Ícone do site Caminhos me Levem

Shkoder, Uma Cidadezinha Agradável no Norte da Albânia

shkoder albania

Shkoder, localizada no norte da Albânia, é uma cidade que normalmente fica fora da rota turística dos viajantes, que vão ao país principalmente pelas suas belas praias.

Mas assim como o litoral, Shkoder também é um destino de verão, pois é a cidade base para conhecer os Alpes Albaneses.

A ideia é deixar sua bagagem desnecessária em Shkoder e seguir para as montanhas. Na cidade você consegue transporte para Thet, Valbona e o Lago Komani, alguns dos principais destinos da região.

A melhor época para visitar os Alpes Albaneses é no fim da primavera, quando a neve já derreteu, e durante todo o verão, quando o clima permite uma viagem agradável.

No outono as chuvas tornam a viagem desagradável e os pequenos vilarejos fecham a maior parte de suas atrações, comércio e hospedagens. Nós viajamos na metade de novembro e nos aconselharam a não ir para as montanhas, pois o clima estava muito ruim.

Shkoder é uma cidadezinha agradável, mas se não for com a intenção de pegar um transporte para as montanhas, não vale a pena visitar, pois não tem nada de mais.

Se quiser conhecer cidades realmente interessantes, lindas e únicas no interior da Albânia, vá mais para o sul e visite Berat, a Cidade das Mil Janelas, e Gjirokaster, uma das cidades mais bonitas de toda a Europa.

Onde Fica e Como Chegar a Shkoder – Albânia

Shkoder está localizada no noroeste da Albânia, próxima à fronteira com Montenegro. Chegar a Shkoder pode ser feito por diferentes meios de transporte, dependendo da sua localização inicial. Aqui estão algumas opções comuns:

Avião: O Aeroporto Internacional de Tirana (Aeroporto Internacional Nënë Tereza) é o aeroporto mais próximo. Após chegar em Tirana, a capital da Albânia, Shkoder, fica a aproximadamente 100 quilômetros de distância.

Nós sempre recomendamos procurar voo barato no Skyscanner, onde dá para ver várias datas e destinos ao mesmo tempo. Faça uma busca:

Ônibus: Existem serviços de ônibus que conectam Shkodër a várias cidades da Albânia e de países vizinhos, como Montenegro. De Tirana para Shkoder eles partem do South and North Albania Bus Terminal (Bus Station). Ao contrário do resto do país, onde o transporte é feito em vans e micro ônibus, entre Tirana e Shkoder há ônibus de verdade.

Carro: Se estiver viajando pela Albânia ou de países vizinhos, como Montenegro, você pode chegar a Shkoder de carro. Recomendamos a Rentcars para aluguel, pois permite que você compare o preço entre diferentes locadoras do seu destino.

Onde se Hospedar em Shkoder – Albânia

Procure ficar perto da Rua de Pedestres Rruga Kolë Idromeno, pois assim conseguirá explorar o centrinho de Shkoder a pé, sem precisar de transporte.

Para os mochileiros, o Hostel Central Shkoder e o Shkodra Hostel são as melhores opções, com boas avaliações e ótima localização.

O Atelier Boutique Hotel e o Hotel Loredano são opções intermediárias, com todas as comodidades necessárias para diárias confortáveis, mas sem pesar muito no bolso.

Já o Hotel Colosseo & SPA é a opção mais requintada em Shkoder, com uma estrutura linda na praça principal da cidade.

Piscina aquecida do Hotel Colosseo & SPA

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em Shkoder – Albânia

Além de alguns pontos interessantes para conhecer no centrinho, os principais locais para visitar em Shkoder são o Castelo Ruzafa e o povoado de Shiroka, às margens do lago.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Povoado de Shiroka no Lago de Shkoder – Albânia

O jeito mais legal de passar um dia em Shkoder é alugar uma bicicleta e ir até Shiroka, povoado à beira do lago, famoso pelos restaurantes especializados em carpas pescadas ali mesmo.

Do centrinho de Shkoder até o povoado são cerca de 10km (só ida). Você encontra algumas lojas que oferecem bicicletas para alugar no centro da cidade.

Se pesquisar “bike rent” no Google Maps irá ver vários locais. Escolha um com boas avaliações.

No caminho para Shiroka você pode aproveitar para conhecer o castelo.

Rozafa Castle em Shkoder – Albânia

Visitar o Castelo de Rozafa em Shkodër é uma experiência que oferece aos turistas um mergulho na história e lendas da Albânia.

Estrategicamente situado em uma colina que domina a cidade e oferece vistas panorâmicas dos arredores, o castelo é um testemunho das civilizações que moldaram a região ao longo dos séculos.

Castelo Rozafa

O Castelo de Rozafa é conhecido por suas muralhas e torres, que remontam a períodos que vão desde a Idade Média até o domínio otomano.

Uma das histórias mais famosas do local é a lenda de Rozafa, uma narrativa trágica envolvendo três irmãos que sacrificaram a esposa de um deles para garantir a estabilidade das muralhas do castelo.

O castelo fica no alto de um morro e o acesso é por uma trilha de pedras bem íngreme. Há também um serviço de micro ônibus. A entrada é paga.

Mesquita Xhamia e Madhe

A Mesquita Xhamia e Madhe, também conhecida como Grande Mesquita, é um local de culto muçulmano no centro de Shkoder, Albânia.

Construída no século XVIII com influências otomanas, sua arquitetura inclui um minarete e uma cúpula impressionante, tudo na cor branca.

Além de seu significado religioso, a mesquita atrai visitantes pela sua beleza estética e valor histórico, oferecendo uma perspectiva da herança cultural e religiosa da região.

Visitantes são bem vindos a conhecer a mesquita, desde que vistam-se apropriadamente. Mulheres devem cobrir a cabeça e os ombros.

Leia também: Saranda, a melhor cidade de praia da Albânia

Rua de Pedestres Kolë Idromeno

A Rruga Kolë Idromeno é uma rua de pedestres que é onde todo mundo vai passear e caminhar em Shkoder.

Além de belas construções, a rua é tomada por muitos bares e restaurantes.

Rruga Kolë Idromeno

Um costume muito comum na Albânia e em outros países dos Bálcãs é o Xhiro.

Xhiro em albanês pode ser traduzido como “passeio para a saúde”. Essa tradição é observada principalmente nos meses mais quentes, especialmente à noite, quando as pessoas se reúnem em grupos para caminhar e socializar.

Em Shkoder é bem nítido perceber que, depois de certo horário, a rua de pedestres começa a ficar cheia de gente caminhando e os cafés começam a receber visitantes que se sentam para bater papo.

Leia também: 13 Curiosidades Que Ninguém Imagina Sobre a Albânia

Monumento Nene Tereza

O Monumento Nënë Tereza é uma escultura dedicada a Madre Teresa de Calcutá (Nënë Tereza em albanês), conhecida por seu trabalho humanitário em prol dos necessitados ao redor do mundo.

Monumento a Madre Teresa de Calcutá em Shkoder – Albânia

Madre Teresa de Calcutá, cujo nome de nascimento era Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, foi uma missionária católica albanesa, nascida em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na então Iugoslávia (atual Macedônia do Norte).

Leia também: As praias incríveis da Riviera Albanesa

Museu Nacional de Fotografia (Muzeu Kombëtar i Fotografisë “Marubi”)

O Muzeu Kombëtar i Fotografisë “Marubi” (Museu Nacional de Fotografia “Marubi”) é uma instituição cultural localizada em Shkoder, na Albânia.

Este museu é dedicado à preservação e exibição do trabalho fotográfico da família Marubi, uma das mais proeminentes famílias de fotógrafos albaneses.

O museu leva o nome de Pietro Marubi, um fotógrafo de origem italiana que se estabeleceu em Shkodër no século XIX. O trabalho de Marubi foi continuado por sua família ao longo das gerações, documentando a vida social, cultural e histórica da Albânia ao longo dos anos.

Mesquita Xhamia e Parrucës

Não tão famosa quanto a mesquita branca, mas que vale a visita para os interessados na cultura e arquitetura islâmica. A Xhamia e Parrucës tem pinturas lindas no exterior.

Mesquita Xhamia e Parrucës

Leia também: Turismo na Albânia: O Que Fazer e Visitar em Sua Viagem

Fisi Restaurant – Traditional Food

O centrinho de Shkoder é repleto de restaurantes, mas se você tiver que escolher um único lugar para fazer uma excelente refeição na cidade, que seja o Fisi Restaurant.

Lá eles servem comida albanesa da melhor qualidade, com tábuas de carnes e vegetais que são maravilhosas.

Comida albanesa

Apesar de ser um restaurante bem arrumadinho e que vive com fila, os preços são amigáveis e não estouram o orçamento mesmo dos viajantes mochileiros.

Clique aqui para ler mais sobre as comidas típicas da Albânia

Qual Moeda Levar Para a Albânia

Nome da moeda: Lek Albanês (ALL)

Cotação (janeiro/2024): 100 ALL = R$5,19

Nossa conta em um restaurante da Albânia

Lembre-se sempre que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Além de dinheiro vivo, que em muitos lugares da Albânia é a única opção de pagamento, o que nós mais usamos na Albânia foi o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão. Ele funciona como um cartão pré-pago, então também evita surpresa na fatura.

Até o momento a Wise não tem uma carteira em Lek Albanês, mas basta ter euro ou dólar (ou ainda outras opções de moedas) na sua conta para usar o cartão normalmente na Albânia.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência na Wise sem pagar taxa.

Para fazer saque na Albânia, o Credins Bank não cobra taxa. Os outros cobram, mas avisam antes do saque e você pode cancelar se quiser.

Hotéis, restaurantes e locais turísticos aceitam euro, mas numa conversão desvantajosa, então o melhor é sacar a moeda local mesmo.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Chip Internacional

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Albânia (e em outros países da Europa que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Albânia.

Quanto à internet local (de hotéis, por exemplo), de um modo geral nós achamos bem ruim na Albânia. Pode ser só azar nosso, mas dormimos em 5 cidades diferentes e só em uma era decente.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS ARTIGOS DA ALBÂNIA

Não deixe de assitir também os vídeos que gravamos no país:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile