Taiwan não é exatamente o destino número um quando se fala em praias na Ásia, porém a região sul do país conta com belíssimas ilhas e um clima bem gostoso para curtir alguns dias de sol e pé na areia.
Nesse post reunimos as praias e ilhas mais interessantes para conhecer em Taiwan, bem como informações de onde se hospedar, como chegar e o que fazer em cada um dos locais.
E se você vai viajar para Taiwan, não deixe de conferir nossos guias de viagem. Nós reunimos muita informação boa e detalhada:
- Turismo em Taiwan: Preços, Dicas de Viagem e Nossas Impressões
- Visto Para Taiwan – Como Tirar (Brasileiros)
- O Que Fazer em Taiwan: Nosso Roteiro e Pontos Turísticos Favoritos
- Taiwan: Curiosidades e Fatos Que Aprendemos em Nossa Viagem
- Culinária Taiwanesa: Comida de Rua e Mercados Noturnos
Taiwan tem lugares muito lindos e interessantes, e nós visitamos vários deles. Leia mais sobre nossas experiências:
- Como é o Festival de Lanternas em Taiwan (Pingxi/Shifen)
- Parque Nacional Taroko: Lugar Incrível em Hualien
- Pedalando nos Campos de Arroz em Guanshan (Condado de Taitung)
- Conheça Kaohsiung, Nossa Cidade Favorita em Taiwan
Dica: se você vai passar por Taipei, não deixe de conferir essas opções de tour grátis na cidade:
Índice
Praias de Hualien (Condado de Hualien)
Hualien é uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, e tem uma clima totalmente diferente de Taipei. Como ela teve um desenvolvimento urbano mais tardio, em Hualien é possível ver com mais nitidez a cultura dos aborígenes, os habitantes originais da ilha de Taiwan.
Além disso, Hualien conta com praias lindíssimas, mas só para olhar, já que o banho é proibido porque o mar é perigoso.
A Praia Qixingtan é a principal praia de Hualien, embora não seja permitido se banhar lá, por conta do mar agitado. A cor da água é linda e o cenário, com as montanhas do Parque Nacional Taroko ao fundo, é lindo demais.
Outro ponto que vale a pena conhecer no litoral próximo a Hualien é o Qingshui Cliff, um penhasco com mais de 2 mil metros de altura na beira da praia.
Mas o mais importante é que Hualien é o ponto de partida para conhecer o Parque Nacional Taroko, uma região com montanhas, cânions e muita natureza exuberante. Leia tudo aqui sobre ele:
O melhor jeito de chegar em Hualien é de trem. É importante comprar a passagem com alguma antecedência, pois costuma esgotar, principalmente aos fins de semana e feriados.
De Taipei para Hualien a viagem leva de 2h a 3h e custa de 340 a 440 NTD.
Cotação dólar taiwanês (janeiro/2022): 10 NTD = R$2,06
Você pode comprar a passagem no site oficial da TRA. Eu explico o passo-a-passo para comprar passagens de trem em Taiwan em outro post, pois às vezes é meio complicado. Clique aqui para ler.
Hualien é uma cidade relativamente pequena (100 mil habitantes), mas tem MUITA opção de hospedagem.
Nós achamos melhor ficar perto da estação de trem, pois é de lá que saem os ônibus para o Parque Nacional do Taroko, e quanto mais cedo você for, melhor.
Nós ficamos no Hostel Lovely Bean, num quarto de casal baratinho, simples e confortável (com ar condicionado), e gostamos bastante. A localização era ótima.
Para quem quer pagar baratinho, algumas ótimas opções são:
A gente estava em Hualien quando rolaram os tremores de terra e foi bem assustador. Contamos tudo nesse vídeo, no qual também mostramos uma das praias que visitamos na cidade.
Dulan e a Ilha dos 3 Imortais (Condado de Taitung)
Quando estávamos pesquisando os locais interessantes e as praias da Costa Leste de Taiwan, descobrimos uma cidadezinha minúscula no litoral que serve de ponto de encontro para os mochileiros e surfistas em Taiwan.
Essa cidadezinha, que fica espremida entre a praia e as montanhas, é conhecida como Dulan, embora seu nome oficial seja Donghe. O que atrai muitos estrangeiros para lá é a praia com muitas ondas e uma antiga fábrica de açúcar, que foi transformada em centro cultural.
A boa é passar um fim de semana em Dulan, pois aos sábados à noite a cidadezinha ganha vida com os shows de música na antiga fábrica de açúcar. Nós curtimos bastante a mistura de música asiática e ocidental, mas achamos impossível consumir qualquer coisa no barzinho do local, que é caríssimo.
Em compensação, Dulan tem muitos lugares legais para comer, inclusive algumas barraquinhas de comida de rua e um 7-Eleven.
O que nós consideramos imperdível em Dulan é a Sanxiantai, uma ponte de 8 arcos que liga o continente a uma ilhota com 3 pedras imensas, e por isso ganha o nome de “Ilha dos 3 Imortais”.
Em Dulan basta pegar um ônibus em direção ao norte. Lá é possível atravessar a ponte a pé e dar a volta na ilhota, que tem cenários bem bonitos e até um farol no ponto mais alto.
Nós demos azar em Dulan e pegamos dias de frio e chuva, então acabamos nem indo até a praia. Mas aproveitamos para fazer amigos e comer um monte de coisas gostosas. Mostramos tudo nesse vídeo:
Como Chegar em Dulan
Não há linhas de trem nessa parte de Taiwan, então é preciso ir até a cidade de Taitung e de lá pegar um ônibus com direção a Sanxiantai. Esses ônibus saem de um pequeno terminal do lado de fora da estação de trem.
O melhor lugar para se hospedar é nos arredores da antiga fábrica de açúcar, então é preciso prestar atenção no caminho, porque você vai descer do ônibus antes do ponto final.
Em outro post aqui do blog eu explico como pegar ônibus e trens em Taiwan, clique aqui para ler.
Outra opção é alugar uma moto para percorrer essa parte da Costa Leste de Taiwan. Ali na estação há várias lojas que alugam scooter, mas lembre-se: é preciso ter a PID para dirigir no país.
Onde se Hospedar em Dulan
Como eu já disse, Dulan é ponto de encontro de mochileiros e surfistas, então é uma região com muitos hostels. Nós ficamos no Backpacker Dog Hostel, um lugar bem gostoso e cheio de gatinhos e cachorros.
Outros bons hostels em Dulan são:
Green Island e Orchid Island (Condado de Taitung)
No litoral do Condado de Taitung é possível visitar duas ilhas de Taiwan: a Green Island (Ilha Verde) e a Orchid Island (Ilha das Orquídeas).
Green Island (Sanasai)
A Green Island é o melhor destino para mergulhadores em Taiwan e conta com muitas praias e corais bem preservados. A visibilidade da água é muito boa e há muitos peixes e tartarugas.
A melhor maneira de explorar a ilha é com uma scooter ou bicicleta elétrica alugada. São apenas 18km para dar a volta na ilha. Apesar de pequena, há muito o que ver, então é recomendável passar pelo menos uma noite lá. Clique aqui para ver as opções de hospedagem na Green Island.
Dá para chegar na Green Island num voo de 20 minutos saindo de Taitung com a Daily Air, mas é bem difícil conseguir passagem, pois não há voos frequentes. A maneira mais comum de viajar para a Green Island é nos barcos que saem do Fugang Harbour. São 50 minutos de uma viagem bem agitada, principalmente em dias de tempo ruim.
Orchid Island (Lanyu)
A Orchid Island é uma ilha ainda mais afastada da costa de Taiwan e 3x maior que a Green Island em território. Além de ser boa para mergulho e para curtir a tranquilidade da natureza, na Orchid Island você tem a chance de observar os costumes de um grupo étnico chamado Tao, mais próximo dos filipinos que dos próprios taiwaneses.
Seus barcos brancos cheios de desenhos são o grande símbolo da Orchid Island:
Para explorar a Orchid Island e curtir algumas das praias mais lindas de Taiwan, é recomendável passar 2 noites por lá, ou mais noites, caso seu roteiro de viagem permita. Clique aqui para ver as opções de hospedagem na Orchid Island.
A Daily Air opera voos para lá a partir de Taitung, mas assim como ocorre com a Green Island, é difícil conseguir passagens.
Já os barcos partem do Fugang Harbor, em Taitung, ou do Houbihu Harbor, em Kenting. A viagem leva entre 2h e 3h entre os portos e a ilha, e tem fama de deixar todo mundo passando mal com o mar agitado.
Como eu já disse ali em cima quando falei sobre Dulan, nós pegamos dias de tempo bem ruim quando estávamos no Condado de Taitung, então não tivemos coragem de enfrentar a viagem de barco para nenhuma das duas ilhas.
Praias do Parque Nacional de Kenting (Condado de Pingtung)
O destino número um de praias em Taiwan é sem dúvidas o Parque Nacional de Kenting, no extremo sul da ilha.
Esse parque se estende por uma grande área e engloba vários vilarejos, sendo o principal a cidade de Kenting. Lá você encontra muitas opções de hospedagem, com resorts luxuosos e uma vida noturna agitada na região do Night Market da cidade.
Para quem curte um clima mais tranquilo, a boa é se hospedar em Nanwan (South Bay Beach), uma praia com uns poucos restaurantes, lojinhas e hotéis.
Nós ficamos mais de uma semana por lá e não dava vontade nenhuma de ir embora. Nos hospedamos no The First Nanwan Hostel, um hotel-cápsula extremamente confortável, com estilo rústico, grande simpatia dos funcionários, e de frente para a lindíssima praia de Nanwan.
Nós curtimos tanto esse hotel cápsula que fizemos um vídeo mostrando mais dele e da queridinha Praia Nanwan:
Assim como em outros lugares de Taiwan, a boa é alugar uma scooter e explorar as praias da região com liberdade de ir para onde quiser. Nós não conseguimos alugar porque não tínhamos habilitação internacional (a PID), então nos viramos com os ônibus mesmo.
Um ponto bem interessante (hummmm… mais ou menos interessante, na verdade) para conhecer no Parque Nacional de Kenting é o Farol Eluanbi, a partir de onde é possível caminhar até o ponto mais ao sul de Taiwan.
Nós fizemos um vídeo do nosso passeio pelo Parque Nacional de Kenting, mostrando as praias, a cidade, o farol e os preços das coisas:
Como Chegar no Parque Nacional de Kenting
Os ônibus para o Parque Nacional de Kenting partem do lado de fora da estação Zuoying, em Kaohsiung.
Se você estiver vindo da Costa Leste, pegue o trem que percorre toda a Costa Leste e desça numa cidadezinha chamada Fangliao. Chegando lá, saia da estação e caminhe para a esquerda na rua principal, até uma pequena estação de ônibus.
Os ônibus que saem de Kaohsiung para o Parque Nacional de Kenting param ali a cada 20-30 minutos.
Você não precisa comprar passagem para pegar ônibus em Taiwan, basta usar seu Easycard. Se você ainda não sabe o que é isso, com certeza você tem que saber. Então leia esse post onde eu explico tudo.
Ilha Lambai ou Xiao Liuqiu Island (Condado de Pingtung)
Xiao Liuqiu é um ilha de corais bem pequenina, não muito longe de Kaohsiung, na Costa Oeste de Taiwan.
Além de seu cenário lindo, com pequenas praias em meio ao litoral rochoso, a Ilha Lambai é um paraíso em Taiwan para quem quer ver tartarugas bem de pertinho.
E não, você não precisa mergulhar para ter um encontro com elas. As tartarugas são tão numerosas na Ilha Lambai que é possível vê-las em partes bem rasas da água, nadando por cima dos corais e subindo à superfície para respirar.
Com menos de 7km², a Ilha Lambai é muito fácil de ser explorada em poucas horas. Aqui há apenas um ônibus rodando a ilha, e ele é bem pouco frequente, então é essencial alugar uma scooter ou uma bicicleta elétrica.
Como nós não tínhamos habilitação internacional para dirigir em Taiwan, nos viramos com uma bicicleta elétrica para 2 pessoas. Deu para dar várias voltar na ilha e ainda rir horrores de nós 2 gordinhos em cima daquela bicicletinha.
Fizemos um itinerário rodando a ilha no sentido horário. Os pontos interessantes para parar são:
- Baishawei Fishing Harbor, o porto onde chegamos e perto de onde nos hospedamos
- Zhongao Pavillion, onde se tem vista panorâmica para essa prainha bem simples e bonitinha
- Lobster cave, onde dá para caminhar sobre as pedras e descer até a areia
- Sunrise Pavillion, um mirante de onde se vê um belo nascer do sol
- Huashan Daitian Temple, um dos 38 templos super coloridos da ilha
- Secret Beach, uma prainha muito boa para tomar banho de mar e ver tartarugas
- Sunset Pavillion, um mirante para ver o pôr-do-sol
- Black Dwarf Cave, uma passarela sobre as pedras passando por uma caverna (120 NTD para entrar – e nós não entramos)
- Shanfu Fishing Harbor, o melhor lugar para ver tartarugas (perto da arquibancada ou dentro da água, no rasinho perto da outra construção de concreto, onde elas aparecem com frequência)
- Shanfu Ecological Walk, um caminho por entre as pedras com vista para o mar
- Beauty Beach, uma das melhores praias da ilha (estava fechada quando fomos)
- Vase Rock, uma pedra imensa numa praia bem pertinho da cidade que é um dos cartões postais da ilha
Como Chegar na Ilha Lambai
De Kaohsiung é preciso pegar um ônibus para uma cidadezinha chamada Donggang. Da parada de ônibus até o porto são 15 minutos de caminhada por dentro da cidade.
Há dois tipos de barco para a Ilha Lambai:
- os barcos públicos, que vão para um porto afastado da capital da ilha, onde não há muito comércio, e
- os barcos particulares, que são a melhor opção pois te deixam no Baishawei Fishing Harbor, em volta de onde tudo acontece
O barco particular custa 230 NTD (passagem só de ida) ou 410 NTD (ida e volta, sendo necessário informar que dia vai voltar).
Cotação dólar taiwanês (janeiro/2022): 10 NTD = R$2,06
Ao chegar na ilha você já encontrará muita gente oferecendo scooter. O preço varia de 400 a 500 NTD, então se pedirem mais que isso é só ir na próxima lojinha.
Para alugar a bicicleta elétrica (sem necessidade de habilitação internacional) nós fomos numa loja que está marcada no Google Maps como “小琉球Jgogo電動車協力車租車”. Pagamos 500 para ficar 24h com a bicicleta de 2 lugares. Para ficar só até as 18h seria 400 NTD, e a bicicleta individual saía por 300 NTD.
Pra ver essa lindeza de ilha (e a gente passando vergonha na bicicletinha), assista o vídeo que gravamos por lá:
Onde e Quanto Tempo Ficar na Ilha Lambai
Por ser tão pequena, você consegue dar a volta na Ilha Lambai em meia hora (dirigindo sem parar), e em 2h ou 3h você consegue ver tudo fazendo paradas – exceto mergulhar, é claro.
Se você conseguir pegar o barco e chegar na ilha cedo, dá tempo de conhecer tudo e voltar para Kaohsiung sem precisar dormir ali.
Nós dormimos uma noite e adoramos o clima da ilha. Foi bem gostoso acordar cedinho, pegar a bicicleta e voltar nos pontos mais bonitos por onde tínhamos passado no dia anterior.
O melhor lugar para se hospedar é nas redondezas do Baishawei Fishing Harbor, único lugar da ilha que tem bastante comércio e restaurantes.
Nós ficamos no Village Hostel, que era uma das opções mais baratas da ilha, e o quarto era super confortável.
Outras opções bem localizadas, econômicas e com boas notas deixadas pelos hóspedes são:
- Happy Holiday
- Islander B&B
- Good Luck Homestay (que tem uns quartos temáticos bem doidos)
- Baisha Bay
Seguro Viagem Para Taiwan
Taiwan é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem em Taiwan irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Taiwan.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE TAIWAN
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂