Viajar pela China é uma aventura por si só, mas quando a viagem é feita com os modernos trem bala tudo ganha um gostinho especial!
Nós passamos quase 3 meses viajando pela China e reunimos muita informação boa que vai te ajudar a viajar de trem bala (ou qualquer outro trem) sem passar perrengue.
Não deixe de assistir nosso vídeo:
Índice
Trem na China: Lento (Regular) x Alta Velocidade (Bala)
Se você pretende fazer uma viagem pela China, é essencial entender quais são os tipos de trem e classes que existem.
Os mais comuns são os trens de alta velocidade (trem bala), e eles são certamente a melhor maneira de viajar pela China. Além de serem modernos e super confortáveis, os trens bala percorrem distâncias imensas muito mais rápido que os trens antigos.
Olha só esse exemplo:
Além da velocidade, existem algumas diferenças que pesam muito na hora de escolher em qual trem viajar na China.
Os trens lentos são antigos e menos confortáveis. Neles é possível viajar em pé (standing ticket) em meio aos passageiros sentados, coisa que os chineses fazem muito.
Como as viagens são longas, os trens lentos possuem tanto vagões com cadeiras quanto com camas. Mas elas também não são muito confortáveis.
O pior é que a higiene não é um ponto forte nos trens lentos. A roupa de cama nunca está limpa, os banheiros são um horror, e o pior de tudo é que é permitido fumar dentro do trem! FUMAR NO TREM!!! E os chineses fumam demais!
Então a gente acaba passando horas e horas sufocando na fumaça lá dentro, até porque as janelas abrem muito pouco ou nada, e não há ar condicionado. Além disso, os chineses consomem muitas comidas com cheiros fortes, como miojo, por exemplo, e o cheiro fica impregnado lá dentro.
Já o trem bala é outra história. Neles não existe a opção de viajar em pé, então o vagão não fica muvucado.
No trem bala é completamente proibido fumar, os banheiros são limpos e modernos (tem até papel), e os funcionários pedem que os passageiros não consumam alimentos com cheiros fortes. E tem demais disso na China. Isso porque o trem bala é todo fechado, pressurizado, e tem ar condicionado. Nem sempre eles respeitam isso, mas ainda assim a diferença em relação ao trem lento é imensa.
Tipos de Vagões e Assentos nos Trens Chineses
Para escolher em qual trem você vai viajar na China, a primeira coisa a saber são os tipos:
- Os que começam com G, D e C são os trens de alta velocidade;
- Os que começam com Z, T e K são os trens lentos.
Os trens de alta velocidade (G, D e C) possuem os seguintes tipos de vagões/assentos:
- Business Class, ou Classe Executiva (商务座)
- First Class, ou Primeira Classe (一等座)
- Second Class, ou Segunda Classe (二等座)
Para quem está fazendo uma viagem de turismo, os vagões de segunda classe são perfeitos. Eles são espaçosos, possuem local para deixar as bagagens e oferecem bastante conforto por um bom preço.
As fileiras possuem 5 assentos, sendo 3 de um lado (assentos A,B e C) e 2 do outro (assentos D e F).
Só para você ter uma ideia, eu acho mil vezes mais confortável viajar de segunda classe num trem bala do que voar de classe econômica.
Os vagões de primeira classe e de classe executiva oferecem muito mais conforto, é claro, mas são caríssimos.
Na primeira classe há apenas 4 assentos por fileiras, enquanto na classe executiva há 2 ou 3 apenas, e os bancos reclinam totalmente.
Os trens lentos (Z, T e K) possuem os seguintes tipos de vagões/assentos:
- Soft Sleeper, ou Cama Macia (软卧)
- Hard Sleeper, ou Cama Dura (硬卧)
- Hard Seat, ou Assento Duro (硬座)
- Standing Ticket, ou Em Pé (站票)
Os vagões soft sleepers possuem compartimentos com 2 beliches de 2 andares cada um, e uma porta que pode ser trancada por dentro. Os hard sleepers são compartimentos abertos, sem porta, e os beliches são de 3 andares.
A principal diferença entre as camas é o espaço que você tem embaixo, no meio e em cima. Os de baixo são sempre mais caros, e os de cima mais baratos.
No soft sleeper dá para ficar sentado na cama de baixo e na de cima também, mas no hard sleeper só dá para sentar na de baixo.
Aqui vai uma colinha para você saber qual cama comprar na estação de trem:
- Embaixo = 下
- No meio = 中 (fácil de lembrar, porque é o ideograma do nome do país, que significa “Império do Meio”)
- Em cima = 上
Os vagões de hard seat são os piores, principalmente porque neles viajam os passageiros em pé também. Os assentos são em fileiras de 5, sendo 3 de um lado e 2 do outro. Os assentos não reclinam e não há apoio de braço entre eles. Em alguns vagões eles são dispostos com uma fileira de frente para a outra, com uma mesinha minúscula no meio.
Qual a Velocidade do Trem Bala na China?
A velocidade do trem bala na China varia conforme o tipo de trem.
Os trens cujo número inicia com G são os mais rápidos, chegando a alcançar 400km/h. Normalmente eles estão presentes em trechos de viagem bastante longos, como Pequim – Xi’an (1080km).
Os trens que iniciam com D são o segundo mais rápido, alcançando velocidades entre 200 e 250kmh. Eles estão presentes em trechos de distância intermediária, como Kunming – Lijiang (550km).
Os trens que iniciam com C são os menos rápidos dos trens bala, chegando a 200km/h no máximo. Eles estão presentes em trechos mais curtos, entre cidades vizinhas e cidades próximas, como Chengdu – Leshan (140km).
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como Comprar Passagem de Trem na China?
O melhor jeito de comprar passagem de trem na China é diretamente nas estações de trem.
Nós, estrangeiros, não temos como comprar on line nos sites oficiais sem uma conta chinesa, e os únicos sites que vendem pra gente (não oficiais) cobram absurdos 5 dólares (ou mais) por passagem.
Um deles é o China Highlights, que nós usamos bastante para consultar as opções de trem antes de comprar na estação. Por mais que seja difícil (quase impossível) se comunicar com os chineses, nós sempre preferimos comprar passagem de trem direto lá na estação.
Para que tudo dê certo e você não saia de lá com uma passagem errada, siga esse passo a passo:
- Faça uma pesquisa no China Highlights com a cidade de origem, cidade de destino e data
- Escolha o trem no qual quer viajar
- Anote o número do trem
- O site dá o valor da passagem em dólar, então converta para yuan para saber quanto vai custar
Agora você vai precisar de um tradutor para anotar as coisas em chinês (lembre que na China se usa o chinês simplificado, não o tradicional):
- O nome das estações de partida e de chegada
- O horário e data de partida
- A classe do assento que você quer
- O número de passagens que você quer
Por exemplo, eu escolhi viajar nesse trem de Pequim para Xi’an:
Minhas anotações para mostrar para o atendente na estação ficaram assim:
Se estiver viajando em casal e quiser comprar assentos juntos na fileira que só tem 2 assentos, e não na que tem 3 assentos, escreva também: seats D and F = D和F座位.
Com essas anotações e os passaportes em mãos, vá ao guichê de venda de passagem em uma estação. Antes de pagar, veja se o valor está próximo ao que você anotou. Se estiver muito diferente, é porque tem algo errado. Isso aconteceu uma vez com a gente, pois a atendente escolheu uma passagem de terceira classe, e a gente queria de segunda. Ou seja, mesmo sendo mais barato, não estávamos afim de encarar 5 horas no caos da terceira classe.
Coisinhas importantes para prestar atenção:
- Cidades grandes costumam ter várias estações, em geral identificadas por pontos cardeais, então não esqueça que “Beijing West” é uma estação totalmente distinta da “Beijing North”, por exemplo;
- Preste muita atenção no tipo de trem e na duração da viagem antes de comprar;
- Para ter certeza de que o tradutor colocou o nome certo da cidade, copie e cole num mapa e veja se é realmente para onde você quer ir.
Como Cancelar Passagem de Trem na China?
Aconteceu em nossa viagem (duas vezes), e pode acontecer na sua também: nós compramos uma passagem de trem e no dia seguinte mudamos de ideia.
Ficamos super em dúvida se seria ou não possível cancelar a passagem, então pegamos nosso tradutor offline e fomos até a estação de trem para tentar a sorte.
Escrevi no tradutor “quero cancelar essas passagens” e mostrei para o atendente, junto com as passagens.
Ele digitou um monte de coisa no computador dele e me mostrou a calculadora com a seguinte conta: o preço que eu paguei na passagem – um valor de 12 yuan = o valor total que eu receberia de volta. Concordei e ele me deu o dinheiro. Simples assim.
Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89
Em outra ocasião eu queria trocar minha passagem para outro destino, faltando apenas 1h para o trem sair. De novo, escrevi no tradutor “quero trocar essas passagens”, junto com as informações do trem que eu gostaria de pegar, e ele fez tudo pra mim, sem dificuldades.
A taxa foi de 15 yuan dessa segunda vez, mas não sei se tem a ver com o valor da passagem ou com a antecedência que fiz a troca/cancelamento. Com certeza não tinha ninguém ali pra me explicar em inglês.
Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂