Ícone do site Caminhos me Levem

Comidas Típicas da Malásia: 21 Pratos e Bebidas Para Provar

comida tipica malasia

Depois de passar quase um mês na Malásia, acho que conseguimos provar todas as comidas típicas de diferentes origens que são comuns no país.

Na Malásia a culinária mistura influências da China e da Índia, principalmente, mas também tem muitas comidas típicas que vem da Tailândia e da Indonésia.

Os pratos são preparados com bastante tempero, o que significa muita pimenta e açúcar sempre. Ah, e bastante óleo também, mesmo quando não tem nenhuma fritura no prato.

Arroz por baixo, omelete por cima

O que predomina por lá são os pratos com noodles ou com arroz, acompanhados de ovo e carnes – principalmente frango, mas também tem bastante fruto do mar.

Carne de porco é mais difícil de encontrar, sendo um país com grande população muçulmana, e que, portanto, não come porco. Até no Burger King o bacon é substituído por uma tentativa de bacon de carne de vaca – alguém avisa pra eles que não deu certo não!

Mas mais difícil ainda são os vegetais. Seja em saladas ou refogados no meio da comida, a parte “saudável” da refeição sempre é a menor porção, quando não é totalmente deixada de lado.

Mesmo as frutas, que são tão abundantes e naturalmente gostosas no Sudeste Asiático, na Malásia são consumidas com caldas cheias de açúcar ou em bebidas preparadas com ingredientes artificiais.

No fim das contas, nós achamos as comidas típicas da Malásia gostosas, mas depois de alguns dias ela começa a pesar e ficamos sentimos falta de ingredientes mais naturais e de qualidade.

Nasi Lemak

Nasi Lemak é o prato nacional da Malásia.

O arroz é cozido no leite de coco, servido com sambal (um molho apimentado), amendoins, anchovas fritas crocantes e pepino.

Nasi Lemak com frango ao molho

Nas refeições principais vem com um pedação de frango frito ou ao molho, mas no café da manhã é comum acompanhar só um ovo frito.

Sim, você leu direito, esse é um prato de café da manhã também!

Nasi Lemak com frango frito

Você encontra esse prato em qualquer canto, desde barracas de rua até cafés chiques. Se quiser fazer como os locais, misture tudo no prato e coma com as mãos 🙂

Laksa (comidas típicas da Malásia)

Laksa é uma sopa feita com um tipo de noodle de arroz bem molenga.

A Laksa Lemak é a mais cremosa, feita com um caldo de leite de coco e especiarias, acompanhada de camarão grandão e tofu frito.

Laksa Lemak

Já a Asam Laksa, típica de Penang, tem um caldo mais ácido por causa do tamarindo e é servida com peixe desfiado, hortelã, pepino e pedaços de abacaxi.

O caldo é sempre bem saboroso, com sabor forte de capim-limão, gengibre e pasta de camarão.

Para comer laksa, o jeito certo é se preparar para sujar um pouco as mãos e, bem, tudo ao seu redor, já que os noodles espirram pra todo lado.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Durian e Outras Frutas

O durian é uma fruta parecida com a jaca que divide opiniões.

O cheiro forte assusta no começo, e muitos lugares até proíbem a entrada da fruta em hotéis e transportes públicos.

Mas quem gosta diz que o sabor vale a pena. E o preço também. Isso porque uma bandejinha com pedaços de durian custa uma pequena fortuna na Malásia, e é basicamente considerado um artigo de luxo.

A textura é cremosa, tipo um creme de leite grosso, e o gosto vai de levemente doce a mais amargo, dependendo do tipo.

Uma fortuna em durian

Mas além do durian, a Malásia tem outras frutas bem diferentonas. O mangostim tem uma casca roxa grossa e uma polpa branca bem macia, com um gosto que lembra pêssego.

O rambutan lembra uma lichia cabeluda e é bem refrescante. A lichia também é bem comum por lá, assim como a pitomba, que é chamada de longan na Malásia.

Rambutan e mangostim

Leia também: Como Visitar as Batu Caves em Kuala Lumpur, Capital da Malásia

Sambal (comidas típicas da Malásia)

Sambal é um molho de pimenta que aparece em basicamente todos os pratos da Malásia.

Nós comemos sambal de todo tipo, uns bem suaves e outros que mal dava para colocar um gota na comida, de tão picantes.

Sambal acompanhando um peixinho frito

A base do sambal é feita de pimentas, alho, cebola, tamarindo e camarão seco. Se você gosta de comida apimentada, vai querer colocar sambal em tudo.

Para quem não tem costume, vale a pena ir experimentando aos poucos para ver o nível de tolerância à pimenta.

Kaya Toast (comidas típicas da Malásia)

Kaya Toast é um café da manhã clássico na Malásia, embora seja original da comida típica de Singapura.

O pão é tostado até ficar crocante e é servido com uma camada de kaya, uma geleia doce feita de coco, ovos e açúcar. Por cima, fatias de manteiga gelada derretem aos poucos.

Para acompanhar, os ovos são cozidos rapidamente, de modo a ficarem bem moles, quase líquidos, e são servidos com shoyu e pimenta branca em pó.

Café da manhã completo

O jeito certo de comer é mergulhar os pedaços de torrada nos ovos, misturando tudo a cada mordida.

Tradicionalmente esse café da manhã vem com um kopi, um café local servido com gelo, bem forte e adoçado com leite condensado.

Na primeira vez tomando esse café da manhã nós achamos tudo estranho, mas depois os sabores começam a fazer sentido. Eu fiquei viciada na textura desse ovo bem mole e também no kopi!

O lugar mais tradicional da Malásia para tomar esse café da manhã é no Ho Kow Hainam Kopitiam, um restaurante que fica na Chinatown de Kuala Lumpur e tem filas imensas desde cedo.

Otak Otak (comidas típicas da Malásia)

Otak Otak é um prato bem comum na Malásia. Nos night markets sempre tem os vendedores com uma churrasqueira assando umas folhas de bananeira dobradinhas.

Parece um bolinho de peixe, mas tem uma textura tipo pamonha cremosa. A mistura leva peixe moído, leite de coco, especiarias e ervas, tudo embrulhado em folha de bananeira e grelhado.

Otak otak que comemos no Asia Cafe em Penang

Claypot Rice

Claypot rice é aquele tipo de comida que chega na mesa ainda borbulhando.

O arroz é cozido direto numa panela de barro, que faz uma casquinha deliciosamente crocante no fundo.

A versão mais comum na Malásia é de arroz com frango ou linguiça chinesa (que é adocicada), tudo cozinhando junto com um molho à base de shoyu.

Um lugar que tem várias barraquinhas desse arroz é na rua Jalan Sultan, na Chinatown de Kuala Lumpur. Mas o melhor que comemos mesmo foi em Penang, dentro do The Jetty Food Court.

Beef Roti (comidas típicas da Malásia)

Beef roti é basicamente um pão achatado recheado com carne.

A massa é algo entre uma massa folhada e um crepe mais crocante por fora e macio por dentro.

O recheio de carne é bem temperado e tem um toque adocicado. Algumas versões vêm com ovo misturado na carne, outras são mais secas.

Barraquinha de Beef Roti que fica na esquina do Ho Kow Hainam Kopitiam em Kuala Lumpur

Satay e Espetinhos Fritos

Nas comidas de rua da Malásia é comum encontrar barraquinhas com dezenas de espetinhos de todo tipo – desde carnes, até vegetais (como quiabo e brócolis) e salsichas e bolinhas de peixe ou tofu.

Cada espetinho tem uma cor ou uma espessura diferente, indicando qual é o preço dele. Aí você escolhe quais vai querer e eles assam ou fritam na hora, dependendo do que for.

É uma ótima refeição pra fugir dos pratos mais comuns, que levam muito arroz/noodle e porções muito pequenas de carne.

Satay

As mesmas barraquinhas que vendem espetinhos costumam ter várias porções de friturinhas, que incluem camarão, tofu, frango e caranguejos inteiros crocantes.

Barraca de frituras na Ilha de Pangkor

Um lugar que merece destaque pelos espetinhos é o Temonyong Night Market que acontece às quintas-feiras em Langkawi, uma ilha quase lá na Tailândia.

Leia também: O Que Fazer em Langkawi – Praias e Pontos Turísticos

Porridge (comidas típicas da Malásia)

O Porridge na Malásia é uma sopinha que fica entre um mingau salgado de arroz e uma canja, algo bem simples, mas que muda bastante dependendo de onde você come.

O arroz é cozido até desmanchar e deixa o caldo cremoso.

É servido com acompanhamentos de frango desfiado, carne de porco, ovo preservado e cebolinha. Alguns lugares colocam molho de soja por cima, outros servem com pedaços crocantes de massa frita para dar um contraste.

Porridge de café da manhã

De olhar não é algo que apetece muito, ainda mais porque é um prato mais comum no café da manhã, mas é saborosíssimo! Vale a pena provar pelo menos uma vez.

O melhor que comemos foi no Yooi Kee Chee Cheong Fun & Porridge, uma barraquinha que fica dentro de uma praça de alimentação na Chinatown de Kuala Lumpur.

Bao e Dim Sum

Dim Sum e Bao são clássicos da culinária cantonesa na Malásia.

Dim Sum é uma coleção de pequenas porções servidas no vapor, fritas ou assadas. A ideia é pedir um monte dessas porçõezinhas, encher a mesa delas, e dividir com todo mundo.

Bao gigante que comemos no Jonker Street Kopitiam, em Malaca

Os char siu bao, pãezinhos fofos recheados com porco assado ao molho agridoce, são uma escolha certeira.

Os baos também aparecem em versões abertas, como o gua bao, recheado com barriga de porco caramelizada.

Wan Tan Mee (comidas típicas da Malásia)

Wan Tan Mee é um prato de noodle bem comum na Malásia. O macarrão é fino e vem com wontons recheados (tipo uns raviolis), fatias de carne de porco e cogumelos.

Pode ser servido seco, com um molho escuro feito de soja e óleo de gergelim, ou em caldo leve. A versão seca costuma vir com um caldo separado, que você pode beber junto ou misturar no macarrão.

Wan Tan Mee

Esse da foto estava bem oleoso, mas o sabor era incrível. Comemos no Koon Kee Wan Tan Mee, um restaurante minúsculo mas muito premiado na Chinatown de Kuala Lumpur.

Fried Rice

Fried rice é um prato simples e rápido, que você encontra em qualquer canto na Malásia.

Os ingredientes são refogados numa wok com fogo bem forte e o arroz já cozido é refogado junto, deixando o sabor bem distribuído.

Viajando pela Malásia nós vimos literalmente DEZENAS de tipos de fried rice. Todas as combinações de ingredientes são possíveis. Tem restaurante que chega a ter umas 30 no cardápio.

Na dúvida, escolha algo simples, como frango ou camarão. E sempre vale a pena pedir para colocarem pouca pimenta, porque senão eles exageram mesmo!

Fried rice com sopinha

Pad Thai e Outras Comidas Tailandesas

Pad Thai não é um prato malaio, mas você encontra fácil na Malásia, especialmente em feiras de comida e restaurantes tailandeses.

É um macarrão de arroz refogado, com camarão ou frango, broto de feijão, ovo e amendoim triturado por cima.

O molho tem algo de doce, salgado e ácido, feito com molho de tamarindo, de peixe e açúcar. O tradicional é servir com limão e pimenta ao lado, para você ajustar o sabor como quiser.

Pad thai

Além do Pad Thai, a comida tailandesa é bem presente na Malásia. Tem o Tom Yum, uma sopa apimentada cítrica com frutos do mar que tem um sabor maravilhoso de outro mundo, e os currys, que são mais cremosos e cheios de tempero.

Na nossa experiência, a comida tailandesa na Malásia não é tão boa quanto na própria Tailândia, mas acho que isso já era esperado, né?

Tosai (Dosa) e Outras Comidas Indianas

Tosai, ou dosa, é uma panqueca gigante, fina e crocante feita de farinha de arroz e de lentilha.

Na Malásia, é um café da manhã ou lanchinho que você encontra fácil em restaurantes indianos, servida com chutney de coco e um molho de lentilha chamado dal.

Algumas versões vêm recheadas, como o masala tosai, que tem batata temperada dentro.

As melhores que comemos foram no Restoran Hari Aum em Malaca e no Kedai Kopi Kassim, uma barraquinha em Penang.

Dosa maravilhosa!

A comida indiana na Malásia é bem variada e tem muitos restaurantes para provar de tudo. Tem roti canai, que é um pão achatado servido com curry, e nasi kandar, que é arroz com vários tipos de acompanhamentos, como frango, carneiro e vegetais ao curry.

Leia mais sobre comidas indianas aqui no nosso blog

Sorvetes, Cafés e Chás Gelados + Outras Bebidas Doces

Na Malásia, eles gostam muito de coisas doces, MUITO MESMO, e isso vale para comida e bebida. Se você pedir um café ou um chá sem avisar, é bem provável que venha beeem adoçado.

O kopi, por exemplo, é o café local e pode ser servido de várias formas. O mais comum é o kopi com leite condensado, mas tem também o kopi O, que é puro, e o kopi C, que leva leite evaporado.

O jeito que eles fazem o café é diferente, com um sabor mais encorpado, e normalmente com gelo, porque é calor demais.

Os chás gelados também são bem populares. O teh tarik é um chá preto com leite condensado, batido até formar espuma. É bem doce, mas se quiser algo mais suave, pode pedir um teh O ais, que é só chá preto com gelo e açúcar.

E se você gosta de bubble tea (que é original de Taiwan), na Malásia tem bastante. As grandes redes estão por toda parte (a Mixue é nossa queridinha), mas também dá para encontrar versões mais artesanais, com diferentes tipos de chá e bolinhas de sagu em vez das tradicionais pérolas de tapioca.

Seja qual for, o normal é todo mundo andar na rua carregando um copão plástico com alguma bebida doce e gelada ali dentro. É um hábito que adquirimos sem muita dificuldade.

Kueh (comidas típicas da Malásia)

Kueh é um nome genérico para vários tipos de doces na Malásia. São feitos com farinha de arroz, leite de coco e açúcar de palma, mas tem muitas variações.

Alguns são cozidos no vapor, outros fritos ou assados. A textura geralmente é mais pegajosa ou gelatinosa, diferente dos doces ocidentais.

Você encontra kueh em mercados, barracas de rua e até cafés. Eles costumam ser vendidos em pequenas porções, então dá para experimentar vários de uma vez.

Porção de kueh que provamos no Moh Teng Pheow Nyonya Koay em Penang – a comida não era muito boa, mas vale ir lá só pela sobremesa!

Cendol (comidas típicas da Malásia)

Cendol é uma sobremesa bem popular na Malásia, especialmente nos dias quentes, que são todos.

Basicamente, é uma mistura de gelo raspado, leite de coco, açúcar de palma e uns fios verdes feitos de farinha de arroz, que dão o nome ao prato.

Às vezes, colocam feijão vermelho ou milho, o que pode parecer estranho se você não estiver acostumado, mas combina bem com o resto – pelo menos é o que eles dizem.

Cendol do Heritage Flavours em Malaca

Você encontra cendol em barracas de rua, cafés e até restaurantes. Tem versões mais simples e outras mais elaboradas, com durian ou pedaços de fruta.

Rojak

Rojak é uma das misturas mais inusitadas da Malásia.

Trata-se de uma salada com frutas e vegetais misturados, tudo coberto com um molho bem espesso de pasta de camarão, tamarindo, açúcar e amendoim moído.

Os ingredientes variam, mas geralmente tem pepino, broto de feijão, massa frita crocante, abacaxi e tofu.

Rojak de algum night market

O sabor é estranho no começo: era pra ser doce ou salgado? Mas muitas comidas na Ásia são assim, e depois de algumas mordidas começa a fazer sentido.

Cervejas da Malásia

A parte mais difícil de viajar pela Malásia não é lidar com as comidas diferentes, mas com a dificuldade que é conseguir uma cervejinha ou um drink no fim do dia.

Além de ser pouco comum em restaurantes, o preço da cerveja é bem elevado – pra mais de 15 MYR uma garrafa de 600.

A gente acabou aceitando a sobriedade enquanto estávamos por lá, mas paramos para experimentar uma local – a Royal Stout – e achamos o sabor bem franquinho e sem graça.

Dicas Para Viajar à Malásia

Seguro Viagem Para o Sudeste Asiático

Não é por nada não, mas eu nunca vi tanto estrangeiro enfaixado quanto nas ilhas da Tailândia! Acho que a moda de alugar scooter para conhecer as praias acaba custando caro.

Até eu acabei passando uns dias enfaixado depois de “abraçar” um coral enquanto estava nadando com meu snorkel.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para o Sudeste Asiático.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MALÁSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile