Visitamos Cabo Verde 3 vezes e reunimos informações essenciais sobre turismo para quem pretende visitar esse país maravilhoso na África. Confira!
Cabo Verde é um arquipélago composto por 10 ilhas no meio do oceano Atlântico, próximo à “cabeça da África”. Senegal é o país mais próximo, a 500km.
Uma mistura racial louca fez com que o povo daqui saísse bonito ao extremo. E é uma gente apaixonada pela cultura local e por tentar fazer Cabo Verde ser um nome conhecido mundo afora.
O turismo tem crescido bastante no país, e com isso Cabo Verde vem sendo considerado um dos melhores destinos turísticos na África, principalmente entre os britânicos e portugueses.
Não sabe por onde começar a montar seu roteiro? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde
E se você ainda não leu, confira também:
- Visto Para Cabo Verde | Brasileiros – Atualizado: 2019
- Comidas e Bebidas Típicas de Cabo Verde
- Como Viajar Entre as Ilhas de Cabo Verde
Índice
Música de Cabo Verde
Chamado por alguns de “o país mais musical da África”, a primeira coisa que chama a atenção, depois da beleza das pessoas, é a valorização da música cabo-verdiana.
E a música é boa demais. Morna, Funaná, Kuduro, Kizomba… São muitos ritmos, indo desde algo mais melancólico até a loucura dançante, com muita esfregação, diversão e alegria.
A expoente máxima da música local é a gigantesca Cesária Évora, famosíssima nos Estados Unidos, Europa, Ásia e, por algum motivo, desconhecida no Brasil.
Além dela, nomes também conhecidos internacionalmente como Tito Paris, Mayra Andrade e Sara Tavares figuram entre os representantes.
Além de música, gente bonita, festa e muita diversão, ainda tem o fato de serem ilhazinhas no meio do Atlântico.
No estilo Caribe, a água é absurdamente azul, as praias são de areias brancas em sua maioria, e cada ilha tem um microclima específico.
Tem vulcão, tem deserto, tem mato, tem montanha, e mais praias, claro.
Foto: Caroline Granycome
E, depois disso tudo, ainda tem uma música famosa da Cesária que diz que, no carnaval:
“São Vicente é um brasilzinho / Cheio de alegria, cheio de cor / Nesses 3 dias de loucura / Não tem guerra, é carnaval / Nossa morabeza* sem igual”
(Carnaval di São Vicente, tradução livre do criolo).
Ou seja, não é uma má pedida passar o carnaval por lá.
Leia mais: Festas Tradicionais e Populares de Cabo Verde
*Morabeza
É uma palavra que os cabo-verdianos usam pra falar sobre o jeito simpático, tranquilo e leve de fazer as coisas que eles tem. É um sentimento meio sem tradução, mas que de algum modo dá pra entender quando se conhece esse povo.
Deserto de Viana , Boa Vista
Foto: Pixabay
Ilha do Fogo, Cabo Verde
Foto: michael
Hotéis e Pousadas em Cabo Verde
Nós não somos do tipo que se hospeda em resort ou lugares cheios de luxo e sempre encontramos ótimas opções. O turismo em Cabo Verde não é super barato, mas tampouco é muito caro.
Consulte opções de hospedagem em cada ilha:
- Ilha do Sal
- Santiago (capital)
- São Vicente
- Boa Vista
- Santo Antão
- Ilha do Fogo
- Ilha do Maio
- São Nicolau
- Brava
Em cada um dos nossos posts sobre as ilhas que já visitamos você encontra sugestões de hospedagens com o melhor custo benefício: Sal, São Vicente, Fogo, Boa Vista, Santo Antão e Santiago.
Sempre usamos e recomendamos reservas pelo booking.com
Booking.comDinheiro em Cabo Verde
Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)
Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.
Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.
Língua Falada em Cabo Verde
PORTUGUÊS! Rá, seria lindo se fosse simples assim. Em Cabo Verde o português é uma língua oficial, ou seja, escola, outdoors, documentos oficiais, etiquetas no mercado, tudo em português.
Mas o que eles falam mesmo é criolo cabo-verdiano, que é a mistura de português com dialetos locais, além de francês e inglês.
Cada ilha tem um criolo diferente, mas bem parecidos entre si. A comunicação em português é muito boa. Mas, com o povo mais de baixa classe ou do interior de algumas ilhas, pode ser que não dê pra falar.
Como Tirar o Visto para Cabo Verde
O visto para Cabo Verde não é complicado, mas é preciso viajar sabendo do processo, que pode ser feito online com antecedência. Leia mais:
Dirigir em Cabo Verde
Em algumas ilhas vale a pena alugar um carro ou moto para explorar a região. Para isso você precisa apresentar sua CNH brasileira, sem necessidade da PID.
Qual a Melhor Época para Visitar Cabo Verde
Eu fui três vezes a Cabo Verde, sempre entre fevereiro e maio. Essa época tem mais vento, mas o céu é claro e o sol brilha forte todos os dias.
A temperatura é ideal pra pegar uma praia, mas tem alguns poucos dias que o vento não permite. Meus amigos daqui dizem que nos outros meses é mais quente e com menos vento.
Foto: David Stanley
Seguro Viagem Para Cabo Verde
A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.
Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.
Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.
Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂