A 130 km de Bucareste há uma zona urbanizada encostadinha nos Cárpatos, ao redor do Parque Natural de Bucegi. São 2 as principais cidades aí, Busteni e Sinaia, que valem muito a pena conhecer na Romênia.
A distância entre Sinaia e Busteni é de 10km. Pra se ter uma ideia, nessa zona fica o castelo que é considerado o segundo mais bonito da Europa. Também é o paraíso para trilhas e escaladas. Os Cárpatos (Carpathians, em inglês) são a segunda maior cadeia de montanhas da Europa, atravessando cinco países.
Se você ainda não leu, confira também:
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube, onde falamos sobre nossa viagem pela Romênia e muitas curiosidades sobre o país:
Índice
O que Fazer em Sinaia – Romênia
Trilhas, escaladas, visuais incríveis, cachoeira de água geladíssima, castelos, bares e preços baixos. No inverno, ainda dá pra adicionar os esportes de neve e a cachoeira com a água ainda mais gelada à sua experiência de viagem pela região de Sinaia, na Romênia.
Monastério de Sinaia
Um monastério construído em 1695. Hoje é moradia de monges e conta com um pequeno museu.
Castelo de Peles
Considerado o segundo castelo mais bonito da Europa e um dos lugares mais visitados da Romênia. O Castelo de Peles é rodeado de montanhas e o visual todo é incrível.
A entrada custa 30 lei (tour básico) ou 60 lei (tour completo). Para tirar fotos paga-se mais 30 lei, e para fazer vídeos mais 60 lei. O horário de visita varia conforme a estação do ano, então é melhor se informar na recepção do seu hotel.
Cascada Urlatoarea
45 minutos de subida bem íngreme por uma trilha que, logo na entrada, tem aviso para tomar cuidado com os ursos. URSOS???!!! É, os Cárpatos são famosos pela quantidade de ursos. Nós não vimos nenhum na trilha, mas, em todo caso, melhor seguir as instruções:
- Não sair das trilhas demarcadas
- Não alimentar os ursos.
Ficamos um tempo imaginando como seria uma pessoa alimentando um urso e porque raios ela faria isso. Mas é uma instrução que deve ser seguida à risca, com certeza.
A trilha termina numa cachoeira de 15 metros de altura, a Cascada Urlatoarea, num lugar bem bom para relaxar, mantendo ainda atenção para caso algum urso apareça. Subimos num domingo e tinha algumas pessoas, uma vendinha de biscoitos e água, e um churrasquinho de milho.
O começo da trilha fica em Poiana Tapului, um dos bairros afastados de Busteni. Está indicado no nosso mapa mais acima.
Busteni
Cidade principal da área em volta do Parque Natural de Bucegi, maior e com mais estrutura. O centro é bem bonitinho, com parquinho cheio de flores, igreja charmosa, bares, restaurantes e também um shopping center.
Na I Guerra Mundial, em 1916, Busteni foi palco de vários enfrentamentos militares. Por isso, o monumento que melhor pode ser visto no topo das montanhas desde a cidade é uma cruz de 36m de altura em homenagem aos que morreram nessa área.
Existe também outra estátua em frente à estação de trem, que mostra o cabo Vasile Musat sem o braço esquerdo lançando uma granada com o outro. Chama-se Monumento à Última Granada. Mórbido, mas comovente de certo modo.
Teleférico Busteni – Babele
Grande atração turística da região, o teleférico (telecabina, em romeno) leva desde a cidade de Busteni até o topo das montanhas Bucegi por um caminho extremamente íngreme e magnífico. São 1235 metros de diferença entre o começo e o fim da linha, numa viagem de 13 minutos.
Custa 35 lei cada trecho e, no verão, demoramos pouco mais de uma hora na fila. Dizem que no inverno é ainda pior.
Paga-se na hora da entrada mesmo, após enfrentar a fila, e não conte com a máquina de cartão estar funcionando. Melhor levar dinheiro, pois não há caixa eletrônico por perto.
Alguns optam por subir de teleférico e descer pela trilha, que são 4 horas de descida absurdamente íngreme. Outros loucos optam por subir por essa trilha. Eu diria que nenhuma das duas opções é pra gente normal não.
Após alcançar o topo, a vista é maravilhosa, o espaço super amplo e dá pra ver bastante gente caminhando, andando com seus cachorrinhos ou mesmo de bicicleta.
Dentro da casinha do teleférico já tem um barzinho, e do lado de fora tem algumas barraquinhas vendendo kurtos e outros doces.
Dando a volta na casinha, já se pode avistar Babele, umas pedras que foram moldadas pelo vento numas formas bem doidas, parecendo um monte de cogumelos.
Logo após ele, tem o Sphynx, que é menos impressionante pelo formato, porém bem maior em tamanho. Fora os dois, tem um monte de outras pedras doidas aleatórias mas que não são propriamente atração turística.
Heroes Cross
A cruz em homenagem aos heróis da I Guerra Mundial, que dá pra ver de qualquer lugar em Busteni, fica a 2.291m de altitude (a cidade fica a 800m acima do nível do mar) e é acessível por uma trilha de 1:30h a partir da casinha do teleférico.
Nós não sabíamos que a trilha era tão longa, então não tivemos tempo de ir. A trilha tampouco parecia fácil, mas parece ter uma vista incrível.
Do topo ainda tem uma porção de outras trilhas sinalizadas que levam a hotéis e refúgios. Essa opção é para quem pretende passar dias lá no alto. Taí uma experiência que deve ser legal demais. Pra todo lado que se olha, tudo é tão lindo.
Monastério Caraiman
De volta ao chão firme, outro lugar interessante para se visitar é o Manastirea Caraiman. É um monastério um pouco recente, fundado em 1998. Eles tem até website em inglês com passeio virtual pelas dependências do lugar.
O caminho até lá é de subida muito íngreme, então muita gente prefere ir de carro. Dentro tem artes e uma boa vista. Fica um pouco antes da entrada da cidade de Busteni, pra quem vem de Bucareste, à esquerda.
Castelo Cantacuzino
É um castelo relativamente novo, cuja construção terminou em 1911. Pertenceu ao príncipe Cantacuzino, mas hoje é propriedade de um grupo privado.
Paga-se para entrar e, sinceramente, não pareceu tão interessante considerando tanta coisa legal na região.
Onde se Hospedar em Busteni e Sinaia – Romênia
Nessa região você pode escolher se hospedar em Sinaia ou Busteni, 2 cidades bem parecidas. Para visitar tudo que há de interessante na região será necessário alugar carro ou pegar táxi. A notícia boa é que as distâncias não são grandes.
Hotéis em Sinaia – Romênia
A melhor opção é ficar perto do centrinho. O Hotel Villa Retezat é uma opção econômica e excelente, assim como o Hotel Rina Cerbul e o Hotel Carpathia.
Pra quem quer uma experiência exclusiva, você pode ficar em uma suíte com banheira de hidromassagem e outras mordomias no Casa Cu Farfurii, que mais parece um castelo do que um hotel.
Hotéis em Busteni – Romênia
As hospedagens em Busteni são um pouco mais baratas que em Sinaia, por ser uma cidade com menor busca pelos turistas. Mas nós ficamos pertinho de lá e adoramos. Tem bastante restaurante e estrutura.
Uma opção bem econômica é o Hotel Premium Travel (quartos privados). Para ficar na melhor localização possível, escolha o Hotel Marasesti ou o Casa Mina.
Para uma experiência inesquecível, escolha o Hotel Vila Norbe.
Nós buscamos um hostel ou outra opção baratinha na região e não encontramos. Ficamos no Camping Aviator, em Poiana Tapului, a 5 minutos andando da estação de trem. Era muito gostoso lá, com vista pras montanhas. Mas só dá pra acampar no verão, e se você estiver viajando com sua própria barraca.
Como Chegar em Busteni ou Sinaia – Romênia
De trem é a opção mais fácil, rápida e frequente. Pareceu ser a mais barata também. A estação de Busteni é parada para todos os trens que ligam Bucareste e Brasov e a frequência é considerável. Custa uns 35 lei o trem expresso saindo de Bucareste.
Atenção: se a ideia é parar em Sinaia, o trem expresso não é uma opção. É necessário pegar um trem que é bem menos frequente, que demora 3 horas, mas que custa metade do preço. O famoso “parador”.
Para chegar à Brasov desde a região de Sinaia, caso se opte pelo trem não expresso, sai a 5 lei e demora 1 hora.
Como se Locomover Entra Busteni e Sinaia
Há uma estrada ligando as duas cidades. Ônibus e vans passam com frequência. Entre Sinaia e Busteni são 10km. Os táxis cobram cerca de 3,5 lei/km.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂