Viajar para a Coreia do Sul e não conhecer Busan é uma pena! Nesse post te contamos tudo sobre a cidade, que fica no extremo sul do país e possui belas praias e templos – tudo com um clima muito mais ameno que Seul!
Se você planeja conhecer a Coreia do Sul, não deixe de ler nossos outros textos sobre o país.
Demos dicas gerais sobre moeda, internet, segurança, idioma e todos aqueles detalhezinhos que tornam a vida do viajante mais fácil.
Temos muita informação super completa, confira nossas Dicas e Roteiro da Coreia do Sul e como é a Comida na Coreia do Sul (Com Preços).
E conheça as principais cidades do país, com dicas de hospedagens e passeios que valem (ou não) a pena. As que nós conhecemos foram Seul, a Ilha de Jeju e Jeonju.
Além dessas, nós também listamos 23 Cidades e Pontos Turísticos da Coreia do Sul para quem quer explorar mais a fundo o país.
Índice
- Onde Ficar em Busan – Coreia do Sul
- Como Chegar em Busan – Coreia do Sul
- Melhor Época Para Viajar Para Busan – Coreia do Sul
- Visto de Viagem e Turismo Para a Coreia do Sul
- Idioma e Alfabeto da Coreia do Sul
- Dinheiro na Coreia do Sul
- Como Usar o Metrô de Busan – Coreia do Sul
- Como Andar de Ônibus em Busan
- Como é a Internet em Busan – Coreia do Sul
- O Que Fazer em Busan – Coreia do Sul
- O Que Fazer em Busan (Coreia do Sul) – Dia Extra
- Seguro Viagem Para a Coreia do Sul
Onde Ficar em Busan – Coreia do Sul
A melhor região para se hospedar em Busan é, sem dúvidas, o bairro Haeundae. Essa é a parte mais turística e agitada de Busan.
Haeundae tem muitas opções de lugares para ficar, restaurantes, bares e feirinhas de comidas de rua, tudo muito bem conectado por transporte público. Do bairro saem várias linhas de ônibus específicas para turistas.
Se você curte ficar em hostel, a Guesthouse 710 é uma das opções mais econômicas e bem avaliadas. A Elly Guesthouse também é baratinha, e com opção de quarto privado, para quem não curte ficar em dormitório compartilhado.
Se você prefere um hotel com mais privacidade e conforto, mas ainda sem gastar muito, o Hotel 109 é a melhor pedida.
E se você busca um lugar com todas as comodidades para sua viagem, dê uma olhada no incrível Sunset Business Hotel e no Baymond Hotel.
Se você precisar optar por ficar perto da estação de trem, para pegar um trem cedinho ou tarde da noite, por exemplo, nós recomendamos o Kimchee Busan Station Guesthouse.
Nós ficamos nesse hostel, que tem quartos privados com banheiro, tudo limpinho e bem organizado, e por um ótimo preço.
Ali ao lado da estação de trem fica a Chinatown de Busan, mas o que nós reparamos é que a maior parte dos estrangeiros na região são os russos, e não os chineses. Pra quem quiser provar comida russa, é um bom lugar.
Uma das melhores coisas nele é a cozinha, onde dá para preparar o café da manhã ou até um almoço.
Como a Coreia do Sul é um país bem caro, nós evitávamos fazer todas as refeições na rua. Poder fazer uma comprinha no mercado e cozinhar uma ou outra refeição ajuda muito a economizar.
Ainda assim, prepare o bolso, pois mesmo comprando comida em supermercados a brincadeira sai cara. Nós até fizemos uma sequência de vídeos mostrando como são os supermercados na Coreia do Sul e os dolorosos preços:
Como Chegar em Busan – Coreia do Sul
Se você está em Seul, há 3 opções para chegar em Busan: pegar um voo (mais caro), um trem KTX (também caro) ou um ônibus (que é caro, mas é a opção mais barata).
A viagem de ônibus é super tranquila (menos de 5h) e custa metade de uma passagem de trem (cerca de 23.000 won).
Em Busan tanto a estação de trem quanto as rodoviárias são conectadas com o metrô da cidade, então é bem fácil se locomover até seu hotel.
Se você tem um dia sobrando no seu roteiro, nós recomendamos demais conhecer uma cidade chamada Jeonju, que fica no meio do caminho entre Seul e Busan.
Jeonju é uma cidade menorzinha e com muita arquitetura tradicional coreana, na sua fofa Vila de Hanoks. Além de um Night Market que tem algumas das comidas mais gostosas que comemos na Coreia do Sul, e o tradicional Bibimbap.
Em Jeonju também tivemos a experiência muito divertida de dormir em uma pousada tradicional coreana, com decoração minimalista, onde o colchão (bem fininho) fica no chão para aproveitar ao máximo o sistema de aquecimento Ondol.
Melhor Época Para Viajar Para Busan – Coreia do Sul
A gente não recomenda viajar para a Coreia do Sul no inverno, pois nós estivemos lá nessa estação e passamos MUITO frio, principalmente em Seul. Em Busan o clima é um pouquinho mais ameno, mas ainda assim teria sido melhor viajar em outra estação para curtir as praias da cidade.
Além do frio extremo que faz por lá, devido às correntes de ar que vem da Sibéria, não há neve na Coreia do Sul! Ou seja, você vai passar frio pra nada.
Tirando algumas poucas montanhas, a maior parte da neve que você vai encontrar (em parques e eventos esportivos) é artificial mesmo.
E se a ideia é subir alguma montanha para ver neve, leve uma quantidade muito grande de roupas de frio. Do contrário, você não vai aguentar o passeio.
Uma boa dica é comprar os já mencionados hot packs, que são saquinhos que aquecem com fricção e quebram um galho para as mãos não congelarem.
Por outro lado, o verão na Coreia do Sul é bem quente, e como acontece na maior parte dos países frios, eles não tem muita estrutura para espantar o calor.
Além disso, o verão é época de férias, então muitas coisas podem estar ainda mais caras (sério?! é possível isso?).
O melhor é viajar na primavera ou no começo do outono. Assim você terá temperaturas amenas, preços normais e os lugares turísticos não estarão tão muvucados.
Visto de Viagem e Turismo Para a Coreia do Sul
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Coreia do Sul a turismo e ficar por até 90 dias.
Nós chegamos na Coreia do Sul pelo Aeroporto de Incheon, o maior da capital, e a imigração foi uma das mais fáceis de nossas vidas.
Apenas apresentamos o passaporte e cadastramos as digitais e foto. Ao invés de conversar com um funcionário, tem uma máquina que fala português e faz tudo automaticamente. O funcionário que estava atrás do balcão mal olhou pra gente.
Idioma e Alfabeto da Coreia do Sul
O idioma coreano, falado tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte, tem uma certa proximidade com o chinês e o japonês. É quase certo que você não vá conseguir aprender nem o básico para viajar, porque é muito diferente do português.
Mas vá sem medo, porque quase todo mundo fala pelo menos o básico de inglês. Com certeza eles falam melhor o inglês do que você vai conseguir falar coreano heheh.
Dinheiro na Coreia do Sul
Nome da moeda: Won Sul-Coreano (KRW)
Cotação (setembro/2022): 1000 won = R$3,67
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Caso você não encontre Won a um bom preço para comprar antes de viajar, leve dólar e troque o dinheiro lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Como o Won é uma moeda cheia de zeros, para facilitar as contas nós considerávamos 1.000 KRW como 1 dólar. Até mesmo os coreanos falam em dólar usando essa conversão.
Importante saber: na Coreia do Sul todos os caixas eletrônicos que usamos cobraram taxa para sacar. Alguns cobravam em torno de 1,5%, outros tinham taxa fixa. Na dúvida, o KB (que tá por todo lado) e o Busan Bank (na cidade de Busan) cobram taxa fixa de R$12, então vá lá e saque o máximo possível.
Como Usar o Metrô de Busan – Coreia do Sul
Para comprar a passagem de metrô, encontre uma máquina de auto atendimento e selecione qual a estação final que você quer ir. O ticket de viagem única já sai com o valor correto de acordo com a distância que você vai percorrer.
Caso você compre um ticket e mude de ideia no meio da viagem, pode continuar até o destino final e procurar por uma maquininha de “ajuste de tarifa”. É só colocar seu cartão lá que ela vai te dizer quanto dinheiro falta. Mas é claro que você não recebe dinheiro de volta.
Na saída do metrô tem que passar o cartão, e a catraca só vai te liberar se você tiver o valor correto.
Esse cartão de viagem única custa 500 won (além do valor do trecho que você vai percorrer), mas ao final da viagem (depois de passar pela catraca) você pode devolvê-lo em uma máquina específica (outra máquina, não a que a gente falou aí em cima) e pegar os 500 won de volta.
Para saber como chegar nos lugares, use o app Kakao Maps. O Google Maps não funciona bem e praticamente não é usado na Coreia do Sul nem para turismo nem para nada, então não confie nele.
Como Andar de Ônibus em Busan
Se o metrô é super fácil de usar, nós já não podemos dizer o mesmo dos ônibus.
Além da dificuldade de saber as direções e paradas, para andar de ônibus você precisa ter o valor exato da passagem, pois não há cobrador para te dar troco.
Ao entrar no ônibus procure por uma caixa do lado do motorista. Nela terá o valor escrito e um vão para você enfiar o dinheiro. O motorista fica de olho para ver se você está colocando o valor correto.
De novo, pode confiar no app Kakao Maps para saber qual ônibus pegar, o preço e o horário que ele vai passar. E tenha também um mapa off line (como o Maps.Me) para acompanhar o trajeto no GPS e saber onde descer.
Como é a Internet em Busan – Coreia do Sul
Outro ponto positivo pra Coreia do Sul! A internet sul coreana é uma das melhores do mundo e está disponível em praticamente qualquer local público.
Nós não sentimos necessidade de comprar um chip de internet, porque era bem fácil se conectar nas ruas. Se você achar que tem necessidade, clique aqui para consultar valores e pacotes.
Pra gente isso foi um alívio imenso depois de passar meses sofrendo com a internet na China, que é toda bloqueada e lenta.
O Que Fazer em Busan – Coreia do Sul
Busan é uma cidade grande e com muitas atrações, mas se você só tem um dia, é tempo suficiente de conhecer um pouco de tudo: praia, templo, mirante e os famosos night markets, as feirinhas noturnas de comida de rua.
Nós disponibilizamos aqui esse mapa com os pontos principais de Busan, mas saiba já de antemão que o Google Maps não funciona bem na Coreia do Sul.
Eles não tem autorização do governo para disponibilizar rotas de carro ou a pé, e nem de capturar imagens de satélite, então tudo é muito desatualizado.
O que nós usamos muito foi o Kakao Maps (que todo mundo usa na Coreia do Sul) e o Maps.me, que funciona super bem e é offline.
Para facilitar sua vida, clicando aqui você pode baixar um arquivo que abre no Maps.me com todos os lugares que vamos mencionar aqui no post. Olha que molezinha! Pode agradecer a gente ao final do texto
Agora voltando ao que fazer em Busan, no primeiro dia vale a pena começar por esse lugar aqui:
Gamcheon Culture Village (부산 감천문화마을)
Um lugar bem legal, e de certo modo engraçado, que nós conhecemos em Busan, foi a Gamcheon Culture Village.
Esse bairro era uma favela (e realmente tem cara de favela), mas foi transformado em uma vizinhança cultural e corredor de artes.
Hoje em dia o que você encontra lá são muitas casinhas coloridas, com vários mirantes para vê-las do alto.
Uma das ruas do bairro foi convertida numa rua turística, com muito comércio de souvenir e comidinhas típicas (mais caras do que no resto da cidade…).
O mais engraçado na Gamcheon Village é que, aparentemente, os coreanos acham que ela se parece com Machu Picchu ou com Santorini, a ilha grega. Pode acreditar!
Nós tínhamos lido essa história em um site, mas sem crer muito na comparação, até que chegamos lá e vimos uma placa turística oficial com a informação.
Bem, é só olhar as fotos para saber que Gamcheon não tem NADA a ver nem com Machu Picchu nem com Santorini.
Esses títulos foram só uma tentativa muito forçada e mal feita de atrair turistas para o local (e de algum modo funcionou, porque tinha bastante gente lá no dia que a gente foi).
Na nossa opinião foi um lugar muito curioso de visitar. Não deixa de ser bonito, com as casinhas coloridas, apesar da história estranha por trás de tudo.
Não dá para chegar lá de metrô, mas há vários ônibus que te deixam próximo. Se prepare para subir algumas ladeiras e escadarias pelo meio da favela. Sem preocupações, pois não é nada perigoso.
Para saber qual ônibus pegar, consulte o aplicativo Kakao Maps, que é o melhor para transporte na Coreia do Sul, pois o Google Maps funciona bem mal.
Uma boa pedida é fazer uma visita guiada por Busan, que inclui outros locais incríveis além da Gamcheom Village, como o Templo Haedong.
Clique aqui para ver preços e disponibilidade – o pagamento do passeio é feito em reais e pode ser cancelado. O idioma falado pelo guia é o inglês.
Confira nosso vídeo passeando por lá clicando aqui.
Haedong Yonggung Temple (해동 용궁사)
Um lugar lindo e que merece muito destaque em Busan. O Haedong Yonggung é um templo budista que fica na beira do mar e é considerado o mais bonito da Coreia do Sul.
Os templos budistas do país são nos pés das montanhas, geralmente. Isso torna o Yonggung todo especial. E olha essa foto!
Realmente é muito lindo ver as ondas quebrando a poucos metros das construções budistas e de todas as estátuas religiosas.
Logo na entrada há uma estátua de um Buda dourado bem na beira do mar, que fica todo reluzente com o sol batendo.
Atravessando a ponte fica o templo propriamente dito, e subindo a escadaria por trás dele ainda tem um mirante para ver tudo do alto, além dessa estátua de uma deusa budista.
O melhor horário para ver o templo é certamente na parte da manhã. De tarde o sol se esconde por trás da montanha. Nós fomos no fim da tarde, mas a vista até que não fez feio não.
Nós fomos até lá usando o transporte público (ônibus + metrô) e foi super tranquilo, embora seja longinho. É mais perto de Haeundae, que logo logo aqui no post você vai descobrir que é o melhor lugar pra se hospedar em Busan.
Como sempre, usamos o app Kakao Maps para saber qual era a melhor opção a partir de onde estávamos hospedados.
Quer ver mais desse templo? Assista ao nosso vídeo:
Oryukdo Skywalk (오륙도 스카이워크) – Passarela de Vidro em Busan (Coreia do Sul)
Um lugar bem legal para ir de tarde em Busan. A Oryukdo Skywalk é uma passarela toda de vidro que fica sobre o mar, com vista para algumas ilhotas de um lado e prédios do outro.
Além da passarela em si, pela qual você vai passar alguns minutos caminhando, logo ao lado fica o começo de uma trilha turística de cerca de 5km.
O nome dessa trilha é Igidae Coastal Walk e se leva de 2h a 3h para completar o percurso, que é quase todo beirando o mar (com muitos mirantes).
O ponto final é em Dongsaengmal, de onde o metrô mais próximo é a estação Namcheon. Mais uma vez recomendamos o app Kakao Maps para saber as opções de transporte público.
Busan tem outras passarelas sobre o mar que podem ser opções bem legais de passeio. As mais famosas são a Songdo Cloud Trails (송도 구름다리) e a Cheongsapo Daritdol Observatory.
De brinde, ainda tem a Ponte Gwangan, que é a segunda mais longa do país e foi cenário do filme Pantera Negra, da Marvel.
Haeundae (해운대) – A Praia de Busan (Coreia do Sul)
Além de ser o melhor lugar para se hospedar em Busan (falamos mais disso adiante), Haeundae é um excelente bairro para curtir uma praia, tomar umas em um bar e provar muitas comidas típicas nos “Night Markets” da Coreia do Sul.
Os coreanos são obcecados por comida de rua, então não subestime a diversão de uma boa caminhada por Haeundae à noite para provar (ou só olhar) muitas comidas bizarras, que incluem frutos do mar vivos.
Nós não tivemos coragem (e o dinheiro!) pra encarar os pratos com enguia e polvo que devem ser engolidos vivos, mas achamos um bom bar para comer um tradicional (e extremamente típico na Coreia do Sul) frango frito com cerveja.
A Coreia do Sul tem muita comida boa, sendo que algumas você PRECISA provar em sua viagem. Falamos de todas elas em outro post aqui do blog.
Além da comilança e do agito, Haeundae também tem uma praia. Nós viajamos no inverno e não fomos lá durante o dia, mas à noite encontramos tudo com uma super decoração de luzes por cima da areia.
Mostramos como foi nosso passeio por lá nesse vídeo aqui:
O Que Fazer em Busan (Coreia do Sul) – Dia Extra
Se você tem mais de um dia para conhecer Busan, ainda há muitas coisas interessantes para ver na cidade.
Night Markets em Busan
Busan tem muitos Night Markets, e se comida de rua é a sua parada, escolha um (ou vários) para conhecer além do de Haeundae.
Algumas boas opções são o Jagalchi Market (부산 자갈치시장) e o Seomyeon Food Alley.
Praias em Busan (Coreia do Sul)
Embora a Coreia do Sul não seja um destino que atrai muita gente buscando praias bonitas, uma vez em Busan é possível encontrar algumas praias que podem ser interessantes, principalmente para ver como os coreanos curtem um dia de sol.
Algumas das mais populares são a Dadaepo Beach (다대포해수욕장), Gwangalli Beach (광안리 해수욕장) e Songjeong Beach (송정해수욕장), além da já citada Haeundae Beach, claro!
Agora se você vai viajar no verão e realmente quer se refrescar numa praia de tirar o fôlego, não deixe de ir para a Ilha de Jeju. Essa maravilha fica a 1h de Busan (de avião) e foi, sem dúvidas, nosso lugar favorito no país.
Aliás, a Ilha de Jeju merece ser visitada em qualquer estação. É muita beleza num lugar só, com muitas cachoeiras, praias e vulcões, incluindo um que é considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, a mesma lista que conta com as Cataratas do Iguaçu! Ou seja, pouca coisa não é né…
Leia também: Quais São as 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Templo Budista Beomeosa (범어사)
O lugar mais afastado de Busan que vamos incluir nesse post sobre o que fazer na cidade. Nós não fomos até lá, mas embora a viagem seja longa (metrô + ônibus), com um pouco de planejamento dá para conhecer numa manhã.
O Templo Beomeosa fica bem aos pés da montanha Geumjeongsan, repleta de trilhas lindas. Ele é um dos templos urbanos mais famosos do país.
Busan Tower (부산타워)
O melhor lugar para ver Busan do alto. A Busan Tower tem 120 metros de altura e é possível subir até seu topo de elevador.
Custa 8.000 won por pessoa. Lá no alto você encontra um café e lojinhas de souvenir.
Nome da moeda: Won Sul-Coreano (KRW)
Cotação (setembro/2022): 1000 won = R$3,67
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Caso você não encontre Won a um bom preço para comprar antes de viajar, leve dólar e troque o dinheiro lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Como o Won é uma moeda cheia de zeros, para facilitar as contas nós considerávamos 1.000 KRW como 1 dólar. Até mesmo os coreanos falam em dólar usando essa conversão.
Importante saber: na Coreia do Sul todos os caixas eletrônicos que usamos cobraram taxa para sacar. Alguns cobravam em torno de 1,5%, outros tinham taxa fixa. Na dúvida, o KB (que tá por todo lado) e o Busan Bank (na cidade de Busan) cobram taxa fixa de R$12, então vá lá e saque o máximo possível.
Uma boa opção pare apreciar a vista do skyline de Busan é fazer um passeio de barco.
Clique aqui para ver preços e disponibilidade – o pagamento do passeio é feito em reais e pode ser cancelado.
Além de Seul, nós também listamos 23 Cidades e Pontos Turísticos da Coreia do Sul para quem quer explorar mais a fundo o país. Não deixe de conferir.
Seguro Viagem Para a Coreia do Sul
Embora a Coreia do Sul seja um país muito seguro, imprevistos acontecem. O grande problema é que a Coreia do Sul é um país super caro, e uma conta de hospital por lá deve levar qualquer um à falência.
Um seguro viagem na Coreia do Sul irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Coreia do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COREIA DO SUL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂