Conheça Praia, a Capital de Cabo Verde na Ilha de Santiago

ilha santiago praia cabo verde

A capital de Cabo Verde se chama Praia. É, isso mesmo! Praia! E, como o país todo é composto por pequenas ilhas, claro que a capital tem praia também.

Fica na Ilha de Santiago, Cabo Verde, a maior e principal do país, ilha essa que conta com vários outros povoadinhos, mas sendo Praia a maior cidade absoluta da ilha e do arquipélago.

Nesse post vamos dar dicas de viagem e falar sobre o que fazer na Ilha de Santiago e na cidade de Praia.

É bem comum planejar uma viagem a Cabo Verde e não incluir Santiago no caminho. A gente adorou a ilha, suas paisagens incríveis e, com toda a certeza, a estrada que conecta os dois lados da ilha é linda demais.

Não sabe por onde começar a montar seu roteiro? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde 

E se você ainda não leu, confira também:

Como se Locomover Pela Ilha de Santiago

Dentro da cidade da Praia, tem ônibus pra todo canto (autocarro, porque aqui fala-se português europeu). Basicamente todos os coletivos vão pela estrada principal, mas alguns param antes de chegar no Tarrafal.

Desnecessário alugar carro, mas não é muito caro, de todo modo. Sai por uns 60 euros a diária. Já pro aeroporto, só de táxi mesmo.

Aqui vale a dica de todos os aeroportos de Cabo Verde: NUNCA pegar o táxi na saída. Caminhar até a estrada principal em frente ao aeroporto e esperar lá é certeiro. O táxi vai sair pelo menos pela metade do preço. Às vezes ainda se dá a sorte de encontrar um táxi coletivo. Aí sai barato mesmo!

praia cabo verde
Ônibus em Cabo Verde

Dinheiro em Cabo Verde

Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)

Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa nenhuma!

Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.

Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.

O Que Fazer na Ilha de Santiago

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A ilha é grande e os locais interessantes ficam espalhados entre uma ponta e outra. Inclusive a estrada que liga os dois lados da ilha é linda.

Praia, a Capital de Cabo verde

A cidade da Praia vale uma caminhada por si só. É pequena, com um mar deslumbrante e muitas panorâmicas exuberantes, já que boa parte dela é em cima de morros que dão de frente pro litoral.

No centro tem a Rua Pedonal, que é muito lindinha e é como se fosse o “centro do centro”. A cidade é super calma e tranquila, então andar sem medo de se perder é a melhor pedida.

praia cabo verde
Praia, Cabo Verde
Foto: Caroline Granycome

Praia é tão calma que, quando fomos, só havia um sinal de trânsito no centro, e estava apagado. Pra atravessar, é só subir na faixa de pedestre e todo mundo para.

Apesar de ser a capital do país, a “morabeza” aqui é ainda bastante sentida (morabeza é a palavra que os cabo-verdianos usam para falar de fazer as coisas de forma simpática, leve e tranquila, como eles sempre fazem).

Quebra-Canela, a Praia da Praia

Não há muitos pontos específicos a serem visitados na cidade de Praia. Vale mesmo é andar sem rumo.

praia cabo verde
Quebra Canela

Mas a praia da Quebra-Canela é um lugar muito agradável pra se passar o dia. Fica ao lado do shopping, uma caminhada de uns 40 minutos desde o centro, ou um ônibus que custa 30 centavos de euro, e em 5 minutos chega-se lá. É a melhor praia urbana da cidade.

Tarrafal – Ilha de Santiago

Nos arredores, o IMPERDÍVEL é visitar a cidade de Tarrafal, que fica no fim da estrada que cruza a ilha pelo meio das montanhas. A estrada é absurdamente linda, com vista para o vulcão da Ilha do Fogo e muitas vistas maravilhosas das montanhas e dos povoadinhos.

E a praia do Tarrafal é gostosa demais, deliciosa para nadar, vistas incríveis do monte e do mar, além de ter uns barezinhos pra tomar um groguinho ou um pontchi à beira do mar.

No Tarrafal também tem um centro de mergulho, dentro de uma pousada (tenho quase certeza que o lugar se chama King Fisher Resort). O amigo que estava comigo disse que foi o melhor mergulho que ele fez em Cabo Verde.

Pra chegar no Tarrafal, toma-se uma van que sai com bastante frequência do centro da cidade e que custa uns 5 euros. Basta perguntar pelo transporte pro Tarrafal (ou colectivo, ou Hiace). Fica na descida da parte alta pra parte baixa do centro.

Ribeira Grande

É o berço de Cabo Verde. A principal atração ali é a Rua da Banana, reconhecidamente a primeira rua de urbanização portuguesa fora de Portugal.

praia cabo verde
Rua da Banana
Foto: David Stanley

Outros Locais Interessantes na Ilha de Santiago

Existe um parque nacional na ilha, chamado Serra Malagueta. Quem foi disse que é bem bonitinho. É no caminho pro Tarrafal.

Quase no fim dessa mesma estrada tem o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal, criado pelo Salazar em 1936, durante a época colonial do país, para receber portugueses e prisioneiros das outras colônias contrários ao regime ditatorial. Não entramos por falta de tempo, mas que deu vontade, deu.

As cidadezinhas no meio da ilha são bem bonitas olhando-se de longe. Dentro delas, não vimos nada de especial.

Ouvimos que na cidade de Assomada tem boa comida. Uns quitutes doidos feitos com massa de milho. Mas, quando fomos lá, tava tudo fechado. De todo modo, vale a pena fotografar a viagem pela estrada principal.

praia cabo verde
Assomada
Foto: F Mira

Nos meses de março e abril, a cidade recebe três festivais internacionais. Apesar de não termos ido, todo cabo-verdiano falou sobre isso com a gente, e o movimento nos aeroportos deu uma aumentada sensível. São eles o Kriol Jazz Festival, o Grito Rock Praia e o Atlantic Music Expo

Como Chegar à Ilha de Santiago

Voo Para Praia, Cabo Verde

Vindo do Brasil, os voos da TACV de Recife e Fortaleza (na verdade é o mesmo, e que sai uma vez por semana – consultar a companhia, porque o dia sempre muda) vão direto pra Praia. Isso também é importante consultar, porque às vezes muda pro aeroporto do Sal.

A TACV não é uma boa companhia, mas é engraçado nos dias de hoje voar de um jeito tão desorganizado e aleatório. Já os demais voos da Europa normalmente voam pro Sal, principalmente com a Thomas Cook, Thomsom e TAP.

Barco Para Praia, Cabo Verde

Ué, se são ilhas, vamos pegar barco né? Não, não é bem assim. O transporte marítimo em Cabo Verde é extremamente incipiente e pouco confiável.

Da Praia é certo mesmo o barco que vai pro Fogo e pra Brava. Na época que fomos, o barco saía no fim da tarde da Praia, passava pelo Fogo e seguia pra Brava. Daí, na manhã seguinte, ele volta da Brava, passa no Fogo de novo, e vai rumo à Praia.

Tem um barco que faz Praia – São Vicente (que é a segunda principal ilha do país). Quando fomos consultar, ele só saía de 15 em 15 dias. E, aparentemente, sem datas fixas.

Bares e Restaurantes na Ilha de Santiago

Comida mais barata a gente encontrou na Rua Pedonal. PFs com qualidade e cardápio que variava todo dia.

Pra beber barato, é em qualquer lugar pelo Centro. Grogue é sempre entre 100 e 120 escudos, a cerveja também por aí. Na Pedonal, subindo na direção contrária da praça, uma quadra após o Hotel Praia Maria, tem uma padaria que faz as vezes de bar e de restaurante (e que é bem barato).

À noite, frequentamos assiduamente dois lugares: O Quintal da Música, bem no centro mesmo (ao fim da Pedonal, à esquerda), tem música ao vivo todo dia (é bom consultar antes de ir, porque às vezes é uma morna bem depressiva) e bebida em conta.

Já o lugar mais legal foi o Fogo d´África, que precisa pegar um táxi pra chegar (e não vai dar mais do que 5 euros), com música ao vivo todo dia também, gente dançando e bebida em conta.

Fecha bem tarde (se é que fecha, porque a gente mesmo nunca viu fechar), e em frente tem uns bares que ficam abertos até quase de manhã.

Os bares são numa zona “perigosa”. Mas fomos duas vezes e tinha até famílias por lá. Além de uma churrasqueira grelhando peixe a noite toda.

Onde se Hospedar em Praia – Cabo Verde

Camping é proibido em Cabo Verde. De todas as vezes que estive lá, só vi um povo acampando uma vez na praia do Sal, mas que recolhiam o acampamento durante o dia. Talvez fossem trabalhadores. Então, não tem camping na Praia.

Há algumas opções de hostel em Praia:

  • Morabeza Kriol Hostel que tem bom custo-benefício pelo preço, localização e avaliação dos hóspedes. Tem quarto privado ou cama em dormitório.
  • Hostel Casa Branca, que é uma opção mais econômica e ainda assim muito bem avaliada. Também tem opção de quarto privado ou cama em dormitório. Oferece café da manhã com custa adicional
  • Hostel Maresia, que tem uma piscina ótima pra se refrescar, café da manhã incluído, porém é um pouquinho mais afastado do centro. Tem opções bem econômicas com vista para o mar.
  • Praiadise Hostel é uma opção de hostel mais badalado: piscina, bar e café da manhã incluído. Tem muitos quartos privados, mas também a opção de cama em dormitório.

Opções de Pousadas e Hotéis econômicos para casal:

  • Stiago Rlax tem quartos privados, com café da manhã incluído. Os hóspedes elogiam principalmente a simpatia e cortesia dos proprietários e funcionários.
  • House Figueira é uma opção estilo apartamento, com uma cozinha compacta e maior privacidade. Ideal para quem viaja com crianças, por exemplo.
  • Vivenda Viviani já tem um estilo mais clássico de hotel, com piscina, bom café da manhã e opção de quarto deluxe.
  • Casa Privada do Plateau é outra opção do tipo apart-hotel, com cozinha compacta e avaliação excepcional dos hóspedes.

Seguro Viagem Para Cabo Verde

A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.

Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.

Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.

Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE

capital, ilha, mochilão áfrica, mochilão cabo verde, praia, ilha de santiago, praia cabo verde

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Foto em Destaque: Caroline Granycome

Compartilhar
Share

7 comentários em “Conheça Praia, a Capital de Cabo Verde na Ilha de Santiago”

  1. Gente que especial esse destino. Interessante saber que a capital de Cabo Verde na Ilha de Santiago se chama Praia. Não sabia! Achei Praia um local encantador, quero conhecer. E cheia de atrativos que gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share