Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Sugestão de Roteiro

Um roteiro com o que fazer em Porto de Galinhas vai muito além de conhecer as piscinas naturais e relaxar na praia.

Porto de Galinhas tem várias praias além daquela que fica no centrinho do vilarejo; tem coqueirais; tem encontro do rio com o mar; tem pôr do sol esplendoroso; tem comida boa e noite animada.

E ainda tem vários outros lugares na região que você pode incluir no seu roteiro, de modo a aproveitar ao máximo essa viagem para Pernambuco.

Letreiro de Porto de Galinhas

Nós já estivemos em Porto de Galinhas algumas vezes e reunimos todas as informações sobre como montar um roteiro aqui nesse artigo, tanto sobre o que fazer por lá quanto sobre onde se hospedar, como chegar, qual a melhor época para viajar e mais dicas essenciais.

Onde Fica Porto de Galinhas

Porto de Galinhas fica no Litoral Sul de Pernambuco, a 63km de Recife, a capital do Estado.

Porto de Galinhas é um vilarejo que faz parte da cidade de Ipojuca – PE.

O jeito mais fácil de viajar para Porto de Galinhas é pegando um voo até o Aeroporto do Recife.

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes é um dos principais e mais movimentados de todo o Nordeste do Brasil. Há voos diretos de muitas capitais de todas as regiões do Brasil para lá.

Voo Barato Para o Nordeste

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Melhor Época Para Conhecer Porto de Galinhas

Quem diz que no Nordeste faz sol o ano todo nunca viu as tempestades que acontecem entre abril e agosto em Pernambuco.

Como ex-moradora do Recife eu te garanto que essa não é uma boa época para viajar.

É claro que você pode dar sorte e pegar sol e calor mesmo assim, mas esteja ciente de que vai ser arriscado.

A melhor época para viajar para Porto de Galinhas, com baixa chance de chuva, calor garantido e água cristalina nas piscinas naturais é entre setembro e março.

Praia principal de Porto de Galinhas (em dezembro)

É aquela coisa: viaje quando puder, mas saiba das possibilidades que te aguardam.

Se for viajar na época de chuva, conseguirá pagar mais barato nas pousadas e passeios e pegará as praias mais vazias e tranquilas.

Se viajar no auge do calor, pegará tudo mais cheio e mais caro, mas não correrá risco de perder um dia por conta do mau tempo.

Atente-se também à tábua de marés, importantíssima para poder visitar as piscinas naturais, que só se formam na maré baixa.

Como Porto de Galinhas Ganhou Esse Nome

Porto de Galinhas é um nome curioso para um vilarejo de praia, e é bem legal ver toda a decoração criativa que o pessoal faz por lá.

O charma da Vila de Porto de Galinhas

Porém a história por trás do nome é bem triste.

No passado, quando o comércio de escravos havia acabado de ser proibido, os comerciantes usavam esse local (que na época era chamado de Porto Rico) para realizar o comércio ilegal.

O código para avisar sobre a chegada de um navio com escravos era “tem galinha nova no porto”.

E essa é a origem do nome Porto de Galinhas, que recentemente foi eleita uma das melhores praias do Brasil.

Nós contamos outras curiosidades sobre o local em nosso vídeo, no qual mostramos os lugares que conhecemos e os preços que pagamos por lá.

Clique aqui para abrir no Youtube.

Como Ir do Recife a Porto de Galinhas

A estrada que liga Recife a Porto de Galinhas é boa e fácil para quem faz um roteiro de viagem de carro. O trânsito no Recife costuma ser bem pesado, então evite os horários de pico, se possível.

Se for alugar um carro use o site RentCars para comparar preços entre as locadoras disponíveis e escolher a melhor opção. Clique aqui para abrir em outra aba.

Para quem quer economizar e viajar de transporte público, tem 2 ônibus que vem do Recife:

Ambos os ônibus saem do terminal Cais de Santa Rita, no centro do Recife, e passam também no aeroporto.

Praia principal de Porto de Galinhas

Uma diferença entre os ônibus é que o 195 vai só até a vila de Porto de Galinhas, e o 191 vai até Maracaípe.

Apesar disso, mesmo que você vá se hospedar em Maracaípe, é bem mais cômodo pegar o 195 e de Porto de Galinhas pegar um Uber (por volta de R$7) ou o ônibus local (R$3,75) para Maracaípe.

A principal parada de ônibus, táxis e bugueiros em Porto de Galinhas é no posto de gasolina que fica no centro da cidade.

Ele fica no início da alameda de pedestres, principal região turística da vila, o que é bem conveniente.

Passeio a Porto de Galinhas: Bate e Volta de Recife

Se você não vai se hospedar em Porto de Galinhas durante esse roteiro de viagem, mas quer conhecer a vila e as praias, pode se juntar a um passeio guiado.

O passeio te pega de manhã no seu hotel, leva até a praia e as piscinas naturais e ainda te dá a opção de fazer um passeio de buggy para conhecer outros lugares além da praia central de Porto de Galinhas.

Nós sempre recomendamos reservar passeios com a Civitatis, que é nossa parceira de confiança, pois você tem direito a cancelamento gratuito e informações claras sobre o que está ou não está incluído:

Como ir de Porto de Galinhas a Maragogi

Porto de Galinhas fica a apenas 86km de Maragogi – Alagoas, motivo pelo qual muita gente inclui as duas praias num mesmo roteiro de viagem.

Se você estiver de carro, vai levar cerca de 1h30 para sair de Porto de Galinhas e chegar em Maragogi.

Se estiver querendo economizar usando transporte público, terá um desafio pela frente. Os ônibus são muito escassos no litoral pernambucano e alagoano, então terá que pegar várias vans que fazem o transporte local.

O jeito mais fácil, e que não é tão caro assim, considerando tudo que você vai conhecer, é se juntar num passeio guiado.

O guia te pega no seu hotel pela manhã e leva até Maragogi, onde você pode fazer passeio de catamarã para ver as piscinas naturais e passeio de buggy para conhecer outras praias da região.

Clique aqui para ver os detalhes e preço do passeio sem compromisso

Um paraíso chamado Maragogi

Como ir de Porto de Galinhas à Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros é uma das mais bonitas e famosas do litoral de Pernambuco. Com certeza você já viu fotos dessa simpática igrejinha na beira do mar:

A maravilhosa Praia dos Carneiros

De carro você leva cerca de 1h (53km) para ir de Porto de Galinhas até a Praia dos Carneiros, o que é bem rápido e se encaixa muito bem num roteiro de viagem pela região.

Se quiser ir de transporte público, confie nas vans que fazem o transporte local. Você vai ter que pegar várias até chegar ao seu destino. No nosso artigo da Praia dos Carneiros falamos mais sobre como viajamos com elas.

O jeito mais fácil, porém, é se juntar a um passeio guiado. Como o transporte público é realmente muito escasso por aqui, essa acaba sendo a única opção que faz sentido.

O passeio inclui retirada no seu hotel, transporte até a Praia dos Carneiros e day-use no Bora Bora, um beach club com ótima estrutura.

Você ainda pode optar por passeios para conhecer piscinas naturais e tomar banho de argila por lá.

Clique aqui para ver os detalhes e preço do passeio sem compromisso

Passeio de Porto de Galinhas a Olinda e Recife

Se durante todos os dias desse seu roteiro de viagem você vai se hospedar só em Porto de Galinhas, mas gostaria de tirar um dia para conhecer os pontos turísticos de Recife e o Centro Histórico de Olinda, saiba que é possível fazer esse passeio e que ele vale muito a pena.

Nesse passeio você sai de Porto de Galinhas pela manhã, conhece a Praia de Boa Viagem e o Recife Antigo e segue até as ladeiras de Olinda, com seus casarões históricos e mirantes espetaculares.

Vista do Alto da Sé em Olinda

Considerando todos os lugares que esse passeio te leva para conhecer, realmente é algo que vale e muito um dia do seu roteiro em Porto de Galinhas.

Reserve na Civitatis que é nossa parceira de confiança e oferece cancelamento grátis:

Clique aqui para ver os detalhes e preço do passeio sem compromisso

Onde se Hospedar: Hotel e Pousada em Porto de Galinhas

Quado o assunto é onde se hospedar em Porto de Galinhas, existem 3 ótimas opções, dependendo do tipo de viagem e roteiro que você quer fazer:

Hospedagem na Vila de Porto de Galinhas

O lugar perfeito para ficar perto de tudo o que tem para fazer em Porto de Galinhas, com muitos bares e restaurantes para visitar e rua de pedestres com lojinhas e bastante movimento à noite.

Você consegue se hospedar perto do centrinho mesmo se estiver viajando com pouca grana. Aqui estão nossas sugestões de pousadas:

Super Baratinhas:

Intermediárias:

Máximo de Conforto:

Terraço da Pousada Marie Claire Flats

Hospedagem na Praia de Maracaípe

Se hospedar em Maracaípe também pode ser uma ótima experiência, principalmente para quem quer fugir do burburinho e curtir uma tranquilidade.

À noite o vilarejo de Maracaípe é bem pacato, com alguns poucos (porém muito bons) restaurantes abertos. Por outro lado, a praia deserta à noite é lindíssima, quase sem iluminação que atrapalhe a observação de estrelas.

Se você busca uma pousada sem defeitos, pertinho da praia e com todas as comodidades, escolha entre essa seleção:

A Pousada Maracabana Spa é essa perfeição aí da foto

Hospedagem na Praia de Muro Alto

Muro Alto tem ótimas opções de hospedagem. A maioria são flats ou resorts de frente para a praia, com toda a estrutura e as comodidades que você precisa para sua estadia.

Isso é importante, pois a praia fica bem afastada do centrinho de Porto de Galinhas (quase 10km) e não tem basicamente nenhum comércio por perto.

Algumas das principais hospedagens em Muro Alto são:

Área de lazer do Flat Marulhos

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Roteiro em Porto de Galinhas

Dependendo de quantos dias você tiver no seu roteiro em Porto de Galinhas, terá tempo para conhecer mais lugares, ou terá que deixar alguns de fora.

O que é “obrigatório” num roteiro sem dúvidas é conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas e fazer um passeio de buggy para conhecer outras praias da região.

O passeio de buggy mais famoso de Porto de Galinhas é chamado de “ponta a ponta”, pois te leva para conhecer todas as praias de lá: Muro Alto, Cupe e Maracaípe.

É claro que no passeio você passa pouquinho em cada uma, e pode ter certeza de que depois vai querer voltar para curtir melhor cada uma.

Então fica aqui nossa sugestão de roteiro:

Para encaixar as piscinas naturais e o passeio de buggy no mesmo dia você precisa olhar qual será o horário de maré baixa (que é quando as piscinas se formam).

O passeio de buggy dura cerca de 5h-6h, e o melhor horário para fazê-lo é à tarde, para ver o pôr-do-sol no Pontal de Maracaípe.

A seguir detalhamos melhor tudo o que fazer em Porto de Galinhas, incluindo praias e passeios:

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Praias e Passeios

Consulte o mapa para saber onde fica cada lugar:

Clique para abrir no app ou em outra aba com legenda

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Piscinas Naturais

As piscinas naturais de Porto de Galinhas estão localizadas na praia do centro da vila. Se você estiver hospedado ali, poderá ir caminhando.

Para visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas há 2 maneiras: de jangada, que é um passeio pago (cerca de R$50 por pessoa), ou por conta própria, indo a pé quando a maré estiver no ponto certo.

O passeio de jangada você consegue contratar diretamente na praia – procure a associação dos jangadeiros.

Jangadas em Porto de Galinhas

Para quem vai a pé: a água é muito calma e fica na altura dos ombros de uma pessoa de 1,65m no ponto mais fundo.

Independente de como você for às piscinas, é fortemente recomendado levar chinelos ou algum calçado que possa molhar e que proteja seus pés, pois os arrecifes por onde as piscinas naturais são acessadas são lotados de ouriços.

E só leve celular se estiver com capinha à prova d’água – sempre tem gente vendendo na praia.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Não é permitido entrar nas piscinas naturais quando a maré está baixinha, pois como a água não circula, acaba ficando suja com protetor solar e etc.

Peixinhos nas piscinas naturais de Porto de Galinhas

É importante se informar sobre o melhor horário para visitar as piscinas, principalmente se for andando e não de jangada.

O ideal é chegar na praia umas 2h antes do ponto mais baixo da maré, quando provavelmente já será possível começar seu percurso.

Há funcionários da prefeitura que ficam no local controlando o acesso, e a partir do momento que a maré para de baixar, não é mais possível ir a pé, só de jangada.

Para sua própria segurança, informe-se com esses funcionários antes de entrar na água e pergunte quanto tempo poderá ficar nas piscinas antes da maré começar a subir.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Um problema que nós enfrentamos na hora de visitar as piscinas naturais foi encontrar um local seguro para deixar nossos pertences que não podiam molhar.

Nessa hora o assédio é grande, pois os quiosques que disponibilizam cadeiras e guarda-sol na areia da praia ficam em cima tentando te convencer a deixar as coisas lá, assumindo o compromisso de voltar e alomçar com eles.

Acabamos fechando com uma barraca que não cobrou pelo uso da cadeira e do guarda-sol, desde que consumíssemos um de seus inflacionados petiscos ou refeições.

Não tinha quase nenhuma comida (mesmo porções) por menos de R$100 no cardápio.

Nós já sabíamos desse esquema de outras visitas que fizemos a Porto de Galinhas, mas como chegamos em cima da hora para aproveitar a maré baixa, acabamos ficando por ali mesmo.

A verdade é que é caro, porém as comidas são muito bem servidas e bem feitas. Comemos um peixe frito inteiro (cioba) que estava delicioso e servia facilmente 4 pessoas.

Peixe frito inteiro na praia da vila de Porto de Galinhas

As caipirinhas e caipifrutas (R$15) também eram imensas e deliciosas, bem caprichadas. A cerveja latão mais barata era R$8, porém o garçom disse que faria por R$6 caso quiséssemos tomar.

Esses preços são praticados principalmente na praia, porém andando pela vila de Porto de Galinhas é comum encontrar 4 latões de cerveja por R$10 nos depósitos de bebidas, além de refeições simples e gostosas por R$15 nos restaurantes mais simples.

Então fica essa informação para quem quiser economizar e conseguir se planejar bem.

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Passeio de Buggy Ponta a Ponta

Se conseguir encaixar a visita às piscinas naturais e esse passeio de buggy num mesmo dia, você já terá passado por todos os pontos mais legais de Porto de Galinhas.

Como eu já disse, o passeio de buggy passa rapidinho pelas paradas, e tem praias tão maravilhosas que você com certeza vai querer voltar para ficar um dia inteiro.

Quando for contratar o passeio (que custa por volta de R$400 o buggy para até 4 pessoas), questione quais serão os pontos de parada e certifique-se de que nenhum lugar está sendo deixado de fora.

A ordem das paradas depende de onde você está hospedado e do horário, mas são sempre essas:

Praia de Maracaípe

O melhor horário para fazer o passeio é à tarde, de modo a visitar o Pontal de Maracaípe no pôr-do-sol, que é um dos mais bonitos que você vai ver na vida.

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Coqueirais de Maracaípe

Os Coqueirais de Maracaípe são plantações de coqueiros que ficam na beira da praia entre Porto de Galinhas e Maracaípe.

São corredores que parecem infinitos de coqueiros, um cenário que rende ótimas fotos.

Você pode visitar por conta própria, já que os coqueirais começam bem pertinho da vila de Maracaípe (dá para ir com o ônibus local até lá).

Se você estiver de buggy, poderá tirar algumas fotos clássicas com o carrinho e as árvores ao fundo.

Tem até um catador de coco que sobe nos coqueiros para tirar foto do alto e acabou ficando famoso nas redes sociais como o “drone humano”.

Coqueirais de Maracaípe

Como a Praia de Maracaípe tem ondas muito fortes e é mais frequentada por surfistas, o passeio só passa por lá e não fica muito tempo.

Praia de Maracaípe

Nos hospedamos em Maracaípe em nossa última viagem a Porto de Galinhas e mostramos tudo nesse vídeo.

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Pontal de Maracaípe

Um dos lugares mais bonitos de Porto de Galinhas é o Pontal de Maracaípe.

Quem conhece acaba achando mais bonito do que o resto, de tão incrível que é.

Trata-se de um local onde o rio deságua no mar, e esparrama suas águas formando várias piscinas e espelhos d’água.

Pontal de Maracaípe

Tem duas opções boas para você escolher quando visitar o Pontal de Maracaípe:

Recomendamos que você vá ver o pôr-do-sol com o passeio de buggy e volte outro dia na hora da maré baixa para ficar só curtindo as piscininhas.

Você consegue chegar até certo ponto com seu carro ou de ônibus, e depois precisa caminhar pela praia para chegar até o pontal.

Em outro artigo aqui do blog nós contamos tudo sobre a Praia e o Pontal de Maracaípe, incluindo os melhores restaurantes e barracas de praia. Não deixe de ler clicando aqui.

Pontal de Maracaípe

Além de se banhar nas piscininhas que se formam pela areia, no Pontal de Maracaípe também tem um região de arrecifes onde se formam piscinas semelhantes àquelas da praia da vila de Porto de Galinhas.

Na maré baixa os jangadeiros ficam ali e você pode contratar um para ir visitá-las.

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Praia de Muro Alto

Enquanto o Pontal de Maracaípe é o extremo sul de Porto de Galinhas, a Praia de Muro Alto é o extremo norte.

Protegida por uma imensa barreira de arrecifes, a Praia de Muro Alto parece uma imensa piscina natural, com a água transparente, rasa, sem correnteza e não muito funda.

Perfeito, né? Na nossa opinião foi uma das melhores praias para se banhar que conhecemos no Brasil. E olha que conhecemos muitas!

Praia de Muro Alto

Para chegar à Praia de Muro Alto você precisa ir de carro, pois não há transporte público para lá.

É possível contratar um táxi ou chamar um carro por aplicativo. Nós fomos de Uber e saiu baratinho, mas para ir embora de lá foi beeeem demorado conseguir um motorista, pois não há muitos na região.

Um bom lugar para colocar como seu ponto de destino na Praia de Muro Alto é o Bar da Praia, que é um restaurante bem arrumadinho e com os preços meio inflacionados.

Bar da Praia em Muro Alto

Mesmo que você não vá ficar lá, peça para o motorista te deixar na frente dele, pois é o melhor trecho da praia.

Nós recomendamos muito que você vá passar um dia inteiro na Praia de Muro Alto. Leia nosso guia completo clicando aqui para mais dicas.

Nesse vídeo mostramos como fomos até a Praia de Muro Alto e como foi nosso dia por lá.

O Que Fazer em Porto de Galinhas: Praia do Cupe

A praia menos visitada de Porto de Galinhas é a Praia do Cupe, por conta das ondas fortes e da escassez de locais com estrutura para passar o dia.

É uma praia bem extensa, e se você optar por conhecê-la ou até mesmo se hospedar nela, escolha ficar na parte mais ao norte, chamada da Pontal do Cupe.

Lá as ondas são mais gentis e na maré baixa se formam algumas piscinas naturais bem bonitas.

Praia do Cupe – Foto: Vi Neves, CC BY 2.0

O Que Fazer em Porto de Galinhas à Noite

À noite a vila de Porto de Galinhas ganha vida, com muitos restaurantes e barzinhos tocando música ao vivo e oferecendo drinks e comidas típicas aos turistas.

Caipirinha de siriguela na noite da vila de Porto de Galinhas

Um bom local, com preços intermediários e atendimento excelente para quem quer tomar umas no fim da tarde, é o Caldinho do Cláudio, que tem cervejas de 600ml a partir de R$11 e caipirinha por R$9. Os caldinhos são muito bons, com destaque para o de feijão (R$12). [preços de 2022]

Nesse vídeo mostramos várias comidas típicas de Pernambuco que vale a pena conhecer antes de viajar pra lá.

Leia a seguir:

Porto de Galinhas está nessa lista de lugares mais bonitos do Brasil, junto com outros 20 destinos. Não deixe de ler.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile