Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em La Paz: Melhores Passeios | Bolívia

o que fazer em la paz bolivia

Parada obrigatória para quem visita a Bolívia, La Paz é uma cidade que tem muito o que fazer. Confira nossas dicas a seguir.

A capital da Bolívia é bem conhecida por todos que cresceram ouvindo o Galvão Bueno bradar sobre a dificuldade de um time de futebol jogar naquela altitude, e sobre a necessidade de a equipe viajar pra lá uns dias antes da partida para se acostumar com a falta de oxigênio no ar.

La Paz vista do alto

Para nós viajantes, a cidade é uma promessa de vistas de tirar o fôlego, horas perdidas em mercadinhos de artesanatos e passeios icônicos, como a Estrada da Morte e o Valle de la Luna.

Se você ainda não leu, confira também nosso guia completão para organizar todos os detalhes e montar seu roteiro de mochilão pela Bolívia:

E leia também sobre os outros destinos que conhecemos nessa viagem:

O que Fazer em La Paz

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Calle Sagarnaga

A rua mais colorida da cidade! São centenas de barraquinhas de artesanato, vendendo tudo que você imaginar. Os preços são bem mais baixos que nas cidades menores, e a variedade é maior. Nessa rua também encontram-se muitos hostels, cafés, agências de viagens e barraquinhas de comida típica.

Calle Jaen

Rua com prédios antigos bem conservados, muitos dos quais são museus.

Foto: User: (WT-shared) Shoestring at wts wikivoyage [CC BY-SA 1.0], via Wikimedia Commons

Mercado Camacho

Um dos lugares mais gostosinhos para encontrar comida de rua e comprar bebidas baratas.

Mercado de las Brujas

Na Calle Linares. O melhor lugar para comprar ervas, pau santo, sabonetes artesanais e coisas do tipo. Também reúne muitas lojas de instrumentos musicais típicos.

Além disso, aqui você verá coisas meio bizarras, como sapos secos e lhamas empalhadas.

Foto: User: (WT-shared) Shoestring at wts wikivoyage [CC BY-SA 1.0], via Wikimedia Commons

Principais Bate e Volta de La Paz:

Chacaltaya

A montanha Chacaltaya é uma estação de esqui desativada, pois há pouca neve hoje em dia.

São quase 5.500m de altitude e, embora a van do tour te deixe bem próximo do topo, a caminhada final é bem penosa.

Até onde sei, não há como ir por conta própria, então contrata-se um tour em La Paz. O tour pode ser 2 em 1, incluindo o Valle de la Luna.

Chacaltaya

Valle de la Luna

Se o que você quer são cenários de outro planeta, então esse é o lugar. As formações rochosas dão a impressão de se estar na lua, de fato.

A maneira mais comum de chegar lá é pelo mesmo tour contratado para ir ao Chacaltaya.

Valle de la Luna

Downhil na Estrada da Morte

Provavelmente a atração mais famosa de La Paz. Uma van te deixa no topo da montanha, e daí pra frente você tem que descer 60 km pela estrada íngreme e estreita, beirando abismos.

Estrada da Morte
Estrada da Morte

Onde se Hospedar em La Paz

La Paz tem hotéis e hostels para todos os gostos e bolsos.

Pra quem viaja de forma econômica, como nós, os melhores hostels são:

Foto: Wild Rover
Foto: Loki Hostel
Foto: The Adventure Brew Downtown
Foto: Wooden Wasi Hostel

Como se Locomover por La Paz

O centro de La Paz não é grande, concentrando as feirinhas, praças e mercados interessantes em uma região que poderia ser facilmente percorrida a pé. O problema é que a cidade apresenta muitas ladeiras, e, devido ao mal de altitude, o esforço para subir é ainda maior.

A alternativa são as vans, ônibus e táxis compartilhados. Todos eles custam muito pouco e te levam pra qualquer lugar. Tem também táxi comum, no qual você deve combinar o preço antes com o motorista, e que também costuma sair bem barato.

Como Chegar em La Paz

Vindo de Uyuni há ônibus noturnos que são incrivelmente confortáveis. Saem às 20h e chegam antes das 7h da manhã.

Quando estiver na rodoviária, aproveite para comprar a passagem para o seu próximo destino. Se for para Copacabana, os ônibus saem sempre pela manhã, às 8h.

Se você quiser ir mais tarde, pegue um táxi até o cemitério, e de lá pegue uma van. Essas saem o tempo inteiro (pelo menos na parte da manhã), no esquema “encheu, saiu”.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BOLÍVIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile