Ícone do site Caminhos me Levem

Como é o Passeio Para Vardzia e o Castelo de Rabati na Geórgia

vardzia georgia

Vardzia é um complexo de cavernas esculpido nas montanhas no sul da Geórgia, perto da fronteira com a Turquia. Construído no século 12, o local serviu como centro monástico e defensivo durante o reinado da Rainha Tamar.

Além de Vardzia, a região tem outras atrações, como o Castelo de Rabati em Akhaltsikhe e a cidade de Borjomi, famosa pelas águas termais.

Dá para conhecer esses lugares em um passeio de um dia saindo de Tbilisi, ou por conta própria, como explicaremos adiante.

Onde Fica e Qual a História de Vardzia na Geórgia

Vardzia é uma cidade-caverna no sul da Geórgia, localizada nas encostas do rio Mtkvari. Construída no século XII, Vardzia foi um importante centro religioso e militar durante o reinado da Rainha Tamar.

Ela foi pensada para proteger o país contra invasões, e o complexo incluía moradias, igrejas, adegas e até um sistema de irrigação.

Caminhando pelas passarelas de Vardzia

O lugar foi redescoberto depois de um terremoto que revelou essas cavernas escondidas. Hoje, Vardzia é uma das principais atrações históricas da Geórgia.

Como é o Passeio Saindo de Tbilisi (Um Dia Inteiro)

Se você estiver em Tbilisi, é possível fazer um passeio de um dia para a região.

Na Geórgia nós recomendamos reservar passeios com a Get Your Guide, site onde você consegue ver as avaliações dos viajantes anteriores, conferir o itinerário do passeio e ver direitinho o que está incluído e o que deve ser pago à parte.

Esse aqui é o link para reservar o passeio para Vardzia e região saindo de Tbilisi. Ele faz paradas em:

Fortaleza de Khertvisi

É uma forma prática de conhecer tudo sem precisar se preocupar com transporte e com dormir em uma cidadezinha que não é tão interessante por si só, embora você acabe com menos tempo em cada lugar.

Se preferir viajar de forma independente, a seguir explicamos a maneira como nós fizemos.

Outro passeio de um dia que recomendamos fazer a partir de Tbilisi é para Kazbegi e a Military Highway, um lugar de montanhas maravilhosas na Cordilheira do Cáucaso. Leia sobre o assunto clicando aqui.

Como Chegar a Vardzia por Conta Própria na Geórgia

Para quem quer explorar a região por conta própria, o ideal é dormir em uma cidadezinha que tem o nome quase impronunciável de Akhaltsikhe, já que ela tem boas conexões de transporte para Vardzia.

Você consegue ir de Tbilisi para Akhaltsikhe sem dificuldades, assim como de Kutaisi.

A mashtruka que sai de Akhaltsikhe para Vardzia custa 8 GEL por trecho (16 ida e volta) e leva 1h30.

Transporte entre Vardzia e Akhaltsikhe

O primeiro horário sai às 10h30, e para voltar é às 13h ou 15h. Pegando esse último dá tempo suficiente para explorar as cavernas e até almoçar no restaurante simpático que tem lá em Vardzia.

Se você está planejando seguir viagem para a Armênia, dormir em Akhaltsikhe também facilita a continuação do seu roteiro, já que a cidade tem boas conexões com Gyumri (que por sinal nós amamos conhecer!).

As fronteiras entre os dois países são próximas, e você pode pegar um transporte direto de Akhaltsikhe para Gyumri, sem ter que retornar para Tbilisi.

Ou seja, Akhaltsikhe acaba sendo um bom ponto de parada para quem quer conhecer Vardzia e depois seguir para a Armênia sem grandes complicações.

Leia também: O Que Fazer em Yerevan, a Linda Capital da Armênia

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como é o Passeio Pelas Cavernas em Vardzia na Geórgia

A entrada para Vardzia custa 15 GEL (esse e outros preços aqui no post são de 2024). Logo na entrada, você pode pegar um transporte adicional por 2 GEL até o topo, onde as cavernas começam de fato. Isso economiza bastante tempo e esforço, já que a subida é íngreme.

Vardzia vista da portaria do complexo

Vardzia é mais do que um conjunto de cavernas, é um antigo complexo monástico e defensivo, esculpido nas rochas.

As cavernas serviam para diversas funções. Algumas eram habitações, outras espaços religiosos ou locais de produção de alimentos, como pão e vinho.

Sinos da principal igreja de Vardzia

No passado, a cidade escavada abrigava milhares de pessoas e era quase autossuficiente.

Um dos pontos mais marcantes é o quarto onde a Rainha Tamar dormiu em sua visita ao local. A rainha foi uma figura importante na história da Geórgia e sua presença ali reforça a importância de Vardzia como centro de poder.

Em uma das cavernas de Vardzia

Hoje, mesmo com as passarelas e corrimões, caminhar pelas cavernas pode ser um pouco desafiador. As passarelas são estreitas e há trechos íngremes e escadas com degraus altos.

Cavernas e passarelas de Vardzia

Em alguns pontos, os túneis são baixos e exigem atenção, mas nada muito claustrofóbico. O trecho final tem uma escada íngreme para descer a montanha e levar de volta à entrada.

Um dos túneis na descida

O passeio completo dura cerca de duas horas e exige um pouco de preparo físico, mas a experiência de caminhar por esse antigo complexo é única.

Muitas escadinhas!

Demoramos cerca de 2h para explorar tudo, tirar muitas fotos e fazer um pique-nique improvisado dentro de uma caverna.

Pausa pro lanchinho

Leia também: Zugdidi, uma cidadezinha charmosa na Geórgia

Como é o Passeio no Castelo de Rabati na Geórgia

O Castelo de Rabati é a principal atração de Akhaltsikhe e foi completamente restaurado, o que dá um charme diferente ao lugar, sem o ar de ruínas que se vê em outros castelos.

Nós chegamos ao castelo caminhando a partir de nossa hospedagem, que era pertinho. Só precisamos subir algumas ladeiras e escadas.

Castelo visto da cidade

O complexo é imenso e tem várias construções que ajudam a entender a história da região. No começo tem alguns cafés e até um hotel. Depois seguimos caminhando por passarelas com o teto em arcos e jardins muito bem cuidados.

Castelo de Rabati

As construções tem estilo medieval, na maioria, mas algumas são de arquitetura islâmica. A mistura é bem curiosa. A Mesquita Akhmed Pasha, com sua grande cúpula dourada, é um dos destaques.

Mesquita Akhmed Pasha

O castelo também abriga o Museu Histórico de Samtskhe-Javakheti, onde você pode aprender mais sobre a história local (paga-se uma taxa adicional para entrar).

A cidadela é a parte mais alta do castelo, e é preciso encarar mais escadas para chegar lá, e depois para ir até o topo da torre que oferece uma vista lindíssima da cidade e das montanhas ao redor.

A cidadela com sua torre
Vista do alto da torre

Além disso, os jardins que cercam o castelo são bem cuidados, com fontes, áreas para caminhar e cachorrinhos brincando.

Au au!

Nós passamos cerca de 1h30 explorando tudo e tirando muitas fotos. Vale muito a pena caminhar por cada canto do castelo, pois a mistura de influências arquitetônicas – ortodoxas e islâmicas – cria um cenário bem diferente dos castelos típicos que estamos acostumados a ver.

Castelo de Rabati

Pagamos 18 GEL para entrar, o que é um preço salgado, mas que achamos que valeu a pena.

Leia também: As Fantásticas Montanhas de Méstia, na Geórgia

Como é o Passeio em Borjomi

Borjomi é famosa por suas águas termais e por estar rodeada de belas montanhas e florestas. A cidade é conhecida pela produção da famosa água mineral Borjomi, que você vai ver engarrafada por todo o país, e pode experimentar direto da fonte no Parque Central da cidade.

Foto: Dekanosidzeee, CC BY-SA 4.0

Se você está em Akhaltsikhe, chegar a Borjomi é bem fácil. Há transporte regular de mashtruka entre as duas cidades, e a viagem dura cerca de 1h30, cobrindo uma distância de aproximadamente 50 km.

Onde Ficar em Akhaltsikhe

Akhaltsikhe é uma cidade pequena e turística, com várias pousadas ao redor do Castelo de Rabati. A hospedagem é bem acessível e a maioria dos lugares é simples e domiciliar.

Como a cidade é compacta, dá para explorar tudo a pé. Ficar em Akhaltsikhe facilita bastante o passeio para Vardzia, já que o transporte sai de lá.

Nós ficamos em uma pousadinha domiciliar chamada Host Family e fomos muito bem recebidos. O quarto era simples, mas confortável.

O único problema foi que viajamos em dias muito frios (estava nevando à noite) e eles não ligaram o aquecimento central. Pelo que percebemos, isso é uma prática comum por ali, já que as pousadas domiciliares cobram muito barato e não querem gastar gás.

Então essa dica é para quem viajar na época de frio: escolha uma pousada mais estruturada para não congelar na hora de dormir. O Hotel Rabati e a Light House Old City são boas alternativas.

Leia também: Conheça Batumi, cidade de praia no Mar Negro

Restaurantes em Akhaltsikhe na Geórgia

A comida em Akhaltsikhe é uma surpresa agradável. Essa região tem uma certa influência da Turquia e da Armênia, então há mais opções de carnes, coisa da qual estávamos sentindo falta nas outras cidades da Geórgia.

Cerveja georgiana e uma dose da melhor vodka (caseira) que tomamos na vida

Nos restaurantes, é comum te receberem com uma dose de vodka ou chacha. Nós experimentamos três restaurantes que recomendamos:

Leia sobre as comidas da Geórgia clicando aqui

Truta na brasa, típica dessa região da Geórgia

Dicas Para Viajar Para a Geórgia

Idioma: O idioma oficial é o georgiano, que tem um alfabeto próprio. Embora muitos jovens e pessoas em áreas turísticas falem inglês e principalmente russo, é útil aprender algumas palavras e frases básicas em georgiano, como “olá” (gamarjoba) e “obrigado” (madloba).

Segurança: A Geórgia é considerada muito segura para turistas. Como em qualquer lugar, é sempre bom ter cuidado com seus pertences e evitar áreas muito isoladas à noite.

Moeda: A moeda oficial é o lari georgiano (GEL). É fácil encontrar caixas eletrônicos nas cidades e muitas lojas aceitam cartões de crédito. Viajamos com um cartão da Wise e usamos sem problemas.

Lari georgiano (GEL)

Chip de Internet: Para ficar conectado durante a viagem, considere comprar um chip de internet local. Nós usamos um da Magti e funcionou bem. Para comprar e ativar só foi preciso apresentar o passaporte em uma loja credenciada. Se preferir um chip internacional, recomendamos o OMeuChip.

Transporte: Para se deslocar entre cidades, o transporte público mais comuns são as vans (marshrutkas), que partem muitas vezes sem horários fixos, e trens. Alugar um carro também é uma boa opção, especialmente se você quiser explorar áreas mais remotas. Em algumas cidades você pode contratrar passeios guiados (recomendamos a Civitatis).

Bagagem: Mesmo se viajar no verão, leve algumas roupas de frio, principalmente se for visitar as montanhas. Veja nossas dicas de como arrumar as malas.

Mapa do Passeio Para Vardzia na Geórgia

No mapa abaixo estão os pontos visitados no passeio, bem como os restaurantes que recomendamos em Akhaltsikhe.

Clique para abrir com legenda

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS POSTS SOBRE A GEÓRGIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile