Ícone do site Caminhos me Levem

Comida Finlandesa: Conheça a Exótica Culinária da Finlândia

comidas tipicas da finlandia

A comida finlandesa é bem específica: muitos peixes e frutos do mar, carnes exóticas e frutos silvestres. Confira o que nós provamos de comidas e bebidas típicas da Finlândia nos nossos passeios pelos mercados e feiras de rua do país.

Se você ainda não leu, veja também nosso guia de turismo na Finlândia, com tudo que você precisa saber, e confira também quanto custa viajar para a Finlândia e as maiores curiosidades sobre o país.

Salmão

Vamos começar pela melhor parte da culinária finlandesa: nós vimos muito salmão no país! Ele é vendido fresco, em filés grandes de dar água na boca, ou defumado a frio, com um sabor bem suave. Embora não tenhamos provado, um dos pratos mais típicos é a sopa de salmão.

Salmão da Finlândia

Você pode provar salmão em todas suas formas no Central Market Hall, em Helsinki. Falamos mais sobre esse lugar e a cidade aqui: O Que Fazer em Helsinki.

Sanduíche de salmão defumado a frio
Barbatana de salmão

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Outros Peixes (Comida Finlandesa)

Provamos alguns outros peixes deliciosos na Finlândia. Um deles foi o Muikku, um peixinho pequeno que é consumido frito inteiro. Compramos um copo com o peixinho e limão pra comer andando por Helsinki, uma delícia!

Muikku

Outros peixes interessantes que nós provamos na Finlândia foram comprados no supermercado. E as opções são de enlouquecer qualquer um!

As prateleiras de peixes são infinitas, com todo tipo de opção: filé defumado, pedaços grandes em conserva e filés super temperado numa marinada. Nós provamos um pouco de cada um e adoramos todos, principalmente esses filés temperados. Perfeitos pra fazer sanduíches!

Filé de peixe temperado

Curiosidade: um tempo depois dessa viagem à Finlândia, de volta ao Brasil, descobrimos que esse peixe também é consumido em Curitiba, com o nome de Rollmops. Leia mais sobre ele no nosso texto sobre as comidas típicas do Paraná.

Caviar (Comida Finlandesa)

Consome-se muito caviar na Finlândia. Nós nunca tínhamos provado nenhum tipo dessas ovas, então escolhemos uma versão econômica: as ovas de Rainbow Trout. São ovas grandes e vermelhas, enquanto o caviar verdadeiro é preto e em bolinhas pequenas.

Ovas de Rainbow Trout

Mesmo assim curtimos bastante. Comemos conforme recomendação do vendedor: com smetana (uma espécie de creme de leite russo) e pão escuro adocicado. Ele sugeriu também um pouco de cebola roxa, mas não estávamos na onda de cebola crua no dia.

Ovas de Rainbow Trout

Outra versão de caviar mais econômico que nós vimos foi esse pretinho de alga (seaweed caviar), mas não chegamos a provar.

Seaweed caviar

O caviar verdadeiro nós não experimentamos no fim das contas porque o preço é muito absurdamente alto, na faixa dos 80 euros um potinho minúsculo. Não é pro nosso bolso!

Frutos do Mar (Comida Finlandesa)

Como se os peixes maravilhosos e o caviar não fossem o suficiente, na culinária finlandesa ainda encontramos muitos frutos do mar: polvo, camarão, mariscos e lula em molhos de dar água na boca.

Polvo
Camarão com alho (olha o precinho do quilo)

Carne de Rena, de Urso e de Alce (Comida Finlandesa Exótica)

Pois é, nem só de peixes e frutos do mar é que vive um finlandês. No país nós também encontramos carnes muito exóticas, como rena, urso, alce e até cavalo.

Pelo que entendemos, elas não são consumidas com muita frequência, mas é verdade que a oferta é grande nos mercados.

Provamos a carne de rena em duas ocasiões: a primeira foi em uma pizza com queijo, cebola e abacaxi, que estava muito boa, mas não deu pra sentir direito o gosto da carne.

Pizza de carne de rena (a rena é isso que parece carne moída aí no meio)

Depois compramos a carne de rena defumada e comemos acompanhada de uma boa cerveja. O sabor é muito bom, incrivelmente mais suave do que imaginávamos. Aprovado!

Já a carne de alce nós experimentamos em uma receita típica finlandesa (que eu mesma achei na internet e preparei): a carne refogada com cogumelos e cerveja preta, acompanhada de purê de batatas.

Carne de alce do supermercado (dentro da embalagem só veio a carne mesmo, o resto foi por nossa conta e criatividade)

Assim como a carne de rena, achamos a de alce super suave. A receita ficou ótima, mas ficamos imaginando como seria comer num bom restaurante. Deixamos pra próxima, pois é necessária uma preparação orçamentária para isso.

Carne de alce com purê

A carne de cavalo comemos em forma de salame. O salame estava delicioso, mas a concentração de sal e temperos não deixou sentirmos muito o gosto da carne em si.

A única carne que não provamos foi a de urso, porque só encontramos enlatada e custava uma pequena fortuna: pelo menos 25 euros a latinha.

Carnes exóticas da Finlândia

Lingonberry

Dentre todos os frutos silvestres que são abundantes na Finlândia, o mais típico é o Lingonberry. Encontramos a fruta fresca e em forma de geleia no mercado e resolvemos provar essa segunda.

Lingonberry

A geleia é uma delícia, principalmente no pão com um queijo suave, como o brie. Sugerem também comer com blue cheese.

Geleia de lingonberry

Falando em queijo, tem muitas opções maravilhosas nos mercados da Finlândia, mas são os mesmo que a gente encontra em qualquer lugar da Europa. Nada que tenha nos chamado muito a atenção.

Queijos

Os outros frutos silvestres que estão por todos os lados na Finlândia são: framboesa, morango, mirtilo, cassis, oxicoco, amora e cereja.

Leia também: 14 Queijos Franceses Que Provamos em Nossa Viagem

Fast Food na Finlândia

A gente provou tudo que teve vontade na Finlândia, mas também tivemos aqueles momentos de comer qualquer coisinha rápida e barata. O que não é assim tão fácil de encontrar na Finlândia, porque tudo é bem caro.

A opção mais barata de fast food que encontramos foi o cheeseburguer do McDonald’s, de 1 euro. O subway conta com um preço razoável também.

Além dessas redes internacionais, provamos o Fish n’Chips finlandês na praça de alimentação do shopping e estava bem bom, como era de se esperar. Esse povo entende muito de peixe!

Finsh n’Chips finladês

A comida asiática também é comum no país, e encontramos refeições num preço razoável (em torno de 10 euros):

Comida asiática na Finlândia

Bebidas da Finlândia

Nós não frequentamos muitos bares na Finlândia, mas provamos algumas bebidas compradas no supermercado.

Lonkero

É uma bebida típica da Finlândia feita com gin e refrigerante de grapefruit. Ele é mais puxado pro amargo do que pro doce, bem gostosinho. Nos bares, é mais comum encontrar o tradicional, de grapefruit, mas no mercado encontramos de várias frutas diferentes.

Lonkero

Cervejas

A cerveja mais comum, que você encontra em todos os bares da Finlândia, é a Lapin Kulta. É uma pilsen bem basicona, então depois de provar uma vez não perdi mais meu tempo com ela.

Lapin Kulta

Já nos mercados, há várias opções de cervejas artesanais, a maioria finlandesa ou estoniana.

Água

A água da torneira é potável na Finlândia. E é ótima mesmo, sem nenhum saborzinho residual. Pode beber sem medo! Não comprar água significa uma boa economia na Finlândia, já que até isso é caro no país.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Organize Sua Viagem Para Helsinki

Melhores Hotéis:

Uma boa opção para facilitar seus passeios por Helsinki é o ônibus turístico que roda a cidade. Clique aqui para ver preço e itinerário.

Outra opção, que é muito comum em cidades da Europa e a gente adora, é o Free Walking Tour. Nele você se junta a um grupo com um guia e caminha ouvindo explicações sobre os lugares por onde passa.

Embora o passeio seja grátis, espera-se uma contribuição para o guia (não obrigatória). Clique aqui para reservar sem pagar nada.

Dinheiro na Finlândia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile