Aruba se tornou um nome famoso de viagem para os brasileiros por ter sido o primeiro destino turístico no Caribe possível de se chegar sem escalas saindo do Brasil.
Na época, era a Varig que operava essa rota. E até bem pouco tempo ainda havia voos diretos. Pelo menos pra quem tem aí por volta dos 30 anos, o nome Aruba remete logo a praias idílicas de areias brancas e água azul clara no Caribe.
Nós tínhamos dúvidas se era possível fazer uma viagem para Aruba, no Caribe, no estilo mochilão, gastando pouco, e agora vamos compartilhar com vocês nossa experiência.
A boa notícia é que quase nada mudou no país de fato nesses últimos anos, exceto que ele se tornou um país. Oi? A história é confusa, mas Aruba está para os Países Baixos assim como Escócia está para o Reino Unido.
Índice
- História de Aruba – Caribe
- Idioma Usado em Aruba – Caribe
- Moeda Usada em Aruba – Caribe
- Brasileiros Precisam de Visto Para Aruba – Caribe?
- Melhor Época Para Visitar Aruba – Caribe
- As Praias de Aruba – Caribe
- O Que e Onde Comer em Aruba – Caribe
- Onde Ficar em Aruba: Hostel, Hotel e Resort
- Oranjestad: Hospedagem Econômica em Aruba – Caribe
- Como Chegar em Aruba – Caribe
- Como se Locomover Por Aruba (Carro x Ônibus)
- Preço da Passagem de Ônibus em Aruba – Caribe
- Como Andar de Ônibus em Aruba (Arubus)
- Linhas de Ônibus de Aruba – Caribe
- Vans e Micro-ônibus em Aruba
- Frequência de Ônibus em Aruba – Caribe
- Paradas de Ônibus em Aruba
- Preço do Táxi em Aruba – Caribe
- Cartão de Desconto de Ônibus em Aruba (Arubus)
- Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
História de Aruba – Caribe
Antes de 1986, a ilha fazia parte de um conjunto de outras ilhas caribenhas chamadas Antilhas Neerlandesas, que, por sua vez, constituíam um país dentro do Reino dos Países Baixos, que tem a Holanda como principal país. A gente só descobriu que Países Baixos e Holanda não eram a mesma coisa quando aprendemos essa história sobre Aruba.
Após 1986, veio a independência das Antilhas Neerlandesas, conjunto de ilhas que ainda existe com esse nome, e Aruba virou um reino autônomo dos Países Baixos com Constituição própria.
Isso significa que Aruba faz parte da monarquia comandada pelo rei neerlandês (ou seja, o rei do Reino dos Países Baixos), porém tem governo próprio, com parlamento e tudo o mais.
Na prática mesmo, os arubanos tem alguma facilidade para irem viver na Holanda e há muitos turistas holandeses na ilha. De resto, é um país do jeito que a gente entende que um país é, às vezes parecendo até uma colônia dos Estados Unidos, mas isso é assunto pra depois.
Geograficamente, Aruba faz parte de um grupo de ilhas bem próximas chamadas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao). Curaçao também é um país dentro do Reino dos Países Baixos, e Bonaire ainda faz parte das Antilhas Neerlandesas.
Nós estivemos em Curaçao nessa mesma viagem e escrevemos muitas dicas sobre a ilha. Escrevemos, inclusive, um comparativo entre Aruba e Curaçao para você decidir qual destino combina mais com você.
Idioma Usado em Aruba – Caribe
Essa confusão política que falei aí em cima e a proximidade de Aruba no Caribe com a América do Sul geraram uma língua bem curiosa, chamada papiamento.
Pra quem é familiarizado com as letras da Cesária Évora (cantora caboverdiana), dá até pra entender razoavelmente. A ilha foi ocupada principalmente por escravos vindos de Cabo Verde no passado.
Daí o papiamento arubano ser uma mistura de criolo caboverdiano, espanhol, holandês (neerlandês), inglês e português. Sim, teve bastante português também andando por essas terras.
Oficialmente, o neerlandês e o papiamento são as línguas de Aruba no Caribe. Nas ruas, tudo é falado. É comum iniciar uma conversa em espanhol e terminar em inglês, ou falar em português, responderem em papiamento, e todo mundo se entender.
Tem muito latino em Aruba, especialmente colombianos e venezuelanos (esses últimos, no momento, são o alvo de todo o preconceito dos arubanos por conta da imigração).
Tem também muita gente vinda do Caribe: República Dominicana, Jamaica, Suriname, Trinidad e Tobago. Some-se com inúmeros estadunidenses e holandeses que andam por aí. Os primeiros dias são uma confusão linguística deliciosa.
Só pra dar um exemplo da confusão, “Sorry” é desculpa, “Bon dia, bon tardi e bon nochi” são saudações comuns, e “Danki” é obrigado (palavra do holandês). “Gracias” e “Thanks” também são muito ouvidos, e aposto que ninguém se surpreenderá se ouvir um “Obrigado”.
Moeda Usada em Aruba – Caribe
Nome da moeda: Florim Arubano (AWG)
Cotação (agosto/2024): 1 AWG = R$3,02
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Aruba o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Florim para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Importante saber: para se proteger economicamente, Aruba indexou sua moeda a uma moeda forte, no caso o Dólar. Ou seja, se o Dólar sobe, o Florim sobe proporcionalmente.
Em Aruba todos aceitam dólar, inclusive ônibus, táxis e restaurantes. Mas sempre com um percentualzinho de perda pro consumidor.
Brasileiros Precisam de Visto Para Aruba – Caribe?
Não! Estamos isentos para ficar por até 30 dias.
Antes de embarcar nos pediram para mostrar a passagem de volta (voamos de Bogotá para Aruba). Mesmo dizendo que iríamos para Curaçao depois de Aruba no Caribe, exigiram que mostrássemos a passagem saindo de Curaçao. Até registraram a passagem nos sistemas.
Deu a entender que a preocupação é que não fiquem imigrantes ilegais nas ilhas ABC. O problema dos imigrantes tem sido comum nessa área, principalmente de gente fugindo da Venezuela.
É bom ter também um comprovante de estadia para Aruba. Até porque é bem maluquice ir pra ilha sem lugar pra ficar, pois tá tudo sempre cheio e ainda se paga muito mais caro.
Melhor Época Para Visitar Aruba – Caribe
Sempre é tempo bom em Aruba no Caribe. Por conta da posição, a ilha está fora da área do Caribe sujeita a furacões. Ou melhor, mais ou menos. Essa é outra mentira que espalham sobre o país por aí.
Existe a chance de ter furacão, porém, estatisticamente, as chances são de aparecer um desses a cada 100 anos. O último foi antes dos anos 50.
Mesmo assim, os furacões que acontecem frequentemente no Caribe podem ter impactos em Aruba. Um exemplo disso foi o furacão Ivan, em 2004, que devastou uma praia no sul a ilha (que já voltou e ainda mais esplendorosa que antes! Uhuu!).
Mas, além de algumas mudanças climáticas e o mar ficar um pouco mais agitado, num geral os furacões não vão atrapalhar a viagem de ninguém a Aruba.
Lembre-se que, no Caribe, é muito comum amanhecer nublado ou o tempo virar no meio do dia, mas sempre o sol vem todo brilhante e caloroso depois.
Por outro lado, a questão das temporadas merece muita atenção. Entre dezembro e março, os povos do Hemisfério Norte buscam qualquer lugarzinho com calor e água para fugir da neve.
Nessa época, hordas e hordas de estadunidenses (principalmente) descem para Aruba. Tudo fica muito mais caro, muito mais cheio e, por conseguinte, bem menos agradável.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
As Praias de Aruba – Caribe
A gente tem um monte de dica pra quem vai visitar Aruba, mas todo mundo quer mesmo é saber das praias. São lindas mesmo?
A resposta é: sim! Claro! Nós conhecemos quase todas, do norte ao sul da ilha, e por isso conseguimos reunir tanta dica boa aqui no blog.
No litoral leste de Aruba ficam as principais praias, sendo a Rota 1 a estrada que liga a ponta norte da ilha até o sul, boa parte do tempo beirando o mar.
Já o litoral oeste é a parte sem ninguém do país, e também a mais desértica. É quase todo tomado pelo Parque Nacional Arikok, que conta com algumas praias, mas é recomendado não tomar banho por conta da violência da água e da quantidade de rochas.
Abaixo está uma lista com todas as praias de Aruba, seguindo o litoral leste de norte a sul. Nossas favoritas foram a 8 e a 14:
- Arashi Beach
- Boca Catalina
- Malmok Beach
- Hadicurari Beach
- Palm Beach
- Eagle Beach
- Manchebo Beach
- Divi Beach
- Druif Beach
- Nikki Beach (ou Surfside Beach)
- Palm Island
- Mangel Halto Beach
- Cura Cabai
- Baby Beach
- Rodger´s Beach
- Bachelor´s Beach
- Grapefield Beach
- Boca Grandi
Para saber mais sobre cada uma dessas praias, com muitas fotos e informações da estrutura e como chegar, leia nosso guia completo do que fazer em Aruba, com as melhores praias.
O Que e Onde Comer em Aruba – Caribe
Aruba foi um destino bem diferente pra gente no que se trata de gastronomia.
Não porque a gastronomia de Aruba é muito exótica, mas porque os turistas que visitam Aruba (principalmente os dos EUA) frequentam os restaurantes de lá religiosamente: fazem reserva com muita antecedência, escolhem a dedo o que vão comer e esperam meses pela experiência de comer exatamente uma porçãozinha de bolinho de peixe de um restaurante X, ou de ver o pôr-do-sol tomando aquele drink que só um bar específico sabe fazer.
Isso foi bem estranho porque a gente adora provar comidas típicas, mas sempre buscamos ir onde os locais comem e bebem. Aquela comida de rua bonita, ou alguma alternativa barata ao que é considerável “imperdível”.
Bem, em Aruba isso não deu muito certo. Mas no fim conseguimos provar o que é considerado gastronomia do dia-a-dia em Aruba, mesmo que tenha sido em versão gourmet e bem acima do nosso orçamento de mochileiro.
Confira nosso guia completo de gastronomia em Aruba, seja para comida baratinha ou algo mais sofisticado.
Onde Ficar em Aruba: Hostel, Hotel e Resort
Aruba é uma ilha bem pequena, mas bastante povoada. Ao pesquisar onde ficar em Aruba nós tivemos muitas dúvidas em relação ao que escolher.
A principal área de hotéis é, sem dúvidas, a Palm Beach, e antes de chegar lá nós tínhamos a impressão de que qualquer coisa fora daquela região seria ruim.
Depois de passar 14 dias em Aruba e conhecer a ilha de norte a sul, nós reunimos informação suficiente para montar um guia de melhor custo e benefício de onde ficar em Aruba.
Dividimos as hospedagens em 4 regiões:
- Econômica, pra quem viaja gastando pouco, mas sem abrir mão de conforto;
- Badalada, na área dos resorts e cassinos;
- Intermediária, com resorts menos caros; e
- Tranquila, com prédios menores e menos gente.
Oranjestad: Hospedagem Econômica em Aruba – Caribe
Se você faz um pesquisa rápida, todo mundo só fala da Palm Beach, e a gente acaba ficando com a impressão de que qualquer lugar fora de lá vai ser ruim. Mas não é assim!
Toda a região que vai da Palm Beach até Oranjestaad (a capital de Aruba) é boa para se hospedar, sendo que cada uma tem características diferentes.
Em outro post aqui do blog explicamos direitinho qual parte de Aruba é melhor para cada perfil de viajante, e recomendamos opções para quem quer o melhor hotel, para quem quer resort e também para quem quer economizar.
Não deixe de ler clicando aqui para não erra na hospedagem.
Como Chegar em Aruba – Caribe
No momento, para chegar em Aruba saindo do Brasil não há voos diretos, ou seja, é necessário fazer escala, normalmente no Panamá.
Não há barcos de passageiro chegando ou saindo da ilha, apenas cruzeiros caros e chiques.
Há voos também da Colômbia, Venezuela, Panamá, EUA e Europa, além de Aruba e Bonaire, claro.
Nós escrevemos avaliações aqui no blog de como foram nossos voos da Colômbia para Curaçao, e de Curaçao para Aruba.
Como se Locomover Por Aruba (Carro x Ônibus)
Ao contrário do que dizem, ônibus em Aruba é confiável e frequente, e não é necessário alugar carro ou viver de fazer tour para conhecer a ilha.
Existe uma companhia principal, chamada Arubus, com todos os ônibus grandes, alguns até com ar condicionado, e diversas vans que fazem o mesmo percurso por um preço menor.
Aliás, o grande problema do Arubus e do transporte coletivo em Aruba é o preço, que é o mesmo problema pra TODAS as coisas em Aruba.
Mas, depois do primeiro ou segundo dia de total aturdimento, dá pra relevar as cifras monstruosas que saem por segundo do seu bolso nessa ilha e curtir as praias e tudo o mais.
Preço da Passagem de Ônibus em Aruba – Caribe
Falando de preço então: a passagem de Arubus custa 4,50AWG, ou 2,60USD. O troco é sempre dado em florins.
A boa notícia? O preço é único.
A má notícia é o preço por ele mesmo, que é caro demais!, e que paga-se por trecho de viagem, ou seja, se for necessário pegar 2 ônibus, lá se vão US$5,20! 3 ônibus então, nem se fala! E sim, dependendo do destino, 3 ônibus serão necessários.
De todo modo, só como referência, o preço do aluguel do carro varia entre US$30 e US$40 (o mais barato), mais a gasolina, que é caríssima na ilha, e o desconfortabilíssimo fato de não poder tomar uns drinks na praia porque vai ter que dirigir.
Existem algumas vans também rodando a ilha, o que explicamos mais abaixo, e elas tem um preço variável, mas ronda os 2USD.
Como Andar de Ônibus em Aruba (Arubus)
Aruba é dividida em Norte, Sul e Centro. Em linhas gerais, as paradas de ônibus do Norte são Mariott, Arashi ou Malmok; do Sul é San Nicolas; e do Centro, Oranjestad, onde fica o terminal.
O terminal da Arubus é pra onde vão quase todos os ônibus. Apenas a linha da Baby Beach é a exceção. Nesse terminal, tem uma plataforma pra cada linha, com placas e horários. Não precisa ficar esperando embaixo da placa, porque o sol em Aruba não é de brincadeira. Só sentar nos banquinhos que estão quase sempre na sombra e ir pra plataforma quando seu ônibus chegar.
O terminal também funciona como estacionamento dos Arubus. Não é necessário ir encher o saco do motorista que tá lá no estacionamento descansando. Basta olhar as placas e esperar o ônibus chegar na plataforma correspondente. Eles são sempre muito pontuais.
Num cantinho escondido do terminal há um mapa da ilha com todas as linhas e uma barraquinha que vende e recarrega cartões de desconto (detalhes mais abaixo).
Linhas de Ônibus de Aruba – Caribe
As linhas podem ser conferidas no site da Arubus, que está em inglês e ligeiramente fácil de entender, na seção Routes. Os itinerários estão indicados num mapa do Google Maps.
Note que todos começam em Oranjestad e vão pro Norte ou pro Sul, seguindo majoritariamente a Rota 1, que é a estrada do litoral ocidental.
Resumidamente, os pontos turísticos importantes do norte são a área dos hotéis (Palm Beach), praias Eagle e Divi (primeiras praias depois do centro), o farol e arredores (praias de Arashi e Malmok).
Os do sul são o aeroporto, praia de Mangel Halto, San Nicolas (perto da refinaria, extremo sul da ilha) e Baby Beach (ponto de fato mais ao sul). E Oranjestad, que é o centro.
As linhas interessantes para turistas como nós são (sempre começando no terminal de Oranjestad):
Linhas L1, L2 e L3
Vai em direção ao sul, passando pelo aeroporto, Mangel Halto e termina em San Nicolas.
Linha L10
Vai até Arashi, que é quase no farol do norte, mas deve-se ficar atento, porque tem L10A e L10B, e cada uma tem um “ponto final”, que na verdade é só o ponto de retorno, diferente.
No quadro de horários fica claro onde até cada linha vai. Passa por toda a área de hotéis e principais praias.
Ônibus de Oranjestad para Baby Beach
A Baby Beach é o ponto mais ao sul onde um mortal pode chegar de ônibus em Aruba. Como num primeiro momento a informação não está clara no site da Arubus, fizemos esse tópico aqui, que será bem curtinho porque é bem fácil chegar lá.
No site da Arubus tem uma seção específica sobre isso. O passo a passo é esse:
- Desde o centro de Oranjestad toma-se o Arubus L1 ou L2 até San Nicolas.
- Em San Nicolas há um terminal dos ônibus Arubus. Não precisa sair dele.
- Lá tem uma placa com os horários dos ônibus oficiais para a Baby beach, mas também tem umas vans fazendo esse trecho.
- Tem que pagar outra passagem até Baby Beach.
Ônibus do Aeroporto de Aruba
As linhas L1, L2 e L8, além de algumas vans (talvez nelas tenha problema pra alocar a bagagem), passam no aeroporto e vão até o terminal em Oranjestad, que dista uns 4km do Queen Beatrix International Airport (AUA).
Ao chegar de avião, na estrada em frente ao aeroporto passam os ônibus e as vans. O problema é que ambos só levam até Oranjestad. De lá, é necessário pagar outra passagem até sua hospedagem. A não ser que você se hospede por lá, claro.
Trenzinho de Oranjestaad
Tem um trenzinho de graça que roda o centrinho de Aruba! Lembrando a época dos bondes no Brasil, só que grátis. Ele roda desde o comecinho da Main Street, passando pelo terminal de ônibus e parando no terminal de cruzeiros.
O trajeto tá no Google Maps. Quase 1,5km indo mais devagar do que uma pessoa caminhando, mas é de graça, na sombra e charmoso. Ainda tem dois andares.
Vem em três cores o trenzinho: azul, laranja e vermelho. Achamos o azul o mais difícil de pegar. Eles fazem sempre o mesmo trajeto e só pode subir e descer nas paradas. Demoram a passar, então só espere por ele se o cansaço for grande de fato.
Vans e Micro-ônibus em Aruba
Além do Arubus, a informação que não está na internet é essa: existem algumas vans fazendo esses trechos no litoral. As que vem do norte param num estacionamento na parte de trás do terminal de ônibus; e as que vão para o Sul saem da Wilhemstraat (Bus Stop Doña Clara no Google Maps), sendo aí duas linhas: San Nicolas (sul da ilha) e Santa Cruz (pra dentro da ilha, direção ao Arikok Park).
Frequência de Ônibus em Aruba – Caribe
Nos posts que se encontram por aí pela rede mundial de computadores, é unanimidade que os ônibus em Aruba não são confiáveis, que nunca passam e até que não existem. Tudo mentira, pra variar quando o assunto é Aruba.
A verdade é que os ônibus que vão para o norte da ilha, principalmente para a área dos hotéis (Palm Beach), passam mais ou menos a cada vinte minutos. Com bem poucas exceções durante o dia, o intervalo máximo entre um ônibus e outro é de uma hora.
Na seção Schedule do site da Arubus tem todos os horários de saída tanto do terminal Oranjestad, no centro, quanto dos outros pontos finais.
Não dá pra saber exatamente a que horas um ônibus vai passar na praia pra voltar pro centro, mas dá pra ter uma ideia olhando quando ele vai sair de um dos terminais. E de todo modo, as vans passam com uma frequência ainda maior.
Dizem também que não tem ônibus no fim de semana. Outra mentira. No sábado os horários são iguais aos do meio da semana. No domingo, dá uma leve escasseada nos ônibus que vão pra área dos hotéis, mas o intervalo máximo continua sendo de uma hora (salvo bem poucas exceções).
Não há linhas noturnas. Na melhor das hipóteses, haverá um ou dois últimos ônibus um pouco após meia-noite. De todo modo, basta saber o horário da sua linha que dá tudo certo.
As vans não tem horário fixo, saindo do ponto final quando enchem, o que varia muito. Mas a economia pode ser tão grande que vale a pena esperar.
Paradas de Ônibus em Aruba
As paradas dos ônibus são, em geral, visíveis e identificáveis, principalmente entre Oranjestad e a área dos hotéis, onde elas tem uma coberturazinha, um painel de propaganda e, muitas vezes, um mapa das linhas.
Porém é também comum ter apenas uma placa não muito grande e amarela escrito Bushalte (em holandês). Ou às vezes algo menor que isso.
Como fazer então pra encontrar as paradas? Aqui o Google Maps é muito preciso e de grande valia. Tem até os nomes das paradas. Em Aruba, use e abuse do Google Maps e do GPS (cada vez mais funcionais no modo offline).
Preço do Táxi em Aruba – Caribe
Os táxis em Aruba não tem taxímetro, sendo a corrida baseada pela destinação, e existe uma tabela de preços que os taxistas são obrigados por lei mostrar caso lhes seja pedida, ou seja, peça sempre! Encontramos essa aqui.
Como não pegamos táxis, não dá pra ter certeza do quão fiável é essa tabela. De todo modo, dá pra ver que do aeroporto pra qualquer hotel na parte norte da ilha não se paga menos de US$30.
Nos domingos, cobra-se uma taxa extra (parece que US$3). Os táxis carregam até 5 pessoas e paga-se por uso da mala caso a viagem não seja do ou para o aeroporto.
Cartão de Desconto de Ônibus em Aruba (Arubus)
Existem alguns cartões de desconto para usar no Arubus. Mas o mais interessante é o SmartCard, cartão com validade de mais de um ano e que deixa cada viagem pelo preço de US$1,70 (preço de 2018). Ele custa US$9 pra ser feito, e teoricamente não precisa de nada exceto sua presença.
A parte bem ruim é que só se faz o cartão no escritório da Arubus, que é DO LADO DO AEROPORTO. Ou seja, caso não se faça esse cartão quando chegar em Aruba, a probabilidade de se passar por aquelas bandas de novo é ínfima.
Nós não fizemos o cartão e não temos como passar mais informações sobre ele. O endereço do escritório é Sabana Blanco 67, Oranjestad (a localização no Google está correta).
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE ARUBA
Leia também as dicas do blog Te Vejo Pelo Mundo: Coco Cay, a Ilha Particular da Royal Caribbean
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂