Quando fui à Armênia, confesso que não sabia muito sobre o país, mas logo me surpreendi com tantas curiosidades.
Viajar pela Armênia me fez entender um pouco mais sobre a história, a cultura e a vida cotidiana desse lugar tão pouco conhecido e cheio de curiosidades.
A Armênia tem muita história para contar, desde o passado soviético até os mosteiros escondidos em montanhas e os vinhos deliciosos.
Se você está pensando em visitar, aqui eu vou compartilhar algumas das coisas mais interessantes que aprendi enquanto estava lá.
Yerevan, a Capital da Armênia
Yerevan, a capital da Armênia, é uma cidade muito limpa e organizada, o que me chamou bastante atenção logo de cara.
As ruas são bem cuidadas e os espaços públicos têm uma sensação de ordem que me fez pensar em outras cidades da ex-União Soviética e até mesmo em Moscou.
Os restaurantes e cafés em Yerevan são ótimos, e eu passei um bom tempo experimentando alguns.
Uma coisa que me impressionou foi o tanto de opções para na cena cultural, que não deixa a desejar. Museus, galerias e até eventos ao ar livre são parte do ritmo da cidade.
Leia também: O Que Fazer em Yerevan, a Linda Capital da Armênia
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como São as Pessoas da Armênia (Curiosidades)
Uma das coisas que mais me chamou atenção nas pessoas da Armênia, principalmente as mulheres, foi o cuidado com a aparência.
Elas estão sempre muito arrumadas, com cabelos impecáveis, e isso foi algo que reparei logo de cara. Depois de pesquisar um pouco, descobri que uma das curiosidades da Armênia é que as mulheres são realmente obcecadas por estética.
Elas fazem muitos tratamentos de beleza, ao ponto de isso ser algo notável mesmo andando pelas ruas da capital.
O Monte Ararat e a Arca de Noé
O Monte Ararat é uma das curiosidades e o maior símbolo da Armênia e tem uma história ligada à Arca de Noé.
Segundo a Bíblia, foi lá que a arca pousou após o dilúvio. Curiosamente, o Monte Ararat fica na Turquia, mas para os armênios, ele é visto como um símbolo muito importante.
Considerando que essa imensa montanha, com mais de 5 metros de altitude, domina o cenário da capital e de outras partes do país, não é para menos.
Para os armênios, o Ararat não é apenas uma montanha, é quase um membro da família. É também o nome de um famoso brandy produzido em Yerevan, que vale a pena provar 🙂
O Alfabeto da Armênia (Curiosidades)
O alfabeto armênio tem uma origem bem interessante. Criado no século 5 por um monge chamado Mesrob Mashtots, ele tem 36 letras (embora hoje seja composto por 38, com a adição de duas letras no século 19).
A língua armênia é bastante única e, quando você vê as letras armênias pela primeira vez, elas parecem muito diferentes de qualquer outro alfabeto.
Pessoalmente eu achei o alfabeto muito bonito. Apesar de ser difícil de aprender, a língua tem uma sonoridade muito particular.
O Passado Soviético (Curiosidades da Armênia)
Durante a era soviética, a Armênia foi parte da União Soviética, e isso deixou algumas marcas pelo país.
Yerevan, por exemplo, tem o famoso Cascade, uma enorme escadaria que liga diferentes níveis da cidade e é imperdível de conhecer.
O Cascade foi construído nos anos 70, durante o período soviético, e representa a ambição daquele tempo em dar uma nova cara à cidade.
Os Vinhos da Armênia (Curiosidades)
Os vinhos da Armênia têm uma longa tradição e uma das curiosidades sobre o país é que eles são conhecidos por serem alguns dos mais antigos do mundo, o que é motivo de briga com a vizinha Geórgia.
O país possui uma história vinícola que remonta a mais de 6.000 anos, e a região de Areni é famosa por suas vinícolas.
Em um dos passeios que fizemos saindo de Yerevan (esse aqui) nós conhecemos uma fábrica de vinho e fizemos uma degustação, que foi bem legal.
Leia também: 13 Curiosidades Sobre a Geórgia, Esse Pequeno País da Europa
O Conflito Com Nagorno Karabakh
O conflito com Nagorno Karabakh é um dos capítulos mais tristes e complicados da história recente da Armênia.
Durante o passeio que fizemos pela região sul do país, passamos bem pertinho da fronteira e deu para ver as trincheiras que ainda estão por lá.
Nagorno Karabakh é uma região que tem sido objeto de disputa entre a Armênia e o Azerbaijão por décadas, e o conflito tem raízes profundas, tanto políticas quanto históricas.
Os últimos conflitos ocorreram em 2020, quando houve uma guerra de seis semanas entre a Armênia e o Azerbaijão.
O conflito teve início em setembro e terminou em novembro, com um cessar-fogo mediado pela Rússia. A guerra resultou em milhares de mortos e deslocados, além de mudanças no controle territorial.
Lago Sevan, o “Mar” da Armênia (Curiosidades)
O Lago Sevan é, sem dúvida, um dos principais destinos naturais do país. É um lago de água doce enorme, localizado a mais de 1.900 metros de altitude.
Considerando que a Armênia está localizada nos Cáucasos, entre o Mar Negro e o Mas Cáspio, mas sem saída para nenhum deles, o Lago Sevan acaba sendo a principal fonte de peixes e também a praia do pessoal.
O lago é cercado por montanhas e tem várias praias e pontos turísticos ao redor, como igrejas antigas. O principal ponto para conhecer é Sevanavank, um mosteiro situado numa península não muito distante de Yerevan.
O Catolicismo Apostólico Armênio
A Armênia é o primeiro país do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial, e o Catolicismo Apostólico Armênio é a fé predominante.
Dá para perceber a importância da religião na vida cotidiana dos armênios, especialmente nas igrejas e mosteiros espalhados pelo país.
Visitamos algumas igrejas antigas e deu para ver a devoção das pessoas. A arquitetura das igrejas armênias também tem um estilo bem diferente, com cruzes esculpidas por todo lado e os Khachkar.
Khachkar são pedras de granito esculpidas com cruzes e outros desenhos, usados como marcos ou memoriais, desde 2010 reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O Sapato Mais Antigo do Mundo
Na Armênia, especificamente no site arqueológico de Areni, foi encontrado o que é considerado o sapato mais antigo do mundo, com cerca de 5.500 anos.
O sapato foi feito de couro e plantas, e a descoberta é uma das muitas que mostram o quanto a Armênia tem uma rica história, desde os tempos mais antigos.
O Café na Armênia (Curiosidades)
Eu fiquei em choque com a quantidade de café que os armênios tomam no dia a dia.
Nas cidades, restaurantes de beira de estrada e pontos turísticos sempre tem pelo menos uma máquina de café, como essa da foto abaixo, e uma lojinha ou quiosque.
Na Armênia, a produção de café não é muito comum. O país não tem o clima ideal para cultivar café, então a maior parte do que eles consomem é importada.
O que eles fazem é importar grãos de diferentes regiões, principalmente da América Latina. Nos bazares nós vimos muitos cafés brasilieros sendo vendidos, e pareciam melhores do que os que sobram pra gente no nosso país (brincadeirinha).
A Armênia foi um dos únicos países onde o primeiro comentário da pessoa, ao saber que nós somos brasileiros, não era relacionado a futebol, e sim a café.
Leia mais sobre as comidas e bebidas típicas da Armênia nesse outro post
O Genocídio do Povo Armênio
O genocídio armênio é um capítulo doloroso da história do país, e, ao visitar a Armênia, não dá para não sentir o peso desse evento.
Durante a Primeira Guerra Mundial, mais de 1 milhão de armênios foram mortos pelo Império Otomano.
Em Yerevan, você encontra o Memorial de Tsitsernakaberd, que é um lugar dedicado às vítimas do genocídio.
É um lugar de reflexão e lamento, e é impossível não ser tocado ao visitá-lo e entender a história no museu do local.
O Terremoto em Gyumri
Gyumri é a segunda maior cidade da Armênia, e ela foi gravemente afetada por um terremoto em 1988, que deixou milhares de mortos e destruiu grande parte da cidade.
Ainda hoje em Gyumri dá para ver os restos de alguns edifícios destruídos, ainda marcados pelo desastre. O terremoto foi traumático para todos, e a reconstrução tem sido um processo longo e difícil.
Aliás, nós adoramos conhecer Gyumri e recomendamos muito um passeio para a cidade, seja se hospedando por lá ou num bate e volta de Yerevan. Leia mais nesse outro post.
Dicas Para Viajar Para a Armênia
Idioma: O idioma oficial é o armênio, que tem um alfabeto próprio. Embora em áreas turísticas e entre os jovens você encontre quem fale inglês e russo, vale a pena aprender algumas palavras básicas em armênio, como “olá” (barev) e “obrigado” (shnorhakalutyun). Se for viajar por todos os países dos Cáucasos, aprender o alfabeto cirílico vai te ajudar muito, pois todos o utilizam.
Segurança: A Armênia é considerada um país muito seguro para turistas. Como em qualquer destino, é sempre bom ficar atento aos seus pertences e evitar áreas muito desertas à noite.
Moeda: A moeda oficial é o dram armênio (AMD). Há muitos caixas eletrônicos que não cobram tarifas de saque, e a maioria das lojas aceita cartões de crédito. Viajamos usando um cartão da Wise, e funcionou perfeitamente.
Chip de Internet: Vale a pena comprar um chip de internet local. Nós usamos um da VIVA, cujo plano mais curto era de 15 dias com internet ilimitada. Foi 2500AMD e é necessário ir à loja com seu passaporte para ativar. Eles mesmos colocam o chip e ativam para você. Difícil ser mais fácil do que isso. Se preferir um chip internacional, para já sair de casa conectado, recomendamos o OMeuChip.
Transporte: O melhor jeito de conhecer os pontos turísticos da Armênia é se hospedar em Yerevan e fazer passeios de bate e volta. Como o país é pequeno, você consegue ir para basicamente qualquer lugar e voltar no mesmo dia. Nós encontramos os melhores preços na GetYourGuide. Geralmente usamos a Civitatis para reservar tours pagando em R$, mas na Armênia ainda não tinha muita coisa quando viajamos.
Bagagem: Mesmo no verão, leve algumas roupas mais quentes, especialmente se planeja visitar as montanhas. Vale conferir nossas dicas de como organizar as malas.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS POSTS SOBRE A ARMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂