Ícone do site Caminhos me Levem

7 Lugares Imperdíveis Para Turismo em Marrakech, no Marrocos

marrakech marrocos

Marrakech é o coração do turismo no Marrocos. Cidade vibrante, cheia de vida, organizada e caótica ao mesmo tempo. Passamos quase uma semana por lá e selecionamos aqui os locais imperdíveis para seu roteiro, além de outras dicas.

Marrakech, apesar de ser a cidade mais turística do Marrocos, não é a capital do país, como muita gente pensa. A capital na verdade é Rabat, uma cidade mais ao norte do país.

Se você vai montar um roteiro pelo país, não deixe de ler:

Marrakech fica a uma distância não muito grande dos principais locais de turismo do país: Casablanca, Essaouira e Ouarzazate estão a poucas horas de lá.

Mais distante fica Merzouga, cidade que é base para quem visita o Deserto do Saara. Muita gente contrata um passeio em Marrakech para conhecer o deserto, mas nós preferimos ir por conta própria, no nosso próprio ritmo (e gastando muito menos). Veja nossas dicas:

Mais ao norte fica uma cidade que nós adoramos conhecer: Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos. E também outra cidade que não gostamos tanto, mas é super turística: Fez, a cidade imperial. Leia mais sobre elas:

E se você ainda não leu, veja nossas dicas essenciais sobre segurança, cultura e respeito no Marrocos. Também sobre as comidas deliciosas, claro:

7 Passeios Imperdíveis em Marrakech – Marrocos

As pessoas que visitam o Marrocos normalmente usam a cidade de Marrakech como base para vários tipos de turismo: andar de camelo (que na verdade é um dromedário), visitar cachoeiras, fazer trekking na Cordilheira do Atlas e curtir uma praia no litoral.

No entanto, há muitas atrações na cidade mesmo, o que faz valer a pena ficar uns dias fazendo turismo só em Marrakech mesmo. Por conta disso e dos moradores locais, a cidade tá sempre lotada de gente pra todo lado.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Aqui vamos focar em um roteiro de turismo por Marrakech, que dá pra ser feito em um dia de passeio. Tomamos como ponto de partida o lugar mais central da cidade.

1) Praça Jamaa El f’na

Se você for conhecer apenas um lugar em Marrakech, tem que ser esse. A Jamaa El f’na é uma praça que reúne de tudo um pouco: comerciantes de comida e de artesanato; mulheres que fazem tatuagem de henna no estilo marroquino; “encantadores” de cobras e de macaquinhos, que ficam tentando tirar dinheiro de turistas em troca de fotos… Tem de tudo.

Praça Jamaa El f’na
Imagem de Julian Hacker

Pra gente, a melhor coisa é a comida. Há várias banquinhas de suco, e o mais popular é o de laranja, espremido na hora e que custa muito baratinho. Tem também vários estandes de frutas secas e castanhas que deixam qualquer um doido.

Praça Jamaa El f’na

Nós viajamos durante o Ramadã, então a comida só aparecia em maior quantidade no pôr-do-sol, quando os muçulmanos quebram o jejum.

Há dezenas de barraquinhas que servem refeições típicas deliciosas, incluindo peixes e frutos do mar.

A verdade é que a Praça Jamaa El f’na é um local que você vai visitar várias vezes enquanto estiver em Marrakech, no Marrocos. Todos os caminhos na cidade levam pra ela.

2) Medina de Marrakech – Marrocos

Nos arredores da Praça Jamaa El f’na fica a Medina de Marrakech, um dos principais pontos de turismo na cidade. São dezenas de ruas e becos onde você encontra todo tipo de comércio.

Medina de Marrakech
Imagem de Monica Volpin

A medina é divida em souks, ou seja, mercados a céu aberto organizados por artigos específicos. Só não dá pra saber onde começa um e acaba o outro.

O melhor jeito de conhecer a Medina de Marrakech é se perder por ela. E você vai se perder, mesmo que não queira. O lugar é um gigantesco labirinto. Estilo Aladdin mesmo.

3) Mesquita Koutoubia

Pertinho da Praça Jamaa El f’na, a Mesquita Koutoubia é um marco na cidade de Marrakech, no Marrocos.

Ela é a mesquita mais importante da cidade e também o prédio mais alto. Seu minarete (essa espécie de torre) tem quase 70 metros de altura.

Assim como todas as mesquitas no Marrocos, o acesso ao interior da Koutoubia só é permitido para quem é muçulmano.

4) Parc Lalla Hasna

Um parque com fontes e canteiros floridos bem ao lado da Mesquita Koutoubia. Aliás, lá é o melhor lugar para fotografar a mesquita, com seu minarete aparecendo por trás da fonte.

Mesquita Koutoubia

Ali você consegue sentar num banco e relaxar um pouco, talvez ouvindo o chamado pra reza vindo dos minaretes próximos e da própria Koutoubia.

São 5 rezas por dia para os muçulmanos, e o som dos cantos vindo das mesquitas é hipnotizante.

5) Mercado Ensemble Artisinal

Para quem quer fazer comprinhas de produtos marroquinos (e quem não quer, né?), o Mercado Ensemble Artisinal é um local mais tranquilo do que os comércios de rua. Aqui o assédio ao turista é menor e os preços são fixos.

Nós não compramos nada, mas ficamos impressionados com a beleza do prédio. Sério mesmo, um dos lugares mais bonitos que vimos no Marrocos, com cada detalhezinho perfeito.

Ao lado desse mercado fica o Cyber Park, um parque urbano bem tranquilo e perfeito para descansar sob uma sombrinha e respirar um pouco de ar puro.

6) Palácio Bahia (Palais Bahia)

O Palácio Bahia é considerado uma das obras primas da arquitetura marroquina. Foi construído no século 19 e durante muito tempo foi o mais luxuoso do país.

Palácio Bahia

São diversos pátios e salas, cada um com um estilo diferente. Tudo é muito bem conservado e os detalhes são perfeitos.

Para visitar o Palácio Bahia paga-se uma taxa de 7 euros. Está aberto das 9h às 17h todos os dias da semana. Visite o site oficial para mais informações.

7) Palácio el Badi

Um palácio mais antigo, do século 16, e que do qual restam apenas ruínas.

Palácio el Badi
Imagem de Albert Dezetter

Nós achamos a visita bem interessante, pois dá pra subir nas muralhas e ter uma vista linda da cidade. Além disso, no interior há muitos jardins e fontes. O lugar é bem grande e amplo.

O preço da visita é 7 euros e o palácio está aberto das 9h às 17h todos os dias da semana. Visite o site oficial para mais informações.

Onde Ficar em Marrakech – Marrocos

Para ter uma experiência inesquecível em Marrakech, vale a pena ficar num Riad dentro da Medina.

Riads são casas tradicionais marroquinas, cuja construção de alguns andares (geralmente 3 ou 4) tem um vão central, e todos os quartos tem suas portas e janelas voltadas para esse vão.

No térreo sempre há um pátio, que acaba sendo a área comum do Riad, e o teto é transformado em um terraço. Ou seja, você terá um local com vista para os principais pontos turísticos de Marrakech.

Em Marrakech, há Riads que foram transformados em hostel, e a hospedagem é bem baratinha; enquanto há outros que foram transformados em hotel de luxo, que vão te render momentos realmente inesquecíveis.

Selecionamos as opções com melhor custo x benefício aqui:

Mosaic Hostel, Be Nomad e Rodamon Riad são hostels só com quartos compartilhados super bem avaliados e bem localizados.

Rodamon Riad

Para quem prefere mais privacidade e conforto, há opções econômicas com quartos somente para si, como o Riad L’Oiseau du Paradis e o Riad Thycas.

Riad L’Oiseau du Paradis

Algumas opções mais luxuosas (e maravilhosas demais) são Riad Les Nuits de Marrakech e Dar Doukkala Riad & Spa. Os quartos são um sonho, no estilo marroquino:

Dar Doukkala Riad & Spa

Dinheiro no Marrocos

Nome da moeda: Dirham Marroquino (MAD)

Cotação (setembro/2022): 1 MAD = R$ 0,48

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para o Marrocos o melhor é viajar com Euro, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Ponto importante: em vários caixas eletrônicos do Marrocos tivemos problemas com nossos cartões MasterCard. Em um dos bancos conversamos com o atendente e ele nos disse que, de fato, é pouco aceito no país e não funciona bem.

Outra coisa chatinha é que os caixas eletrônicos só permitem saque de até 2.000 MAD, equivalente a pouco menos de 200 €. .

Atenção também a isso: o dinheiro no Marrocos só pode circular dentro do país, ou seja, planeje-se para gastar todas suas moedinhas antes de entrar no avião. Isso porque o governo proíbe a circulação e comercialização de MAD em outros países.

Ou seja, se você tentar trocar sua sobra de MAD em outro país, mesmo que seja um país vizinho, não vai conseguir. É possível trocar por euro ou libra ao sair do país, mostrando os comprovantes tanto de saque quanto de câmbio.

Seguro Viagem Para o Marrocos

A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar no Marrocos.

Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19. Dá para viajar bem mais tranquilo assim.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O MARROCOS

Leia sobre mais um passeio incrível em Marrakech no blog Vou na Janela: Jardim de Majorelle e Casa de Yves St Laurent

Salve no seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile