Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em Granada – Nicarágua

granada nicarágua

Rivalizando diretamente com León pra ser a cidade mais interessante do país, Granada é uma cidade da Nicarágua que conta com muitos bares e restaurantes, além de uma quantidade bem maior de turistas estrangeiros.

Se você ainda não leu, temos muitos posts com dicas e roteiros para a Nicarágua e América Central. Confira:

E leia também sobre os outros destinos que visitamos na Nicarágua:

Onde Ficar em Granada

Nós ficamos no Hostel TownHouse, que tinha uma piscina bem boa com bar e tudo. O hostel é um casarão antigo e bem arejado, com um quintal imenso cheio de plantas. Muito gostoso o ambiente.

Foto: Hostel TownHouse

Granada tem muitoooos hostels baratinhos e com essa mesma estrutura: piscina, bar e casarão. Clique aqui para ver todos.

Pra quem prefere um hotel ou pousada, há alguns que são ótimos e bem baratos (como tudo na Nicarágua). Como você pode ver, a piscina é essencial:

Foto: Hotel La Pérgola
Foto: Hotel Plaza Colon

O Que Fazer em Granada – Nicarágua

Granada é uma cidade colonial muito bonita na Nicarágua. Seu centrinho histórico é na Calle Calzada, uma rua de pedestres onde ficam os bares e restaurantes com mesas pra fora. Os preços são ótimos, do jeito que a gente ama na Nicarágua.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Subindo a Calle Calzada você encontra a Catedral de Granada, imensa e imponente, e atrás dela a Praça Central de Granada.

Calle Calzada
Imagem de pdro-enrique
Catedral de Granada
Imagem de Praesentator

Nessa praça há várias barraquinhas que vendem comida típica. Não deixe de provar o Vigorón, uma das maiores delícias do país. Leia mais:

Vigorón

Um pouco mais adiante você encontra a Iglesia La Merced, uma das mais antigas da cidade. Dá pra subir na sua torre para ter uma vista bonita da cidade. E ali perto fica também o Mercado Central de Granada, um lugar um tanto caótico, porém com muitas opções de comida local barata.

Iglesia La Merced
Foto: Alex Barth [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

Voltando para a Calle Calzada, desça em direção ao lago para encontrar a Iglesia de Guadalupe, outra igreja bem antiga e bonita.

Iglesia de Guadalupe

Perto do lago a Calle Calzada deixa de ser uma rua de pedestres. Lá tem um calçadão (Parque Azul) bem agradável para caminhar quando o sol não estiver muito forte. Ali pertinho fica o Porto de Granada e uma prainha.

Parque Azul

Além de todo esse centro histórico super agradável e cheio de vida, há vários passeios para fazer a partir de Granada:

Isletas de Granada

Granada fica na beira do Lago Cocibolca, um lago imenso no meio da Nicarágua. Ali pertinho da cidade há uma região com vários ilhotas, e conhecê-las é dos principais passeios para quem está na cidade.

Isletas de Granada
Imagem: google.com/maps

Na sua hospedagem mesmo você consegue contratar esse passeio. O normal é passar por algumas ilhas, sempre incluindo a Isla de los Monos, que é cheia de macaquinhos que vem roubar sua comida.

Isletas de Granada
Foto: randreu [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Ao fim do passeio ainda rola uma ou duas horas de drinques grátis ao pôr-do-sol.

Vulcão Masaya

Pertinho de Granada fica uma cidade chamada Masaya, e ao lado dela um imenso vulcão, o Vulcão Masaya. Há muitos vulcões na Nicarágua, mas o Masaya tem um aspecto especial: é possível chegar bem pertinho da sua cratera e observar os gases que ele exala, e às vezes até mesmo o lodo borbulhando no seu interior.

Há dois momentos do dia bem diferentes para conhecer o Vulcão Masaya: de dia e de noite. De dia o visual será com muitos vapores e visibilidade melhor da cratera, com certeza interessante.

Foto: Adalberto Hernandez Vega [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

Já de noite a coisa muda de cenário: o céu em volta da cratera fica alaranjado e você consegue ver a lava acesa lá no fundo. Um dos poucos lugares do mundo onde você consegue isso sem acesso difícil e passeios caríssimos.

O preço para a visita à noite é bem mais elevado, com razão. O tempo que você pode passar na cratera também é limitado, devido ao possível efeito nocivos dos gases.

Foto: Leon petrosyan [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Durante o dia você pode ir até a entrada do Parque Nacional Volcán Masaya, de onde há vans que levam até o topo. Essas vans são pouco frequentes, então é bom se informar sobre o horário. Outra opção é pegar uma carona até o topo, já que muita gente vai com carro próprio até lá.

À noite essas vans não estão disponíveis e o horário de visita é mais restrito, então o melhor é contratar um passeio em alguma agência de Granada. Vale a pena passar em várias e negociar o preço, e certifique-se de a entrada no Parque Nacional está incluída.

Laguna de Apoyo

A Laguna de Apoyo é uma lagoa que se formou na cratera de um vulcão, pertinho de Granada. Sua paisagem é deslumbrante e o azul da água de uma cor fantástica.

Laguna de Apoyo

Passamos quase um dia todo na lagoa (de boa) e ainda tivemos a sorte de pegar um arco-íris inteiro se formando dentro da cratera. Muitos esquilos e alguns macaquinhos pelo caminho também.

Laguna de Apoyo

Em volta da lagoa existem alguns clubezinhos, que também são hotel, bar, restaurante, e que são ótimas pedidas pra passar o dia. Os principais são o Laguna Beach Club e o Paradiso. Eles também como funcionam como hostel, e com certeza é incrível se hospedar ali por um dia ou dois.

O Hotel SelvAzul já é um lugar mais chiquezinho, com quartos privados e maior conforto.

Também tem uma entrada pública da lagoa, que é a parte com a maior faixa de praia e os bares mais baratinhos. Fica menos de 1km à caminhando pra esquerda do triângulo (mais detalhes abaixo).

Laguna de Apoyo

Laguna de Apoyo – Como Chegar

O jeito mais fácil de visitar a Laguna de Apoyo é com um tour a partir de Granada. Nós sempre preferimos fazer as coisas por conta própria, gastando pouco e usando transporte público, então vamos explicar aqui como fizemos, porque não foi tão fácil.

Em Granada, vá ao terminal dos ônibus que vão pra Masaya, descendo a rua que passa em frente à Iglesia de La Merced. Esses ônibus são muito frequentes, então não precisa encucar muito com o horário.

Depois de uns 15 minutos no ônibus é a entrada pra lagoa à sua esquerda. É só pedir para o motorista te avisar, ou acompanhar no mapa.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Desse ponto até a parte interessante da lagoa são mais ou menos 10km, com descidas e subidas pesadas demais para fazer andando. Lembre-se que a lagoa está numa cratera.

Laguna de Apoyo vista da estrada

Tem um ônibus que vai até o fim da pior subida, que passa mais ou menos de hora em hora, e um outro que vai até a lagoa e que é muito menos frequente.

Se você conseguir pegar o primeiro, até o começo da descida, dá mais ou menos uma hora caminhando até a lagoa.

Estrada perto da Laguna de Apoyo

A melhor opção, caso você não consiga saber se o próximo ônibus vai demorar ou não, é pedir carona. Qualquer pessoa que estiver indo pra lagoa e tiver um espacinho no carro vai parar pra você. Funcionou em menos de 5 minutos pra gente.

Para voltar de ônibus você tem que ir até a parada final do ônibus, que é na entrada pública da lagoa. A partir do triângulo, que é o cruzamento das ruas, caminhe uns 20 minutos para a esquerda.

O último ônibus é nessa entrada “pública” às 16:30h. Quando chegar na estrada, é só esperar qualquer ônibus para Granada, que passa o tempo todo.

Laguna de Apoyo

Bares e Restaurantes em Granada

Tem umas comedorias espalhadas pela cidade que tem café da manhã bem baratinho. Dentro do mercado municipal tem aquela fartura louca a preços baixos bem comum na Nicarágua.

E, como é uma cidade turística, tem McDonald´s, Subway e uma rede de tacos. Dentro do Marcelo´s Bar tem várias opções boas também, tanto de comida quanto de bebida. E, na mesma rua, tem um Siembras & Cosechas, que é a casa de suco mais deliciosa da Nicarágua.

Na pracinha central tem umas opções baratas, principalmente para comer Vigorón. O que se chama El Gordito tá sempre cheio, e dizem que é o melhor Vigorón de Granada.

Pra beber, na Calle Calzada todos os bares tem happy hour, o que deixa os drinques bem em conta. Tomar duas Margarita por 2 dólares é uma dessas coisas que acontecem pouco na vida de um. Lá pelas 23h os bares já fecham, o que é uma pena.

Calle Calzada
Foto: User:Cruzeduardo [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile