No passado, Puerto Viejo de Limón (ou de Talamanca) foi um refúgio de jamaicanos na Costa Rica, e por isso é um lugar bem diferente do restante do país.
A promessa para o visitante são bares com tema de reggae pra todo lado, festa e um clima muito tranquilão, mas sinceramente não vimos nada disso.
Ficamos Em Puerto Viejo – Costa Rica de segunda a quarta, e nada acontecia na cidade. Nos alertaram pra gente não andar pelas ruas de noite, porque era perigoso.
Mas ainda assim, apesar das expectativas um pouco frustradas, curtimos as praias bonitas da região e os preços não tão absurdos dos bares no happy hour.
Se você ainda não leu, temos muitos posts com dicas e roteiros para a Costa Rica e América Central. Confira:
E leia também sobre os outros destinos que visitamos na Costa Rica:
Índice
O Que Fazer em Puerto Viejo – Costa Rica
As praias são fáceis de visitar, com a mais distante, chamada Punta Manzanillo, a quase 15km, seguindo por uma estrada que corre muito próximo da costa o tempo todo.
Se a sua viagem começou pelo Panamá, provavelmente essas praias não vão impressionar muito. Se estiver vindo do norte, as praias agradarão mais. Águas claras e areia branca/amarela, já com alguma cara de Caribe.
Nós tínhamos acabado de passar por San Blas e Bocas del Toro, no Panamá, então estávamos com o olhar acostumado com uma beleza muito maior do que encontramos em Puerto Viejo e em toda a Costa Rica.
Para conhecer Puerto Viejo, o ideal é alugar uma bicicleta para percorrer esses 15km pela costa. Vale a pena. Nós só conseguimos ir até metade, porque não estamos muito acostumados a pedalar, e não dá pra esquecer do caminho de volta né.
As principais praias são a Playa Cocles, Playa Chiquita e Playa Punta Uva. A última é a Playa Grande, perto da Punta Manzanillo.
Pro outro lado da vila, bem pertinho, fica a Playa Negra, que tem a areia bem escura. Não é muito agradável.
E como em todo o resto da Costa Rica, em Puerto Viejo tem também inúmeras opções de turismo de aventura, como tirolesas, esportes aquáticos e coisas assim. Não fizemos nenhuma porque não é nossa onda.
Como Chegar em Puerto Viejo – Costa Rica
Chegamos à cidade vindo de Bocas del Toro, no Panamá. O trajeto é o mesmo para quem chega ou vai embora. Usando transporte público você tem que passas por Sixaola e Guabito, que são as cidades da fronteira, e Almirante, que é a cidade na costa mais próxima a Bocas del Toro.
Para viajar para cidades da costa pacífica ou do norte da Costa Rica, será preciso passar pela capital.
Se você estiver indo para La Fortuna vá bem cedo, pois a viagem é longa. Nós demoramos 5h até San Jose, onde tivemos que trocar de terminal de ônibus, e mais 3h até La Fortuna, trocando de ônibus de novo em Ciudad Quesada.
Bares e Restaurantes em Puerto Viejo
Comer em Puerto Viejo é caro, assim como em toda a Costa Rica. Nós cozinhamos algumas refeições no hostel, mas também provamos comida típica.
Comemos um dia no Reggae Bar, um bar temático bem agradável. A comida estava deliciosa e o preço era igual aos outros lugares, mas o fato de ter um drink grátis nos ganhou. Para beber aproveite o happy hour.
As festas e música ao vivo que estávamos esperando nós não vimos acontecer.
Onde se Hospedar em Puerto Viejo – Costa Rica
A melhor opção é ficar no centrinho da vila.
Os melhores hostels, que são a opção econômica, são o Pagalu Hostel e o Hostel Kinkaju. Para quem prefere quarto privado, mas ainda assim pagando pouco, o La Casa de Rolando tem quartos mais baratos.
Pra quem não se incomoda de pagar um pouco mais, desde que o lugar seja incrível, a pedida é o Umami Hotel (somente para adultos) ou o Hotel Sueño Grande. Os dois são maravilhosos.
Nós ficamos em um hostel/camping chamado Rocking J’s. Fica a 1km da parada do ônibus, pegando a estrada pras praias. Os banheiros tem chuveiro bom e são relativamente limpos. A cozinha é pequena e não tem muita coisa, mas dá pro gasto. O hostel é bem legal. Nossa impressão é de que na alta temporada ali seja um lugar de festas e festas e mais festas.
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂