Aruba e Curaçao são duas ilhas extremamente distintas. Por serem vizinhas e contarem com praias caribenhas paradisíacas, muitos viajantes incluem as duas na mesma viagem.
Mas às vezes rola uma dúvida: quanto tempo ficar em Aruba e quanto tempo ficar em Curaçao? Ou pra quem tem menos tempo de viagem e precisa escolher: Aruba ou Curaçao?
Nós fomos para as duas e demos aqui nossa opinião. Nós somos mochileiros, mas também deixamos nossas impressões que valem pra qualquer viajante.
No final desse post colocamos uma lista com todos os posts publicados sobre cada ilha aqui no blog, com dicas de onde ficar, melhores praias, como economizar e como se locomover.
Se você está planejando uma viagem para Aruba e Curaçao (ou ainda vai decidir), leia também:
Índice
- Qual Ilha Mais Barata – Aruba ou Curaçao?
- Qual a Ilha mais Autêntica, Aruba ou Curaçao?
- Estilo de Viagem: Tradicional x Mochileiros
- Qual País é mais Seguro, Aruba ou Curaçao?
- Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
- Vida Noturna e Agito: Aruba ou Curaçao?
- Melhores Praias: Aruba ou Curaçao?
- Ônibus em Aruba e Curaçao
- Aruba ou Curaçao, Qual Nosso Favorito?
Qual Ilha Mais Barata – Aruba ou Curaçao?
Dinheiro é sempre um dos principais fatores para decidir um roteiro. E aqueles viajantes que resolverem ir pra Aruba podem se preparar pra deixar fácil o salário de uns dois ou três meses por lá.
Já avisamos logo: melhor parar de contar moedinha, começar a contar só notas de cem e pedir um aumento do limite no cartão de crédito.
Curaçao, por sua vez, é bem mais barata do que Aruba. Hospedagem é meio carinha, mas o resto fica aí uns 30% mais barato do que em Aruba. Há algumas praias pagas, é verdade, mas nada que faça os dois países empatarem.
País mais barato: Curaçao
Para saber em detalhes quanto custa viajar para cada uma dessas ilhas, leia:
Qual a Ilha mais Autêntica, Aruba ou Curaçao?
Curaçao é bem maior do que Aruba, tanto em tamanho quanto em população, e só por isso já se vê muito mais locais nas ruas. Os bares estão por todos os lados, repletos de curuçauenses ou estrangeiros que escolheram o país como residência.
Ouve-se o papiamento, que é a língua local, por todos os lados. As praças estão sempre repletas de crianças brincando, adultos conversando, música e vida.
Há um mercado central onde dá pra ver muitos produtos locais mesmo, pois estão ali para outros locais comprarem, mas turistas são muito bem vindos. Há confusão, um pouquinho de caos de cidade, mas tudo com um tempero caribenho maravilhoso.
Em Aruba sente-se falta disso tudo. A população é quase a metade da de Curaçao, sendo que a maior parte dos arubanos vivem isolados do outro lado da ilha, enquanto os turistas ficam com uma área só para eles, isolados em seus resorts gigantes.
Mal se ouve papiamento. Até se veem alguns arubanos, mas quase todos trabalhando para o turismo especificamente.
A capital (Oranjestad) é bem vazia o tempo inteiro. Os “latinos”, como são chamados principalmente os colombianos e venezuelanos pelos arubanos, são quase maioria nas ruas.
Infelizmente, eles estão tão preocupados com trabalhar e garantir a sobrevivência que nem sobra tempo para fazer festa. Tem-se então um país sem animação, feito só para ser um destino turístico seguro e confortável para famílias nos resorts.
País mais autêntico: Curaçao
Estilo de Viagem: Tradicional x Mochileiros
Aruba ainda é território neerlandês, porém há um tempo que se afastou um pouco da influência europeia, e vem flertando muito com os EUA.
A refinaria de petróleo arubana, que, por muito tempo, foi o motor da economia da ilha, faz tempo que é controlada pela Standard Oil Co. e outras empresas estadunidenses do ramo. O resultado é que os estadunidenses fizeram do país o seu balneário particular.
Tem muitos holandeses que vão para lá, assim como brasileiros e turistas de outros países, mas os norte-americanos são a absoluta maioria na ilha.
E, por ter se tornado um destino seguro e com a estrutura toda montada para isso, grande parte dos turistas é formada por famílias. Então espere restaurantes lotados no fim do dia, pouca animação e quase nenhum bar ou boate.
Já Curaçao, que também tem uma refinaria importante, sempre teve uma presença mais forte de companhias europeias.
Por esse e outros motivos, os norte-americanos não vão em tão grandes números para a ilha, sendo europeus os turistas mais vistos pelas ruas. Especialmente holandeses, a ponto de em alguns restaurantes e mercados estar tudo escrito em holandês.
Isso não chega a dificultar nossa vida como viajantes, mas é engraçado estar tão perto da América do Sul e ter que tentar entender essa língua tão distinta da nossa.
Em Curaçao também há muitas famílias viajando, mas o número de casais mais jovens e solteiros já é bem mais expressivo.
Em Curaçao nós encontramos estrangeiros viajando sozinhos e dispostos a tomar uma cerveja e bater um papo, coisa que não aconteceu em Aruba.
Ah, e tem mais brasileiro em Curaçao, provavelmente por conta do preço um pouco mais em conta.
País com mais mochileiros: Curaçao
País mais tranquilo para famílias: Aruba
Qual País é mais Seguro, Aruba ou Curaçao?
Aruba é uma ilha de paz e tranquilidade, mas houve um leve aumento na violência recentemente. Dizem que a causa disso foi o aumento da imigração, principalmente de venezuelanos.
Em Curaçao a pobreza é mais aparente, as áreas pouco seguras são mais visíveis e, de fato, há casos de furto e muitas recomendações de segurança nos sites de turismo.
Andar sozinho à noite na cidade pode não ser tão seguro quanto em Aruba, principalmente para mulheres.
Parece que em algumas trilhas mais desertas há pessoas mal-intencionadas também. O crime mais comum é o furto, ou seja, pegarem algo seu sem você perceber, e sem uso de arma.
Mas, num geral, principalmente para quem é do Brasil, o país é muito seguro, com números ínfimos de casos de violência e roubo. Nós nos sentimos totalmente seguros nos dois.
País mais seguro: Aruba
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Vida Noturna e Agito: Aruba ou Curaçao?
Os dois países são bem fracos nesse quesito, mas Aruba merece um destaque negativo aqui pela absoluta pasmaceira que é a noite na ilha. Uma dezena de bares, se muito, com uma música ao vivo bem muxoxa e alguma restrição ao consumo de álcool nas ruas.
Já de dia, estão todos na praia, com muitas atividades aquáticas, principalmente em Palm Beach. O centro de Oranjestad está sempre vazio, os bares com uma ou duas mesas ocupadas e as ruas sem pedestres, já que arubanos não gostam de andar a pé.
Curaçao tem muita gente durante o dia e no começo da noite, com restaurantes e bares cheios. O centro de Willemstad encerra as atividades às 18h, mas existe uma região “boêmia” chamada Pietermaai onde tem mais movimento até meia-noite ou um pouco mais.
Na praia também tem uma noitezinha mais agitada. Em Otrobanda, que é o outro lado de Willemstad, fica o bar do Neto, com bastante movimento até meia-noite também.
País com mais vida: Curaçao
Leia mais: Restaurantes e Botecos Bons e Baratos em Curaçao
Melhores Praias: Aruba ou Curaçao?
Ponto polêmico, mas pra nós ficou claro e evidente que as praias de Curaçao são melhores. Mas, pra sermos justos, digamos que as praias dos dois países são muito diferentes entre si.
Aruba tem praias com faixa de areia maior, de extensão mais longa, mais “organizadas”, já que tem sempre um resort por perto, água de um azul mais opaco e de areia mais clara.
(explicamos em qual praia é melhor ficar em Aruba nesse outro post)
Por outro lado, tem muita alga no mar, muitas rochas em algumas praias e, em uma delas, saímos da água com uma coceira inexplicável.
Também notamos que há escoamento de esgoto em muitas delas, incrivelmente não afetando a cor da água, mas deixando um cheirinho estranho às vezes. Paradisíacas, de cinema, lindíssimas mesmo assim.
Leia mais: Melhores Praias de Aruba
A água é muito mais clara em Curaçao, isso sem dúvidas. Também a visibilidade embaixo d´água é muito mais ampla. A vida marinha em Curaçao é mais diversa, com muitos peixinhos de cores e formas diferentes.
Na verdade, o snorkel em Aruba deixa a desejar, enquanto que em Curaçao tem uns lugares no mundo aquático cinematográficos demais.
Em Curaçao as praias tem menos areia, de cor mais escura, normalmente com paredões de rocha ao redor. Algumas são artificiais, com areia mais branquinha importada de Aruba. O mar, por outro lado, é muito mais calmo e melhor para relaxar.
Leia mais: 18 Praias Incrivelmente Lindas em Curaçao
Em Aruba tem a vantagem que as praias são mais próximas entre si e ao centro de Oranjestad.
Em Curaçao as praias são mais distantes, sendo necessário pelo menos uns 10km pra chegar a alguma praia saindo do centro de Willemstad.
Praias mais bonitas e relaxantes: Curaçao
Praias com mais atividades de lazer e mais fáceis de chegar: Aruba
Água mais turquesa e transparente: Curaçao
Ônibus em Aruba e Curaçao
É fácil se locomover com transporte público em ambos os países. Há ônibus e vans para quase todos os lugares turísticos, com uma frequência razoável.
Em Aruba é bem mais caro de se locomover, porém os ônibus, por haver menos destinos na ilha, são mais frequentes.
As estradas pros lugares mais turísticos estão em boas condições e bem sinalizadas nos dois países também. O GPS falha um pouco em Curaçao nas zonas mais ermas, mas é um país onde é bem simples se orientar.
Os centros das duas são fáceis de serem feitos a pé, mas em Curaçao é sempre necessário pegar um transporte para chegar nas praias.
Já à noite, se quiser sair, tanto em Aruba quanto em Curaçao provavelmente será necessário pegar um transporte, já que as hospedagens normalmente são longe da área com vida noturna, exceto os resorts de Aruba.
País mais fácil de se locomover: Aruba
Aruba ou Curaçao, Qual Nosso Favorito?
Curaçao, com certeza.
Nossa sensação é de que Aruba é um destino mais interessante para aqueles que buscam relaxar na praia e serem servidos o tempo todo, isolados e sem se misturar com a cultura local.
Em Curaçao também dá para fazer isso, mas não é nosso estilo de viagem. Em todos os outros aspectos, Curaçao é mais interessante, com um clima na cidade muito mais gostoso e que dá ânimo de sair.
E o mais importante: as praias de Curaçao são mais bonitas e não dá pra discutir isso.
Quem vai pro Caribe quer o quê? Azul turquesa, peixinhos pra todo lado e a sensação de estar no paraíso. Enquanto nada disso aconteceu em Aruba, eu sigo aqui sonhando em voltar pra Curaçao…
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CURAÇAO
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE ARUBA
Está apaixonado pelo Caribe, assim como nós? Conheça também Barbados e inspire-se com as dicas do blog Dez Mil Milhas: 5 atrações imperdíveis em Barbados.
Saiba mais sobre outro destino incrível do Caribe com o blog Viajante em Série: Caribe: St. Martin e St. Barth
E pra quem viaja com crianças, veja como é uma viagem de cruzeiro da Disney: ROTEIRO DE 7 DIAS SOUTHERN CARIBBEAN NO DISNEY WONDER. O relato é do blog Travel Tips Brasil.
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂