Ícone do site Caminhos me Levem

Curaçao: Top 18 Praias Inacreditavelmente Lindas [GUIA COMPLETO COM MAPA]

curaçao praias

Curaçao tem praias pra todo tipo de viajante. Tem aquelas que são piscininha, aquelas cheias de atividades e esportes aquáticos, umas que são balada a céu aberto e outras que são desertas.

Com um litoral de 364km de extensão, as melhores praias estão todas do lado virado para dentro do Mar do Caribe. A parte da ilha que dá para fora tem o mar muito agitado, o que não é o que as pessoas pensam quando vão ao Caribe.

Apesar desse fato, e também que a maior parte da costa curaçauense é de rocha, ainda sobram muitas praias para curtir, todas com mar absolutamente calmo e de um azul que dói os olhos.

As praias de Curaçao são inacreditavelmente lindas. Algumas, inclusive, figuram entre as mais bonitas do Caribe e do mundo todo.

Listaremos aqui as praias que a gente conheceu em Curaçao, desde o ponto mais norte até a última visitável no sul. Em cada uma falamos como chegar de transporte público e quanto custa para entrar, no caso das praias particulares.

Se você vai para Curaçao, saiba quanto dinheiro levar e quanto as coisas custam por lá:

Acompanhe o mapa para ver onde fica cada uma delas:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Lembre-se que as praias aqui estão listadas na ordem de norte a sul, e não de melhor para pior. Cada uma tem um estilo diferente, então cabe a você escolher quais quer visitar.

Na nossa opinião, a 4, a 5 e a 9 são as mais imperdíveis.

1) Playa Kalki

No extremo noroeste de Curaçao há uma cidade chamada Westpunt. Entrando um pouco na cidade, chega-se à Playa Kalki.

Nessa praia fica um lugar famoso de mergulho chamado Alice in Wonderland, um labirinto de corais que às vezes é citado entre os melhores lugares do mundo pra mergulho.

O snorkel também é excelente, com algumas pedras pra ver, muitos peixes coloridos e visibilidade maravilhosa. Aparece tartaruga vez em quando, mas a gente não viu nenhuma.

Playa Kalki

A praia em si é charmosa, com um paredão de pedras ao fim e, pro outro lado, uma vista para um penhasco ao longe. Tem um bar com um deck para assistir ao pôr do sol, mas fecha cedo em dias de semana.

Há aí também estacionamento, banheiro (enquanto o bar está aberto), e uma sombra ou outra. Muito gostosa a praia. Não paga entrada.

Acessível com o convoy 9A, mas é necessária uma caminhada de uns 2km por dentro da cidadezinha para chegar à praia em si.

Recomendamos ir bem cedinho pra pegar o sol mais fraco e chegar na praia com o sol à pino, que é quando a cor da água fica mais incrível.

Há ótimos hotéis em Westpunt, como o Rancho El Sobrino e o Marazul Dive Resort.

Foto: Rancho El Sobrino

Apesar disso, Westpunt não é a melhor região para se hospedar em Curaçao. Nós falamos sobre isso, em detalhes, no nosso guia completo de viagem para lá. Não deixe de ler:

2) Playa Grandi

Apesar do nome, a praia é bem pequena. É mais um lugar para pescadores do que uma praia de fato. Aparecem tartarugas vez em quando, atraídas pelos restos de peixe jogados fora pelos pescadores.

Tem um barzinho, que também fecha cedo em dias de semana, e um estacionamento pequeno.

Apesar da praia ser bonita, com vista para um paredão de pedra bem ao lado, estando nessa região, eu preferiria passar o dia na Playa Kalki.

Playa Grandi

Nós estivemos lá no fim do dia, então na foto não dá pra ver, mas a água é bem transparente.

A entrada é grátis e é possível chegar com a linha 9A ou caminhando desde a Playa Kalki.

3) Playa Forti

Daqui tem-se uma das praias com melhor vista de Curaçao. Sério. Há um estacionamento no topo de um penhasco, e a vista é muito linda. Dá pra sentar ali e ficar séculos parado contemplando e pensando na morte da bezerra ou qualquer coisa de igual importância.

Playa Forti

Nessa praia também tem uma pedra de 12m de altura de onde as pessoas saltam. É assustador, porque dá pra ver que está cheio de pedras lá embaixo. Mas muita gente salta e ninguém morre.

A praia é acessível descendo umas escadas, mas a areia é escura e não tem sombras. Bem ao lado da escada tem um bar bem simples e charmoso que fica aberto diariamente até às 21h, perfeitamente posicionado para ver um pôr do sol incrível.

O acesso à praia é grátis e a linha 9A te deixa bem perto, além de ser possível caminhar 1,8km desde a Playa Kalki até aqui, passando pela Playa Grandi.

4) Grote Knip (Kenepa Grandi)

Essa é com certeza uma das praias mais lindas de Curaçao, e um dos mares mais lindos que já vimos na vida. Considerada a praia mais bonita de Curaçao e frequentemente apontada entre as mais lindas do Caribe, realmente é um pecado deixar de ir nela.

Kenepa Grandi

A chegada já é deslumbrante, pois a entrada é em cima de um penhasco, doendo o olho de tão azul que aquele mar é. Chegue com o sol a pino para uma dor ainda maior nos olhos.

Tem uma pedra de onde as pessoas saltam. Esse salto é bem mais baixo do que na Playa Forti, e dá até pra escolher de qual altura se deseja pular. Pulei do mais baixo, porque do lado mais alto a água é tão clara que dava pra ver as pedras no fundo. Deu medo.

Kenepa Grandi

Assim como na Playa Porto Marie, aqui também é possível encontrar alguns porcos selvagens pela praia.

Há um bar que não estava aberto quando fomos. Mas é fácil encontrar uma sombra, além de ter cadeiras pra alugar também.

A entrada é grátis, tem estacionamento bem grande e dá pra chegar com a linha 3C ou com a 9A, mas é necessária uma caminhada de pelo menos 2km.

Atente que não há comércio perto do ponto de ônibus, então não dá pra perguntar pelo horário do próximo. Essa praia fica sempre bem cheia, então não deve ser difícil conseguir uma carona para Willemstad.

5) Klein Knip (Kenepa Chiki)

O nome significa Pequena Kenepa (“chiki” é em papiamento e vem do espanhol “chica”). Ela não é tão esplendorosa quanto sua vizinha grande, mas ainda assim uma praia linda e cheia de charme.

Kenepa Chiki

Menos movimentada que a Grande Kenepa, com uma barraquinha vendendo comidinhas locais e com alguns pontos de sombra.

O acesso é igual ao da Grote Knip, mas, caso venha-se caminhando do último ponto da linha 9A, prepare-se para pelo menos 3km pela frente.

Também é grátis e tem um estacionamento pequeno. Atente que não há comércio perto do ponto de ônibus, então não dá pra perguntar pelo horário do próximo.

6) Playa Jeremi

A Jeremi foi uma das praias de Curaçao que mais nos surpreendeu, porque foi a primeira praia natural que visitamos, e todos a colocavam entre as mais sem graça da ilha.

Playa Jeremi

Chegando lá, qual não foi nossa surpresa ao avistar aquele magnânimo mar azul na nossa frente. Colocamos o snorkel e vimos muitos peixinhos coloridos, principalmente perto das pedras do lado esquerdo. Ótima praia mesmo.

Playa Jeremi

A linha 3C deixa bem na entrada da praia, é grátis e tem um estacionamento pequeno. A distância dela para as Knip é de quase 3km, com subida.

Atente que não há comércio perto do ponto de ônibus, então não dá pra perguntar pelo horário do próximo.

7) Playa Lagun

Lugar perfeito para snorkel. Um dos melhores em que já mergulhei. Por conta das suas pedras bem coladinhas, deixando um espaço estreito no meio, onde a luz do sol passa e dá aquele contraste lindo com as sombras das pedras. Muitos e muitos peixes mesmo.

Lagun

Ao lado há um restaurante (Bahia é o nome, com comidas maravilhosas e caras) pra se ter uma vista incrível dos paredões de pedra com aquela lagoa azul no meio.

Aliás, não deixe de ler nosso guia de restaurantes em Curaçao:

Consideramos a Lagun umas das praias mais diferentes de Curaçao. A água não é tão turquesa, e sim mais verdinha. E os paredões de pedra dão um visual inacreditável ao lugar todo.

Lagun

Essa praia conta com mais estrutura, tendo restaurantes, gente fazendo massagem, estacionamento e bastante sombra. Vá quando o sol tá bem no alto, senão os paredões fazem sombra.

O acesso é grátis. A linha 3C deixa bem na frente e dá pra andar 1km da Jeremi até lá.

Para quem quiser se hospedar aqui, as melhores opções são o Hotel Heliemar e o Lagun Blou Dive.

Foto: Lagun Blou Dive

8) Boka Santa Cruz e Boka Santu Pretu

Essas duas nós não fomos, mas são ótimas pra snorkel e o acesso de uma para outra é por uma trilha. Lemos alguns relatos de que podem rolar assaltos no meio da trilha, por ser bem isolado.

Pra chegar a elas, a linha é a 3C, além de uma boa caminhada.

9) Playa Cas Abao

Entre todas as praias de Curaçao, essa é a mais linda. Fala-se muito da Kenepa Grandi, mas essa aqui ganhou nossos corações por ter uma estrutura na areia bem mais com “cara de praia”. A extensão é maior também.

Cas Abao

Fazer snorkel nela é muito divertido. Basta afundar a cara que já tem peixe, normalmente cardumes e cardumes deles. Boa pra quem tem medo de mergulhar poder ver peixinhos sem maior esforço.

O mar deixa de dar pé um pouco depois de entrar, mas esse espaço entre o fundo e o raso já é bem suficiente pra curtir muito essa beleza esplendorosa de Cas Abao. Pro lado direito ainda tem umas pedras bem fotogênicas.

Cas Abao

A praia tem restaurante, escola de mergulho, cadeiras e bastante sombra, mas as pessoas que chegam cedo vão ocupando elas.

Na entrada da praia tem uma placa dizendo que não pode comida. Na verdade, dá pra entrar com o seu sanduichinho e coisas assim, mas é que em Curaçao é bem comum a galera levar isopor. O aviso está lá pra impedir isso.

Essa é uma das praias mais famosas de Curaçao, então espere ter bastante gente lá mesmo em dias de semana.

Essa é uma das poucas praias de Curaçao com acesso bem complicado de transporte público. No nosso caso, descolamos uma carona com um canadense do nosso hostel.

Cas Abao

Mas pegando as linhas 3A, 3B ou 3C é possível soltar na estrada e caminhar uns 4km. É bom perguntar antes também, pois o ponto é no meio do nada. A estrada é sem sombra nenhuma.

Como é uma praia de grande movimento, conseguir uma carona durante essa caminhada não deve ser muito difícil.

No nosso hostel, duas pessoas conseguiram chegar na praia de bus (que são as vans de lá). Saindo do terminal de Otrobanda há vários bus indo pra Santa Cruz. O trajeto normal deles não inclui esse desvio, mas basta negociar.

Tem estacionamento. A entrada custa 10 florins por carro, ou 6USD. O aluguel da cadeira é 5 florins, ou 3USD. O bus te deixa na guarita onde se cobra a entrada. De lá é necessário andar mais 1,2km.

10) Playa Port Marie

Quase tão magnífica quanto Cas Abao, exceto por um detalhe: essa praia é muito mais cheia, por ser mais próxima de Willemstad (a capital de Curaçao). Muitos tours param aqui.

Playa Port Marie

Tirando isso, a água é quase tão perfeita quanto a de Cas Abao. A vista de dentro d´água também é bacana, porque a praia é no fundo de um penhasco baixo.

A faixa de areia é bem estreita, então as cadeiras e as sombras são ocupadas bem depressa pelo povo que chega cedo.

Mas tem algo muito interessante aqui que não tem nas outras praias: porcos! Porcos andando pela praia, roubando comida e brincando com as pessoas. Eles são celebridades. Muitos flashes sempre que eles passam. Há também muitas iguanas por lá, animalzinho que a gente adora.

Port Marie

O snorkel aqui é maravilhoso. A praia é meio que dividida em duas por um espigão de pedra. De um lado, o banho é relaxante e tranquilo (tirando que tem gente pra cacete); do outro lado, é um coralzão cheio de peixinhos coloridos.

Os peixes são menores aqui do que em Cas Abao ou na Lagun, mas são de espécies diferentes. Logo após o fim do espigão tem um coral cheio de buracos por onde os peixes vem e vão. Muito bacana pra ficar olhando o movimento deles.

No caminho para Port Marie, passa-se pelo lago onde ficam os flamingos. Nem sempre eles estão lá, claro. Mas tem sempre turistas por lá.

Playa Port Marie

A entrada custa 5 florins por pessoa, ou 3USD. A cobrança é feita na areia mesmo. Vieram nos cobrar depois de quase uma hora. Ou seja, dá pra chegar na praia, dar uma curtida e ir embora sem precisar desembolsar a grana.

Tem um estacionamento grande, restaurante, tenda de massagem e uma plataforma boiando no meio da água para subir em cima.

As orientações para chegar de transporte público são as mesmas de Cas Abao: soltar na estrada e caminhar muito. São uns 4km sem sombra. O convoy te deixa na Igreja de St. Willibrordus.

Pros mais empenhados na arte da caminhada, dá pra emendar a praia com uma olhada nos flamingos, além de que a Daaibooi Beach e a Karakter Beach são um pouco perto também.

11) Daaibooi Beach

Não estivemos lá, mas nos relatos que lemos fica claro que não é das praias mais incríveis de Curaçao. Há quem diga que é boa para fazer snorkel, mas não tanto quanto as outras.

A entrada na praia é grátis e tem um bar que aluga cadeiras e guarda-sol.

12) Karakter Beach

É uma praia privada. A maioria das pessoas vai lá pra passar o dia relaxando nas espreguiçadeiras do restaurante e comendo pratos mais requintados.

Nós não fomos, mas os relatos que lemos dizem que a praia é bem rochosa e com pouca areia.

13) Kokomo Beach

Estivemos lá no nosso última dia e só passamos rapidinho, mas a vontade de ficar o dia inteiro foi grande!

Além de linda e vazia, essa praia cinematográfica tem um balanço no meio da água. Quem não quer uma foto dessas, né?

Kokomo

A entrada na praia é grátis e lá tem restaurante e cadeiras com guarda-sol pra alugar. Tem um restaurante bem grande e bem estruturado também.

14) Playa Marie Pampoen

É mais ou menos como o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, porém bem simples mesmo. Uma ciclovia que também é o lugar de caminhada, umas quadras de esporte e alguns pontos de sombra pra galera se juntar e fazer um churrasco. Fim de semana tem bastante movimento.

Apesar disso, a praia em si é ruim, com muitas pedras e faixa de areia bem pequena.

O ônibus 6A cruza a praia inteira, além de vans passarem com bastante frequência.

Não é um lugar muito interessante pra nós, turistas, que queremos ver o mais bonito de Curaçao. Só é curioso passar por lá no fim de semana e ver os locais fazendo um churrasco.

15 e 16) Mambo Beach e Lions Beach

Formam uma praia só, mas um lado é tão diferente do outro que resolvemos separá-las.

Essas duas praias são artificiais. Bloquearam a força do mar com um monte de pedras e formaram uma piscininha extremamente gostosa e linda.

Os peixinhos ficam perto da pedra. E são muitos. No canal também há alguns peixinhos, sempre perto das pedras.

Essas praias são acessíveis com a linha 6A ou com vans, que passam com muita frequência. O máximo que esperamos foi dez minutos. É bem longe da cidade, mais ou menos uns 10km. Tem um estacionamento gigante na frente.

Mambo Beach

Há dois acessos desde o estacionamento. O primeiro é onde tem vans paradas na frente, que é o da Mambo Beach.

Mambo Beach

A entrada é por um shopping bem grandinho (até Subway e Starbucks tem lá), e a areia é um lugar super badalado, com música eletrônica tocando, palco grande, restaurantes e bares chiques na areia mesmo. Parece aquela gravação do Wesley Safadão em Miami, com tudo branco em volta.

A parte ruim é que tem tanta espreguiçadeira que não sobra espaço pra nada na areia. Nessa parte cobram a espreguiçadeira e a entrada na praia, totalizando uns 6 florins. Mas parece que só cobram se usar a espreguiçadeira.

Se você quiser se hospedar aqui, as opções menos caras ficam um pouquinho distante da praia, mas é fácil de ir andando. São o Pier Beach Inn e Atlanta Seaview Hotel.

Foto: Pier Beach Inn

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Lions Dive Resort

A segunda entrada é a do Lions Dive Resort. Aqui ainda tem alguma estrutura, com umas lojinhas e tal, mas seguindo pro lado esquerdo, chega-se num canal muito lindo e ótimo pra tomar banho. Bem menos badalado.

Lions Dive Resort

Só é necessário dividir a praia com poucas espreguiçadeiras. Na verdade são muitas ainda, mas bem menos do que na Mambo.

Lions Dive Resort

Nessa parte tem um quiosque chamado Chill. Sexta e domingo fica lotado ali por conta do happy hour, com toneladas de holandeses e outros turistas pra todos os lados. Bem animado mesmo, com o pé na areia e pôr do sol dando show.

Chill Bar

A hora feliz começa às 17h e termina às 18h, mas o pessoal fica por lá até umas 20h.

Tem que pagar pra usar espreguiçadeira, mas o próprio bar tem mesas e cadeiras na beira da água, basta comprar alguma coisa e curtir a mordomia. Os preços são bem razoáveis, parecidos com o centro de Willemstad.

Se você quiser se hospedar com os pés na areia, tem o Dolphin Suites e o Lions Dive Resort.

Foto: Lions Dive Resort

17) Jan Thiel

Com certeza a praia mais sem graça da ilha. Pra piorar, ainda é cara (6 florins pra entrar) e tem até uma guarita de acesso.

Dá nem pra chamar bem de praia, porque areia é bem pouca. São plataformas de concreto com um monte de espreguiçadeiras. A água é bastante agitada, bem escura comparada com o resto de Curaçao, e fica cheia.

Jan Thiel

Como o espaço é meio limitado, as pessoas tem que ficar bem próximas umas das outras.

No lado esquerdo tem uma parte com um pouco mais de areia, mas não é nada apetecível ficar lá. Em contrapartida, dizem que os restaurantes lá são deliciosos.

Há também muitas atividades lá, como mergulho e flyboarding, e muitos resorts, o que é o motivo da praia ficar cheia.

Jan Thiel

Fica numa parte bem chique de Curaçao. O caminho pra lá é bem bonito, margeando um canal. Vale a pena ir, mas não espere ficar lá muito tempo, porque não é tão agradável.

Os hotéis aqui são, na maioria, resorts caríssimos. Uma opção menos cara é o B&B Bellavista e o Livingstone Resort (os quartos são tipo chalé).

Foto: Livingstone Resort

A opção mais badalada em Jan Thiel é o Papagayo Beach Hotel, que tem um restaurante e bar super famoso. A praia artificial que mencionei anteriormente é privativa deles. Quem vem de fora paga para usar durante o dia.

Foto: Papagayo Beach Hotel

18) Klein Curaçao

Uma ilha a 1:30h de barco em alto-mar de distância, seu nome significa pequena Curaçao. Nós não fomos também, porque o passeio custa 110USD/pessoa! Isso mesmo!

Quem vai, adora. Existem as pessoas que passam mal com o barco e outras que preferem as praias da ilha principal, mas a pequena Curaçao é deserta, a cor da água é maravilhosa e dá pra ver tartaruga de vez em quando. Ou seja, impossível de não gostar.

Nosso problema foi o preço mesmo. Com o real em baixa, não dá pra ir a qualquer passeio que apareça pelo caminho.

Dinheiro em Curaçao

Nome da moeda: Florim das Antilhas Holandesas (ANG)

Cotação (setembro/2022): 1 ANG = R$2,86

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Curaçao o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Florim para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Moeda quadrada de florim

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Importante saber: para se proteger economicamente, as Antilhas Holandesas indexaram sua moeda a uma moeda forte, no caso o Dólar. Ou seja, se o Dólar sobe, o Florim sobe proporcionalmente.

Em Curaçao todos aceitam dólar, inclusive ônibus, táxis e restaurantes. Mas sempre com um percentualzinho de perda pro consumidor.

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CURAÇAO

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile