Apaixone-se Pela Incrível Ilha de São Vicente, em Cabo Verde

sao vicente cabo verde

Confira nossas dicas de onde se hospedar, quais melhores bares e restaurantes e atrações turísticas imperdíveis na Ilha de São Vicente – Cabo Verde.

Além do carnaval, maior do país, São Vicente é a capital cultural de Cabo Verde, tem praias lindas, um monte de música ao vivo e festivais com os melhores artistas locais e internacionais, um povo lindo, simpático e maravilhoso. 

A segunda principal ilha do arquipélago, tendo como capital Mindelo, merece demais uma visita.

São Vicente é um “brazilin”, cheio de alegria, cheio de cor… Isso é o que diz a música Carnaval di São Vicente (traduzido do criolo), imortalizada pela gigante Cesária Évora. Representante maior da música de Cabo Verde no mundo, vê-se e ouve-se referências a ela em todos os cantos da Ilha de São Vicente.

Ao sair do aeroporto, a primeira vista que se tem é de uma estátua de três metros da Diva dos Pés Descalços. Mas o post é sobre São Vicente, não sobre Cesária Évora. Apesar de ela merecer muitas e muitas linhas a homenageando, São Vicente também tem assunto suficiente pra esse post inteiro.

A Ilha de São Vicente é também passagem obrigatória pra quem quer ir à lindíssima ilha de Santo Antão, onde só se chega de barco. Muita gente passa direto por São Vicente, mas nós consideramos que tirar uns dois ou três dias (ou mais, dependendo de qual festejo estiver rolando por lá) pra rodar na ilha é certeza de passar um tempo agradabilíssimo.

Não sabe por onde começar a montar seu roteiro? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde 

E se você ainda não leu, confira também:

Hotéis em São Vicente – Cabo Verde

Há basicamente duas regiões interessantes para se hospedar em São Vicente, Cabo Verde: na Praia da Laginha ou no Centro de Mindelo.

Hotéis no Centro de Mindelo

Uma das opções com melhor custo-benefício é o Pasta e Basta, um apartamento simples porém aconchegante, muito bem avaliado pelos hóspedes e com localização ótima, bem no centrinho mesmo.

O Café Royal Suites fica em um casarão antigo muito bem conservado, em cima de um restaurante onde você pode fazer as refeições do dia. A localização é perfeita, na rua principal do centro de Mindelo.

O Solar Windelo fica um pouquinho mais afastado, mas o ponto forte deles é a vista esplendorosa da cidade com o mar ao fundo. Eles também possuem um bar no local e recepção 24h.

O Cama e Café Vannilla é super elogiado pelo café da manhã, bom wi-fi e localização com vista para o mar, embora um pouco afastado do centro.

Hotéis na Praia da Laginha

Um hotel com vista para o mar, bom café da manhã e bem avaliado pelos hóspedes é o Laginha Beach Guest House.

O Residencial Che Guevara tem quartos duplos ou triplos e oferece café da manhã, wi-fi e outras amenidades para os hóspedes. Fica bem pertinho da praia, o que é ótimo.

A Casa Laginha é outra opção próxima à praia e com uma decoração muito linda. Possui uma varanda com vista para o mar e os hóspedes podem usar a cozinha e outras partes da hospedagem.

Hostel em São Vicente, Cabo Verde

Ainda é pouco comum encontrar Hostels (albergues) em Cabo Verde, mas encontramos duas opções que pareceram boas em Mindelo:

O Hostel Mindelo é novo e fica muito bem localizado no centro de Mindelo. Tem wi-fi, cozinha e opções de quarto privado ou cama em dormitório misto.

Já o Simabo’s Backpackers Hostel fica próximo à Praia da Laginha e tem nota 10 de avaliação dos hóspedes. Não entendemos bem se eles possuem dormitórios ou somente quarto privado, mas mesmo pra quem viaja sozinho os preços são bem acessíveis.

Nós selecionamos aqui as hospedagens que acreditamos ter o melhor custo-benefício para viajantes que priorizam gastar pouco e dormir com conforto. Você pode fazer outras buscas clicando nos links:

Dinheiro em Cabo Verde

Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)

Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa nenhuma!

Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.

Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.

Pontos Turísticos da Ilha de São Vicente – Cabo Verde

Passamos quase dois meses em Mindelo, capital de São Vicente, e reunimos muitas informações de o que fazer na ilha. Praias, festas e uma culinária maravilhosa esperam quem viaja pra lá.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Praia da Laginha

É a praia urbana da cidade de Mindelo. Não há azul mais doido nos mares de Cabo Verde do que o daqui. É um azul “atômico”, cintilante, meio fluorescente, lindo e, não importa quantas vezes se vá à praia, sempre se é surpreendido com aquela cor. E a areia? Branquinha, branquinha.

sao vicente cabo verde
Praia da Laginha, São Vicente, Cabo Verde

Laginha é a única praia na cidade e onde todo mundo se encontra no fim do dia. Curiosamente, nos dias de semana o povo só começa a aparecer a partir das 15h. Inclusive na sexta-feira! Portanto se o que você quer é sossego, pode ir pra lá logo depois do almoço, que é garantido.

No fim do dia é quando surgem as vendedoras de pastelzinho de peixe (uma delícia e custam só 10 ou 15 escudos), o pessoal que vai direto pros abdominais e barras, o povo da corrida, os grupinhos de amigos que estão ali para verem e serem vistos, a galera do surfe e todo mundo mais.

Quando o sol vai baixando, a boa é ir no bar Caravelas para comer uma moreia frita, tomar aquela cervejinha ou groguinho, e ser feliz. Com sorte, uma musiquinha ao vivo começa logo logo.

Centro de Mindelo

O centro da cidade é gostoso de passear. Simples, sem pretensões, com casarões cheios de charme e bem conservadinho.

sao vicente cabo verde
Centro de Mindelo

A Rua de Lisboa é o centrão de Mindelo, de onde pode-se avistar a vida acontecendo na capital, remetendo a cabeça de qualquer um à vida nos grandes centros brasileiros antigamente.

A Praça Estrela é onde se encontram roupas para comprar, tanto comuns quanto os tecidos de motivos mais locais. A praça em si é decoradinha com azulejos portugueses e uma ou duas estátuas bem bonitas. Vale a pena uma passadinha.

É também de onde partem os Hiace (ou aluguer, ou coletivo, o que a gente chama de van) para todos os pontos da ilha.

Praias de São Vicente – Cabo Verde

Praia Grande, Praia do Norte e Baía das Gatas são três praias sem uma divisão clara que ficam no Norte da ilha. Todas acessíveis tomando-se um Hiace desde a Praça Estrela.

É uma linha costeira bem bonita, com um vulcão inativo no fim da Praia Grande e uma baía no outro extremo. As águas são agitadas em todas elas e às vezes a areia fica com um pouco de lixo.

sao vicente cabo verde
Praia do Norte, São Vicente, Cabo Verde

Nosso amigo nos fez perceber que na verdade se trata de lixo de pescadores, como restos de rede, cordas e coisas de barco. As praias são lindas mesmo assim. Na Praia do Norte tem um arco de pedras aleatório e que rende, no mínimo, fotos curiosas.

Outras praias que não visitamos, mas que todos disseram que valem muito a pena, foram Praia do Calhau e a de São Pedro (próxima ao aeroporto).

Nosso amigo disse que a trilha do farol da segunda praia é uma das mais bonitas na ilha. Ambas também acessíveis de Hiace.

Monte Verde – São Vicente, Cabo Verde

O Monte Verde é o ponto mais alto da Ilha de São Vicente, com 750m de altitude, e acessível apenas por carro próprio. A estrada termina no topo do monte, onde estão as antenas de transmissão.

sao vicente cabo verde
Monte Verde, São Vicente

A vista é deslumbrante, com a Baía de Mindelo e as montanhas da ilha de Santo Antão de um lado, as praias da costa Norte bem em frente, e as ilhas de Santa Luzia e de São Nicolau (essa só é visível com muito bom tempo) do outro. Portanto, um ótimo lugar pra tirar fotos!

O sol do fim da tarde faz o mar brilhar demais na baía, e dá pra sentir até um friozinho lá no alto, o que não é muito comum em Cabo Verde.

Carnaval de São Vicente

Bem, São Vicente é carnaval! Falando com qualquer cabo-verdiano em qualquer ponto do país, o papo se desenvolve pro carnaval da Ilha de São Vicente.

festivais de cabo verde sao vicente cabo verde
Carnaval de Mindelo
Foto: Caroline Granycome

E não é sem mérito. São três dias de festa, com desfile de “escolas de samba”, desfile de blocos tradicionais, festas nas ruas e, à noite, sempre uma doideira rolando.

Se a ideia é fugir do Brasil mas, mesmo assim, ver alguma folia, taí um destino certo!

Festival da Baía das Gatas

Ocorre em agosto, atrai gente e artistas famosos de todas as ilhas do país e sempre contando também com nomes grandes internacionais. Martinho da Vila, Gabriel o Pensador e também Xande de Pilares foram nomes brasileiros que já tocaram por lá.

Clique aqui para ver nosso post completo sobre o carnaval e outros festivais em Cabo Verde

Como se Locomover por São Vicente – Cabo Verde

Todos os lugares em São Vicente são acessíveis por autocarro (ônibus), quando próximos a Mindelo, ou Hiace (vans).

O ônibus custa 40 escudos, que dá uns 35 centavos de euro. Ou seja, extremamente barato. Já os Hiaces variam pra onde se deseja ir, mas tampouco são caros.

Os ônibus funcionam quase até meia-noite, mas é bom se certificar se, à noite, a linha também vai pro ponto desejado. Eles encurtam a rota às vezes. Os Hiaces param de rodar mais cedo.

Táxis são bem frequentes o tempo todo e funcionam por preços tabelados (sem taxímetro). São bem baratos também.

Como Chegar à Ilha de São Vicente

Voos Para Cabo Verde

É a forma mais comum de chegar e sair. As empresas que voam pra São Vicente são a TACV e a Binter CV.

Os voos pra Praia são frequentes, mais ou menos uns 2 por dia em cada companhia.

Se for voar de Binter, lembrar de comprar no site deles internacional, pois o com final “.cv” aceita apenas pagamento com o cartão de crédito local.

Barco São Vicente – Santo Antão

Se o destino for Santo Antão, a ilha vizinha só é acessível via São Vicente, tomando-se um barco no Porto Grande (em Mindelo, do lado do centro da cidade) que custa 800 escudos a ida.

Sai duas vezes por dia, de segunda a sábado, de manhã e no meio da tarde. Domingo só tem a saída da manhã.

Existe um barco de Santiago pra São Vicente, mas só aparece de 15 em 15 dias, mais ou menos, e, quando fomos tentar comprar, estava uma confusão doida.

Bares e Restaurantes em São Vicente – Cabo Verde

Nós passamos mais de um mês em Mindelo e comemos e bebemos em praticamente todos os bares e restaurantes da cidade.

Mercado Municipal de Mindelo

Dentro do Mercado Municipal foi o almoço mais barato que encontramos. 400 escudos, com três opções. Pedimos um atum que veio absurdamente delicioso, provavelmente o melhor que comemos em Cabo Verde.

sao vicente cabo verde
Mercado Municipal de Mindelo

Bares na Praia da Laginha

O Caravela tem sempre um prato do dia mais ou menos barato (em torno de 500 e 600 escudos) e muito gostoso. A garoupa também é linda: vem inteira no prato, com acompanhamentos (uns 700 escudos). Mas o carro-chefe do bar é a moreia frita! E por 100 escudos apenas.

Há outros bares nos arredores da Laginha, como Bar da Laginha, com música ao vivo e bebidas a preços atraentes. Mas esses são uma opção melhor para mais à noite. Antes das 21h não tem nem movimento. São todos grudadinhos um no outro e a música às vezes fica confusa, mas não deixa de ter seu charme.

E tem o Ote Level, mais próximo ao Caravelas, que é o bar da burguesia mindelense (e bacaninha demais pro gosto de um viajante comum).

Bares e Restaurantes em Mindelo

O Elvis Restobar (ou Cocktail Bar, não entendemos direito qual é o nome de fato) é um lugar levemente mais carinho pra comer, com os pratos girando em torno de 700 e 900 escudos, porém com qualidade nitidamente acima dos outros. Tempero delicioso, preparo com atenção e bastante comida.

Também tem tira-gostos deliciosos e a moreia frita (petisco típico) não deixa a desejar. Ótimo lugar pra beber, com cocktails de 300 escudos e bem servidos. Cerveja, grogue e pontxi bem em conta também. Fica na praça em frente ao hotel Don Paco.

A Padaria Morabeza, na rua perpendicular ao comecinho da Rua de Lisboa lá em cima, perto do Liceu Velho, é um ótimo lugar para comer catxupa e francesinha.

Fund di Mar fica na Rua de Lisboa e é considerada a melhor pizzaria da cidade. O lugar é muito gostoso, a pizza de fato é muito boa, e preços normais (entre 400 e 800 escudos).

O Nhô Djunga é o bar mais diferente que vimos em Mindelo. Uma espécie de antiga livraria e loja de vinis, tem um piano, os livros podem ser folheados, a bebida é barata e sempre tem música ao vivo.

Não é lugar de badalação, mas um ótimo destino pra quem quer um ambiente diferente do normal (além de ver livros e discos criolos). Fica bem perto da discoteca Syrius e da Praça Nova.

O Café do Mar fica na praça em frente ao hotel Don Paco (bem de frente pro mar, após o Club Náutico pra quem vem do Centro).

Os preços não são muito convidativos, mas, por 700 escudos, come-se uma francesinha completa deliciosa. A francesinha é um prato do Norte de Portugal com pão, carne de porco, linguiça e presunto, tipo um sanduíche.

O diferencial é que é servido num prato, com queijo derretido em volta do pão todo, um ovo de gema mole por cima e imerso em um molho muito louco à base de pimenta, catchup, mostarda, cerveja, vinho e noz-moscada.

Pra completar, uma porção de batata frita pra submergir no molho também. Delícia!

Seguro Viagem Para Cabo Verde

A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.

Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.

Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.

Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE

ilha, mochilão áfrica, mochilão cabo verde, praia, são vicente, laginha, cabo verde

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

8 comentários em “Apaixone-se Pela Incrível Ilha de São Vicente, em Cabo Verde”

  1. ótimo post! gostaria de saber se é melhor levar escudo ou euro… nos hiace só aceita escuto? no aeroporto tem casa de câmbio para trocar?

    1. Caminhos me Levem

      Oi Liana. Te recomendo levar euro e trocar um pouco lá por escudo. Não sei te dizer se você vai encontrar casa de câmbio no aeroporto, mas provavelmente vai ter caixa eletrônico para você sacar um pouco de escudo.

  2. Que destino maravilhoso. Nunca pensei em ir pra lá, mas estou apaixonada. Praias lindas e um ar meio brasileiro? Tô super dentro! Amo essa atmosfera e já quero me preparar para pegar um carnaval com certeza na Ilha de São Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share