A primeira coisa a saber sobre como se vestir em Dubai e quais tipos de looks usar (falando de roupa feminina, principalmente) é que não existe nenhuma obrigatoriedade para andar nas ruas.
Ao contrário de países muçulmanos mais rígidos, como o Irã e a Arábia Saudita, por exemplo, em Dubai mulheres não são obrigadas a usar lenço na cabeça o tempo todo.
E perceba que aqui eu estou me referindo especificamente a Dubai, e não aos Emirados Árabes Unidos como um todo.
O país é dividido em 7 Emirados (como se fossem os Estados no Brasil) e cada um tem suas regras, sendo que Dubai é o mais liberal de todos.
Aqui nesse post reuni várias dicas de como se vestir em Dubai para passeios e ambientes específicos.
Se você achar que não tem nada apropriado para levar na sua mala para Dubai, deixe para comprar lá. Tanto nos bazares quanto nos shoppings de Dubai tem muita coisa barata, tanto em roupa feminina quanto em roupa maculina.
Ficamos 2 semanas em Dubai e conhecemos muitos pontos turísticos incríveis.
Reunimos informações sobre os lugares e dicas para você organizar sua viagem aqui no blog – qual moeda e quanto levar, onde se hospedar, como usar o metrô e mais – leia todas clicando aqui.
DICAS RÁPIDAS DE DUBAI
Melhor época para viajar: Novembro a fevereiro, quando o clima de deserto está mais ameno. É o inverno de Dubai.
Como se locomover em Dubai: Metrô e ônibus funcionam bem, são baratos, limpos e fáceis de usar. Táxi e Uber não são muito caros.
Onde ficar em Dubai: Downtown é o centro de Dubai, a melhor localização; Dubai Marina é na praia, região animada de dia e de noite; Deira é a área mais diversificada e com hospedagens econômicas.
Visto para Dubai: Não é necessário. No aeroporto você ganha um carimbo no passaporte que é válido para 90 dias de estadia.
Voo para Dubai: Há voos diretos do Brasil para Dubai saindo de São Paulo – veja promoções aqui.
Como se vestir em Dubai: Evite roupas coladas, decotadas ou muito curtas. Vestidos, calças e camisas soltinhas e um lenço nos ombros são o ideal.
Vale lembrar: Demonstrações de afeto em público são proibidas, então nada de beijos e abraços.
Essa viagem rendeu 6 vídeos para o nosso canal do Youtube. Não é por nada não, mas eles estão muito completinhos e eu assistiria se fosse você. Veja todos em ordem clicando aqui.
Índice
- Como se Vestir em Dubai: Leve o Clima em Consideração
- Como se Vestir (roupa feminina) na Praia em Dubai?
- Qual Tipo de Calçado Posso Usar em Dubai?
- Como se Vestir (roupa feminina) Para Entrar Numa Mesquita em Dubai?
- Como se Vestir no Deserto de Dubai?
- Como se Vestir em Ambientes Específicos de Dubai?
- Regras de Comportamento em Dubai
- Onde Ficar em Dubai
- Moeda dos Emirados Árabes Unidos
- Preciso de Seguro Viagem Para Dubai?
- Preciso de Chip de Internet em Dubai?
Como se Vestir em Dubai: Leve o Clima em Consideração
Dubai é uma cidade litorânea cercada por todos os lados pelo deserto. O clima, como é normal em toda a Península Arábica, é bastante quente, com invernos agradáveis e verões insuportáveis.
A melhor época para visitar Dubai é o inverno (dezembro a fevereiro). Foi quando nós viajamos e, realmente, o clima é ótimo!
Não sentimos quase nenhum incômodo em caminhar a céu aberto no meio do dia, mesmo quando vestimos calça comprida.
À noite fazia um friozinho bem leve, daqueles que deixam a gente em dúvida se precisa ou não de um casaquinho. Por via das dúvidas, é bom sempre ter um na mochila.
Esse clima ameno é perfeito para pegar praia em Dubai. Eu estava com medo de ficar com frio no mar, mas a água tem uma temperatura mais que perfeita.
O sol não fica forte demais, o que te dá liberdade de ficar muitas horas curtindo na água e na areia.
Dica: Carregue um casaquinho e/ou lenço para se cobrir se sentir necessidade, mas também por causa do ar condicionado geladíssimo nos transportes e locais fechados.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como se Vestir (roupa feminina) na Praia em Dubai?
Será que mulher pode usar biquíni em Dubai?
Sim, pode numa boa! As praias em Dubai são bastante livres e você usar até aquele biquíni bem pequeno ou fio dental.
As praias em Dubai são muito curiosas, pois tem gente vestindo todo tipo de roupa, inclusive roupa feminina completa com a cabeça coberta.
Mas tem um problema: saiba que se usar biquíni você vai atrair olhares e talvez até perceba alguém te fotografando.
Aliás, isso é uma baita falta de respeito que ocorre nas praias de Dubai e infelizmente também é comum em outras partes do mundo.
Os estrangeiros (estou falando especificamente de homens) que vem de países onde não é normal usar biquíni costumam andar em grupinhos pela praia, totalmente vestidos, filmando e fotografando as mulheres de biquíni.
Não vale a pena arrumar briga no meio da sua viagem, então se você se deparar com essa situação é melhor só ir pra longe deles, por mais injusto e desagradável que seja.
Leia esse post para conhecer as praias de Dubai
Mostramos como é a praia de Dubai nesse vídeo, em contraste com nossa visita à Mesquita Jumeirah.
Leia também: 13 Curiosidades e Fatos Que Você Nunca Imaginou Sobre Dubai
Qual Tipo de Calçado Posso Usar em Dubai?
Independente da roupa feminina ou masculina que você usar, saiba que os pés são a parte do corpo mais livre quando o assunto é como se vestir em Dubai. Pode usar sandália e chinelo numa boa.
Inclusive os muçulmanos usam sapato aberto, e para entrar em mesquitas ficam descalços, pois o interior costuma ser de carpete.
Turistas não muçulmanos normalmente visitam duas mesquitas em Dubai:
- A Mesquita Jumeirah, onde você deixa os calçados do lado de fora;
- E a Mesquita de Abu Dhabi, onde você não entra na área de carpete, então pode manter os calçados nos pés.
Como se Vestir (roupa feminina) Para Entrar Numa Mesquita em Dubai?
Para entrar em mesquitas existem algumas regras de vestimenta que os turistas devem obedecer.
Mulheres devem usar roupas soltinhas, que não marquem demais a região dos peitos e do bumbum. Pode ser calça, saia ou vestido.
Roupa feminina com transparência também não é adequada em Dubai, então não adianta colocar um vestidão se ele for desses tecidos fininhos que dá para ver através.
Mulheres também precisam cobrir a cabeça com um lenço. Desde que ele seja grande o bastante para cobrir seu cabelo e ombros, está bom.
Homens precisam usar roupas que não sejam muito coladas e que cheguem até abaixo dos joelhos e dos cotovelos.
Preste atenção também à estampa da sua roupa, pois imagens com profanidade ou certos símbolos podem ser um problema.
No tour guiado da Mesquita Jumeirah você pode emprestar roupas adequadas caso não esteja vestido apropriadamente. Eles tem muita roupa feminina e masculina adequadas para entrar na mesquita em Dubai, bem como lenço para cobrir a cabeça.
Quando fizemos essa visita eu “passei” no teste da vestimenta, mas o marido teve que colocar uma veste árabe por cima da roupa dele (que era uma bermuda pra baixo dos joelhos, mas não tão folgadinha).
A Mesquita de Abu Dhabi é mais rigorosa. Eles costumam oferecer roupas emprestadas para os turistas que não estivessem vestidos apropriadamente, porém isso foi suspenso por conta do COVID e ainda não voltou.
Criou-se um grande comércio de Abayas e Kandooras (roupa tradicional árabe feminina e masculina em Dubai) no shopping que fica na entrada da mesquita, então eu imagino um grande lobby dessas lojas acontecendo para que a mesquita não volte a emprestar roupas. Eles vendem a roupa por 45-50 AED.
Quando passamos por lá eu dei uma olhada também nos preços dos lenços, porque queria muito trocar o meu por um mais bonito, e o preço médio era 50 AED.
Leia tudo sobre a Mesquita de Abu Dhabi nesse post
Mostramos como foi o passeio por Abu Dhabi nesse vídeo:
Para quem está sem saber o que é o quê:
- Abaya é um tipo de roupa feminina bem comum em Dubai, um vestidão até os pés com mangas compridas – é bem normal que seja todo preto. Acompanha um lenço para cobrir a cabeça.
- Kandoora é um tipo de roupa masculina, uma túnica que vai até os pés e tem mangas compridas – é bem normal seja todo branco. Acompanha um turbante na cabeça.
Em Dubai é bem normal ver casais vestindo Abaya e Kandoora:
Na Downtown de Dubai tem até uma estátua de um casal vestido dessa maneira tradicional. Tirei essa foto abaixo na passarela que liga o metrô ao Dubal Mall.
Como se Vestir no Deserto de Dubai?
Se você for fazer o passeio no deserto (e você deveria, pois é muito legal) eu recomendo levar um casaquinho, pois fica frio à noite.
Também recomendo ir de chinelo ou uma sandália fácil de tirar. Andar na areia do deserto é o mesmo que caminhar por uma praia de areia bem fofa, então não tem sentido ir de sapato fechado.
Escrevemos outro post aqui no blog com todos os detalhes de como é esse passeio – clique para ler.
Como se Vestir em Ambientes Específicos de Dubai?
Os lugares que você vai frequentar impactam bastante em como você deve se vestir em Dubai.
Por exemplo, a região da Dubai Marina e Jumeirah Beach é a mais ocidentalizada de Dubai, então é mais tranquilo se vestir do mesmo modo que você se vestiria no Brasil.
Inclusive é nessa região que ficam muitos night clubs e bares, e para frequentá-los todo mundo se produz bastante, com roupas de balada mesmo.
Nas boates o que existe na verdade é um dress code. Homens não podem entrar de bermuda e chinelo, por exemplo.
Em Deira, que é um bairro onde vivem mais asiáticos e africanos, a coisa já é um pouco diferente. Pelas ruas você vê gente vestida de todo jeito, mas principalmente com roupas compridas e coloridas, típicas de alguns países.
Por exemplo, o sári indiano é muito comum, e túnicas africanas com aqueles tecidos maravilhosos.
Você até pode se vestir com uma roupa mais curta e um decote, provavelmente ninguém vai te incomodar – não tem uma inspeção de vestimenta nem nada do tipo.
O problema é aguentar os olhares. Eu percebi que, embora tenha muitas mulheres andando pelas ruas, o número de homens é bem superior. E eles encaram muito.
Se você não liga pra isso e não se deixa incomodar, vá em frente. Nos meus dias por lá eu preferi sempre usar roupas pra baixo do joelho e sem decote, pois me senti mais confortável.
Além das mesquitas, que são os lugares mais conservadores que você vai visitar, nós também percebemos que shoppings e parques temáticos são muito frequentados por famílias árabes.
Se você usar uma roupa pouco modesta nesses lugares provavelmente vai receber olhares de desaprovação, e talvez alguém peça para você se cobrir um pouco. Não vi isso acontecer, mas ouvi falar de situações assim.
Entenda melhor cada parte de Dubai lendo: Qual o Melhor Bairro Para Ficar em Dubai
Regras de Comportamento em Dubai
Além de como você vai se vestir em Dubai, também é preciso se atentar a algumas regras de comportamento.
Casais não devem fazer demonstrações de afeto em público. Beijos, abraços e mesmo mãos dadas não são bem vistos e devem ser evitados ao máximo, pois você pode ter problemas com isso.
Se você viajar no mês sagrado do Ramadã, quando os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol, é aconselhável que você não coma nem beba nada em público durante o dia.
Certamente o mês do Ramadã é um dos piores para viajar para Dubai, pois essa é uma regra bem chatinha e difícil de obedecer.
Andando por Dubai nós percebemos o quanto a cidade e as pessoas são calmas, polidas e bem comportadas. Também são bem simpáticos, quando não tímidos.
Isso é da natureza do povo de lá, mas também vem de algumas regrinhas específicas. Por exemplo, é proibido ouvir música alta em público, então nada de caixinha de som na praia.
Também é muito raro ver alguém gritando ou falando palavrões, já que esses hábitos são considerados muito rudes em Dubai.
Vale saber também que jogos e apostas são proibidos em Dubai (porque são proibidos pelo Islã), então você não vai encontrar cassinos por lá.
Sobre bebidas alcóolicas: elas não são proibidas em Dubai, mas tampouco são baratas ou fáceis de encontrar.
Em Dubai você consegue todo tipo de bebida alcóolica, desde que esteja disposto a pagar o preço. Para ter uma ideia, uma lata de cerveja custa por volta de 40 AED.
Vale saber também que sexta-feira é o dia mais sagrado da semana para os muçulmanos, enquanto o domingo é um dia normal de trabalho.
Isso não afeta tanto sua viagem quanto você pode imaginar. Só é preciso se atentar a dias de funcionamento e preços diferenciados para fim de semana em algumas atrações.
Alguns lugares, como a Global Village, tem um dia ou horário reservado para visitas somente de famílias, então se atente a isso também.
Depois de ler isso tudo você pode até estar achando que é regra demais, mas a maior parte é bom senso e dicas para se sentir confortável.
No fim das contas você chega em Dubai e mal nota essa questão de como se vestir, porque está o tempo todo deslumbrado com os lugares que vai conhecer e as pessoas que vai ver.
No mais, abrace a cultura local e escolha uma roupa bem colorida e esvoaçante para tirar fotos lindas em Dubai.
Falamos sobre todos os pontos turísticos de Dubai em outro post aqui do blog, com preços e como chegar. Clique para ler.
Onde Ficar em Dubai
Em outro post aqui do blog nós já falamos sobre as melhores opções de hospedagem em Dubai.
Não deixe de ler, pois a cidade é imensa e sua localização tem um grande impacto em como vai ser a viagem e em quanto ela vai custar.
Algumas opções infalíveis são:
- City Avenue Al Reqqa Hotel e J5 RIMAL Hotel Apartments (econômicos em Deira)
- DoubleTree by Hilton, Vida Downtown e Ramada Downtown (5 estrelas na Downtown)
- Rove Dubai Marina, Mövenpick Hotel e Nuran Marina (perto da praia na Dubai Marina)
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
Se você está meio perdido tentando planejar sua viagem para Dubai (bem normal isso), leia nosso guia completo e aproveite nosso resuminho:
ROTEIRO DE DUBAI – 1 A 6 DIAS (RESUMO)
Dia 1) Dubai Downtown (Burj Khalifa, Dubai Mall e Dubai Frame) [dia inteiro]
Dia 2) Miracle Garden [manhã] + Passeio ao Deserto de Dubai [tarde/noite]
Dia 3) Praia em Dubai (The Palm Jumeirah, Dubai Marina e Jumeirah Beach) [dia inteiro]
Dia 4) Dubai Antiga (Gold Souq de Deira, Bur Dubai e Dubai Creek) [manhã/tarde] + Global Village [noite]
Dia 5) Passeio a Abu Dhabi (Mesquita Sheikh Zayed + Atrações) [dia inteiro]
Dia 6) Mesquita Jumeirah e La Mer Beach [manhã] + Mall of The Emirates, Souk Madinat Jumeirah e Burj Al Arab [tarde/noite]
Moeda dos Emirados Árabes Unidos
Nome da moeda: Dirham dos Emirados Árabes (AED)
Cotação (janeiro/2024): 1 AED = R$ 1,33
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Dubai o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Em Dubai a imensa maior parte dos lugares aceita cartão, mas sempre tem uma coisinha ou outra que é só no dinheiro, então é melhor fazer um saque pequeno para não ser pego de surpresa.
Preciso de Seguro Viagem Para Dubai?
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para Dubai. Apesar disso, é importante saber que o sistema de saúde do país é privado, e cobra preços altíssimos de visitantes.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Dubai.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Preciso de Chip de Internet em Dubai?
Por ser uma cidade tão moderna e com estrutura turística maravilhosa, nós esperávamos mais disponibilidade de redes de wi-fi em locais públicos em Dubai.
Porém não é assim tão fácil ficar on line em Dubai sem ter um chip. Além do mais, muitas redes, exigem que você receba um SMS para se conectar, o que não é possível sem um chip internacional ou um chip de lá mesmo.
Em nossa viagem nós ganhamos um chip no aeroporto de uma empresa chamada DU. Fizemos uma recarga de 49 AED que nos deu dados suficientes para 13 dias de viagem.
No aeroporto de Dubai você consegue comprar um chip dessa ou de outra empresa (a mais conhecida é Etisalat). Mas saiba que não vai ser baratinho. Nem o chip, nem a recarga.
Outra opção, até mais cômoda, é sair do Brasil com um chip internacional. Embora normalmente seja mais caro do que um chip local, para Dubai acaba saindo bem parecido o preço.
Nós trabalhamos em parceria com a empresa O Meu Chip e recomendamos. Já testamos o chip deles em nossas viagens e foi ótimo, inclusive para resolver questões com o suporte técnico.
Use nosso cupom CAMINHOSMELEVEM para ter 15% de desconto.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DE DUBAI E DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Dubai é um lugar que me inspira muita curiosidade. Adorei ler seu texto sobre como se vestir por lá.
É um destino bem diferente pra nós brasileiros, mas ao mesmo tempo não é uma viagem complicada de organizar 🙂
Excelente seu post com informações de como se vestir em Dubai, fundamental mesmo sabermos desses detalhes.
Todo mundo fica em dúvida antes de ir pra lá, aí resolvi escrever esse post pra ajudar 🙂
bom dia, não sei falar inglês. é fácil andar por lá? e no aeroporto. a chegada e a saída? o que devo fazer? muito obrigada
Oi Su! Eu recomendo comprar um chip de internet, assim você consegue traduzir tudo em tempo real. As placas são sempre em inglês e árabe 🙂
É sempre uma incógnita como nos vestirmos em países árabes, rsrs, mas seu post sobre como se vestir em Dubai está muito bem explicado e completo! Parabéns pelo post!
Obrigada, Alexandra! Que bom que gostou.
Post perfeito para tirar aquelas dúvidas que a gente tem quando vai para Dubai. Eu não tive essas dicas quando fui e usei o meu bom senso. Deu certo. Mas com essas dicas, é sempre melhor, sem dúvida!
A gente vai combinando o bom senso e as dicas dos outros blogueiros. Depois de uns dias em Dubai já nem pensava muito no assunto, mas antes de ir pra lá estava super em dúvida, então achei que esse post ia ser de ajuda pros próximos viajantes 🙂