Ícone do site Caminhos me Levem

Como é o Passeio Para as Montanhas de Kazbegi (ou Stepantsminda) na Geórgia

o que fazer em kazbegi georgia

Kazbegi, ou Stepantsminda, é um dos lugares mais conhecidos e visitados da Geórgia, e de fato foi um dos locais mais lindos que visitamos em nossa viagem pelo país.

Esse vilarejo fica bem pertinho da fronteira com a Rússia, na base da Cordilheira do Cáucaso, no meio de montanhas que parecem ter saído de um filme.

É o tipo de lugar que você chega e já sente aquela paz só de olhar ao redor.

O sossego de Kazbegi

Passamos 2 dias em Kazbegi, na Geórgia, mais que o suficiente para fazer a trilha da Igreja da Trindade Gergeti (o cartão postal de lá), provar a comida típica e apreciar a vista. Tivemos muita sorte com os dias claros e ensolarados, apesar do frio intenso que fazia já no mês de outubro.

Chegar em Kazbegi já é parte da experiência na Geórgia. A estrada, conhecida como Military Highway, é cheia de curvas e abismos.

Durante o trajeto dá pra ver rios, montanhas enormes e vilarejos pequenos que parecem perdidos no tempo.

Viajando pela Military Highway

Tem algumas atrações pelo caminho e também perto de Kazbegi, então vale a pena ir parando. A viagem em si já vale a pena, mesmo antes de chegar ao destino.

Dá para conhecer esses lugares em um passeio de um dia saindo de Tbilisi, ou por conta própria, como explicaremos adiante.

Além de Kazbegi, nós também conhecemos (e a-ma-mos!) Méstia, outro vilarejo que fica na Cordilheira do Cáucaso. Leia sobre esse lugar especial clicando aqui.

Onde Fica e Qual a História Kazbegi (ou Stepantsminda) na Geórgia

Kazbegi, ou Stepantsminda, fica no norte da Geórgia, pertinho da fronteira com a Rússia. Da capital Tbilisi até lá são umas 3 horas de carro pela famosa Georgian Military Highway.

O nome Stepantsminda vem de um monge chamado Stepan, que fundou o vilarejo séculos atrás.

Kazbegi vem de uma família nobre que controlava a região na época do Império Russo.

O lugar também tem muita história ligada às antigas rotas comerciais entre a Geórgia e o norte do Cáucaso.

As imensas montanhas de Kazbegi (e a cidade pequenina lá embaixo)

O nome oficial hoje é Stepantsminda, mas muita gente ainda chama de Kazbegi, especialmente turistas e até mesmo locais.

Esse nome ficou popular durante o período soviético e acabou pegando. E é bem mais fácil de pronunciar, né? 😛

Como é o Passeio Saindo de Tbilisi (Dia Inteiro)

Se você estiver em Tbilisi, a capital da Geórgia, é possível fazer um passeio de um dia para a região de Kazbegi.

Na Geórgia nós recomendamos reservar passeios com a GetYourGuide, site onde você consegue ver as avaliações dos viajantes anteriores, conferir o itinerário do passeio e ver direitinho o que está incluído e o que deve ser pago à parte.

Uma antiga torre em Kazbegi, Geórgia

Esse aqui é o link para reservar o passeio para Kazbegi saindo de Tbilisi. Ele faz várias paradas ao longo da estrada, que incluem uma imensa represa, uma fortaleza, monumentos soviéticos, e muitos mirantes. O ponto final é em Kazbegi de fato.

Nossa opinião sincera, depois de ter conhecido Kazbegi por conta própria, é de que seria melhor ter contratado um passeio guiado saindo de Tbilisi.

Isso porque, indo por conta própria, o transporte de Tbilisi (marshrutka/van) vai direto para Kazbegi, sem parar nas atrações pelo caminho. Dá para ver quase tudo de dentro da van, mas não é a mesma coisa.

Dentro da marshrutka, enfrentando o trânsito de carneirinhos na Military Highway

Além disso, Kazbegi em si é um lugar realmente minúsculo e com pouca estrutura turística mesmo para os padrões da Geórgia. Além de subir até a igreja no alto da montanha, não tem muito o que fazer por lá, a não ser que você esteja disposto a encarar trilhas difíceis ou contratar passeios caros de 4×4.

Da Igreja da Trindade Gergeti parte a trilha para a Geleira Gergeti

E ainda tem que fazer os cálculos: o preço do transporte de ida e volta + a hospedagem em Kazbegi acaba custando bem mais do que o passeio de um dia inteiro, que é muito baratinho.

De qualquer modo, é uma decisão a ser tomada para sua viagem. Mais adiante vou contar como nós fizemos, e também quais são as paradas do passeio (nas quais não fomos, mas que vimos de dentro da van).

Outro passeio de um dia inteiro que recomendamos fazer de Tbilisi é para as cavernas de Vardzia, no sul do país. Leia sobre esse lugar clicando aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Se você está pensando em viajar para a Geórgia, uma dica que eu dou é usar o Skyscanner para procurar voos. Eu costumo usar bastante, porque ele dá uma boa visão das opções e ajuda a comparar preços de diferentes companhias.

Dá pra escolher voos para Tbilisi ou Kutaisi, dependendo do que for mais conveniente pra você. Tbilisi é a capital, mas o aeroporto de Kutaisi recebe um volume de voos maior de empresas low cost.

Como Chegar a Kazbegi Por Conta Própria (Geórgia)

Chegar a Kazbegi por conta própria é tranquilo e barato. Tbilisi fica a cerca de 150 km de distância.

A viagem dura umas 3 horas, dependendo do trânsito e do clima (e de quantos rebanhos de carneiros você vai ter que esperar atravessar a estrada).

O jeito mais barato é pegar uma marshrutka, que sai da estação Didube, onde dá para chegar de metrô em Tbilisi.

É só procurar os letreiros que indicam Stepantsminda. As vans tem horário marcado, mas na verdade saem conforme enchem, e a viagem é direta.

Normalmente os motoristas não param nem mesmo para os passageiros usarem o banheiro, mas se for preciso, é só pedir e eles fazem uma parada.

Em 2024 pagamos 15 GEL por pessoa (+5 GEL por conta das mochilas grandes) e a marshrutka nos deixou no centro do vilarejo (ao lado do Cafe Nia).

Foto tirada de dentro da van 🙂

Outra opção é alugar um carro em Tbilisi. A estrada é boa, mas tem curvas e trechos que podem ficar complicados, principalmente no inverno. Se for dirigir, fique de olho no clima, porque neve ou gelo podem dificultar o trajeto.

Fora do Brasil a gente sempre usa a RentCars para alugar carro, pois nos poupa o trabalho de ficar pesquisando por locadoras em um lugar que não conhecemos.

Leia também: 13 Curiosidades Sobre a Geórgia, Esse Pequeno País da Europa

Onde Ficar em Kazbegi – Geórgia

Kazbegi é cheia de pousadinhas simples e baratas. Se sua ideia é só ter um lugarzinho qualquer para dormir, vai ser fácil encontrar um no booking.com.

O problema é que os lugares muito econômicos sequer tem aquecimento, e o frio em Kazbegi não é brincadeira.

Depois de pesquisar bem, nós ficamos na The White House, que é ligeiramente afastada do centro, mas tem os quartos bem quentinhos.

Também dá para aproveitar que os preços são tão baixos e ficar num hotel mais charmoso, com um clima rústico que é a cara das montanhas.

Para isso o Alpine Lounge é uma boa pedida. A vista é perfeita e a decoração do local é muito linda.

Quarto do Alpine Lounge com vista das montanhas

O 1740 Boutique Hotel também é um luxo, com quartos espaçosos e confortáveis.

O charme do 1740 Boutique Hotel

Leia também: O que fazer em Barumi, a praia da Geórgia

Quais São as Paradas do Passeio na Military Highway

Para quem vai a Kazbegi com um passeio guiado, a primeira parada é no Zhinvali Water Reservoir, uma represa imensa e muito bonita. Ali tem uma feirinha de artesanato com mirantes.

Zhinvali Water Reservoir

Umm pouco adiante, ainda na beira da represa, fica o Ananuri Fortress Complex, uma fortaleza imensa e muito bonita. Os passeios param lá também, e os turistas tem tempo de conhecer o local.

Minha foto de dentro da marshrutka

Depois de uma parada para almoço, a estrada vai se aproximando de Gudauri, uma cidadezinha que funciona como resort de ski no inverno, e os cenários vão ficando mais e mais bonitos. Por ali há paradas em mirantes para apreciar a vista.

Um dos lugares mais interessantes é o Georgia-Russia Friendship Monument, um imenso monumento com mosaicos soviéticos coloridos em formato circular com vista para as montanhas.

Georgia-Russia Friendship Monument (foto tirada de dentro da van…)

A parada final é em Kazbegi, num local com vista para as montanhas e a cidadezinha da Geórgia.

Normalmente o passeio não inclui a subida até a Igreja da Trindade Gergeti, que é a cereja do bolo do dia.

Igreja da Trindade Gergeti beeeeem lá no alto (vista de Kazbegi)

É preciso pagar uma taxa adicional (cerca de 20 GEL por pessoa) para subir num jipe até a igreja.

Há uma trilha para subir a pé, mas com o passeio não há tempo suficiente para isso.

Para quem se hospeda na cidade, como nós fizemos, as opções em Kazbegi são essas:

Como é a Subida Para a Igreja da Trindade Gergeti

O jeito mais fácil de chegar lá no alto é com um táxi. Há muitos na cidade, e eles ficam circulando e oferecendo o passeios para os turistas que passam. O preço é negociável e fica em torno de 20 GEL por pessoa.

A estradinha que chega até a igreja

O jeito difícil é subir até a igreja por uma trilha. Como dá para imaginar pela localização da construção, a trilha é uma subida bem íngreme. Mas tirando isso, ela é de nível fácil, pois é bem definida e não tem trechos perigosos e nem muito desafiadores.

Um pedacinho da trilha

Nós fizemos a trilha e nossa experiência foi assim:

Depois de tomar um café da manhã do mercado, porque não encontramos nenhum restaurante aberto de manhã, começamos a rumar para o início da trilha.

O primeiro passo é seguir pela estrada até a ponte que cruza o Rio Terek.

Ponte em Kazbegi

Nós usamos o aplicativo Maps.me para achar o caminho. Basta baixar o mapa offline com antecedência, e ele é muito bom para calcular rotas a pé.

Siga caminhando por dentro do vilarejo de Gergeti até o Gergeti Cafe, que fica ao lado do Pine Chalet.

Esse trecho da caminhada já é um subida bem chatinha, embora fácil por ser pelo asfalto.

A vista pelo caminho

Depois do Gergeti Cafe começa a trilha de fato. Já de cara você vai ver uma antiga torre de pedra e um rio.

O caminho certo é seguir pela esquerda da torre e direita do rio, passando pela trilha que fica entre os dois.

O caminho vai contornar o morro onde está a torre e vai subir pela diagonal da montanha.

Trecho da trilha depois de passar pela torre

Depois disso é só continuar subindo, subindo e subindo. Eu tive que ir parando muito para recuperar o fôlego e alongar as pernas, mas com aquele visual tão lindo, tudo é uma desculpa para tirar mais e mais fotos.

Seguindo pela trilha

Quando você chegar aos pés do morro por trás da igreja, a trilha vai se bifurcar em vários caminhos diferentes. A partir dali é só seguir o que parecer mais conveniente, pois todos vão dar na igreja.

Quase chegando

Tem como subir direto até a igreja (bastante íngreme), ou seguir até o asfalto e subir por lá (menos íngreme).

Recomendo a segunda opção, pois as fotos lá da estradinha asfaltada ficam lindas.

Estradinha em frente ao Monte Kazbegi

Como já era esperado, a igreja em si não é nada demais, e o que vale por ali é mesmo a vista. Dá até orgulho de pensar que subimos lá da cidade até essa altura a pé.

Vilarejo de Kazbegi ao fundo e de Gergeti mais perto

Ali você encontra banheiros, mirantes e locais para descanso. Quando fomos estava tudo em obras, então não sabemos se normalmente tem alguma lojinha ou lanchonete funcionando.

Nas muralhas da igreja

A partir dali ainda tem como seguir caminhando até a Geleira Gergeti. É uma trilha mais difícil e bem longa, então é preciso estar preparado. Veja o caminho no Wikiloc antes de se aventurar. Nós sinceramente não tínhamos perna para isso.

Depois de muitas vistas incríveis, é hora de encarar a descida, que é pelo mesmo caminho da subida.

Demoramos cerca de 2h para subir (parando bastante) e 1h para descer, além de 1h lá no topo.

Lindo demais esse lugar

Depois dessa trilha intensa, com as pernas tremendo da descida, almoçamos no Kazbegi Good Food, um restaurante minúsculo com um dono muito simpático (e que faz uma comida maravilhosa). O vinho caseiro deles também é ótimo e vai muito bem no fim do dia.

Conheça as comidas típicas da Geórgia antes de viajar e não deixe de provar os pratos deliciosos do país.

Dicas Para Viajar Para a Geórgia

Idioma: O idioma oficial é o georgiano, que tem um alfabeto próprio. Embora muitos jovens e pessoas em áreas turísticas falem inglês e principalmente russo, é útil aprender algumas palavras e frases básicas em georgiano, como “olá” (gamarjoba) e “obrigado” (madloba).

Segurança: A Geórgia é considerada muito segura para turistas. Como em qualquer lugar, é sempre bom ter cuidado com seus pertences e evitar áreas muito isoladas à noite.

Moeda: A moeda oficial é o lari georgiano (GEL). É fácil encontrar caixas eletrônicos nas cidades e muitas lojas aceitam cartões de crédito. Viajamos com um cartão da Wise e usamos sem problemas.

Lari georgiano (GEL)

Chip de Internet: Para ficar conectado durante a viagem, considere comprar um chip de internet local. Nós usamos um da Magti e funcionou bem. Para comprar e ativar só foi preciso apresentar o passaporte em uma loja credenciada. Se preferir um chip internacional, recomendamos o OMeuChip.

Transporte: Para se deslocar entre cidades, o transporte público mais comuns são as vans (marshrutkas), que partem muitas vezes sem horários fixos, e trens. Alugar um carro também é uma boa opção, especialmente se você quiser explorar áreas mais remotas. Em algumas cidades você pode contratrar passeios guiados (recomendamos a Civitatis).

Bagagem: Mesmo se viajar no verão, leve algumas roupas de frio, principalmente se for visitar as montanhas. Veja nossas dicas de como arrumar as malas.

Leia também: O que fazer em Zugdidi, na Geórgia

Mapa de Kazbegi (Geórgia) e Pontos Turísticos

No mapa abaixo marquei os lugares de parada do passeio, o início da trilha em Kazbegi e o restaurante que recomendamos.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS POSTS SOBRE A GEÓRGIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile