Ecaterimburgo: O Limite Entre Europa e Ásia e a Cidade dos Romanov na Rússia

ecaterimburgo russia

Ecaterimburgo é a cidade da Rússia que está exatamente no limite entre a Europa e a Ásia, já na parte asiática. Ela fica na região dos montes Urais, fronteira natural entre os dois continentes.

E, por ser uma das estações na transiberiana, com certeza é uma parada muito interessante na sua viagem pelo país.

Se você ainda está meio perdido tentando organizar sua viagem pela Rússia, leia nossos textos. Passamos quase 3 meses no país e explicamos tudo direitinho sobre turismo na Rússia, seus principais pontos turísticos e sobre planejamento para viajar a Transiberiana.

A cidade recebeu esse nome em homenagem à czarina Catarina, que fez parte da casa dos Romanov, nome que deve soar conhecido para você, e que vamos explicar mais à frente.

Como de costume na Rússia, Ecaterimburgo teve seu nome alterado para Sverdlovsk durante o período soviético, em homenagem a um dos líderes da revolução bolchevique. Com o fim da União Soviética, o nome original foi retomado.

Ecaterimburgo sediou 4 jogos da Copa do Mundo de 2018 e foi a única sede dentro de território asiático. O curioso é que as seleções do Japão e da Coréia do Sul jogaram aqui. Justo as duas mais distantes no mapa múndi. Coincidência?

A cidade tem quase 1,5 milhão de habitantes e é a 4ª maior do país. Ou seja, espere encontrar em Ecaterimburgo bastante agito, gente e opções de entretenimento.

O Que Fazer em Ecaterimburgo – Rússia

Não podia ser mais fácil: em Ecaterimburgo, basta seguir uma linha vermelha desenhada no chão, e você passará por quase todos os lugares interessantes da cidade.

Pra deixar tudo ainda mais conveniente, nesse site aqui é possível baixar o mapa (em inglês) com informações sobre todos os 35 pontos turísticos no decorrer da linha vermelha.

ecaterimburgo rússia
A linha vermelha de Ecaterimburgo

Há também uma linha azul, que faz um tour pelas igrejas da cidade. Vez em quando as duas linhas se encontram.

Aqui falaremos das paradas principais na linha vermelha, assim como alguns lugares interessantes fora dessa rota.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A Praça de 1905 (площадь 1905 года)

A Praça de 1905 é a principal da cidade, bem ao final da principal rua de pedestres de Ecaterimburgo.

Aqui estão o monumento ao Lenin (Памятник Ленину), onipresente em toda a Rússia, e o lindíssimo edifício da administração da cidade (Администрация Екатеринбурга), que está do outro lado da rua por onde a linha vermelha passa.

ecaterimburgo rússia
Sempre Lênin

Os portais desse edifício são diferentes e interessantes.

ecaterimburgo rússia
Lindo demais esse portal

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Ponte Sobre o Rio Iset

A ponte da Avenida Lenin (Prospekt Lenina) passa por cima de onde o Rio Iset afunila.

As margens de ambos os lados são merecedoras de uma caminhada, e a vista desde a ponte é inspiradora.

O chafariz com a cidade ao fundo de um lado, do outro prédios num formato curioso, como se estivessem agachados para que os detrás possam também ser vistos.

ecaterimburgo rússia
Ecaterimburgo – Rússia

A linha vermelha nessa parte é um pouco confusa, mas o intuito dela é claro: explore bem a área, pois vale a pena.

Casa Sevastyonov (Дом Н.И. Севастьянова)

Logo após a ponte está a Casa Sevastyonov, sem dúvidas a casa mais linda da cidade. Lembra um pouco o Museu Hermitage, em São Petersburgo. Funciona como uma das residências do presidente da Rússia.

ecaterimburgo rússia
Casa Sevastyonov

Do outro lado da avenida, estão o marco zero da cidade e a capela de Santa Ekaterina (primeira foto desse post). Ao lado da Casa Sevastyonov, seguindo pela avenida, está o Museu de Joalheria e Pedras Lapidadas.

Mas não se perca na avenida. Siga a linha vermelha, que vira a esquina onde está a Casa Sevastyonov em direção ao rio.

Literary Quarter (Литературный квартал)

O Literary Quarter foi, em outros tempos, o coração da cidade de Ecaterimburgo.

Hoje em dia é a região onde estão uma série de casinhas de madeira, representando a construção típica de antigamente. Nessas casinhas funcionam museus relacionados à literatura.

Ao fim da rua está a praça com a estátua do poeta maior da língua russa, Alexandr Pushkin, outra figura que não pode faltar nas cidades russas.

ecaterimburgo rússia
Alexandr Pushkin

Ele nunca sequer esteve na cidade de Ecaterimburgo, para se ter uma noção da importância do homem na Rússia.

Igreja do Sangue em Honra de Todos os Santos Resplandecente na Terra Russa de Ecaterimburgo – Rússia

Esse nome gigante é só pra deixar ainda mais esquisito e discutível esse ponto turístico, que é a principal atração da cidade.

A Igreja do Sangue em Honra de Todos os Santos Resplandecente na Terra Russa de Ecaterimburgo é, na verdade, a igreja construída em homenagem aos Romanov, que foram assassinados nesse lugar.

Alexandr Pushkin
A tal igreja de nome comprido

Só para adiantar, a igreja é grande, mas o interior é idêntico a todas as outras igrejas ortodoxas do país, exceto por haver um monte de quadros referente à vida dos Romanov pendurados nas paredes.

São fornecidos lenços e capas na entrada da igreja para você se cobrir respeitosamente. No subsolo funciona um museu dos Romanov.

Os Romanov em Ecaterimburgo – Rússia

A gente prometeu lá no início do texto, então lá vai: a Casa dos Romanov foi a dinastia czarista que dominou a Rússia por mais 300 anos, desde 1613.

Ainda que o sucesso de um governo seja sempre discutível, a grande questão aqui é que o último czar russo, Nicolau II, foi canonizado pela igreja ortodoxa.

No entanto, Nicolau II foi reconhecidamente um péssimo czar, que levou a Rússia de potência mundial a um gigantesco desastre econômico e militar, culminando com a Revolução Russa.

Como se não bastasse, o homem comandou diversos massacres coletivos, dentre eles o mais famoso sendo o Domingo Sangrento, quando ele mandou a Guarda Imperial balear 2 mil pessoas (os números não são exatos) que marchavam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, em São Petersburgo, onde os Romanov residiam na época.

Os historiadores concordam em pelo menos 930 mortos e 333 feridos.

É verdade que a execução dos Romanov em Ecaterimburgo por forças do Exército Vermelho também não foi dos episódios mais bonitos da humanidade, pois eles foram baleados no porão de uma casa, sem prévio aviso.

E é questionável se os outros 6 membros e empregados da família Romanov que morreram nesse dia eram tão cruéis e horríveis quanto Nicolau II.

Ainda assim, a igreja ortodoxa ter canonizado a família sem nenhum milagre ou motivo aparente (curiosamente deixando os empregados de fora) é um tanto aleatório, para não dizer político.

Em 3 anos de estrada, com certeza foi um dos lugares mais bizarros que já visitamos. E nos afetou bastante, no sentido negativo.

Monumento a Vladimir Vysotsky e Marina Vlady

Além de ser um monumento bem no estilo bossa nova, com um rapaz tocando violão e uma moça ouvindo, o Monumento a Vladimir Vysotsky e Marina Vlady é em homenagem a (na minha opinião) um dos maiores artistas da Rússia.

ecaterimburgo rússia
Vladimir Vysotsky e Marina Vlady

Vysotsky é um músico com um repertório vasto de canções lindas e de resistência política.

Marina Vlady foi uma atriz francesa ativista e comunista e a última de suas três esposas. Curiosamente, Vysotsky também foi seu terceiro esposo.

Ambos tiveram uma vida repleta de lutas, notadamente a favor do aborto (procedimento ao qual ela se submeteu ilegalmente), pelos direitos dos homossexuais, dos imigrantes e pelo comunismo de forma geral.

Entre a igreja dos Romanov e esse monumento, a linha vermelha passa por diversos edifícios e inclusive pelo Teatro de Ópera e Ballet de Ecaterimburgo, mas nenhum desses lugares nos chamou muito a atenção.

Torre Vysotsky (Высоцкий)

A Torre Vysotsky é o prédio mais alto da cidade e com certeza você vai vê-lo, mesmo que não esteja apontado no mapa.

O interessante dessa torre é que é possível subir até o topo para ter uma vista aérea de Ecaterimburgo, além de haver um restaurante chamado Panorama que também oferece uma grande visão enquanto se come.

ecaterimburgo rússia
Torre Vysotsky

Monumento ao Teclado (Памятник клавиатуре)

Outra dessas atrações curiosas, o Monumento ao Teclado é um conjunto de pedras no chão simbolizando um teclado de computador.

Simboliza a união entre o ocidente e o oriente, pois o teclado apresentado contém tanto o alfabeto latino quanto o cirílico, usado na Rússia e em outros países do oriente.

ecaterimburgo rússia
Monumento ao Teclado

Monumento aos Beatles (Памятник группе Битлз)

Bem pertinho do monumento anterior está essa homenagem aos Beatles. Construído por fãs da banda em Ecaterimburgo, John Lennon esteve presente no dia da sua inauguração.

ecaterimburgo rússia
Monumento aos Beatles
ecaterimburgo rússia
Monumento aos Beatles

Ambos os monumentos estão na beira do Rio Iset e fazem parte da rota da linha vermelha.

Monumento a Michael Jackson (Памятник Майклу Джексону)

Pra continuar no tema dos monumentos bizarros, Michael Jackson também ganhou uma estátua em Ecaterimburgo.

O monumento está um pouco afastado, fora da trajetória da linha vermelha.

Foto: Владимир Саппинен [CC BY 3.0], через Викисклад

Ulitsa Vaynera (улица Вайнера)

A Ulitsa (rua, em russo) Vaynera é a rua de pedestres do centro de Ecaterimburgo. Os locais deram a essa rua o apelido de Nossa Arbat, em referência a Rua Arbat em Moscou.

A rua é muito bonitinha, sendo uma das peatonais mais agradáveis em que passamos.

ecaterimburgo
Ulitsa Vaynera

Bem no encontro dela com a Ulitsa Malysheva está o Pamyatnik Avtomobilistu, estátua com um carro onde é possível entrar. Sucesso total entre os visitantes da cidade.

ecaterimburgo rússia
Vem com a gente!

Atrações Fora da Linha Vermelha de Ecaterimburgo – Rússia

A lista de atrações está extensa, mas agora temos que falar das que estão fora da rota da linha vermelha.

Fronteira Europa x Ásia (Европа-Азия)

O limite entre a Europa e a Ásia ganhou um monumento que fica a uns 20km do centro de Ecaterimburgo. Para encontrá-lo no Google Maps, basta procurar pelo termo “Europe-Asia Border, Ekaterinburg”.

O monumento é muito popular entre noivos, que vão até lá e deixam uma garrafa de champanhe. Uma espécie de tradição.

Supostamente, o imperador sempre que passava pelo limite dos continentes abria uma garrafa de champanhe. Será verdade?

Pelo que vimos em fotos, o lugar é meio sem graça, e longe da cidade. Então não fomos.

Foto: (WT-shared) FreakRob 15:02, 14 November 2008 (EST) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Yeltsin Center (Ельцин Центр)

As pessoas de Ecaterimburgo sempre citam o Yeltsin Center como algo que não se pode perder na cidade.

Nós não visitamos, mas trata-se de um museu em homenagem a Boris Yeltsin, primeiro presidente russo após o fim da União Soviética, e que nasceu em Ecaterimburgo. Fica a dica.

ecaterimburgo rússia
Foto: Владислав Фальшивомонетчик [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Ganina Yama

Cerca de 3km do centro de Ecaterimburgo está o Ganina Yama, local onde os Romanov foram enterrados após a sua execução. Há ali um monumento em homenagem a eles.

ecaterimburgo rússia
Foto: Tanya Dedyukhina [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Apesar do monumento, foi descoberto que Ganina Yama foi apenas o primeiro lugar onde os corpos foram enterrados, sendo transportados depois para outros locais.

Ópera e Balé (Екатеринбургский государственный академический театр оперы и балета)

O Teatro de Ópera e Balé de Ecaterimburgo é muito conceituado dentro da Rússia, inclusive contando com uma brasileira entre seus maiores destaques.

ecaterimburgo rússia
Foto: Der.metzger2009 [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Ópera e balé são muito populares na Rússia. Caso você ainda não tenha assistido nenhum espetáculo na sua viagem ao país, aproveite a chance.

O site é esse aqui, onde é possível consultar a programação e os preços. É possível mudar a língua para inglês no topo do site.

Bares e Restaurantes em Ecaterimburgo – Rússia

Ecaterimburgo é uma cidade um pouco mais cara do que Kazan e Perm, porém mais barata do que Moscou e São Petersburgo.

Os restaurantes mais baratos no centro da cidade são as redes Vilka-Lozhka (Вилка-ложка) e Vietnom.

A primeira é no estilo Stolovaya, ou seja, bandejão onde você aponta o que quer comer e cada item tem um preço. Na última hora de funcionamento, caso você peça a comida para levar (delivery pronuncia-se “Sobói” em russo), tem 30% de desconto.

Já o Vietnom é uma rede de restaurantes de comida vietnamita. Afinal, você está na Ásia. A comida é bem gostosa e há promoção no horário do almoço.

Vietnom

Para beber, experimentamos dois bares. Um é onde ocorre o meeting semanal do Couchsurfing toda terça-feira, o que é sempre uma ótima opção para conhecer os locais e outros viajantes passando pela cidade, pois normalmente os participantes falam bem inglês.

O nome do bar é Dr. Scotch Pub, perto do Monumento aos Beatles. O preço é salgado e só vendem cerveja e comidinhas.

O Odnerka (pronuncia-se “Adniórka”) é um bar que não toca música pop de jeito nenhum, já que isso é o slogan do bar. O clima é mais rock.

Os preços são ótimos para os padrões de Ecaterimburgo, a pizza é muito gostosa e os garçons conseguem se comunicar em inglês e te atendem com um sorriso. Bar aprovadíssimo.

Onde se Hospedar em Ecaterimburgo – Rússia

Ecaterimburgo tem muitas opções de hostels e hotéis. Para quem viaja gastando pouco, o Sky Hostel é uma boa pedida, super estiloso e bem localizado.

Sky Hostel

Se você prefere ficar em hotel, mas ainda assim gastando pouco, o Aviator é uma boa, bem no centrinho.

Aviator

Se você quer uma experiência de hospedagem mais especial, o Hotel Renomme é sua escolha.

Hotel Renomme

Como Chegar em Ecaterimburgo – Rússia

Sendo uma das maiores cidades da Rússia, Ecaterimburgo é muito bem conectada por avião com Moscou e São Petersburgo.

Além disso, a cidade é uma das paradas da ferrovia transiberiana.

Viajando de trem pela Transiberiana

Se você está nessa rota, pare em Ecaterimburgo, já que a próxima cidade interessante a oeste é Novosibirsk, a pelo menos 22 horas de distância.

Não importa o sentido em que se esteja viajando no país, Ecaterimburgo é uma parada que vale a pena.

Para comprar passagens de trem on line na Rússia durante sua viagem pela transiberiana, confira nossas dicas de como comprar passagens de trem na Transiberiana.

Quantos Dias em Ecaterimburgo

Muita gente passa apenas um dia em Ecaterimburgo, apenas para ganhar fôlego e continuar a viagem. Realmente não há tantas atrações turísticas assim.

Porém a cidade tem uma vida noturna intensa e muitas opções de lazer. Tem balé, ópera, um teatro inteiro dedicado só à comédia musical (em russo, claro, mas pode ser engraçado no fim das contas), inúmeros bares, restaurantes e clubes noturnos.

Especialmente se sua visita for num fim de semana, tente ficar mais tempo.

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

Booking.com

ecaterimburgo rússia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

8 comentários em “Ecaterimburgo: O Limite Entre Europa e Ásia e a Cidade dos Romanov na Rússia”

  1. Nossa, que linda é Ecaterimburgo! Fiquei com vontade de conhecer… acho que uma viagem pra Rússia pede uns 6 meses, né? Pra explorar vários destinos com calma hehehehe

  2. Analuiza T. Carvalho

    Rússia é mesmo um país que eu quero voltar! Quero ver mais do que eu já vi, como por exemplo visitar Ecaterimburgo.

    Achei interessante a coisa das linhas vermelha e azul, nos guiarem por lugares de interesse. Na verdade eu achei tudo o que vocês mostraram tão atraente para mim!

    Gostei dessa Ecaterimburgo e quando voltar à Rússia, vou inserir no roteiro.

  3. Nossa que legal, sempre tive vontade de conhecer a Rússia, lendo seu post fiquei ainda mais interessada. Assim que eu puder irei incluir Ecaterimburgo no meu roteiro “Europa/Ásia”. Abraços 🙂

  4. Acredita que eu tenho uma amiga russa que se chama Ekaterina e ela nasceu em Ecaterimburgo! A cidade parece ser mesmo uma graça e achei legal os pontos turísticos estarem perto da linha vermelha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share