Nesse post vamos falar de uma cidade que impressiona o viajante desavisado. Os pontos turísticos de São Petersburgo são muito bonitos e imponentes!
Nós passamos alguns dias na cidade e curtimos demais! Foi um ótimo início para nossa viagem de quase 3 meses pela Rússia, na qual percorremos a Transiberiana. Se você vai viajar para lá, leia também:
- Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?
- Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber
- Transiberiana – Planejamento de Viagem
- Culinária Russa: Delícias Que Não Podem Faltar em Sua Viagem
- 15 Curiosidades Sobre a Rússia
E claro, não deixe de conhecer Moscou:
Índice
Os Melhores Pontos Turísticos de São Petersburgo

Museu Hermitage (Государственный Эрмитаж)
O Hermitage é um dos maiores museus do mundo! Não só seu acervo é impressionante, mas o conjunto de prédios que o compõem também são lindíssimos, por dentro e por fora.

Ele fica às margens do Rio Neva e é o coração dos pontos turísticos de São Petersburgo.
Praça do Palácio (Дворцовая площадь)
Uma praça super espaçosa, com o Museu Hermitage de um lado e o Palácio do Estado Maior do outro.
No meio fica a imponte Coluna de Alexandre:

Palácio do Estado Maior (Арка Главного штаба)
Um edifício em forma de arco impossível de não ser notado. Foi construído em 1819 comemorando a vitória russa sobre a França napoleônica.

Parque Aleksandrovskyi (Александровский сад)
Uma praça bem agradável para caminhar, e com alguns prédios bonitos em volta. Passamos por ela indo para a Catedral de S. Isaac, que fica não muito longe do Hermitage.

Catedral de S. Isaac (Исаакиевский собор)
É a maior catedral ortodoxa de São Petersburgo e se destaca pelo seu domo dourado, que pode ser visto mesmo de longe.

Foto: Marina Luchkina [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Avenida Nevsky (Невский проспект)
A imensa Av. Nevsky passa pelo centro de São Petersburgo e é super agitada, de dia e de noite.
Nas ruazinhas que saem dela é possível encontrar bares e restaurantes para todos os gostos.
Catedral de Nossa Senhora de Cazã (Казанский кафедральный собор)
É engraçado que nós passamos pela frente desa catedral gigantesca sem saber do que se tratava. Não estava em nenhum dos blogs de viagem que nós lemos sobre São Petersburgo.
Não tentamos entrar, mas a visão dela por fora já é algo magnífico. Fica na Av. Nevsky.

Rua Malaya Konyushennaya (Малая Конюшенная улица)
Uma das ruazinhas de pedestre que saem da Av. Nevsky. Uma região bem agradável para caminhar e admirar os prédios lindos.

Catedral do Sangue Derramado (Спас на Крови)
O grande cartão postal de São Petersburgo. A Catedral do Sangue Derramado é incrível por fora, mas mais ainda por dentro.

Pagamos 350 rublos por pessoa para entrar e valeu muito a pena.

As paredes e o teto no interior são cobertos por mosaicos e não por pinturas, como a gente imaginava. É de tirar o fôlego.

Jardim Mikhailovsky (Михайловский сад)
É um jardim bem grande, que faz parte do Palácio de mesmo nome.

Chizhik-Pyzhik (Чижик-пыжик)
Em uma cidade onde tudo é imenso e majestoso como São Petersburgo, você encontra esse pequenino ponto turístico.
O Chizhik-Pyzhik é um monumentozinho escondido nas marges do rio, inspirado em uma música. Trata-se de um pequeno pássaro de bronze que pode passar despercebido se você não prestar muita atenção.
As pessoas vão até lá para jogar uma moeda e pedir boa sorte. Se a moeda fica no pequeno pedestal do pássaro, a sorte vem. Não é fácil!

Summer Garden (Летний сад)
Um jardim imenso e muito arborizado em uma região onde os rios se cruzam e pontes os cortam para todo lado.

Com muitas esculturas, fontes e caminhos escondidos, vale o passeio.
Palácio de Pierre 1º (Домик Петра I)
Um pouco mais afastado do centro de São Petersburgo, mas ainda numa região que deve ser visitada, fica o Palácio de Pierre 1º.
Trata-se de uma pequena construção de madeira que é considerada o primeiro palácio da cidade. Foi construída em 1703 e é um marco da fundação da cidade.

Fortaleza de São Pedro e São Paulo (Петропавловская крепость)
É o coração de São Petersburgo, nos primórdios da cidade.
No centro dela fica uma catedral, e ao redor da muralha é possível caminhar com vista para o Museu Hermitage, do outro lado do rio, e encontrar algumas pequenas praias.



Teatro Mariinski (Мариинский театр)
É um dos mais importantes teatros da Rússia. Assim como o Teatro Bolshoi, em Moscou, aqui acontecem apresentações clássicas e contemporâneas.
Nós assistimos a uma ópera e foi uma experiência bem interessante. Também achamos o interior do Teatro lindo, embora o exterior estivesse em obra e difícil de ser apreciado.


Palácio Peterhof (Петергоф) e Palácio de Catarina (Екатерининский дворец)
Dois palácios que ficam afastados do centro de São Petersburgo, mas que definitivamente estão entre os pontos turísticos mais visitados da cidade.
A grande atração do Palácio Peterhof são suas fontes, que performam um show de água e luzes. Como ele só ocorre em um período específico do ano (primavera – verão), nós não conseguimos presenciar.

Onde Ficar em São Petersburgo
Perto do Museu Hermitage é o ideal, mas cuidado para não ficar perto demais. Essa parte da cidade é muito movimentada. O trânsito fica todo parado com uma frequência grande. Os bares e restaurantes são os mais caros e disputados.
Pra quem busca uma opção econômica, São Petersburgo tem hostels de altíssima qualidade, algo que nos surpreendeu. Algumas opções com ótima localização e custo benefício são:

Pra quem prefere ficar em hotel, selecionamos os que oferecem boas comodidades (quarto tipo suíte, café da manhã, wi-fi grátis), tem boa localização e nota alta de avaliação pelos hóspedes:

Outra opção é ficar do outro lado da ponte mais próxima do Hermitage. Nós achamos a localização ótima. É fácil caminhar até os principais pontos turísticos, a vizinhança é boa (com mercados, bares e restaurantes) e mais tranquila do que o caos turístico do lado de lá.
Nos hospedamos no Hostel Peter and the Wolf e foi excelente. O hostel tem cozinha, lavanderia e banheiros limpinhos.
As funcionárias eram simpáticas e faziam o melhor pra se comunicar com a gente usando o tradutor on line, já que não falavam inglês. Os quartos podem ser privados (são bem pequenos e baratinhos) ou compartilhados e o preço é excelente. Clique aqui para consultar.


Nós tivemos o azar de viajar para São Petersburgo num feriado muito grande, e a maior parte das hospedagens na cidade já estavam esgotadas.
Por isso tivemos que sair do hostel (que não tinha mais quartos livres para o resto da nossa estadia) e fomos parar num hotelzinho bem afastado.
Na verdade era uma pensão, e embora esse nome possa soar mal, o local era bem agradável.
Não recomendamos devido à distância dos pontos turísticos, mas se você não conseguir uma opção no centro saiba que não é o fim do mundo. Desde que hajam opções de transporte público (de preferência metrô), dá tudo certo.
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Pingback: As viagens que todos devemos fazer - Descobrir Viajando
Quanta coisa linda e legal para fazer em São Petersburgo. Achei a arquitetura maravilhosa.
Rússia é um destino que está em nossa lista de viagem para se fazer já há um tempo, incluindo claro São Petersburgo! Muita coisa legal para se fazer, não?
eu sou louca pra conhecer são petersburgo, só não deu certo ano passado pq venceu o passaporte brasileiro do meu marido e com o italiano ia ser maior rolê pra tirar o visto aheuaheu vamos ver se ele tira esse ano
Caramba, fiquei impressionado com os pontos turísticos de São Petersburgo. Não sabia que a arquitetura da cidade era tudo isso!
Adorei as dicas!
Abraço