Cali, a famosa cidade da salsa na Colômbia. Estávamos ansiosos por visitar uma cidade onde as pessoas dançam e são animadas, e nesse quesito realmente Cali não nos decepcionou!
Todos os dias da semana dá pra encontrar um lugar onde dançar salsa até se acabar (coisa não tão comum em Bogotá, por exemplo).
Nossa impressão ao chegar em Cali, após ter passado mais de um mês nas montanhas da Colômbia, foi de ter voltado pro Brasil.
Não sabe dançar salsa? Não tem problema. Vários hostels e academias de dança, espalhados por Cali – Colômbia, oferecem aulas rápidas para turistas.
A gente se arriscou e foi pra noite sem aula mesmo. Conseguimos pegar uns movimentos básicos observando os locais dançarem.
Eles são muito rápidos e dançam a noite inteira sem parar.
Às vezes minha cerveja até esquentava, porque eu ficava hipnotizada observando a rapidez com que eles se movem (e olha que eu não costumo dar bobeira com minha cerveja!).
Mas nem só de salsa vive Cali. A gente também achou um bom bar de rock, curtimos uma noite tranquila num estacionamento de food truck e até tomamos sorvete com torresmo!
Que doido, né? Confira as informações de quais são os melhores clubes de salsa e o que mais fazer em Cali, a capital da salsa na Colômbia.
Índice
- O Que Fazer em Cali – Colômbia
- Tem Praia em Cali?
- Passeios em Cali
- Como Chegar em Cali (Colômbia) – Ônibus de Popayán a Cali
- Moeda Usada na Colômbia
- Onde se Hospedar em Cali – Colômbia
- Voo Barato Para a Colômbia
- Clubes de Salsa em Cali – Colômbia
- Bares e Restaurantes em Cali – Colômbia
- Segurança em Cali – Colômbia
- Seguro Viagem Para a América do Sul
- Chip Internacional Para a Colômbia
O Que Fazer em Cali – Colômbia
Bairro de San Antonio
Principal bairro turístico e onde fica o cartão postal de Cali: a igreja de San Antonio fica no alto de uma colina, e com o calor que faz em Cali, prepare-se para chegar lá no topo suando bastante!
Lá do alto dá pra ver como Cali é grande. A vista não é das mais lindas, afinal são prédios e mais prédios, mas vale a caminhada.
De lá dá pra avistar o Cristo Rey, uma estátua gigante de um cristo com braços abertos, no estilo Cristo Redentor mesmo, e o Cerro de las 3 Cruces, um morro com 3 cruzes no topo.
Caminhar pelo Bairro San Antonio é bem agradável, principalmente no fim do dia e nos fins de semana.
Os restaurantes e bares são bem espaçados, então o melhor é ir andando até encontrar lugares interessantes.
Na Calle 4, descendo em direção ao bairro San Cayetano, foi onde vimos mais movimento noturno no Bairro San Antonio.
Bares e cafés com mesinhas nas calçadas tornam o ambiente muito agradável.
Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia
Bairro San Cayetano
San Cayetano é um bairro que fica grudadinho em San Antonio, mas é mais simples e bem menos badalado.
Lá você encontra muita comida de rua, churrasquinho de esquina e padarias que o povo usa de bar. Um clima muito gostoso, na nossa opinião.
Em termos de segurança, não nos sentimos ameaçados em nenhum momento, exceto pra ir do bairro até a avenida principal na madruga, pois o caminho era mais longo e às vezes tinha um grupinho mais esquisito. De todo modo, nada nos aconteceu.
Igreja San Cayetano
Outra igreja no topo de uma colina. Essa não é tão alta e nem tão popular quanto a San Antonio, e a vista é bem parecida.
Nós não curtimos muito visitar igrejas, então não entramos, mas por fora o prédio é bem bonitinho.
Parque Loma de la Cruz
Estávamos procurando um restaurante perto do nosso hostel e esbarramos com essa praça sem querer. Que surpresa boa!
O Parque Loma de la Cruz é uma praça de artesanatos, e quando passamos por lá numa noite de sábado estava muito animado.
Os artesãos ficam nas calçadas, barraquinhas ou lojas pequenas expondo seu trabalho, e há também vários bares e restaurantes com terraço, de onde consegue-se uma vista legal da região.
A história do lugar diz que cortaram a mão de um escravo negro injustamente aí e que, até colocarem uma cruz no meio da praça, quem passava à noite podia ver a mão do escravo saindo da terra, como clamando justiça aos céus.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Bairro El Peñon
Bairro El Peñon é a parte turística mais moderninha de Cali, com restaurantes mais internacionais e hotéis grandes.
Uma pracinha chamada Parque del Peñon é o centro de tudo. Aos domingos rola uma exposição de artistas locais por lá, com quadros realistas muito impressionantes e outros tantos mais bem bonitos também.
El Gato del Rio
Cali não tem muitas atrações turísticas, então numa tentativa de embelezar a cidade, a prefeitura colocou uma estátua de um gato de 3 toneladas na beira do rio e construiu um parquinho em volta.
Alguns anos depois, mais 15 estátuas de gatas foram acrescentadas ao local, todas na mesma posição, mas cada uma pintada e decorada por um artista diferente.
Cada uma delas tem uma história relacionada ao gato principal, história essa que está contada na placa ao lado delas.
O local dessas estátuas é a única parte onde as margens do rio tem algum movimento de pessoas, com praças, bares e restaurantes por perto.
Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano
Tem Praia em Cali?
Cali não tem praia, mas se você quiser viver uma aventura e conhecer o Mar do Pacífico na Colômbia (beeem diferente do Caribe Colombiano), dê uma olhada nesse nosso post sobre a Playa La Barra.
Passeios em Cali
Recomendamos alguns passeios que você pode reservar on line para fazer em Cali, pagando em R$ e com cancelamento gratuito:
Como Chegar em Cali (Colômbia) – Ônibus de Popayán a Cali
Antes de Cali nós estávamos em Popayán, cidade com um centro histórico todo branquinho.
A oferta de ônibus de Popayán a Cali é bem grande. O preço não é tabelado, então vale a pena negociar um pouco.
Nós pagamos COP 15.000 em micro-ônibus (2018). Não encontramos ônibus grande, e é bom se acostumar, porque eles são pouco comuns na Colômbia mesmo.
Na rodoviária de Cali, pegamos um táxi para nosso hostel. Vale a pena procurar a parada oficial de táxis, pois lá vai ter um funcionário de colete garantindo que se trata de um táxi seguro.
Pagamos COP 12.000 para ir ao bairro San Cayetano, ao lado do bairro mais popular de Cali, que é San Antonio.
Moeda Usada na Colômbia
Nome da moeda: peso colombiano (COP)
Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11
Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.
É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.
Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.
Onde se Hospedar em Cali – Colômbia
Nós ficamos em um airbnb no bairro San Cayetano e gostamos muito de lá: bons banheiros, cozinha super equipada, e um quintal cheio de árvores e galinhas pra fazer a gente esquecer que está na cidade grande.
O bairro vizinho, San Antonio, é o preferido dos turistas, por ser o bairro mais boêmio e ter mais opções de hostels.
Como em Cali não há muito o que fazer além dos clubes de salsa e bares, esse é um ótimo lugar também.
A desvantagem é que aqui fica-se um pouco afastado das linhas de metro-bus.
A vantagem é que em nenhum momento da nossa viagem precisamos pegar transporte, pois tudo de interessante em Cali está ao redor.
Exceto alguns clubes e bares mais distantes, mas Cali não é uma cidade para ficar andando de transporte público à noite. Uber é baratinho e com muita oferta.
Algumas opções legais que encontramos quando pesquisamos onde ficar em Cali foram (todas bem localizadas no Bairro San Antonio):
- Hostel Encuentro, que tem opções de quarto privado ou compartilhado e inclui café-da-manhã. Ele é bem baratinho, clique aqui para consultar na data da sua viagem.
- Hostel Viajero, um dos mais pops de Cali (e da Colômbia). Pra quem viaja sozinho e quer conhecer muita gente, esse é o lugar. Eles tem até bar e piscina (ótima pedida pro calor de Cali). Os preços são bem acessíveis e tem opção de quarto privado ou compartilhado. Clique aqui para consultar.
- Mango Tree é outra opção com piscina e super bem localizado. Também possui bar e café-da-manhã. Os quartos podem ser compartilhados ou privados, clique aqui para consultar.
- El Patio Hostel é um dos hostels com nota mais alta dada pelos hóspedes (quase nota 10!). Os elogios são principalmente pela amigabilidade dos funcionários, limpeza, organização e decoração. Clique aqui para consultar.
- La Casa de Adry também possui quartos privados e compartilhados e nota altíssima das avaliações dos hóspedes. O café-da-manhã é opcional, ficando mais barato pra quem optar por não comer. Clique aqui para consultar.
- Posada de San Antonio é uma opção pra quem busca algo com conforto de hotel. É um casarão antigo com um jardim lindo e várias áreas perfeitas pra sentar e ler um livro (já me imaginei lá). Aqui só há quartos privados, já que não é um hostel. Clique aqui para consultar.
Voo Barato Para a Colômbia
Várias capitais brasileiras tem voo direto para a Colômbia por preços bons, e se você pegar uma promoção, tem como essa viagem sair bem barata.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?
Clubes de Salsa em Cali – Colômbia
Depois de ler um pouco sobre os clubes de salsa em Cali, e no quanto eles ficam lotados aos finais de semana, escolhemos uma quarta-feira para ir a um.
Fomos ao La Topa Tolondra, que por sorte ficava bem perto do nosso hostel, nas proximidades de San Antonio.
Pagamos COP 5.000 cada um para entrar e bailar (2018). Apesar de ser quarta-feira, e de termos sido praticamente os primeiros a chegar, um pouco depois o clube ficou bem cheio e animado.
Muita gente local arrasando na dança, e muito estrangeiro tentando acompanhar os movimentos.
Deu pra ver que muita gente (locais) vai lá só pra dançar mesmo, e nem bebe nada. No clube há mesinhas, mas essas sempre estão encostadas nas paredes, deixando a pista de dança livre.
Nós nos arriscamos numa dança ou duas, e depois de algumas cervejas as pernas estavam trançando sozinhas.
O La Topa Tolondra abre por volta das 19h e fecha 1h. Nós fomos embora perto de meia noite e ainda tinha gente chegando.
Bares e Restaurantes em Cali – Colômbia
Em San Antonio há uma sorveteria muito doida chamada Lengua de Mariposa. Eles tem centenas de sabores de sorvete, alguns nada tradicionais.
A cada dia eles elegem 10 ou 15 sabores para vender. Quando fomos aí, tomamos alguns com frutas exóticas e alguns ingredientes que não temos certeza do que eram, porque não falamos espanhol tão bem assim.
Um dos sorvetes que nós tomamos tinha torresmo com caramelo. E era uma delícia! Na verdade, estava mais gostoso antes da gente perceber que era torresmo, mas podia ser pior.
No cardápio tinha sorvete com tudo: desde pimentas e queijos até camarão e outros frutos do mar. Pagamos COP 10.000 por um copo com 2 sabores.
Numa noite fomos ao Parking Food, também em San Antonio, que é um estacionamento de food truck com muita comida colombiana gostosa e gourmetizada, como patacones e salchipapas, além de coisas mais normais, como hambúrguer e batatas fritas.
Tem também um trailer só de bebidas, incluindo cervejas artesanais.
Num sábado à noite fomos a um bar de rock chamado Dublin, ainda nos arredores de San Antonio e San Cayetano, mas um pouco mais distante.
Além de bebidas e petiscos a um preço bem justo, o bar ficou cheio e animado com a apresentação de uma banda ao vivo.
Pertinho de lá fica a Salsa Disco Night Club, um outro clube de salsa ao qual acabamos não indo.
Segurança em Cali – Colômbia
Quando estávamos pesquisando sobre Cali, vimos que o assunto da segurança era muito recorrente.
Pelo visto houve um período na cidade que tudo era bem perigoso. Hoje em dia, é mais ou menos como andar no Rio ou em São Paulo – basta estar atento.
Tá na cara que existem uns lugares onde não se deve ir de jeito nenhum, sempre vai ter mendigos e pessoas estranhas espreitando pelos cantos, mas de dia é tranquilo.
À noite, Uber é a melhor opção. Se for pegar táxi, o ideal é procurar um ponto deles, pois é sempre mais seguro saber onde o taxista trabalha. Ou seja, nada diferente mesmo de uma cidade grande brasileira.
Leia também: o que fazer em Bogotá
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia
Chip Internacional Para a Colômbia
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂