Tudo na Nicarágua é uma delícia! A culinária é influenciada pela cultura indígena, então tem muita mandioca e milho. As comidas típicas da Nicarágua nos surpreenderam muito, e deixaram saudades.
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Se você ainda não leu, confira mais posts sobre nossa viagem pela Nicarágua:
- Mochilão Pela Nicarágua | Roteiro e Dicas de Viagem
- Como se Locomover Pela Nicarágua de Ônibus
- O Que Fazer em San Juan del Sur
- Tudo Sobre a Isla Ometepe
- O Que Fazer em Granada
- León, a Capital do Surf de Vulcão
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube falando mais sobre esse destino, com muitas histórias e perrengues que passamos:
Índice
Comidas Típicas da Nicarágua
Gallo Pinto
O café-da-manhã mais tradicional na Nicarágua (e outros países da América Latina) é o Gallo Pinto, uma misturinha de arroz e feijão que lembra muito o baião de dois. Geralmente é servido com ovos, queijo branco, banana ou plátano frito e tortilha de milho.
Vigorón
Mais famoso em Granada, mas o melhor que comemos foi em León. O vigorón é uma mistura de carnes com macaxeira cozida servido na folha de bananeira, bem molhadinho e temperado.
Nacatamal
Variação de um prato muito forte no México e na Colômbia, é uma mistura de arroz, polenta, batata, carne e pimenta, cozida dentro de folha de bananeira. Maravilhosamente maravilhoso.
Quesillo
Um sanduíche tipo tortilha vendido pelas ruas. É delicioso! Feito com um queijo branco típico de lá e cebola curtida no vinagre.
Banana Frita
Muitas vezes, acompanhando o prato de comida, é servida uma porção de banana frita, tipo chips, que é uma delícia.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Bebidas Típicas da Nicarágua
Cervejas
São duas as principais cervejas: Victoria e Toña, ambas da mesma cervejaria. A Toña é a mais gostosinha na minha opinião. Sempre é servida bem gelada.
Rum
O Flor de Caña é o principal rum da Nicarágua. É um rum de gosto maravilhoso, em versões de 4, 5 e 7 anos. Há uns de mais idade, mas são em outra faixa de preço.
O de 7 anos lembra bastante um bom whisky, e o de 4 anos tem uma versão Ultra Lite, com só 28% de álcool (bom para noites que o plano é se alongar).
Na Nicarágua, sempre que se pede rum num bar, ele vem com a “liga”, que é um balde de gelo, um refrigerante ou água gaseificada, limãozinho, um copo de trago e um copo normal. Acredito que o de trago seja para fazer a medida da sua mistura.
Rum com cola é a pedida principal, mas existe uma variação da caipirinha que se chama CaipiNica. Vale muito a pena tomar. O gosto do rum fica bem acentuado.
Água
A água da torneira é bebível em algumas zonas e outras não. Melhor perguntar ao chegar numa cidade, mas é fato que o gosto é sempre ruim.
Sucos
Existe uma rede de casa de suco que se chama Siembras & Cosechas onde todos os sucos são maravilhosos. Não deixe de provar, é ótimo para refrescar no calor que faz por lá.
Foto em destaque: Dr d12 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Gusté mucho de la viagen.
Gostei de conhecer as comidas e bebidas típicas da Nicarágua! Adorei esse costume de servir chips de banana frita para acompanhar!
É uma delicia rs.
Gostei de aprender sobre as comidas e bebidas típicas da Nicarágua. Muita mandioca e milho, como você disse, por conta da influência indígena. Tenho certeza que vou gostar de experimentar.
Vai amar demais.
Não conhecia nada sobre a culinária da Nicarágua até ver esse post – mas que café da manhã pesado esse Gallo Pinto! É um almoço já com arroz e feijão hehehe ps: adoro chips de banana!
É pesado mas não é, viu? A gente acaba se acostumando e é tão gostoso e cheiroso um prato de comida logo de manhã kkkk
Acho que o que mais ia gostar são dos runs! rsrs
Amo uma boa Cuba-libre! Tudo de bom 😂
Achei bem diferente o café da manhã tradicional deles ser uma misturinha de arroz e feijão. Mas deve ser bom.
Gostei do post!
De um modo geral a gente curtiu bastante as comidas da Nicarágua! Mas pode crer, o rum vai bem o tempo todo rsrs
Pingback: Nicarágua turismo- Bate e volta da Costa Rica! - Elizabeth Werneck