Passamos 3 meses viajando pela China e reunimos aqui 28 comidas estranhas, exóticas e típicas que provamos por lá, além de umas bem nojentas!
Se você está planejando sua viagem pela China e ainda não entendeu como tudo funciona (afinal, estamos falando de um país super diferente), não deixe de ler nossas dicas.
Depois de quase 3 meses viajando pela China nós reunimos muita informação e escrevemos tudo super detalhadinho aqui no blog:
- Viagem Para a China: 11 Dicas Importantes Antes de Ir
- Roteiros de Viagem Pela China
- Quanto Custa Viajar Pela China
- Qual Moeda Levar Para a China
- Dificuldades de Fazer um Mochilão Pela China
Índice
- Ovo Centenário ou Ovo Preservado (皮蛋 pídàn)
- Tofu Fedido (臭豆腐 chòudòufu)
- Espetinho de Escorpião, Aranha e Insetos
- Bolinha de Polvo (Takoyaki / 章鱼烧 Zhāngyú shāo)
- Carne de Yak (牦牛肉 Máoniú ròu)
- Hambúrguer Chinês (肉夹馍 Rou Jia Mo) e Mc Donald’s na China
- Doce de Feijão
- Pãezinhos Chineses (燒賣 Shumai, 包子 Baozi e 饺子 Jiaozi)
- Bolinho de Sopa de Caranguejo (汤包 Tangbao)
- Hot Pot de Sichuan (四川火锅 Sìchuān huǒguō)
- Espetinhos de Lula e Polvo (鱿鱼 Yóuyú e 章鱼 Zhāngyú)
- Sopa de Macarrão no Café da Manhã!
- Pé de Frango e de Porco
- Miojo com Ovo Marrom no Chá
- Leite com Feijão
- Pato de Pequim
- Mais Comidas Estranhas, Exóticas e Típicas da China:
- Seguro Viagem Para a China
Ovo Centenário ou Ovo Preservado (皮蛋 pídàn)
Uma das comidas mais estranhas e polêmicas da China é o Ovo Centenário. Trata-se de um ovo conservado (enterrado) em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal e amido de arroz. Pode ficar semanas ou meses ali, sendo que o tempo influencia no sabor e textura final dessa iguaria.
Nós provamos o ovo centenário na China e foi a comida mais estranha e nojenta que comemos por lá! Além de não ser uma comida muito bonita (o ovo fica preto e verde escuro), tem um cheiro de amônia e um sabor muito forte.
A única coisa que melhorava o sabor era a quantidade de pimenta e alho picado por cima dos ovos. Olha aí a iguaria:
Tofu Fedido (臭豆腐 chòudòufu)
O tofu fedido é uma das comidas mais estranhas para quem visita a China pela primeira vez. O tofu é fermentado em salmoura com leite fermentado, vegetais e carne, que também pode incluir camarão seco e folhas de mostarda.
Esse tofu fedido é normalmente vendido em barraquinhas de comida de rua. Ele pode ser branquinho ou preto, e é quase sempre frito.
Sinceramente? Eu achei uma delícia! Em Fenghuang comi várias vezes o tofu fedido preto, que era frito e depois servido com um caldo quente e picles para acompanhar.
Espetinho de Escorpião, Aranha e Insetos
Sempre que a gente pensa em comidas estranhas e exóticas da China imaginamos logo os chineses comendo insetos, e realmente encontramos espetinhos dessas coisas nojentas por lá.
Mas olha só: não vimos ninguém comendo! As barraquinhas que vendem esse tipo de comida ficam tentando atrair turistas estrangeiro a qualquer custo, enquanto os chineses não dão nem bola. Ou seja, eles não comem nada disso!
Nós não nos animamos a provar insetos na China, até porque era muito caro e tinha um monte de comida mais gostosa para comer. Mas para quem quiser, basta procurar uma barraquinha como essa:
Bolinha de Polvo (Takoyaki / 章鱼烧 Zhāngyú shāo)
O Takoyaki é um comida de rua de origem japonesa, mas muito comum na China. É uma bolinha de massa (parecida com panqueca) com um mini polvo no meio, além de queijo e vários temperos por cima.
Para quem gosta de frutos do mar, é uma dessas comidas que à primeira vista é estranha, mas depois você percebe que é uma delícia!
Nós comemos Takoyaki em Xi’an e mostramos em um vídeo no nosso canal de Youtube. Clique aqui para assistir.
Carne de Yak (牦牛肉 Máoniú ròu)
A China não é o melhor país para quem gosta de uma boa carne. Embora eles comam bastante porco e frango, nunca é muito gostoso, e nunca tem carne de vaca.
Nossa maior surpresa foi quando encontramos carne de Yak em uma região lá perto do Tibet, na Cidade Antiga de Lijiang. O Yak é um boi grandão e peludo, típico de lá.
Nós não chegamos a comer a carne, mas compramos um queijo feito com o leite de Yak e ele mais parecia um doce do que um queijo. Foi na lojinha da foto abaixo, e se você quiser ver um vídeo de lá, é só clicar aqui.
Hambúrguer Chinês (肉夹馍 Rou Jia Mo) e Mc Donald’s na China
Depois de um tempo viajando pela China a gente começa a sentir falta de carne, queijo e pão, pois são ingredientes que não estão presentes entre as comidas que os chineses consomem normalmente.
Aí um dia entramos num restaurante e vimos um tal Chinese Burger no cardápio. Era uma delícia, mas não tinha nada a ver com hambúrguer: um pão tostadinho recheado com carne desfiada, sem queijo nem nenhum outro acompanhamento.
Essa é a versão chinesa de hambúrguer, mas na verdade é possível encontrar redes internacionais de fast food por lá, como o Mc Donald’s. Nós nos decepcionamos um pouco com a qualidade da comida e mostramos nesse vídeo.
Doce de Feijão
Um dos principais ingredientes nas sobremesas chinesas é, pasmem, feijão! Um tipo de feijão avermelhado, que eles temperam com açúcar e colocam em tudo.
Nós particularmente não achamos nada gostoso, além de ser muito frustrante. Várias vezes eu comprei algum doce pensando que era chocolate, e quando mordi, descobri que era feijão!
Pãezinhos Chineses (燒賣 Shumai, 包子 Baozi e 饺子 Jiaozi)
Uma das coisas mais gostosas dentre as comidas da China, embora um pouco estranhas, são os pãezinhos cozidos no vapor. Nós comíamos todos os dias, geralmente no café da manhã.
Os principais são:
- o Baozi, que tem a massa bem fofinha e é quase sempre recheado de carne de porco,
- o Jiaozi, que tem uma massa fininha tipo de lasanha e também é, geralmente, recheado com carne de porco,
- e o Shumai, que tem a mesma massinha que parece lasanha, mas é recheado com arroz e aberto em cima.
Eles são vendidos nessas cestas usadas para cozinhar no vapor, e são comidos com vinagre de arroz e molho de pimenta.
Nós mostramos as barraquinhas que vendem esses pãezinhos em vários vídeos no nosso canal do Youtube. Assista: Em Fenghuang ou no Parque Zhangjiajie.
Depois que voltamos para o Brasil nós ficamos com saudades de comer Baozi e acabamos fazendo em casa. Para ver a receita, clique aqui.
Bolinho de Sopa de Caranguejo (汤包 Tangbao)
Um bolinho de caranguejo é algo relativamente normal, né? Mas a China não é nada normal, então o que encontramos lá foi um bolinho recheado com sopa. Como isso é possível?
Eles preparam uma massinha e recheiam com uma sopinha de caranguejo congelada, que derrete quando tudo é cozido no vapor. Aí você tem que começar a comer (ou tomar) o bolinho de canudinho, pra não escorrer a sopa pra todo lado. Muito doido!
Hot Pot de Sichuan (四川火锅 Sìchuān huǒguō)
O Hot Pot é o tipo de comida que tem todo um processo envolvido para preparar. Para começar, quem cozinha é você mesmo, no restaurante. Cada mesa possui um fogareiro e uma grande panela cheia de sopa super picante, que às vezes pode ter uma divisória, com sopa de outro sabor do outro lado.
Nessa sopa você cozinha pequenos espetinhos de coisas variadas, com muitas carnes e vegetais. Esses espetinhos estão disponíveis em um self service, e você come quanto quiser.
Para pagar a conta, o garçom pesa os espetinhos vazios, de modo que você paga conforme a quantidade que comeu. Detalhe que alguns espetinhos são mais grossos, ou seja, vão custar mais caro.
Para quem não fala chinês é uma grande aventura comer um Hot Pot, e nós vivenciamos isso em Chengdu, na província de Sichuan. No vídeo que gravamos por lá mostramos todo o processo e explicamos a diferença do Hot Pot tradicional e Hot Pot de Sichuan – clique aqui para assistir.
Espetinhos de Lula e Polvo (鱿鱼 Yóuyú e 章鱼 Zhāngyú)
Algo bem comum nas barraquinhas de comida de rua na China são os espetinhos de lula e de polvo. Nas feiras de rua de Xi’an nós nos aventuramos a provar os dois, e não é que é uma delícia?
Muitos turistas tem um certo preconceito por comer um bicho grandão no espeto, mas a verdade é que é muito gostoso mesmo. O único problema é que eles capricham na quantidade de cominho e de pimenta no tempero, aí a gente sofre para comer…
Sopa de Macarrão no Café da Manhã!
Quase todo dia na China nós acordávamos sem saber ao certo qual ia ser a comida estranha que iríamos provar dessa vez. Um desses dias a gente estava morrendo de fome, até que resolvemos fazer como os locais e tomar uma tigelona de sopa com macarrão!
Considerando que estava frio e a gente estava com fome, caiu muito bem! Depois passeamos um monte pela lindíssima Cidade Murada de Pingyao bem satisfeitos. Clique aqui para ver o vídeo.
Pé de Frango e de Porco
É difícil entender, mas os chineses amam pé de frango e de porco! Essas partes dos animais geralmente custam até mais caro do que cortes que nós consideramos nobres.
Nós vimos essas carnes sendo vendidas de todo jeito, inclusive a vácuo no supermercado, pronto para comer!
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Miojo com Ovo Marrom no Chá
Come-se bastante miojo na China, e como viajantes econômicos que somos, acabando entrando nessa onda. Na maioria das vezes compramos essas embalagens que são tipo uma tigela, onde é só acrescentar água quente para cozinhar o macarrãozinho.
Nossa maior surpresa foi quando, junto com os pacotinhos de tempero, encontramos um ovo cozido! Sim, pode acreditar.
E não foi qualquer ovo: foi um ovo marrom, desses cozidos com ervas. Na época pensamos que fosse o infame ovo podre chinês, mas escapamos dessa (até então…). São muitas comidas estranhas nessa China!
Leite com Feijão
Como se não bastasse os docinhos recheados de feijão, encontramos um leite com feijão!
Nem sei como explicar essa… é só isso mesmo, uma garrafinha de leite sabor feijão. E o sabor é real, não é nada sutil nem disfarçado. Eca. São muitas comidas estranhas nessa China!
Não deixe de ver o vídeo onde mostramos várias comidas estranhas que provamos em Pequim:
Pato de Pequim
O Pato de Pequim é um dos pratos mais famosos da cidade. Apesar de custar caro, escolhemos um bom restaurante para provar essa delícia.
Embora seja bem normal comer carne de pato, o jeito que eles preparam na China é estranho. O bicho é temperado com açúcar na hora de comer, e de entrada comemos um pedaço de peixe fermentado que deu até tontura.
Fizemos um vídeo em que falamos tudo sobre essa iguaria pequinesa. Assiste ele lá que tá bacana, com a música tocada por nós mesmos:
Mais Comidas Estranhas, Exóticas e Típicas da China:
- Fast Food de Frango na China
- Churrasco Chinês em Dali – Yunnan
- Como é a Pizza Hut na China
- Participamos de um Churrasco de Família no Tibet!
Quer ler mais sobre outras comidas típicas que provamos pelo mundo? Confira:
- Comida Típica do Marrocos
- Culinária Russa: Delícias Que Não Podem Faltar em Sua Viagem
- Comida da Mongólia – O Que Provar e o Que Evitar
- Frutas do Maranhão e Outras Comidas Típicas
Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA