voltar para visitar o país.
Vale a pena voltar, principalmente pra conhecer o Caribe de lá 😉