Ícone do site Caminhos me Levem

Encante-se com Minsk, a Capital da Bielorrússia [Belarus]

minsk capital bielorrússia

Minsk é a capital e maior cidade da Bielorrússia (ou Belarus), país pouco conhecido no Leste Europeu, mas que vive dominando os noticiários por conta de seu governador, conhecido como o último ditador do continente.

Em uma de nossas viagens pela Europa estávamos desenhando nosso roteiro e sempre dávamos com a Bielorrússia pelo caminho. Como ainda não tínhamos viajado para lá, montamos um roteiro de 5 dias para conhecer a incrível Fortaleza de Brest e a capital, Minsk.

Fortaleza de Brest, Bielorrússia

Minsk nos surpreendeu, e em nossas primeiras impressões da capital do país achamos tudo interessante:

É curioso esse país fazer parte da Europa, sendo tão diferente do resto do continente.

Nós contamos mais sobre essa viagem em uma série de 2 vídeos no nosso canal do Youtube. Clique para assistir: parte 1 | parte 2.

Como São as Pessoas de Minsk, Capital da Bielorrússia

Os bielorrussos merecem um parágrafo pelo menos. As pessoas são muito simpáticas. Apesar de não sorrirem muito (eles acham isso um hábito muito estranho nosso), eles são bem conversadores e abertos para conhecer gente nova.

Moeda Usada na Bielorrússia

A moeda usada na Bielorrússia é o rublo bielorrusso (BYR). Muito cuidado ao converter a moeda, porque em 2009 eles cortaram alguns zeros.

Cotação do rublo bielorrusso (janeiro/2022): 1 BYR = R$ 2,19

Os preços são bem baixos no país, e algo curioso que notamos é que os preços sempre são quebradinhos, tipo 0,87 BYR uma sopa. Dá a sensação de que eles valorizam bastante cada moedinha.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Língua Falada em Minsk, Capital da Bielorrússia

Russo e bielorrusso. Os dois idiomas são escritos em cirílico e muito próximos entre si.

O bielorrusso é o oficial, usado em placas do governo e documentos oficiais, e os próprios locais reclamam de ser ainda mais complicado do que o russo, que é o idioma usado por todo mundo no dia-a-dia.

Inglês não é suficiente para sobreviver no país, sendo falado apenas em redes de fast-food e em alguns poucos lugares turísticos.

Acreditamos que esse cenário mude com a (lenta) abertura do país, mas a nossa sugestão é que pelo menos aprenda-se a ler o cirílico (o que é bem fácil) caso você pretenda viajar para lá. 

Melhor Época Para Visitar Minsk, Capital da Bielorrússia

Pensa em Rússia no inverno, a Sibéria dos filmes e tal. Minsk é bem parecido. Muita neve, algumas estradas fechadas e bastante frio. Mas fica tudo extremamente lindo.

Como o país é quase inteiro plano, o horizonte branquinho das paisagens se mistura com o céu invernal. Muito lindo mesmo. Já no verão é quente à beça.

Sugerimos o inverno como melhor época pra ir, porque fica ainda mais com cara dessa União Soviética que a gente vê nos filmes, deixando a sensação de viagem no tempo ainda mais forte.

Como Chegar a Minsk, Capital da Bielorrússia

Existem duas fronteiras terrestres bem usadas para entrar na Bielorrússia: Terespol (Polônia) – Brest; e a de Vilnius, na Lituânia.

Trem de Terespol para Brest

Trem é o transporte mais barato e eficiente na Bielorrússia. Vindo de Brest, o trem para Minsk leva cerca de 4 horas. O ticket é muito barato, e existe a opção de viajar em vagão com cama (cerca de 10 BYR).

É muito confortável! Mesmo não sendo uma viagem tão longa, dá pra dormir e descansar muito bem.

Outra cidade muito bem conectada a Minsk é Moscou. Os trens levam cerca de 8 horas e tem a opção de viagem noturna, o que é perfeito num vagão com cama (cerca de 40 BYR).

Já de Minsk para Vilnius, na Lituânia, encontramos o melhor preço com ônibus, e não com trem. A empresa foi a Eurolines.

Minsk também é muito bem conectada com outras capitais europeias através de voos.

Como São os Hotéis em Minsk, Capital da Bielorrússia

Minsk tem boas opções de hostel com bom custo x benefício e notas altas de avaliação pelos clientes. Se você não está familiarizado com essa opção de hospedagem econômica, leia: O que é e como funciona um hostel?

Os melhores da capital são:

Foto: Stary Minsk

Quanto a hotéis, Minsk é uma cidade muito grande e diversificada. Há vários tipos de hotéis, mas aqui selecionamos as opções de quarto duplo mais econômicas, bem localizadas e com nota alta de avaliação:

Foto: Grand Inn

Em Minsk também há muitas opções de apartamentos a ótimo preço, até mais do que hotéis. Clique aqui para conferir uma lista de resultados e filtrar por número de hóspedes e demais preferências.

O Que Fazer em Minsk – Bielorrússia

2 dias são o suficiente para conhecer Minsk e assistir uma peça de balé no Teatro Bolshoi, que nós consideramos imperdível.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Além dos pontos turísticos que mencionamos abaixo, confira também esses passeios que podem ser reservados on line e pagos em reais:

Biblioteca Nacional (Нацыянальная бібліятэка Беларусі)

O prédio mais moderno do país, não guardando nenhuma semelhança com o restante da arquitetura vista nas ruas.

É possível subir no último andar para poder ter uma panorâmica da cidade. Também é possível entrar para passear dentro da biblioteca, com umas obras de arte espalhadas pelos corredores, além de um sistema doido de guarda e entrega de livros.

Biblioteca de Minsk

Fica um pouco afastado da cidade, próximo à estação Vostok (Восток) de metrô. Paga-se tanto para entrar quanto para subir no topo.

Teatro Bolshoi de Minsk – Bielorrússia

A Academia Nacional Bolshoi de Ópera e Ballet da Bielorrússia (Нацыянальны акадэмічны Вялікі тэатр оперы і балета Рэспублікі Беларусь) é onde os melhores bailarinos do mundo se apresentam e ensaiam aquelas coreografias lindas que emocionam até quem não é chegado na arte.

Tivemos a sorte de ver A Bela Adormecida com o ingresso pro melhor lugar do teatro a menos de R$100. Esplendoroso e magnífico!

Teatro Bolshoi da Bielorrússia

O prédio é lindo por fora e por dentro. Para chegar, solta-se na estação Niamiha (Нямига) de metrô.

Palace of Republic

Ao contrário do que o nome sugere, o Palácio da República é na verdade uma casa de concertos gigantesca. Fica numa praça extensa, cheia de prédios bonitos em volta.

Foto: Joergsam [CC BY-SA 4.0]

Igreja de São Simão e Santa Helena (Касцёл святых Сымона і Алены)

Uma igreja vermelhinha muito charmosa no meio do centro tumultuado de Minsk. Missas são celebradas em bielorrusso, polonês, lituano e latim.

Igreja de São Simão e Santa Helena

Ao redor dela está a Independence Square, bem bonita também, onde pode-se ver uma estátua do Lenin com imagens lindas ao pé dela, representando o povo pegando em armas e lutando, imagino que na revolução bolchevique.

Parque Chelyuskinites

Entre a Biblioteca Nacional e o centro da cidade, esse parque conta com alguns hectares de natureza, monumentos e, em alguns momentos do ano, um parque de diversões.

A entrada é grátis e, fora do inverno, com certeza é um ótimo lugar para picnic ou caminhadas. Estivemos em Minsk com a cidade absolutamente congelada, então não nos arriscamos.

Victory Square

A praça conta com um monumento bem alto em homenagem aos soldados soviéticos, com chama eterna e alguns outros monumentos e frases bonitos.

Para chegar à praça é necessário ir pela passagem subterrânea e fazer o movimento circular até encontrar a entrada. Nessa mesma passagem há frases e pinturas também homenageando os soldados soviéticos.

Como se Locomover por Minsk

Minsk tem metrô que liga os pontos principais da cidade. Custa 0,20 centavos bielorrussos e são bem frequentes. Na falta da opção metrô, há ônibus ligando a cidade inteira.

Um app bem útil chama-se Wikiroutes.info, e até funciona off-line (recomendável saber ler em cirílico para usá-lo).

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BIELORRÚSSIA

Leia também essa ótima dica do blog Fora da Zona de Conforto: Como ir do Aeroporto de Minsk até o Centro da Cidade por 2 Dólares

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile