São Luís é a capital do Maranhão, no Nordeste do Brasil, uma cidade riquíssima em história, cultura e muito o que fazer quando o assunto é turismo.
Para montar um roteiro legal pelos pontos turísticos de São Luís do Maranhão nós recomendamos 3 dias na cidade. Se você vai seguir para os Lençóis Maranhenses, mais 3 ou 4 dias por lá irão fechar um roteiro bem legal para conhecer o Maranhão.
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Maranhão, é claro) clique aqui.
Reunimos nesse post todas as dicas de turismo para você montar seu roteiro: o que fazer em São Luís, onde se hospedar, datas de festas e festivais, melhor época para visitar a Jamaica Brasileira e ainda outras atrações do Maranhão.
Apesar de estar no Nordeste, uma viagem a São Luís vai ser mais parecida com uma visita ao Norte do Brasil do que a Fortaleza, Natal ou Salvador.
Não espere praias paradisíacas, forró e acarajé em São Luís. O mar tem uma cor meio barrenta, o ritmo que comanda a ilha é o reggae e a comida é o caranguejo e o cuxá.
Ir para São Luís é uma imersão profunda em cultura e história. Mas com muito agito e diversão.
Índice
Voo Para São Luís
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez.
Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
Se você der sorte, em algumas rotas ainda vai ter uma vista privilegiada do avião. Olha só essa foto que tirei num voo entre São Luís e Fortaleza:
Onde Ficar em São Luís
Dividimos São Luís em 2 áreas que consideramos interessantes para se hospedar e vamos falar um pouco de cada uma. São o Centro Histórico (Reviver) e a Praia do Calhau, que é a principal praia de São Luís.
Melhores Pousadas no Reviver (Centro Histórico)
Na nossa opinião um dos melhores lugares para se hospedar em São Luís do Maranhão é o Reviver (Centro Histórico).
É ali que acontece toda a cena cultural da cidade, incluindo as festas e celebrações típicas.
Vamos começar pelas opções de hospedagem mais econômicas, ideais para quem viaja sozinho ou com pouco dinheiro. No Reviver existem três hostels muito bem localizados:
- Reviver Hostel – eu vou com alguma frequência a São Luís e sempre opto por esse. É bem em conta, fica bem na esquina com a principal rua do Reviver e sempre tem policiamento perto.
- RioSlz Hostel – localizado num casarão antigo bem bonito e tradicional, tem todas as comodidades de hostel e serve café da manhã.
Algumas opções de pousadas e hotéis no Centro Histórico de São Luís, mais adequadas para casais e pessoas que buscam maior conforto e privacidade:
- Pousada Portas da Amazônia, com ótima localização e café da manhã incluído. Eles também possuem uma pizzaria e bar no local.
- Pousada Casa Frankie, que tem uma piscina (ótima pedida pro calor de São Luís) e café da manhã incluído. Os quartos têm uma varandinha voltada para a piscina, uma graça.
Melhores Pousadas na Praia do Calhau
Se você pretende curtir a cena cultural de São Luís a melhor pedida é se hospedar no Centro Histórico.
Agora se você prefere ficar perto da praia (mesmo sabendo que ela não é de águas super calmas e cristalinas) e ter mais opções de bares e restaurantes, é melhor apostar na Praia do Calhau.
Quanto aos hotéis e pousadas na Praia do Calhau a maioria é de grande porte e conta com piscina e serviço de quarto. Algumas opções:
Nós temos outro post aqui no blog explicando qual o melhor bairro para cada tipo de viajante. Clique para ler.
O Que Fazer em São Luís: Centro Histórico
No primeiro dia em São Luís, o passeio indispensável a ser feito é explorar os pontos turísticos do Centro Histórico (Reviver) e suas redondezas. Se você só tiver um dia na capital maranhense também pode apostar nessa opção.
Tudo começou aqui e tenha certeza que quase todo o tempo na cidade você vai querer passar aqui. No Reviver estão os casarões cobertos de azulejo que são típicos de São Luís, com suas janelas e varandas lindíssimas.
Muitas ladeiras com paralelepípedos e lampiões deixando o visual ainda mais charmoso. E todas as noites, sempre tem muita gente, música e barraquinhas.
Apesar de ter sido uma região violenta por muito tempo, hoje em dia a área está bem tranquila. A quantidade de policiais rodando o local é até surpreendente.
Ainda assim, evite se afastar muito do centro do Reviver (entorno da Praça Nauro Machado), especialmente à noite.
- Rua Portugal
Provavelmente a rua mais fotogênica de São Luís. Nela estão a Casa de Nhozinho, uma das entradas para o Mercado das Tulhas, o Beco Catarina Mina e enormes casarões.
Hoje em dia essa área é completamente segura. Só não esqueça do protetor solar!
- Mercado das Tulhas (Feirinha da Praia Grande)
Um mercado bem popular, onde é possível encontrar de tudo que o Maranhão tem a oferecer: camarão seco, cuxá, bacuri, sarrabulho, torta de caranguejo, reggae, cachaça tiquira, cachaça temperada, seresta, samba.
Ótimo lugar pra tomar umas no fim da tarde ou mesmo pra comer. Preços bem em conta, comida caprichada.
No começo da noite de sexta tem reggae no Mercado das Tulhas. Aos sábados, roda de samba.
Não deixe de tomar uma cachaça fogozada ou uma fura-ferro no Corintiano (que é sampaiense também). Ele tem um stand bem no centro da feirinha, com muitas receitas próprias de cachaça temperada.
Uma boa dica é: escolha um fim de semana para conhecer São Luís. É quando a cidade fica com mais vida e mais festas acontecendo.
- Praça Nauro Machado
É o centro nervoso do Reviver. Quando não tem evento, tem gente do circo, música ao vivo nos bares, skatistas, pessoas de patins, gente tocando ou só pessoas perambulando mesmo.
O movimento é maior do fim da tarde pra noite, mas durante o dia inteiro é seguro andar por lá.
- Beco Catarina Mina
Em homenagem a uma escrava que conseguiu comprar a alforria e libertar muita gente, o Beco Catarina Mina tem uma escadaria bastante cenográfica e é um dos mais lindos pontos turísticos de São Luís.
Serve também para descansar da caminhada, já que sempre tem uma sombrinha por ali. À noite sempre tem algum evento nos bares do beco ou no centro cultural da esquina.
- Casa do Tambor de Crioula
Inaugurada em julho de 2018, a Casa do Tambor de Crioula homenageia o ritmo que é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
A visita é grátis e os horários de funcionamento são de terça a sábado (9h-17h) e domingo (9h-13h).
A exposição permanente está montada em uma sala ampla e conta com manequins exibindo o vestuário típico: trajes floridos e muito coloridos.
Estatuetas representam a roda de tambor de crioula, com os coureiros (homens que tocam os tambores) e as coureiras (mulheres que dançam a “punga” e “umbigada”).
Há também uma amostra de 3 tambores, os quais, durante as apresentações, são afinados com o calor de uma fogueira e tocados na roda de tambor de crioula.
Um conjunto extra de tambores fica aquecendo perto da fogueira, assim quando os tambores que estão sendo tocados esfriam, é feito um revezamento e segue a festa.
Eventualmente acontecem atividades culturais e apresentações de tambor de crioula, se informe sobre os eventos durante sua estadia.
- Museu do Reggae
Inaugurado no começo de 2018, o Museu do Reggae oferece visitas guiadas gratuitas. Ele funciona de terça a sábado (10h às 20h) e aos domingos (9h às 13h).
O Museu do Reggae é dividido em 4 ambientes:
1) Uma “réplica” de uma festa de reggae, com DJ, caixas de som e um casal dançando.
2) Uma sala com vinis antigos e TVs mostrando a linha do tempo do reggae.
3) Exposição específica sobre o reggae nacional, com espaço dedicado à Tribo de Jah. Ali também há uma radiola antiga bem interessante.
4) Área externa, com painéis de grandes nomes do reggae e um café.
- Palácio dos Leões
A sede do governo maranhense é aberta para visitações, mas nós não entramos lá. A vista de fora já é bem bonita, principalmente de frente para o rio.
- Igreja da Sé
É a Catedral de São Luís. Grande e fotogênica. Em frente a ela está a Praça da Mãe d´Água. O visual é muito bacana.
Se você quiser fotografar sem ninguém por perto (como nós fizemos), tem que ir no meio da tarde, quando todo mundo está se escondendo do sol forte. Essa dica vale para qualquer parte do Centro Histórico.
- Praça Benedito Leite (e Feirinha da Benedito Leite)
A praça é muito agradável, com uns banquinhos bem bonitos e bastante sombra. Mas a atração principal dessa praça é aos domingos, quando acontece a Feirinha da Benedito Leite.
A prefeitura está investindo bastante nesse projeto, o que vem contribuindo muito pro desenvolvimento do turismo na cidade. Shows ótimos, comida muito gostosa, artesanato e muita gente. Hoje em dia é o principal evento da cidade fora das datas festivas.
Como eu já disse, escolha um fim de semana para conhecer São Luís, pois assim terá muito o que fazer por lá. A cidade fica muito animada! No nosso vídeo nós mostramos a feirinha e muitos eventos legais, não deixe de assistir clicando aqui.
- Fonte do Ribeirão
Já é mais afastado do Reviver, mas vale a pena a visita. Reza a lenda que existe uma serpente gigante adormecida que vem crescendo por baixo da ilha de São Luís. Nessa fonte estaria a cabeça dela. No dia em que a cabeça e a cauda se encontrarem, o animal vai acordar e destruir a ilha.
- Baía de São Marcos (Encontro do Rio Anil com o Rio Bacanga)
Não é que seja um dos pontos turísticos de São Luís de fato, mas se você for olhar o rio em dois momentos diferentes do dia, perceberá o motivo de ele constar aqui como um tópico.
A vazante da maré em São Luís é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Numa hora, a baía está linda e transbordando de água. Logo depois, está tudo completamente seco. Não é todo dia que a gente pode ver um rio mudar tanto de visual.
Três pontos legais para avistar o rio são: 1) Terminal de Praia Grande, 2) ao lado do Palácio dos Leões e 3) Convento das Mercês
- Rua Graça Aranha (Rua dos Gatos)
Um lugar imperdível no Centro Histórico de São Luís para quem gosta dessas duas coisas: arte de rua e gatos.
A Graça Aranha é uma rua bem estreita, de paralelepípedos, e com as paredes tomadas de pinturas coloridas e muito fotogênicas.
Quanto aos gatos, a rua é lotada deles. Nós alugamos uma casa nessa rua e percebemos que os vizinhos e as pessoas que trabalham por ali cuidam muito bem dos bichinhos, por isso eles ficam por ali mesmo.
- Escadaria da Coreira
Ao lado da Rua Graça Aranha fica essa escadaria mega fotogênica. Quando estivemos por lá, estava com uma pintura de bumba meu boi.
- Butiquim do Carlos
Se você está procurando um lugarzinho que é a cara do Maranhão para tomar umas, vá ao Butiquim do Carlos.
É um barzinho minúsculo, mas com o melhor atendimento de Carlos e sua filha. E o ambiente é tão charmoso que foi até usado como set de gravação da novela Travessia, da Globo.
- Bairro Desterro
O bairro do Desterro hoje em dia se parece muito com o que era o Reviver há dez anos atrás: ruas de paralelepípedo, lampiões, meio abandonado. Mas é fato que as ruas e ladeiras dali são lindas demais.
É certo que, com o turismo crescendo em São Luís, o bairro do Desterro se tornará um destino amado pelos visitantes e locais.
- Convento das Mercês
Situado no bairro do Desterro, é um antigo convento que agora abriga as obras e peças de arte acumuladas pelo Sarney no decorrer de sua vida política.
Há presentes enviados por diversos países, além de o carro presidencial e o de passeio usados por ele poderem ser vistos no pátio central.
Dá um pouco de nojo ver esse sujeito sendo enaltecido dessa forma, mas o lugar em si é bem bonito e fotogênico.
Embora a distância do Centro Histórico seja pequena, é aconselhável pegar um uber ou táxi.
- Cachaçaria do Batista
O paraíso dos cachaceiros. Paredes lotadas de garrafas de cachaça temperada. Tem de todas as frutas e ervas que você pode imaginar. Dá pra ficar lá bebendo, mas não tem mesinhas nem nada. É todo mundo tomando umas no balcão mesmo.
O ambiente é bem rústico e causa uma estranheza assim que a gente chega, mas o Batista é super gente boa e conversa bastante enquanto vai trazendo as cachaças pra você provar, até você decidir qual vai levar.
Bares e Restaurantes no Centro Histórico de São Luís
Alguns lugares que nós testamos e aprovamos:
- Vá ao Cafofinho da Tia Dica para comer bem. Peça o arroz do mar e não vai se arrepender (a porção para 2 pessoas serve 4 numa boa).
- Escolha o Cozinha Ancestral para comida com um toque de requinte e muito amor. Além da decoração linda e do cardápio que muda com frequência, os pratos são bem servidos e os preços são bons.
- Passe pelo Mercado das Tulhas para provar petiscos maranhenses com camarão seco, carne de bode e outras delícias, acompanhando uma cerveja gelada e ouvindo um reggae. Lá também dá para comprar muita coisa legal pra levar pra casa
- Bar do Porto e outros bares vizinhos para um petisco ao ar livre, na beira do rio, com música ao vivo.
- O Flor de Vinagreira é um dos restaurantes mais bonitos e bem recomendados da região – e também um pouco mais caro que os demais.
- Butikin Recanto da Música para uma noite animada com música ao vivo.
- Porto Seguro Bar e Restaurante é um pouco mais afastado, mas é O LUGAR para comer frutos do mar bem preparados em abundância e por um bom preço.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O Que Fazer em São Luís: Praias
Definitivamente as praias não são o ponto forte de São Luís. O mar é de cor barrenta, por conta da saída do rio, e geralmente está impróprio para banho, por conta do Porto de Itaqui.
Dito isso, vale a pena ou não conhecer a praia de São Luís?
Sim, vale sim. A praia é limpa e ampla, cheia de ótimos restaurantes pé na areia e um clima ótimo com calor, ventinho fresco e pôr do sol bonito.
Há muita comida boa, desde peixe a caranguejo, e algumas casas de show espalhadas pela Avenida Litorânea. Nos fins de semana a praia fica bem movimentada e muitas barracas botam música ao vivo.
O principal ponto da Litorânea é sem dúvidas a Praia do Calhau, onde se reúne um maior número de barracas e restaurantes.
Se você estiver em dúvidas sobre onde curtir uma praia, nós recomendamos a Barraca do Henrique. Uma boa pedida é pegar um Uber direto pra lá, a partir de onde você consegue explorar a parte mais movimentada das praias.
Outro lugar gostoso de conhecer, principalmente por conta dos ótimos restaurantes, é a Praia de São Marcos e a Ponta D’Areia.
Na Praia de São Marcos fica um dos monumentos mais importantes de São Luís, uma estátua imensa em homenagem aos pescadores.
Na Ponta D’Areia há um deck repleto de restaurantes de todo tipo de culinária.
Nós estivemos no Italia Wine Bar e nossa impressão é de que não são nada que não seja extraordinário da cozinha deles. Pedimos a Panelinha de Polvo e Lula e foi uma das coisas mais gostosas que comemos na vida!
Essa região é bem gostosa para conhecer na hora do pôr do sol, quando o calor do Maranhão já deu uma trégua.
O Que Fazer em São Luís: Passeios de Dia Inteiro
As redondezas de São Luís do Maranhão também têm muita história e muitas belezas a serem vistas.
Enquanto 1 ou 2 dias são o suficiente para conhecer o Centro Histórico de São Luís e ainda curtir uma praia, há outros passeios que valem a pena.
Alcântara
Cidade de passado muito ligado à escravidão, hoje em dia Alcântara tem como principal atração o pelourinho e o passeio do pôr-do-sol para ver os guarás, ave de coloração bem vermelha nativa dessa região.
Lá também funciona uma base espacial, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), desde 1983.
Alcântara é um dos passeios mais conhecidos em São Luís e há inúmeras agências fazendo bate-volta, que dura um dia inteiro.
Entretanto, por conta da vazante da maré, os horários dos barcos são bem limitados e mudam constantemente. Para ver os guarás no pôr-do-sol muitas vezes é necessário dormir por lá.
Você pode reservar o passeio on line e com cancelamento grátis na Civitatis:
A maior atração de Alcântara é a Festa do Divino, no fim do mês de maio. Esse é um dos maiores festejos do Estado e foi daí que surgiu o Cacuriá.
Raposa
Na cidade de Raposa encontra-se uma espécie de mini Lençóis Maranhenses (ou “Fronhas Maranhenses”, como o pessoal gosta de chamar).
Um passeio delicioso de fazer e perfeito para quem não está com tempo para ir até Barreirinhas e conhecer os Lençóis de fato.
Há muitas agências em São Luís que oferecem a ida à Raposa, mas a verdade é que desde o Terminal de Ônibus da Praia Grande (perto do Centro Histórico) há ônibus saindo toda hora para lá, bem fácil de ir por conta própria.
Se optar pelo passeio, você pode reservar on line na Civitatis, com cancelamento grátis:
A melhor opção, no entanto, é alugar um carro e ir por conta própria. Assim você pode ir parando pelo caminho e fazer seu próprio horário.
Em nossa último viagem ao Maranhão nós alugamos um carro e foi muito conveniente, além de econômico.
Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora escolhida. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Chegando em Raposa os barqueiros estão sempre esperando pelos turistas. O passeio de barco sobe o rio, a partir de onde você avista as dunas. Depois de uma parada para mergulho você é levado para uma praia linda, com aquele visual parecido com o dos Lençóis.
Para quem gosta de ostras, Raposa é o paraíso, pois há muitas lá, extremamente frescas e saborosas.
Falando nisso, você já leu nosso post sobre as comidas típicas do Maranhão? Não deixe de ler para saber as delícias que te aguardam nesse pedacinho do Nordeste brasileiro.
Mais Lugares Para Conhecer no Maranhão
O Maranhão é um Estado ainda sendo descoberto pelo turista brasileiro. Nós já viajamos bastante por lá e escrevemos um outro artigo com vários lugares legais para conhecer – clique aqui para ler.
Parte da Rota das Emoções junto com o Piauí e o Ceará, o Maranhão encaixa bem demais num roteiro de 2 semanas por essa parte maravilhosa do Nordeste:
São Luís – Lençóis Maranhenses – Delta do Parnaíba – Jericoacoara – Fortaleza.
Falamos mais sobre essa rota em outro post aqui do blog (clique aqui para ler).
Lençóis Maranhenses
Um dos lugares mais belos do Brasil e que tem ganhado muita fama ultimamente, com o aumento do turismo no Maranhão. Nós já estivemos nos Lençóis Maranhenses 3 vezes e temos muitas dicas aqui no blog:
Para quem está fazendo um roteiro de 3 dias por São Luís, é preciso ter pelo menos mais 4 dias para conhecer bem os Lençóis.
Veja nosso vídeo mega completo dos Lençóis Maranhenses, com todas as dicas para organizar sua viagem:
Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas fica beeeem distante de São Luís, na cidade de Carolina. Mas como não é um destino muito popular e comentado por aí, resolvemos fazer uma menção honrosa a esse conjunto de cachoeiras e formações rochosas deslumbrantes.
É um destino relativamente caro, pois os pontos interessantes estão dentro de propriedades privadas, e tudo deve ser feito de tour ou carro particular (recomenda-se ter muita habilidade com direção off-road).
Para chegar na Chapada das Mesas são 15 horas de ônibus até a cidade de Carolina. Pra quem faz um roteiro de 3 dias em São Luís, é bom ter mais uns 4 ou 5 dias para conhecer também a Chapada das Mesas.
Também é possível pegar um voo de São Luís a Imperatriz (a segunda maior cidade do Maranhão) e de lá são apenas 3 horas de estrada.
A última opção, que jamais vi ninguém fazendo mas sei que é possível: com o trem de passageiros da Vale. Esse é um trem que sai uma vez por semana em direção ao Pará, mas é possível parar na cidade de Açailândia, a poucas horas de viagem de Carolina.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
- Para saber mais sobre o passeio a Alcântara confira as dicas da Gabi e da Fabia no blog Estrangeira: Bate e Volta em Alcântara, Maranhão.
- Para quem planeja visitar os Lençóis Maranhenses eu recomendo o blog Destinos e Afins: Um paraíso chamado Lençóis Maranhenses: guia completo!
- O blog Inda vou lá tem um relato bem legal, confira: Chapada das Mesas – Carolina/MA.
- Confira as dicas do blog Esse Mundo é Nosso: Passeio Pelas Fronhas Maranhenses
- Veja também: como são as principais estradas do Maranhão
- Leia mais no blog Dani Tur: Como Chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂