Uma cidade na Costa Rica que teve todo seu arredor destruído pela erupção do Vulcão Arenal, mas ela mesmo se safou: por isso ganhou o nome de La Fortuna.
Nós nunca imaginávamos subir um vulcão na vida, mas quando percebemos lá estávamos nós, no topo dele. Não foi a melhor experiência de nossas vidas, pois fizemos tudo errado. A boa notícia é que trouxemos aqui as informações para que você não repita nossos erros.
Se você ainda não leu, temos muitos posts com dicas e roteiros para a Costa Rica e América Central. Confira:
E leia também sobre os outros destinos que visitamos na Costa Rica:
Índice
O Que Fazer em La Fortuna – Costa Rica
A cidade conta com 2 vulcões, cachoeiras, águas termais vulcânicas e um monte de opção de turismo de aventura. E próximo de lá o fica um rio que tem o tom de azul mais impressionante que você já viu.
Vilcão Arenal
É o maior e principal vulcão de La Fortuna. Foi esse que entrou em erupção e destruiu tudo.
Para visitá-lo gastando pouco, vá ao terminal da cidade e pegue um ônibus para Tilarán. O ônibus parte umas 8h e volta umas 14h. Depois de descer do ônibus na estrada é preciso andar um bocado. O local de visitação é o Mistico Park.
Paga-se uma tarifa pra entrar. Nesse passeio você passa por mirantes, caminha em meia à floresta e encontra muitos bichinhos e ainda passeia por pontes suspensas. Veja mais informações no site oficial clicando aqui.
Foto: Ian D. Keating
Nos tours de agência eles cobram $35, se bem me lembro. A vantagem do passeio é a facilidade do transporte, que te poupa de uma caminhada pesada, e ainda passa em uma fonte de água termal no fim, as Tabacon Hot Springs, com cachoeirinhas naturais.
Foto: Central Intelligence Agency [Public domain], via Wikimedia Commons
Há várias outras fontes de águas termais, e a maioria, assim como a Tabacon, faz parte de algum hotel. Mais adiante falaremos mais sobre elas.
Vulcão Cerro Chato
Um vulcão com uma lagoa linda na cratera. A trilha é intensa, porque é só subida, e pra gente foi destruidora. Realmente não recomendo pra quem não está levemente em forma. São umas 5 ou 6 horas ao todo.
Para começar a trilha o melhor é pegar um táxi ($8 mais ou menos). Nós não pegamos e enfrentamos 4km de subida pesada até o começo da trilha, não recomendo.
Pagamos $12 pra começar a subir o vulcão. A subida é bem pesadinha e, lá no topo, você ainda tem que descer até a lagoa na cratera, por um paredão bem íngreme e cheio de lama.
Foto: Lars0001 [Public domain], via Wikimedia Commons
Para voltar, tem que meio que escalar essa lama toda pra sair da cratera e então começar a descer. Nessa hora as pernas já estão tremendo. E como se não bastasse:
Fomos abençoados com um rosnado muito raivoso no final da descida da trilha, sozinhos, e ficamos 20 minutos com paus na mão esperando pra ver se o animal dava as caras. Seja lá qual fosse o animal, porque não vimos nada. No fim, conseguimos passar, com muito cuidado e nossos corações batendo de um jeito que parecia que ia pular fora do corpo.
Em resumo: não recomendamos esse passeio para quem não está acostumado a fazer trilhas. Não vá muito tarde, porque quando começa a escurecer fica meio assustador por lá.
Cascata de La Fortuna
A trilha para a cascata começa no mesmo lugar que a trilha para o Cerro Chato. Paga-se $15 para entrar e parece ser um ótimo lugar pra se refrescar.
Foto: dconvertini
Depois da entrada, pega-se uma trilhazinha de descida e pronto. Algumas pessoas passam por lá depois de descer o Cerro Chato. Tem que ter perna.
Quando estivemos lá havia MUITOS grupos de excursão de adolescentes estadunidenses chegando a todo o momento. Isso nos desanimou, então não fomos até a cachoeira.
Río Celeste
Um rio de um azul incrível, por conta de uma substância tóxica na água. Vi relatos de pessoas que nadaram lá e não morreram. Mas recomenda-se não fazê-lo.
Foto: Tania Av
Um tour custa a partir de $85 e é o jeito mais fácil de conhecer o rio.
Alternativamente, é possível chegar de ônibus. Em La Fortuna pega-se o primeiro ônibus pra uma cidade chamada Guatuso e de lá outro pra Catira.
Descendo na estrada, ainda tem uns 7km a percorrer andando, ou de carona. Nossa experiência é que na Costa Rica caronas não são muito comuns, mas li relatos de pessoas que conseguiram sempre que tentaram.
Foto: Mike Baird
A parte boa é que qualquer pessoa que entre nessa estrada vai passar pela entrada do parque. No parque tem trilhas pra fazer e demora umas 3h pra percorrer tudo.
Os ônibus pra voltar rodam até umas 15h ou 16h. O melhor é confirmar na lojinha de passagem no terminal em La Fortuna.
Como Chegar em La Fortuna
A partir da capital San Jose há ônibus diretos para La Fortuna, mas muitas vezes é preciso trocar de ônibus em Ciudad Quesada.
Para quem vai seguir viagem de La Fortuna para a Nicarágua, a cidade da fronteira se chama Peñas Blancas. Para chegar lá, toma-se um ônibus de La Fortuna até El Tanque (começa às 6h da manhã. Pegar no máximo o de 6:30h).
O ônibus que sai de Ciudad Quesada e vai para Peñas Blancas costuma chegar a El Tanque em torno de 7h. Algumas pessoas dizem 7:30h, mas melhor não confiar nisso. O próximo passa depois de meio-dia e é melhor evitar a fronteira à noite. 5 horas de estrada depois, chega-se na fronteira.
Onde se Hospedar em La Fortuna
Para quem não está com carro próprio ou não quer depender o tempo todo de transporte de agências, a melhor opção é ficar no centrinho de La Fortuna.
Para quem viaja gastando pouco, como a gente, há ótimos hostels em La Fortuna. O Arenal Container Hostel, Arenal Hostel Resort e Selina são excelentes opções, e baratinhos.
Para quem prefere um hotel ou pousada, o La Fortuna Suites é uma opção econômica e bem localizada. O Hotel Secreto La Fortuna é um pouco mais caro, mas o visual compensa.
Outra opção interessante em La Fortuna é ficar fora da cidade, em alguns hotéis/resorts que possuem fontes naturais de água termal e são totalmente imersos na natureza.
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂