Quando começamos a planejar nossa viagem pela transiberiana eu passei horas buscando um mapa que me desse exatamente qual era a rota real e oficial da transiberiana.
Demorei um pouco para entender que a transiberiana tem ramificações, desvios e atalhos.
Além de não existir uma única linha de trem, tem lugares muito incrivelmente lindos que ficam numa rota próxima à transiberiana, mas que só podem ser alcançados de ônibus ou de carro.
Eu tive que desapegar dessa ideia romântica de passar dias viajando de trem, para poder de fato conhecer a Rússia da melhor maneira possível. Não é porque nós viajamos alguns trechos de ônibus, nem porque pulamos alguma cidade, que nossa viagem foi incompleta. De jeito nenhum!

Nossa viagem foi plena de lugares incríveis e diferentes do que a maioria dos turistas vê, e nós recomendamos que você planeje sua viagem de modo a também vivenciar isso.
Nesse texto nós explicaremos cada “rota transiberiana” que existe na Rússia, mas esse post sozinho não é suficiente para te ajudar a decidir tudo sobre seu roteiro.
Então nós recomendamos fortemente a leitura desses outros:
- Transiberiana – Planejamento de Viagem (para decidir de vez como será sua viagem);
- “Paradas Obrigatórias” da Rota Transiberiana (para escolher as cidades que você irá conhecer);
- Rússia: Pontos Turísticos e Roteiros de Viagem (para ter conhecimento de outros lugares que valem muito a pena conhecer na Rússia);
- Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber (post com dicas sobre moeda, idioma, hospedagem, segurança, etc na Rússia).
Rota Transiberiana
A Transiberiana faz parte de outras linhas ainda maiores. De uma forma simples, normalmente os guias de viagem dividem-na em 4 rotas: a Transiberiana propriamente dita, a Transmongoliana, a Transmanchuriana e a Linha Baikal – Amur.
Rota Transmongoliana
A Transmongoliana é com certeza o ramo mais popular e turístico dessas rotas. Começando em Moscou, o trem segue até o Lago Baikal (um lago tão grande que pode-se dar o maior zoom no Google Maps e ele continuará bem visível no meio da Rússia) e de lá desce rumo a Pequim, na China, cruzando pela Mongólia.
Rota Transmanchuriana
A linha Transmanchuriana, ou Ferrovia da China Oriental, também sai de Moscou e vai até Pequim, mas em vez de atravessar a Mongólia, ela passa pela Manchúria, região mais oriental da China.
As ramificações da Transmanchuriana te levam até a fronteira com a Coreia do Norte e mesmo a Coreia do Sul.
Obviamente não se pode passar pela Coreia do Norte assim sem mais nem menos. É preciso ter um guia de viagem e vários outros detalhes arranjados. Nós fomos pra lá e contamos tudo aqui no blog, se quiser conferir:
- Turismo na Coreia do Norte: Como Funciona
- Coreia do Norte: Curiosidades Que Observamos em Nossa Viagem
A Transmanchuriana se divide da Transiberiana na cidade de Chita, cruzando a fronteira entre as cidades de Zabaikalsk, na Rússia, e Manzhouli, na China.
Como muitos europeus necessitam de visto para entrar na Mongólia, essa rota é útil para eles. Evita-se assim o processo burocrático de conseguir mais um visto para sua viagem.
No entanto, nós brasileiros podemos ficar até 90 dias em território mongol sem visto. Leia mais sobre a Mongólia aqui no blog também:
Rota Baikal – Amur (BAM)
A Linha Baikal – Amur (BAM) é uma rota que se separa da Transiberiana na cidade de Taishet. Essa linha passa pelo lado norte do Lago Baikal e segue até Sovetskaya Gavan, em Khabarovsk.
A princípio essa é uma ótima opção para conhecer uma parte menos turística do lago, mas amigos nossos que fizeram parte dessa rota não recomendam.
A BAM também cruza várias cidades fechadas, que possuem acesso restrito, mas que, até esse momento pelo menos, podem ser cruzadas sem sair da estação de trem.
A Real Rota Transiberiana
Agora chegamos na Transiberiana em si. Essa rota se divide em várias, mas focaremos nos braços mais turísticos para não nos estendermos muito.
Existe um trem direto de Moscou a Vladivostok, e esse trem é considerado a real rota transiberiana. Mas não faz o menor sentido fazer essa viagem sem adicionar muitas paradas pelo caminho, como agente não cansa de dizer aqui no blog.
E quando você faz paradas, muitas vezes, ao comprar um trecho entre duas cidades não tão distantes, você pega um trem que não é esse “transiberiano oficial”. Ops. Não faz nenhuma diferença, confie em mim.
Apesar de a Transiberiana seguir desde Moscou a Vladivostok, grande parte dos turistas optam por seguir pela Transmongoliana, como já mencionamos acima.
Além do motivo óbvio de conhecer a Mongólia e a China, o fato é que a viagem entre o Lago Baikal e Vladivostok dura em torno de 2 dias. E não há cidades interessantes no meio para visitar.

Essa opção de ir até Vladivostok mostrou-se muito comum entre viajantes europeus que encontramos pelo caminho. Tirar o visto russo já sai bem caro para eles, além de ser um processo bastante burocrático.
Visitar a Mongólia e a China exigiria mais 2 vistos que também são pagos e burocráticos. Então encontramos vários europeus fazendo a rota Transiberiana inteira, indo e voltando. Ou outros que combinavam a ida de trem com a volta de avião.
De todo modo, aqui no blog usaremos o termo Transiberiana para nos referir ao conjunto de todas as rotas aqui mencionadas, para facilitar o entendimento.
Não deixe de ler os outros posts aqui do blog para planejar sua viagem, pois a quantidade de informações é bem grande, e nós fizemos questão de escrever tudo bem detalhado.
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Não sabia das informações sobre a Rota Transiberiana na Rússia, vou guardar o post para quando for.
Tenho muita vontade de fazer a rota transiberiana e quando soube que tinha tantas opções fiquei super confusa! Ainda bem que seu post vem explicar tudo!
Adorei esse relato e quero acompanhar os outros, pois a Transiberiana é uma rota que gostaria muito de fazer, assim como a Rota da seda. Abs
Nossa, eu juro que não sabia que existem distintas possibilidades de rota transiberiana… De todas acho que fico com a Transmanchuriana!
Quantas opções para conhecer a Rússia e o leste asiático de trem hein? Acho que muita gente tem vontade de fazer a Transiberiana pela fama q tem né? Eu acho q prefiro fazer a Transmanchuriana tb rs. Tô adorando essa série de posts sobre a Rússia de vcs!