Se tem uma coisa que a gente usa muito em nossas viagens é o transporte público das cidades. Quanto mais desenvolvido o sistema de metrô, mais fácil se locomover no destino. Mas o metrô de Moscou vai muito além disso.
Com o tanto de história e arte que as estações carregam, algumas estações de metrô de Moscou acabaram se tornando uns dos principais pontos turísticos da cidade.
Confira quais são as mais bonitas e como visitá-las. E se você vai viajar para a Rússia e ainda não leu nossos posts, leia agora:
- Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?
- Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber
- Transiberiana – Planejamento de Viagem
- Culinária Russa: Delícias Que Não Podem Faltar em Sua Viagem
- 15 Curiosidades Sobre a Rússia
E é claro que Moscou tem mais um montão de coisas pra fazer. Leia nosso post para conferir o roteiro de 3 dias nós montamos, saber onde ficar, onde comer e beber:
Índice
História do Metrô de Moscou
Idealizado por Stalin, o metrô de Moscou foi construído para ser o “palácio do povo”. O metrô de Moscou foi inaugurado em 1935 e hoje é um dos maiores sistemas de transporte subterrâneo – e também um dos mais eficientes.
A arte encontrada nas estações comumente homenageia a União Soviética, os trabalhadores e suas conquistas.
A decoração inclui monumentos imensos de mármore, castiçais, mosaicos, estátuas e colunas. Tudo é muito detalhado e o trabalho artístico é impecável.
Estações Mais Bonitas do Metrô de Moscou
Nós visitamos 5 estações de metrô no nosso “tour subterrâneo”. Essas são consideradas as mais bonitas e que você não deve deixar de fora do seu roteiro.
Mas nós também passamos por várias outras estações do metrô de Moscou no nosso roteiro de 3 dias pela cidade – para chegar no nosso hostel, para ir até a estação de trem, para ir até aquele parque mais longe… e a verdade é que todas as estações são muito bonitas.
Então visite essas estações, mas não se prenda somente a essa lista. Quando estiver espiando pela janela do vagão e avistar algo bonito do lado de fora, faça uma paradinha.
A passagem já está paga mesmo, né? Fora que os trens do metrô passam o tempo todo mesmo.
Agora vamos às estações:
Komsomol’skaya (Комсомольская)
Foi a primeira estação que visitamos. Eu fiquei olhando pra cima feito boba, impressionada com todos aqueles detalhes.
Komsomol’skaya é uma estação antiga (1952) e parece realmente um palácio. Boa parte da decoração traz o emblema da União Soviética, e até mesmo um busto de Lenin nós encontramos lá dentro.
Prospekt Mira (Проспект Мира)
Segunda estação de metrô que visitamos em Moscou. Ela não estava na nossa lista, mas quando o trem do metrô parou nela, descemos correndo pra ver mais de perto.
O grande destaque dessa estação é o mármore branco e os detalhes florais.
Novoslobodskaya (Новослободская)
Quando você pensa que as estações de metrô de Moscou são parecidas, você chega na Novoslobodskaya e se surpreende com seus mosaicos coloridos.
São 32 mosaicos coloridos que se distribuem uniformemente pelo corredor da estação. Eles são levemente arqueados, o que dá um efeito bem interessante.
Mayakovskaya (Маяковская)
Uma estação a princípio mais simples, mas considerada uma das mais impressionantes obras do metrô de Moscou. Mayakovskaya conta com 24 arcos distribuídos em seu corredor central, representando as 24h do dia.
Essa estação está 33 metros abaixo da superfície e, como várias outras, foi usada como abrigo contra ataques aéreos.
Ploshchad Revoliutsii (Площадь Революции)
É uma das principais estações do metrô de Moscou, pois dá acesso à famosa Praça Vermelha.
Como um turista é quase inevitável passar por ela. E com certeza as dezenas de estátuas de bronze, que representam as pessoas da União Soviética, com suas crianças e animais, vão chamar sua atenção.
Como Usar o Metrô de Moscou
O metrô de Moscou é, infelizmente, o mais caro da Rússia. Felizmente, ainda é barato para os padrões brasileiros. O preço em maio de 2019 era de 55 rublos, em torno de uns R$3,30.
As passagens são vendidas em máquinas espalhadas pela estação. Não se preocupe, pois nas estações mais movimentadas são muitas máquinas. Pouquíssimas vezes vimos filas se formando.
As máquinas tem a opção em inglês (ufa!). E é muito simples: basta escolher o tipo de passagem e a quantidade e comprar. As máquinas também aceitam cartão de crédito.
Há passes diários e outros tipos de descontos para grupos, mas eles só valem a pena caso você vá fazer mais de 5 viagens no mesmo dia.
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Não consigo entender esse impulso do socialismo, da antiga União Soviética, que projetava uma riqueza nos metrôs, criando uma falsa sensação de que era para o povo. Os governantes viviam dessa forma e o povo?
Críticas a parte, a beleza é exuberante mesmo, como todos os palácios que a Rússia mantém desde a época da família real.
Viajar pela Rússia é se deparar com muitas questões desse tipo. A gente tenta entender tudo, com a visão que temos, mas no fim o melhor é admirar a arquitetura que ficou e respeitar a história do país
Adorei o metro de Moscou na Russia. Engraçado como são coloridos aqueles mosaicos. Quanta arte e alegria. Metros são bem legais em paises do primeiro mundo. Abraços
O metrô de Moscou é cheio de história e a arquitetura é impressionante! Lindo mesmo
Que lindezas estas estações de metro em Moscow. Tenho mtaaa vontade de conhecer a Rússia! Adorei estas dicas!
A Rússia é um sonho!! Nós não vemos a hora de voltar. O metrô de Moscou é imperdível, com certeza
Que impressionantes mesmo as estações de metrô de Moscou, parecem uma mistura de museus com castelos – com certeza tornam qualquer rolezinho pela cidade muito mais interessante!
Vale a pena fazer um roteirinho pelo metrô de Moscou para não deixar de fora nenhuma dessas estações!
Sempre tinha ouvido falar que o metrô de Moscou era uma galeria de arte e o teu post só veio ratificar essa máxima. Só aumentou a vontade de conhecer a cidade.
Moscou é uma cidade incrível, nem tenho palavras para descrever o quanto gosto de lá. O metrô é imperdível!