Ícone do site Caminhos me Levem

Ilha do Fogo – Cabo Verde: Guia Completo de Praias e Trilhas

Visitamos a Ilha do Fogo, em Cabo Verde, e contamos aqui nesse post como foi essa viagem. Também reunimos dicas de locomoção na ilha, hospedagem e restaurantes. Confira!

A Ilha do Fogo, por ser a mais distante do arquipélago de Cabo Verde, não está muito no roteiro turisticão, mas é bem conhecida por vulcanistas e aventureiros, por conta do Vulcão da Ilha do Fogo.

A parte boa é não ficar esbarrando com gringo pra todo lado. A parte ruim é que, em alguns lugares isolados da ilha, poucas pessoas falam português e é difícil se entender com o povo.

Fogo é basicamente um vulcão gigantesco, já inativo, com vilarejos nas suas encostas. São Filipe é a capital e a única cidade de fato na ilha.

As praias não são boas para banho, por conta do mar bravio na região. De fato, o mar entre as Ilhas Fogo e Brava é o mais perigoso do país, e a própria ilha vizinha tem esse nome por conta do mar arredio, que já fez alguns barcos virarem.

Além do mar, as praias são de areia preta, o que torna o ambiente bem lindo, mas não é muito convidativa para tomar um solzinho.

Além disso, “ir à praia” saindo da cidade é bem trabalhoso, porque tem que descer muito na ida e subir muito na volta. Lembrando que a ilha é um vulcão, então tudo envolve subir e descer.

Não sabe por onde começar a montar seu roteiro? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde 

E se você ainda não leu, confira também:

Onde Ficar na Ilha do Fogo – Cabo Verde

Sem dúvida alguma em São Filipe. Ficamos em uma pousadinha domiciliar e saiu mais barato do que pousada de verdade, mas há muitas opções boas no booking.com.

Algumas opções com bom custo-benefício, bem localizadas e com boas avaliações dos hóspedes estão listadas a seguir.

Foto: Casas do Sol

Parque Nacional da Ilha do Fogo -Cabo Verde

O Parque Nacional do Fogo é, sem dúvidas, o principal atrativo turístico da ilha. É dentro da caldeira do vulcãozão principal (inativo), com vários vulcões dentro (alguns bem ativos ainda) e um vilarejo chamado Chã das Caldeiras, onde se produz o vinho do Fogo, reconhecido internacionalmente.

Ilha do Fogo, Cabo Verde
Foto: Pixabay

Esse vilarejo é bem curioso: por ser uma região muito produtiva, devido às erupções relativamente constantes, o povo não quer sair de lá.

Então, a cada intervalo entre uma erupção e outra, que dura em torno de uns 20 anos, eles reconstroem o vilarejo, inclusive com instalações turísticas, e reiniciam o cultivo e a produção de vinho.

O governo até construiu um vilarejo próximo, mas longe do caminho da lava. Só que o povo não quer sair de lá. A última erupção foi em 2014, e já tá todo mundo lá de novo.

O parque, por si só, já é lindo demais. Um cenário vivo e morto ao mesmo tempo, que dá uma sensação ambígua na gente. A paisagem é algo indescritível.

Mas subir o vulcão, que está dentro do vulcãozão principal, é inesquecível. Algo como quando se vai à Macchu Picchu.

Do topo vê-se o mar, e então bate a lembrança de que se está a quase 3 mil metros de altitude, e que o mar lá embaixo está a zero. Algo doido mesmo.

Como Subir o Vulcão da Ilha do Fogo – Cabo Verde

Existe uma forma de ir por conta própria ao parque e subir o vulcão de dentro do vulcão (oi?).

Como ir por conta própria:

Existe um coletivo que vai pra Chã das Caldeiras saindo de São Filipe (a capital) na parte da manhã. Saem de perto do Mercado Público. Existem uns caras que fazem tipo um serviço de táxi, mas os horários ficam muito parecidos.

Você vai chegar a Chã das Caldeiras por volta do meio dia, e subir o vulcão no pior horário. Você vai ter que dormir em Chã das Caldeiras uma noite, depois de ter subido o vulcão.

No dia seguinte, bem cedinho, o transporte te leva de volta pra São Filipe.

Ao que parece, ninguém quer ir e voltar de Chã das Caldeiras no mesmo dia por um preço barato. Não descobri o preço total de fazer dessa maneira, mas com certeza é mais econômico que ir de tour.

Vulcão da Ilha do Fogo, Cabo Verde

Como ir com agência:

Foi como nós fizemos e recomendamos. Saímos bem cedinho de São Filipe, em torno de 6h da manhã. Começamos a subida por volta das 8h, ainda com o sol não muito forte.

Achei essencial ter um guia, agilizando a subida, já que se trata de um gigantesco monte de areia, e nem sempre é fácil encontrar o caminho das pedras (porque sobe-se pelas pedras de fato).

Na volta paramos em um bar para comer e provar um vinho típico da região. Voltamos para São Filipe no fim do dia.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Foram quase 60 euros por pessoa, estávamos em 2. É raro ter grupos, então fica sendo um passeio privado mesmo.

Outras Atrações da Ilha do Fogo

Salinas da Ilha do Fogo – Cabo Verde

Outro lugar incrível pra se visitar é Salinas, uma baíazinha de formações vulcânicas com um buraco no meio das pedras. Por ser uma baía, torna-se um ótimo lugar pra tomar banho. A água é deliciosa.

Olhar em volta quando se está no meio da baía dá a sensação de estar em outro mundo. Além do fato de termos visto até baleia lá. Parece ser o único lugar bom pra se banhar na ilha. E que lugar!

Praia de Areia Preta – Ilha do Fogo, Cabo Verde

Pra ir foi bem fácil, mas pra voltar, por conta dos festejos, parece que todos os motoristas resolveram ficar em casa se arrumando, pra só descer na hora da festa.

Em 2 horas, passou só uma van cujo motorista conseguimos convencer pra que nos levasse de volta pra São Felipe. Bom pra ele, porque tinha MUITA gente na estrada pra pegar, já que as vans tinham desaparecido.

Mosteiros – Ilha do Fogo, Cabo Verde

Um vilarejo do outro lado da ilha, e que dizem ter comida muito boa. Mas não é tão fácil de chegar. Vale a pena perguntar pros locais se tem algo de interessante por lá.

Festival da Ilha do Fogo

No fim de abril, em São Filipe, tem um festival que é o maior festejo do país. Tem competição de futebol, corrida de cavalo, festa até de manhã, muita gente na rua, comida, bebida, loucura, diversão, e tudo mais.

O nome confesso que fiquei na dúvida qual é exatamente. Esses são os nomes possíveis e que ouvi: Festa de Nhô Felipe, Festa das Bandeiras, Festival da Ilha do Fogo e qualquer nome que remeta a festança.

Escrevemos um post sobre o carnaval e outras festas típicas de Cabo Verde, confira clicando aqui.

Ilha do Fogo, Cabo Verde
Foto: Pixabay

Como se Locomover Pela Ilha do Fogo

Aqui não tem ônibus. Só vans (coletivos ou Hiace) e táxis que levam as pessoas de um lado pra outro. São Filipe é muito pequenina, e quase tudo se faz a pé.

Pro aeroporto, é de táxi mesmo. A distância é muito pequena, portanto aqui a regra de ir pra estrada em vez de pegar o táxi na saída do desembarque não é muito necessária.

Quando um voo chega na Ilha do Fogo, sempre tá cheio de taxista lá. Dá até pra negociar preço.

Barcos e Voos à Ilha do Fogo

Barco de Santiago a Fogo

Da Praia, capital do país, localizada na Ilha de Santiago, tem um barco que vai diariamente pra Ilha do Fogo e pra Brava.

Na época que fomos, o barco saía no fim da tarde da Praia, passava pelo Fogo e ia pra Brava. Daí, na manhã seguinte, ele volta da Brava, passa no Fogo de novo, e vai rumo à Praia.

Voos Para Ilha do Fogo – Cabo Verde

Tem voos diários Praia – Fogo pela TACV e voos quase diários São Vicente – Fogo pela Binter CV.

Lembrando que, se o voo for TACV e tiver uma conexão muito próxima do horário de chegada do voo, não conte com chegar ao seu destino no mesmo dia.

Bares e Restaurantes na Ilha do Fogo

Caleron! Esse é o restaurante / bar / lugar de música ao vivo mais legal de São Filipe. Comida boa e barata, bebida, futebol passando na TV, volta e meia tem alguém tocando por lá.

No fim de semana, eles fazem Djagacida, que é um prato à base de farinha de milho bem temperada, com manteiga de garrafa, peixinho acompanhando, arroz e feijão. Delícia total!

Tem outros restaurantes bons, só que mais caros. Na praça principal tem algumas opções. E o Tropical, que é em conta e divertido.

Ilha do Fogo, Cabo Verde
Foto: michael

Dinheiro em Cabo Verde

Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)

Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa nenhuma!

Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.

Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.

Seguro Viagem Para Cabo Verde

A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.

Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.

Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.

Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Foto em Destaque: Pixabay

Compartilhar
Sair da versão mobile